Como é que a escalada em rocha é diferente de Bouldering? (E qual é o certo para você?)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Já ouviu falar dos termos 'boulder' e 'escalada', mas qual é exatamente a diferença? O boulder é, na verdade, apenas uma forma de escalada em rocha e, recentemente, a popularidade deste desporto disparou. Vamos ajudá-lo a distinguir as principais diferenças entre a escalada em rocha e o boulder no que diz respeito ao estilo e à técnica, ao equipamento, aos sistemas de classificação, aos riscos e ao que é mais adequado para si. Por isso, deite fora o seu tapete de descanso e ponha as mãos no giz, porque estamos prestes a dominar o vasto mundo da escalada.

Coisas que deve saber

  • A escalada em rocha é uma categoria ampla de desportos que envolvem a utilização das mãos e dos pés para subir uma parede ou uma face de rocha, e requer frequentemente equipamento de segurança como cordas e âncoras.
  • Bouldering é uma forma de escalada em rocha que envolve paredes mais baixas e movimentos mais técnicos, e é feita sem cordas ou arneses.
  • A escalada em rocha tende a exigir mais resistência e trabalha as pernas, enquanto o boulder é mais ativo em rajadas e envolve melhor a parte superior do corpo.
  • A escalada em rocha tende a envolver menos riscos e acidentes, mas mais dramáticos, enquanto a escalada em pedra envolve frequentemente lesões mais frequentes, mas menos graves.

Passos

Boulder vs Escalada em Rocha: Uma visão geral

  1. Passo 1 A escalada em rocha é qualquer desporto que envolva escalar uma face de rocha.1A escalada em rocha é qualquer desporto que envolva a escalada de uma rocha. É uma categoria ampla de muitas outras actividades e técnicas, todas elas centradas na utilização das mãos e dos pés para escalar uma parede num ginásio ou ao ar livre. Também se chama 'escalada com corda', uma vez que essa é uma distinção fundamental do boulder. Existem muitas categorias diferentes no âmbito da 'escalada em rocha' (incluindo o bouldering), como:
    • Escalada de corda: Uma subcategoria alargada de escalada em rocha em que um alpinista está preso a uma corda que sobe até ao topo da parede e depois volta a descer até um amarrador, que segura a corda para apanhar o alpinista em caso de queda.
    • Escalada desportiva: A escalada desportiva é uma das formas mais comuns de escalada em rocha e envolve a utilização de cordas para subir uma parede que tem parafusos pré-perfurados utilizados para se ancorar à medida que sobe.
    • Escalada tradicional: A escalada tradicional é muito semelhante à escalada desportiva, mas é normalmente praticada ao ar livre e exige que os alpinistas fixem as suas próprias âncoras temporárias e equipamento de segurança a uma rocha à medida que sobem.
    • Escalada alpina/montanhismo: Esta é uma forma de escalada tradicional efectuada no exterior, acima da linha das árvores de uma montanha. Muitas vezes envolve caminhadas até ao destino da escalada, ou escalada como uma pequena parte de uma expedição maior.
    • Solo livre: O solo livre é essencialmente escalada tradicional, mas sem o equipamento - apenas o alpinista e a montanha!
  2. Passo 2 Bouldering é a escalada em rocha feita sem cordas em paredes mais baixas.2O boulder é a escalada em rocha feita sem cordas em paredes mais baixas. O boulder é frequentemente praticado num ginásio ou ao ar livre, em rochedos ou afloramentos curtos. Em vez de um percurso longo, o boulder envolve frequentemente 'problemas' curtos, ou percursos semelhantes a puzzles que desafiam os alpinistas a subir uma parede baixa (normalmente cerca de 3,7-4,6 m) de uma forma específica.
    • Apesar de ser praticado numa escala física mais pequena, o boulder requer o seu próprio equipamento específico (como almofadas de impacto), utiliza técnicas de escalada mais explosivas e proporciona um treino mais intenso da parte superior do corpo.

