Como jogar boliche num strike

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer fazer 'perus' (três strikes seguidos), ou fazer 'strikes' em sequência como os profissionais? Está certamente ao alcance das capacidades físicas da maioria das pessoas. Tudo o que precisa é de encontrar a sua posição inicial adequada, desenvolver um swing fundamentalmente sólido e repetitivo e depois praticar. Se for naturalmente atlético e razoavelmente proficiente na repetição de movimentos, pode até ser necessária muita prática. Mas cuidado: jogar bowling é viciante.

Coisas que deve saber

  • Utilize uma bola que se ajuste aos seus dedos na sua pega preferida. Segure-a à sua frente com as duas mãos - deve ser suficientemente leve para a segurar durante alguns segundos.
  • Coloca o teu dedo do pé não dominante no ponto central do quadro. Aponte para a segunda seta a partir da calha no seu lado dominante e balance a bola.
  • Se falhar, ajuste a sua posição inicial na direção da falha para manter a bola no ponto certo da próxima vez.

Passos

Seleção do equipamento

  1. passo 1 determine se vai utilizar um house ball or will be buying your own.
    Determine se vai utilizar uma 'bola da casa' ou se vai comprar a sua própria bola. A maioria das pessoas começa com uma 'bola da casa' e 'sapatos da casa', pois é a opção mais económica. Normalmente, há muitas 'bolas da casa' por onde escolher e estas são fornecidas, gratuitamente, pela pista de bowling. Os sapatos podem ser alugados por um preço único que cobre toda a sessão de bowling.
    • A outra opção é obter a sua própria bola e tê-la adaptada à sua mão para o seu swing e lançamento individuais. O ajuste e a perfuração podem muitas vezes ser efectuados no local (se o profissional residente estiver no centro de bowling na altura). O profissional poderá aconselhá-lo sobre a melhor composição e peso da bola para o seu nível de habilidade, orçamento, estilo de bowling e aspirações.
    • É possível encontrar uma bola barata na Internet ou numa loja local, mas é provável que tenha dificuldade em classificar todas as opções e deve esperar pagar ao profissional para lhe ajustar e perfurar a bola. Não se recomenda que a bola seja ajustada e perfurada numa loja, a menos que seja especializada em equipamento desportivo e, em particular, em material de bowling. No entanto, se comprar na loja profissional, terá aconselhamento e perfuração gratuitos.
  2. passo 2 decida o seu grip.
    Decida o seu grip. Se comprar a sua bola, terá duas opções básicas:
    • A pega convencional, em que os dedos médio e anelar entram na bola até à segunda articulação de cada dedo. Esta é a única opção de aderência se estiver a usar uma 'bola da casa'. Nesta opção, uma bola personalizada é perfurada para acomodar a inclinação natural dos seus dedos em relação uns aos outros e ao raio da bola. No entanto, não se preocupe com isto - o profissional tratará de todas as medidas e deverá fazer os ajustes durante as suas próximas sessões de bowling. Os ajustes não devem ser cobrados, mas pergunte apenas para ter a certeza.
    • A pega com a ponta do dedo em que os dedos médio e anelar entram na bola apenas até à primeira articulação. A pega com a ponta do dedo permite uma maior alavancagem no lançamento, permitindo-lhe dar mais 'sumo' à tacada - ou seja, dar mais rotações à bola por unidade de tempo. Normalmente, com uma pega com a ponta dos dedos, existem inserções de borracha em cada buraco dos dedos. Estas proporcionam uma aderência mais segura. Mais uma vez, o profissional irá prepará-lo e deverá fazer os ajustes gratuitamente.
  3. etapa 3: colocar a bola no lugar e furar.
    A bola é ajustada e perfurada. Se comprar a sua bola, o profissional encarregar-se-á de medir a sua mão. Peça ao profissional que observe algumas das suas tacadas. Dessa forma, o ajuste terá em conta o seu estilo natural de lançamento. Se nunca jogou bowling antes, pode querer receber alguma instrução antes de mostrar a sua tacada ao profissional. Se pedir, o profissional dar-lhe-á uma breve explicação sobre os princípios básicos e ajudá-lo-á a começar com o pé direito. Entretanto, acabe de ler este artigo para ficar com uma ideia básica do swing fundamental do bowling que lhe permitirá fazer strike após strike após strike.
    • Sem dúvida que o profissional lhe oferecerá a oportunidade de comprar um saco e os acessórios recomendados. Pode comprá-los no local ou esperar e ver o que aparece nas lojas de segunda mão locais. Muitas vezes, o equipamento de bowling aparece em bom estado e pode comprar uma bola para os miúdos e um saco para si. Na verdade, tudo o que precisa nesta altura é de uma funda para a bola de bowling, também conhecida como saco de amortecimento.
  4. passo 4 escolha os seus sapatos de bowling.
    Escolha os seus sapatos de bowling. É obrigatório usar sapatos especialmente concebidos para o bowling. Estes têm saltos de borracha meio macios que o param suavemente, mas rapidamente, no ponto de lançamento. As solas são de couro e foram concebidas para deslizar suavemente sobre as placas de aproximação quando se prepara para lançar a sua tacada. Os sapatos de aluguer estão disponíveis na receção e são normalmente pagos quando recebe a sua atribuição de pista.
