Como lançar um outswinger no críquete
Autor do artigo:Gabriel SilvaO outswinger é um dos melhores lançamentos de ataque do críquete, tanto para confundir como para expulsar os batedores. Em geral, os lançamentos de swing utilizam a posição da costura da bola e a suavidade variável de cada lado; o lado mais áspero encontrará maior resistência ao ar, o que fará com que a bola balance numa determinada direção à medida que viaja pelo ar. Quando lançada por um lançador destro para um batedor destro, um 'out swing' fará com que a bola se curve para a esquerda do lançador à medida que se aproxima do batedor adversário, aumentando a probabilidade de, quando atingida, a bola ser apanhada pelo guarda-postigo do lançador ou pelos defensores do 'slip'.
Passos
Preparar a bola
Seleccione uma bola relativamente jovem. A aerodinâmica desempenha um papel crucial nos swing bowls, e quanto mais tempo uma bola estiver em uso, mais a sua superfície muda com o tempo. As bolas que são utilizadas há 20 anos ou mais tendem a efetuar um 'swing invertido', o que significa que a técnica utilizada para lançar um outswinger natural pode resultar num inswinger.
Escolha um lado da bola para polir. A costura principal de uma bola de críquete corre ao longo do centro da bola, criando duas metades. O polimento de uma metade diminuirá a resistência do ar nesse lado, fazendo com que a bola balance na direção do outro lado, mais áspero, quando lançada.
Aplicar cuspo ou suor no lado polido. Esfregar com as calças. Repetir frequentemente durante o jogo, entre cada lançamento.
Informe os seus colegas de equipa sobre qual é o lado certo para garantir a consistência. Incentive-os a fazer brilhar mais a bola enquanto esta estiver na sua posse durante o jogo.
Agarrar a bola
Incline a costura na direção dos slips. Em vez de manter a costura primária na vertical, esta deve ser inclinada ligeiramente para longe do batedor.
Segure a bola com o lado polido virado para o batedor, ou o seu 'lado da perna'. O objetivo do 'out swing' é forçar o batedor a bater a bola longe do seu corpo, no seu 'lado de fora'. Uma vez que a bola vai balançar na direção do seu lado áspero, agarre a bola com a metade áspera virada para o lado de fora do batedor.
Agarre a bola com o polegar ao longo da costura na parte inferior. Afaste os dedos indicador e médio ligeiramente um do outro ao longo da costura na parte superior.
Aponte a costura para o seu primeiro ou segundo slip fielder. A bola irá balançar para onde quer que aponte a costura, por isso, inclinando a costura para longe do batedor, a 15-20º em direção aos 'slips', irá enviar a bola para eles em vez de diretamente para o batedor.
Correr para a Taça
Deixe bastante distância para a sua corrida. Uma maior distância permitir-lhe-á ganhar impulso para um lançamento poderoso.
Encare o seu alvo. O impulso do seu corpo seguirá instintivamente a direção para a qual a sua cabeça está apontada. Mantenha a cabeça firme com os olhos fixos no alvo.
Equilibre a sua corrida. A velocidade por si só pode proporcionar um lançamento poderoso, mas um ritmo constante também ajuda. Mantenha a sua velocidade consistente e os seus movimentos fluidos, equilibrados e relaxados.
Aumente os seus passos à medida que se aproxima do batedor. Corra a direito como um atleta à medida que se aproxima do cepo.
Lançamento da bola
Lance perto do cepo. Uma vez lançada, o ideal é que a bola comece a balançar no final do lançamento. Diminua a distância entre si e o batedor antes de lançar para garantir que a bola não oscila demasiado cedo.
Tente o batedor a jogar a bola. Aponte para o próprio cepo ou para muito perto dele.
Concentre-se no seu braço da frente. Mantenha-o alto no início. Depois, ao lançar, puxe-o diretamente para baixo, junto ao corpo. Isto manterá a parte da frente do seu corpo livre para o seu braço de lançamento seguir após o lançamento da bola.
Soltar a bola. Lança-a enquanto o teu braço de lançamento ainda está alto. Quando soltar a bola, incline o pulso para baixo e atravesse a bola em direção aos slips. Em seguida, leve o braço de lançamento para baixo, ao longo do corpo, de modo a que os seus dedos toquem na outra axila.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaComo é que controlo a bola?Concentre-se onde quer que a bola seja lançada e tente manter os olhos no alvo. Lembre-se, nunca tente puxar o seu corpo para jogar bowling, mantenha-o num ritmo. Além disso, tenta fazer a tua corrida em linha reta e mantém a tua ação num ritmo.
- QuestãoPorque é que devo lançar um outswinger no off stump?Isso ajuda-o a fazer com que o batedor tenda a querer bater na bola, forçando assim um potencial erro.
- QuestãoDeve haver algum movimento nos dedos enquanto se solta a bola?Não, os dedos nunca se devem mexer durante o lançamento de um outswinger. Se isso acontecer, desestabiliza a posição da costura. Quando soltares a bola, estala o pulso. Se quiseres ver como se faz isto, vê os vídeos de Wasim Akram, pois ele foi o melhor expoente desta técnica.
Vídeo
Dicas
- Leve em consideração o clima; condições quentes e secas podem reduzir o balanço da bola. Em dias nublados, a bola vai balançar mais.
- Antes de tentar o outswinger, pratique o lançamento da bola com o único objetivo de manter a costura vertical quando a bola for lançada. Quando tiver dominado isto, pratique a pontaria do seu outswinger estabelecendo um alvo à distância aproximada a que o batedor estaria quando soltasse a bola; aponte a bola de modo a que esta balance no ar em direção ao alvo.
- Quando lançar, tente pensar na tacada que deseja que o batedor jogue e não apenas onde deseja colocar a bola.
Avisos
- Se for canhoto e enfrentar um batedor destro, deve também lançar um inswinger ou reverse swing pela mesma razão.
- Se for destro e estiver a enfrentar um batedor canhoto, deve lançar um inswinger ou reverse swing para obter o mesmo efeito. A ideia do out swing é forçar o batedor a balançar para fora, para longe do seu corpo, em direção ao seu 'lado de fora'. Se ele for canhoto, no entanto, o lado de fora será para a esquerda.