Estilo e técnicas

  1. Passo 1 A escalada em rocha baseia-se mais na resistência.1A escalada em rocha depende mais da resistência. Uma vez que os escaladores de rocha escalam alturas mais elevadas e estão frequentemente na parede durante longos períodos de tempo, o desporto requer treino para manter uma boa dose de resistência. Isto significa que os escaladores de corda se concentram frequentemente em movimentos mais firmes e consistentes durante as suas escaladas, para que possam conservar energia suficiente durante toda a escalada para chegar ao topo da parede.
  2. Passo 2 O Boulder depende mais da força.2O boulder depende mais da força. Apesar de serem feitos em períodos mais curtos, os problemas de boulder muitas vezes desafiam a aderência, a força e as técnicas de movimento de um alpinista mais intensamente do que a escalada em rocha. Além disso, verificou-se que os alpinistas que praticam principalmente escalada em rocha possuem uma maior força geral do que os alpinistas que praticam principalmente escalada em corda.
    • Uma vez que o boulder desafia a força do alpinista, é uma óptima forma de treinar para a escalada em rocha, uma vez que as capacidades praticadas durante o boulder se traduzem bem na escalada em rocha.
  3. Passo 3 Tanto a escalada em rocha como o boulder trabalham os mesmos grupos musculares.3Tanto a escalada como o boulder trabalham os mesmos grupos musculares. Embora os dois desportos tenham focos diferentes no que diz respeito à força e à resistência, ambos trabalham em grande parte as mesmas áreas do seu corpo, uma vez que são essencialmente a mesma atividade. Ambos os desportos envolvem todo o sistema muscular do corpo e melhoram a flexibilidade e a aptidão cardiorrespiratória. Dito isto, os dois desportos tendem a desenvolver áreas do corpo ligeiramente diferentes:
    • A escalada em rocha trabalha as pernas de forma mais intensa, uma vez que exige que os alpinistas se impulsionem e se mantenham firmes utilizando principalmente as pernas. Também treina as fibras musculares de 'contração lenta', que são as partes dos músculos utilizadas para o esforço sustentado.
    • O boulder ajuda a desenvolver os músculos da parte superior do corpo, uma vez que os praticantes se concentram mais em movimentos explosivos e manobras da parte superior do corpo para navegar na parede. A escalada em rocha também treina as fibras musculares de 'contração rápida', que são responsáveis por movimentos mais rápidos e poderosos.
  4. Passo 4 A escalada em rocha requer outra pessoa para atuar como observador.4A escalada em rocha exige que outra pessoa actue como observador. Os alpinistas de corda precisam de alguém no chão a segurar a outra extremidade da corda para que o observador possa salvar o alpinista em caso de queda. Uma vez que requer pelo menos duas pessoas para ser praticada em segurança, a escalada em rocha tem uma barreira de entrada mais elevada. Dito isto, é uma excelente atividade de construção de confiança e comunicação.
  5. Passo 5 A escalada em rocha pode ser feita a solo, mas é frequentemente uma atividade comunitária.5A escalada pode ser feita a solo, mas é frequentemente uma atividade comunitária. Como o boulder é feito a uma altura mais baixa do chão, não requer um observador e pode ser feito sozinho. Por outro lado, uma vez que o alpinista está à vista e ao alcance dos ouvidos das pessoas no solo, o boulder fomenta frequentemente uma atmosfera comunitária, em que os observadores podem dar dicas ou encorajar o alpinista.
    • Os alpinistas também têm muitas vezes observadores que permanecem no solo e seguem o alpinista para travar a sua queda em caso de erro.

Equipamento

  1. Passo 1 A escalada em rocha requer...1A escalada em rocha requer cordas, arneses e outro equipamento de segurança. Também requer sapatos de escalada, giz e capacetes. Estes são necessários para manter os alpinistas seguros e protegidos enquanto escalam alturas elevadas. Devido à maior quantidade de equipamento, a escalada em rocha é muitas vezes mais cara do que o boulder. Também é necessário vestir-se corretamente para a escalada em rocha, com roupa flexível e resistente.
  2. Passo 2 O boulder requer apenas sapatos de escalada e giz.2A escalada requer apenas sapatos de escalada e giz. Em ambientes exteriores, também é necessário um 'crash pad', ou seja, uma superfície almofadada para o apanhar se cair. Uma vez que o boulder requer menos equipamento, é frequentemente considerado muito mais acessível e espontâneo do que a escalada tradicional.