    • Se planear juntar-se a uma liga de bowling semanal, os sapatos da casa estão frequentemente incluídos nas taxas semanais. Pergunte sobre isso. Se o seu centro não incluir sapatos gratuitos para as ligas, poupará dinheiro, em geral, se comprar os seus próprios sapatos imediatamente. Estarão disponíveis na loja profissional ou pode procurar pechinchas na cidade e na Internet.
    • Uma palavra de cautela sobre os sapatos: Tenha cuidado para não pisar em qualquer líquido ou derrame. Os sapatos de bowling são concebidos para deslizarem suavemente até ao lançamento. Se pisar em água, por exemplo, o seu deslize pára assim que começa, o que é perigoso e pode causar ferimentos.
  5. passo 5 escolha uma bola da casa.
    Escolha uma bola da casa. As bolas têm vários pesos que, provavelmente, estarão estampados nas bolas. Em alternativa, as bolas têm um código de cores. Para a opção com código de cores, a chave deve estar afixada de forma visível no centro de bowling. Se não estiver, pergunte na receção.
    • Determinar o peso inicial correto. Escolha uma bola que pareça bastante leve. Segurando a bola com as duas mãos, estenda os braços totalmente à frente do peito. Se conseguir segurar a bola durante apenas alguns segundos sem se esforçar, terá encontrado um bom peso inicial. Se a bola quiser cair assim que a empurrar para longe do seu corpo, a bola é demasiado pesada - experimente algo um pouco mais leve. Se conseguir segurar a bola à distância de um braço durante algum tempo, a bola é demasiado leve. A bola deve ser a mais pesada que conseguir controlar razoavelmente. Se for demasiado leve, poderá sacudi-la para um lado e para o outro durante o swing e obterá resultados inconsistentes.
    • Seleccione uma bola com a envergadura adequada. Apoie a bola com a sua mão não dominante por baixo. Insira o polegar da sua mão de bowling (a sua mão dominante) no buraco de maior diâmetro e coloque o dedo médio e o anelar sobre os dois buracos restantes.
      • Procure algo em que a dobra da segunda articulação de ambos os dedos esteja mesmo por cima da borda de cada buraco. Se os orifícios dos dedos estiverem demasiado afastados e a extremidade do orifício ficar entre a primeira e a segunda articulação, não conseguirá encaixar os dedos nos orifícios até ao fim - o espaço é demasiado grande. Por outro lado, se o espaço for demasiado pequeno, a palma da sua mão não se apoiará na superfície da bola e adoptará, necessariamente, uma pega em pinça. Esta não é uma pegada poderosa e resultará numa tacada fraca e em relativamente poucos golpes.
      • Dedique algum tempo a encontrar pelo menos uma bola com uma envergadura adequada e confortável para a sua mão. Se estiver a ter muita dificuldade em encontrar uma bola com o peso pretendido e com a envergadura adequada, é muito provável que tenha escolhido uma bola demasiado pesada ou leve. As bolas mais pesadas terão normalmente uma envergadura maior, pelo que terá de procurar bolas mais pesadas ou mais leves, de acordo com as suas necessidades. Se estiver a ter problemas, peça ajuda ao pessoal do centro de bowling. Eles ajudá-lo-ão a chegar a um compromisso razoável para o peso e a envergadura.
    • Seleccione o melhor tamanho de buraco para o dedo. Se tiver identificado várias bolas com o peso e a envergadura iniciais adequados, procure a que tem os buracos para os dedos mais apertados e confortáveis. Normalmente, os furos para os dedos são demasiado grandes. Se achar que os seus dedos não cabem nas bolas, é porque escolheu um peso demasiado leve, talvez um peso de criança com orifícios para os dedos proporcionalmente mais pequenos. O ideal é que os furos sejam bastante apertados, mas que libertem os dedos facilmente.
  • Procura algo em que a dobra da segunda articulação de ambos os dedos esteja mesmo por cima da borda de cada buraco. Se os orifícios dos dedos estiverem demasiado afastados e a extremidade do orifício ficar entre a primeira e a segunda articulação, não conseguirá colocar os dedos nos orifícios até ao fim - o espaço é demasiado grande. Por outro lado, se o espaço for demasiado pequeno, a palma da sua mão não se apoiará na superfície da bola e adoptará, necessariamente, uma pega em pinça. Esta não é uma pegada poderosa e resultará numa tacada fraca e em relativamente poucos golpes.
  • Dedique algum tempo a encontrar pelo menos uma bola com uma extensão adequada e confortável para a sua mão. Se estiver a ter dificuldade em encontrar uma bola com o peso pretendido e com a envergadura adequada, é muito provável que tenha escolhido um peso demasiado pesado ou leve. As bolas mais pesadas terão normalmente uma envergadura maior, pelo que terá de procurar bolas mais pesadas ou mais leves, de acordo com as suas necessidades. Se tiver problemas, peça ajuda ao pessoal do centro de bowling. Eles ajudá-lo-ão a chegar a um compromisso razoável de peso e envergadura.

