Como jogar um Leg Break

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um leg-break no críquete é uma técnica difícil que envolve virar um lançamento para a direita a partir do lado da perna de um batedor destro. Um leg-break pode ser incrivelmente bem sucedido se for lançado corretamente.

Passos

Agarrar a bola

  1. Passo 1 Posicione os seus dedos.
    Posicione os seus dedos. Segure a bola entre os dedos indicador e médio. Coloque a bola entre estes dedos, de modo a que fiquem separados de forma larga mas confortável e a costura corra entre eles na horizontal. Dobre os dedos anelar e mínimo, de modo a que o interior do dedo anelar toque na parte lateral da bola. O dedo mindinho deve ficar ao longo do dedo anelar.
    • 'Dois dedos para baixo e dois dedos para cima' é uma forma rápida de recordar a pega. Os dedos indicador e médio estão direitos e apontam para 'cima', enquanto os dedos anelar e mindinho estão dobrados e apontam para 'baixo'.
  2. Passo 2 Mantenha um pequeno espaço entre a bola e a palma da mão.
    Mantenha um pequeno espaço entre a bola e a palma da mão. Certifique-se de que existe espaço entre a palma da mão e a bola. Se a bola for empurrada demasiado para dentro da palma da mão, não terá a alavancagem necessária para a rodar corretamente. O pulso e o dedo médio farão todo o trabalho.
  3. Passo 3 Mantenha o punho solto.
    Mantenha o punho solto. Segurar a bola com demasiada força também o impede de obter a alavancagem correcta e de controlar a rotação. Deixe-a repousar suavemente entre os dedos médio e indicador, com o polegar junto ao dedo indicador, mas fora da bola. Toda a sua mão dará movimento à bola, mas apenas estes pontos de contacto lhe darão rotação e curva. Manter a pega solta permite uma maior liberdade de movimentos quando a gira.

Definir a sua abordagem

  1. Passo 1 Colocar o pulso em posição.
    Coloque o seu pulso em posição. Dobre o pulso num ângulo de 90 graus para preparar o lançamento, de modo a que, se colocar o braço direito para baixo e ao lado do corpo, a palma da mão (e a bola) fique virada para cima. Manter o pulso neste ângulo permitir-lhe-á rodar rapidamente a bola da direita para a esquerda quando a lançar. Não se esqueça de que a rotação do leg break resulta do movimento do pulso e do dedo médio, por isso, ajuste o pulso de forma a poder rodá-lo corretamente.
  2. Passo 2 Alinhe os pés, as ancas e os ombros com o alvo.
    Alinhe os pés, as ancas e os ombros com o alvo. Alinhar o lado esquerdo do corpo com o alvo. Isto ajudá-lo-á a apontar e a controlar a sua abordagem. Também lhe permitirá ganhar impulso quando rodar o corpo ao lançar a bola.
  3. Passo 3 Defina a sua aproximação e corra num ângulo ligeiro.
    Prepare a sua aproximação e corra num ângulo ligeiro. Prepare a sua postura para a sua aproximação. A sua corrida para cima não pode ser demasiado reta nem demasiado inclinada. Qualquer um dos extremos impede-o de rodar a bola corretamente e de utilizar o braço que não é o de lançamento para dar impulso.

Libertar a bola

  1. Passo 1 Utilize o seu braço não-bowling para se orientar.
    Utilize o seu braço que não é o de lançamento para se orientar. Mesmo antes de lançar, levante e corte o braço que não é o de lançamento com força à sua frente. Utilize o seu braço e o lado esquerdo do seu corpo para lhe dar mais impulso. Deixe este movimento puxar o seu ombro de bowling para a frente.
  2. Passo 2 Gire o seu corpo para a frente.
    Rode o seu corpo para a frente. Utilize o lado esquerdo do seu corpo para guiar o seu movimento. Ao lançar, rode o pé de trás e dê um passo em frente. Nesta altura, levante o braço de lançamento e passe por cima da cabeça para a frente.
  3. Passo 3 Gire o pulso e a bola da direita para a esquerda enquanto a lança.
    Gire o pulso e a bola da direita para a esquerda enquanto a lança. O movimento é gerado pelo dedo médio à medida que o pulso gira, pelo que a bola faz um movimento anti-horário ao ser lançada. Se for lançada corretamente, a bola saltará rapidamente para a esquerda quando atingir o solo (na direção da sua rotação). As costas da mão estão sempre viradas para si e a palma da mão está virada para baixo.
    • A passada deve estar separada à altura dos ombros.
    • Deves completar o teu follow-through com o teu ombro de bowling virado para o alvo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    O que está errado se eu tentar lançar um legspin, mas ele vira sempre na direção do offspin?
    Simples! Está a rodar o pulso na direção errada! Pratique fazendo movimentos lentos do pulso na direção certa até ter encontrado o momento certo.
  • Pergunta
    Como é que eu faço drift enquanto jogo um leg break?
    A deriva depende de 4 (talvez 5) factores. A bola irá desviar-se para a direita de um lançador destro. Quanto mais spin tiveres, mais facilmente te desviarás, por isso começa a trabalhar nessas rotações. A bola é mais facilmente desviada num dia claro e não húmido. Quando tentas fazer drift, tens de colocar a costura o mais horizontal e vertical possível em relação ao campo. Certifica-te de que a bola voa bastante - quanto mais tempo a bola estiver no ar, mais tempo terá para se desviar.
  • Questão
    É melhor um leg spin ou um off spin?
    Depende da experiência que o lançador tem com a técnica do spin. O leg spin é fantástico se conseguir lançar à volta das pernas de um batedor/uma batedora de direita, mas requer alguma perícia. Pelo contrário, o off spin, quando bem lançado, pode manter o total de corridas baixo, uma vez que irá continuar a forçar o batedor/mulher a bloquear ou a enfrentar o Lbw ou a ser lançado.

Dicas

  • Não fique frustrado se estiver a ter dificuldades em aprender estas jogadas. Elas são difíceis de lançar e só podem ser dominadas com muita paciência e prática.
  • Praticar. Esta é uma técnica realmente difícil, portanto, dedicar tempo e prática é essencial para aperfeiçoar este movimento.
  • Utilize alvos e uma rede para praticar a sua técnica de bowling.

Avisos

  • Não se esforce demasiado para rodar a bola, pois isso irá perturbar a sua ação e levar a bolas nulas.
  • Mantenha o punho solto e não curve demasiado o pulso. Manter ambos relaxados ajuda a manter a flexibilidade e a amplitude de movimento.

O que vai precisar

  • Uma bola de críquete
  • Uma área semelhante a um vinco para praticar
  • Um alvo (de preferência um conjunto de cepos)
  • Um novo objeto para apanhar a bola