Sistemas de classificação

  1. Passo 1 A dificuldade da escalada em rocha é classificada no Sistema Decimal de Yosemite.1A dificuldade da escalada em rocha é classificada no Sistema Decimal de Yosemite. O YDS classifica a dificuldade de atravessar vários terrenos (não apenas paredes de escalada). De acordo com o YDS, os graus 1-2 são semelhantes a um terreno de caminhada fácil, os graus 2-4 são semelhantes a uma caminhada íngreme ou rochosa e os graus 5+ referem-se a uma escalada em rocha propriamente dita. Os graus de 5 estão divididos em decimais de 5.0 a 5.15. Os decimais inferiores (5.0-5.5) são escaladas mais fáceis, enquanto os decimais superiores se referem a vias mais avançadas.
    • Além disso, podem ser acrescentadas letras ao decimal para identificar melhor a dificuldade. Por exemplo, uma via 5.9a é ligeiramente mais fácil do que uma via 5.9b. Este sistema de letras termina em 'd', após o qual o sistema passa para o decimal numérico seguinte (neste caso, 5.10).
  2. Passo 2 A dificuldade de escalada é classificada na escala V.2A dificuldade de escalada é classificada na escala V. A escala V começa em V0, o que indica uma via de escalada fácil e para principiantes. A partir daí, a escala sobe normalmente para V17, que é a mais difícil e só é tentada por alpinistas de classe mundial, embora a escala possa aumentar no futuro à medida que forem encontrados ou criados problemas de rocha mais difíceis.
    • A escala V é por vezes acompanhada por '+' ou '-', que indicam que uma via é um pouco mais difícil ou mais fácil do que o número indicado, respetivamente.
    • A escala V também é por vezes designada por escala 'Verm' ou 'Vermin', em homenagem a John 'Vermin' Sherman, um alpinista que concebeu a escala no final dos anos 80.

Riscos e lesões

  1. Passo 1 A escalada em rocha é estatisticamente mais segura, mas tem riscos maiores.1A escalada em rocha é estatisticamente mais segura, mas tem riscos mais elevados. Os alpinistas tomam inúmeras precauções para evitar quedas drásticas, incluindo equipamento de segurança e observadores. Estas precauções contribuem para um menor número de acidentes. No entanto, como a escalada em rocha é feita a maiores alturas, os erros podem ser incrivelmente perigosos ou mesmo fatais quando ocorrem.
  2. Passo 2 A escalada em rocha é estatisticamente mais perigosa, mas tem menos riscos.2A escalada em rocha é estatisticamente mais perigosa, mas tem riscos menores. As quedas são muito mais prováveis durante a prática de boulder, uma vez que não existem quaisquer mecanismos de segurança que o mantenham no ar. No entanto, como os praticantes de boulder estão normalmente a uma altura mais baixa, é muito menos provável que as quedas resultem em lesões graves ou fatais. Além disso, o movimento de maior intensidade envolvido no boulder pode provocar lesões por esforço mais frequentes, como entorses ou distensões musculares.

Qual é a melhor escolha para si?

  1. Passo 1 Escolha a escalada em rocha para um desporto mais emocionante e extremo.1Escolha a escalada em rocha para um desporto mais emocionante e extremo. Uma vez que a escalada em rocha está associada a alturas mais elevadas, locais ao ar livre e uma sensação de perigo mais intensa, é frequentemente considerada o mais extremo dos dois desportos. É uma óptima escolha para as pessoas que têm dinheiro ou acesso a locais privilegiados para a prática de escalada, como as zonas montanhosas.
    • A escalada em rocha também requer frequentemente uma certa quantidade de formação e treino antes de poder subir à parede. Muitos ginásios exigem a frequência de aulas ou a obtenção de um certificado antes de poder utilizar as suas instalações.
  2. Passo 2 Escolha a escalada em rocha para um desporto mais barato e mais fácil de praticar para principiantes.2Escolha o boulder para um desporto mais barato e mais fácil de praticar para principiantes. O boulder é frequentemente considerado um desporto muito mais acessível, uma vez que requer pouco equipamento, não necessita de um parceiro ou observador e é menos assustador devido à sua baixa altura de escalada. Também ajuda a desenvolver competências que se traduzem em todas as outras formas de escalada.
    • Muitos ginásios permitem que os principiantes utilizem as suas paredes de boulder, desde que se familiarizem previamente com a etiqueta do boulder.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas