Como fazer boogie board

Autor do artigo:Gabriel Silva

O boogie boarding é uma forma divertida e simples de desfrutar de um dia na praia. O boogie boarding, também chamado bodyboarding, é uma forma de surfar nas ondas que pode ser praticada como uma atividade recreativa casual ou como um desporto sério. Escolha uma prancha de boogie com base no seu peso e altura, e obtenha todo o equipamento necessário, como um leash, um rashguard, barbatanas e cera. Em seguida, remar para o mar e tentar pegar uma onda.

Passos

Como começar

  1. Passo 1 Escolha um local calmo para o boogie boarding.
    Escolha um local calmo para fazer boogie boarding. Vá para uma praia que tenha ondas com menos de 61 cm de altura. Certifique-se de que a praia está livre de pedras grandes, barcos e equipamento de pesca. Além disso, certifique-se de que tem autorização para praticar boogie boarding no local.
  2. Passo 2 Seleccione uma prancha de bodyboard adequada à sua altura e peso.
    Seleccione uma prancha de bodyboard adequada à sua altura e ao seu peso. Quando está de pé sobre a cauda, a prancha deve chegar a 2,54 cm do seu umbigo. Quanto à largura, deve ser capaz de segurar a prancha debaixo do braço e contra o seu lado sem grande folga entre a axila e a borda da prancha.
    • Escolha uma prancha de bodyboard com menos de 40 polegadas (101,6 cm) se tiver menos de 1,5 m (167,6 cm) e pesar menos de 59 kg (130 lbs).
    • Escolha uma prancha de bodyboard entre 40 e 43 pol. (101,6 e 109,2 cm) se tiver entre 5 pés (1,5 m) 7 pol. e 6 pés (1,8 m) 3 pol. (170,2 e 190,5 cm) e pesar entre 130 e 210 lbs (59 e 95,3 kg).
    • Escolha uma prancha de bodyboard com uma altura superior a 111,8 cm (44 pol.) se tiver uma altura superior a 170,2 cm (1,8 m) e pesar mais de 95,3 kg (210 lbs).
  3. Passo 3 Encerar a prancha.
    Encere a sua prancha. A adição de cera à prancha melhora a sua aderência. Aplique uma pequena quantidade de surf wax no terço superior da prancha (chamado de nose), no terço inferior da prancha (chamado de tail) e nos rails (as bordas laterais da prancha).
  4. Etapa 4 Usar um protetor de pele.
    Use um protetor de pele. Um protetor de erupções cutâneas protegerá a sua pele do sol e também reduzirá a fricção e a irritação da própria prancha. Recomenda-se vivamente a utilização de um protetor de erupções cutâneas, embora não seja necessário ter um para praticar boogie board.
  5. Passo 5 Colocar barbatanas de natação.
    Coloque barbatanas de natação. Escolha barbatanas, como as utilizadas para fazer snorkeling, que se prendem ao tornozelo. Apesar de não ser obrigatório, o uso de barbatanas de natação ajudá-lo-á a entrar na rebentação e a apanhar ondas, bem como a dirigir e controlar a prancha de boogie board.
  6. Passo 6 Prenda o leash da prancha de bodyboard ao seu pulso ou braço.
    Prenda o leash da prancha de bodyboard ao seu pulso ou ao seu braço. Para evitar perder a prancha na corrente, escolha um leash para o bíceps ou para o pulso, consoante o que achar mais confortável. A maioria dos praticantes de boogie board usa um leash para o bíceps. Prenda o leash ao pulso ou ao bíceps antes de entrar na água.

Andar numa onda

  1. Passo 1 Colocar-se em posição.
    Colocar-se em posição. Entre na água até à altura dos joelhos e, em seguida, deite-se com a barriga sobre a prancha. As suas ancas devem estar em contacto com a cauda da prancha. As suas mãos devem ser colocadas nos cantos superiores da prancha.
  2. Etapa 2: Remar para o local onde as ondas estão a rebentar.
    Chute e reme para o local onde as ondas estão a rebentar. Não se esqueça de manter as barbatanas debaixo de água. Pode optar por remar com uma mão ou com as duas. Quando uma onda está prestes a rebentar, verá uma protuberância a formar-se no ponto mais alto, ou a crista, da onda.
  3. Passo 3 Escolha a onda que quer surfar.
    Escolha a onda que quer surfar. Nem todas as ondas serão suficientemente fortes para o levar. Tente ondas mais pequenas e menos potentes no início e vá subindo até chegar às maiores. Quanto maior for a onda, mais longe será capaz de a surfar.
  4. Passo 4 Apontar o nariz da prancha para a praia.
    Aponte o nariz da prancha para a praia. Vire a prancha de modo a ficar de frente para a praia antes de a onda começar a rebentar. Arquear as costas e manter a cabeça levantada.
  5. Etapa 5 Reme e dê um pontapé em direção à praia.
    Reme e pontapeie em direção à praia. Deve mover-se na mesma direção em que a onda vai rebentar. Adiantar-se à onda ajudá-lo-á a apanhá-la. Não se esqueça de manter as pernas ligeiramente afastadas e as barbatanas debaixo de água. Pegue na água com as mãos para ganhar velocidade.
    • Posicione-se na barriga da onda que está a tentar apanhar; evite a crista e a ponta da onda.
  6. Etapa 6 Apanhar a onda.
    Apanhar a onda. Se tiver remado a prancha à velocidade certa e na direção da onda, deve sentir-se agora a mover-se sem esforço em direção à praia. Já não precisa de dar pontapés ou remar, pois a onda fará o trabalho por si. Mantenha os cotovelos na prancha, em vez de na água, para um melhor controlo.

Experimentar manobras e truques

  1. Passo 1 Incline-se para a esquerda para virar à esquerda e incline-se para a direita para virar à direita.
    Incline-se para a esquerda para virar para a esquerda e incline-se para a direita para virar para a direita. Para virar à direita, faça pressão na prancha com o cotovelo direito e agarre a amurada esquerda com a mão esquerda. Para virar à esquerda, aplique pressão na prancha com o cotovelo esquerdo e agarre a barra direita com a mão direita.
  2. Passo 2 Faça uma viragem de fundo.
    Faça uma viragem de fundo. Uma boa virada de fundo é a base para todas as outras manobras, como os 360s.
    • Enquanto a onda o apanha, mantenha as mãos sobre o nose da prancha.
    • Incline-se sobre o cotovelo esquerdo para cavar a borda da prancha na onda.
    • Levante o rail direito com a mão direita.
    • Estenda as pernas ao virar para evitar que os pés se arrastem na água.
    • Depois de começar a virar, centre o peso do seu corpo na prancha e incline-se ligeiramente para a frente para ganhar velocidade.
  3. Passo 3 Faça um cut back.
    Faça um cut back. Um cut back é uma volta para trás em direção à ondulação da onda que pode fazer para regular a sua velocidade ou para se reposicionar ao longo da onda.
    • Desloque o seu peso para a amurada exterior (longe da onda) enquanto aplica pressão com a sua mão direita no meio da amurada direita.
    • Levante o canto superior esquerdo da prancha com a mão esquerda e incline-se para a direita.
    • Olhe para o interior da onda e visualize o ponto onde quer parar a sua viragem.
    • Quando chegar a esse ponto, incline-se para a esquerda para voltar à ondulação da onda e volte a colocar o seu peso na posição normal.
  4. Passo 4 Tente um 360.
    Tente um 360. Depois de ter dominado a curva para baixo e o corte para trás, tente uma rotação completa. Isto pode ser feito na secção plana de uma onda, na espuma branca, no bordo da onda ou mesmo no ar. A técnica é exatamente a mesma onde quer que tente um 360.
    • Faça uma volta de fundo para se posicionar na ondulação da onda.
    • Vire-se ligeiramente para a esquerda para ficar de frente para a onda.
    • Deslize para a frente na prancha de modo a que a sua cara fique mais ou menos ao nível do nose da prancha.
    • Levante as pernas, arqueie as costas e incline a cabeça para a esquerda.
    • Continue a olhar na direção em que quer rodar e o seu ombro irá segui-lo.
    • Depois que o 360 estiver completo, faça um giro de fundo para ganhar velocidade para a próxima manobra e coloque os pés de volta na água.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Comprei uma prancha de boogie e é demasiado pequena. Será fácil apanhar ondas na mesma?
    Será mais fácil do que com uma prancha de surf verdadeira, mas não tão fácil como seria com uma prancha de boogie do tamanho certo para ti. Também é provável que tenha dificuldade em manter-se na prancha, o que a surf wax pode ajudar. Ainda assim, terás muito mais facilidade com uma prancha do tamanho certo.
  • Questão
    O que é que acontece se as ondas forem maiores do que 1-2 pés?
    Na verdade, nada, apenas irás mais longe em direção à costa.
  • Questão
    Posso ficar em pé numa prancha de bodyboard?
    Não, as pranchas de bodyboard não foram concebidas para estar de pé. Não suportam muito peso numa só área, e é por isso que se deita sobre elas.

Dicas

  • Preste atenção aos sinais de aviso na praia. Estes podem indicar perigos como rochas, recifes, correntes fortes, restos de molhes antigos ou alforrecas.
  • Verifique a previsão do tempo para saber qual será o tamanho das ondas. As ondas com uma ondulação de 1 a 2 pés (0,3 a 0,6 m) são recomendadas para principiantes.
  • Certifique-se de que surfa as ondas num caminho em que não vai bater em ninguém. Colidir com outros surfistas pode causar ferimentos.

Avisos

  • Entenda os riscos do oceano, que incluem marés vivas, criaturas marinhas, rochas, recifes e ondas fortes. Certifique-se de que só sai em situações que sejam seguras para o seu nível de habilidade.
  • Pratique boogie board sempre com a presença de um nadador-salvador.