Escolher a posição de partida correcta

  1. passo 1 determine a sua distância inicial da linha de falta.
    Determine a sua distância inicial da linha de falta. Fique de costas para os pinos e com os calcanhares na linha de falta. Dê quatro passos normais e meio em direção à área de pontuação e anote o local onde termina a ponta do dedo do pé. Geralmente, será entre os cinco pontos redondos e o início da aproximação.
    • Se achar que os seus passos normais o levam para fora da pista, terá de começar com os calcanhares um pouco afastados da área de aproximação elevada e começar com passos mais pequenos, aumentando o ritmo e o comprimento dos seus passos à medida que se aproxima da linha de falta. Desta forma, evita ultrapassar a linha que se estende de calha a calha (no início da calha).
    • Se ultrapassar a linha de falta ou qualquer parte do seu corpo tocar na pista para além desta linha, a sua queda de pinos não é contabilizada e os pinos são repostos. No entanto, continua a perder a sua tacada (duas por frame, no máximo, mas possivelmente três tacadas apenas no décimo frame).
  2. passo 2 comece com a ponta do pé no quadro com o ponto central.
    Começa com a ponta do pé na prancha com o ponto central. Antes de começares a fazer strikes em cada frame, tens de descobrir a melhor posição possível a partir da qual começar a tua abordagem. O seu pé não dominante será o que estiver oposto à sua mão de lançamento. Se jogar à direita, este será o seu pé esquerdo. Coloque o seu pé esquerdo para a frente, alinhado logo atrás do ponto central.
    • Eventualmente, pode ajustar o seu alinhamento inicial com base nas suas tendências naturais, mas para começar e avaliar a sua pontaria, tente começar no centro.
  3. passo 3 aponte para a segunda seta a partir da calha do seu lado dominante.
    Aponte para a segunda seta a partir da calha do seu lado dominante. A cerca de quinze pés da linha de falta, verá as setas direccionais que o ajudam a apontar.
    • O centro da pista é geralmente a parte mais oleosa. Manter a bola um pouco para o lado é uma boa forma de maximizar a sua tração na pista.
  4. passo 4 pratique vários rolos para ver para onde vai a bola.
    Faça vários rolos de treino para ver para onde vai a bola.Jogar naturalmente, mantendo os ombros paralelos à linha de falta e balançando o braço para a frente o mais direito possível. Siga em frente quando lançar. A sua mão deve estender-se como se fosse apertar a mão de alguém. Preste muita atenção ao local onde a bola cai.
    • A 'caçapa' é a área imediatamente a um ou outro lado do pino principal, e é a área que deve ser atingida para fazer strikes consistentes. Acertou no 'pocket'? Se sim, encontrou a posição inicial correcta para o seu swing. Vai querer alinhar o seu pé não dominante com o ponto central.
  5. passo 5 mova-se na direção do seu erro.
    Desloque-se na direção da sua falha. Se falhou à direita, comece o seu próximo lançamento um ponto à direita do ponto central. Se falhou à esquerda, faça o oposto. Embora isto possa parecer contra-intuitivo, falhar para um lado significa que a sua bola está a enganchar demasiado cedo ou demasiado tarde. Mantenha a bola no ponto certo, movendo-se em direção ao seu erro.
    • Após vários lançamentos de treino, deve conseguir encontrar a sua posição inicial ideal para jogar. A partir daí, pode ajustar o seu lançamento para melhorar as suas hipóteses de fazer sempre um strike.

Melhorar a sua precisão

  1. passo 1 pratique a sua curva....
    Pratique a sua curva. Todos os jogadores profissionais jogam com alguma 'inglesa', ou curvatura na bola. Uma vez que a caçapa que pretende atingir está de certa forma num ângulo, a melhor forma de a atingir é curvar a bola em direção à caçapa a partir da borda da pista. É por isso que se aponta para uma seta ao lado do centro.
    • A melhor maneira de garantir o inglês no seu lançamento é manter uma boa posição de 'aperto de mão' no seu follow-through. Depois de soltar a bola, a sua mão deve estar no ar como se fosse apertar a mão do pino para o qual está a apontar.
  2. passo 2 encontrar a bola de bowling certa.
    Encontre a bola de bowling certa. Utilizar uma bola demasiado pesada ou demasiado leve pode afetar drasticamente a sua precisão. Experimente bolas que sejam ligeiramente mais pesadas do que o normal e bolas que sejam ligeiramente mais leves do que normalmente usaria. A sua precisão melhora em qualquer direção?
  3. passo 3 encontre a velocidade correcta.
    Encontrar a velocidade correcta. Disparar a bola do lançador de foguetes que é o seu braço de bowling pode parecer uma boa ideia no início, mas não é necessariamente a forma mais precisa de lançar. A força extra deixará muitas vezes pinos no chão que os lançamentos mais suaves e mais precisos apanharão. No entanto, em geral, deve lançar a bola com tanta força quanto a que consegue lançar com precisão.
    • Algumas pistas modernas registam a velocidade da sua bola. Tente reduzir a velocidade da sua tacada em pequenos incrementos se estiver a rebentar os pinos para fora da pista. Batidas mais lentas e precisas na caçapa manterão os pinos na pista e permitirão que eles se misturem, aumentando sua chance de limpar o deck e produzir um strike.
  4. passo 4 ajuste a sua aderência...
    Ajuste a sua aderência à bola de bowling. Agarrar com demasiada força, particularmente com o polegar, pode enganchar a bola numa direção imprecisa. Introduza primeiro os dedos na bola. Se tiver uma bola de bowling bem ajustada, os dedos devem entrar até ao nó grande da mão. Use a mão que não é a de jogar boliche para firmar a bola na sua aproximação.
    • Normalmente, o polegar deve soltar a bola uma fração de segundo antes dos dedos. Certifique-se de que as suas unhas estão limpas e aparadas para evitar que fiquem presas nos orifícios dos dedos e que atire bolas tortas.

Vídeo

Dicas

  • Encontre a bola com a qual se sente confortável. Não comece com uma bola de 16# se mal a consegue usar. Em vez disso, comece com um peso médio, como uma bola de 12# (ou mais leve).
  • Certifique-se de que tem a bola mais pesada que consegue manusear confortavelmente.
  • Se normalmente deixa os pinos de lado, está a bater demasiado no pino da cabeça.

Avisos

  • Não ultrapasse a linha de falta. A pista é oleosa e muito escorregadia. Você vai acabar esparramado na pista.

Coisas que você vai precisar

  • Bola de bowling
  • Sapatos de bowling
  • Saco de colofónia ou colofónia em pasta Pro-grip (opcional)
  • Toalha
  • Pó de bebé
  • Suporte para posicionamento do pulso (opcional)

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Se estou a apontar para o pino 10, onde devo ficar?
    Coloque-se o mais à esquerda possível. A chave aqui é 'achatar' a tacada ou tirar o máximo de rotação possível. Pretende que a sua tacada atravesse toda a pista à medida que se dirige para o pino 10. Se tiver dificuldade em achatar a tacada e a bola estiver a quebrar no final, então mantenha alguma rotação e aumente a velocidade da tacada, o que deverá manter a bola na borda direita da pista, uma vez que ela viajará cerca de 15 a 20 pés na borda, eliminando o pino 10. Tal como as pancadas, isto requer prática.
  • Pergunta
    Como é que faço um strike se sou um miúdo e tenho muito pouca força?
    Uma dica é deixar a bola balançar e assim terá força adicional quando rolar e soltar. Isto funciona com crianças pequenas, pré-adolescentes e alguns adolescentes.
  • Questão
    Sou canhoto. Para onde devo apontar para acertar sempre?
    Aponte para a seta central esquerda. A bola acabará por se enrolar para fazer um strike.