Como praticar bodysurf

Autor do artigo:Gabriel Silva

O bodysurf é uma ótima maneira de pegar ondas pequenas sem uma prancha. Encontre um conjunto de ondas, entre na água e comece a praticar! A melhor maneira de sentir o bodysurf é experimentando.

Etapas

Explorando o surfe

  1. Etapa 1 Encontre um bom local para o bodysurf.
    Encontre um bom local para o surfe de corpo. Procure praias locais que não fiquem muito cheias: você precisará de um pouco de espaço para praticar o bodysurf adequadamente e não vai querer se preocupar em derrubar algum frequentador desavisado da praia. Escolha uma praia de areia macia com uma inclinação gradual. Evite pedras irregulares, poças de maré e faixas rasas de algas marinhas. Comece a praticar bodysurf em um dia em que as ondas sejam grandes o suficiente para impulsioná-lo (1 a 3 pés), mas não tão grandes que o arrastem para baixo.
    • À medida que você melhorar, poderá aprender a praticar o bodysurf com confiança em condições mais perigosas. Comece com ondas pequenas e fundos arenosos até dominar os movimentos. Se uma ondulação o arrastar por um fundo rochoso, você poderá se machucar seriamente.
    • Verifique as ondas on-line. Faça uma busca na Internet por 'swells at [local beach]' ou 'surf conditions [your area]'. Acesse Surfline.com, Surf-forecast.comou outro site.
  2. Etapa 2 Observe as ondas.
    Observe as ondas. Entre na água e observe onde as ondas quebram. O melhor momento para pegar uma onda é logo antes de ela começar a crestar (bater). Saia para a água e posicione-se de modo que esteja preparado para pegar as ondas logo quando elas crestarem. Avalie a altura e a força da onda e certifique-se de que está confiante para surfar aqui.
    • Você deve ficar de costas para a costa enquanto observa as ondas. Quando chegar a hora de pegar uma onda, você girará para ficar de frente para a costa de modo que possa surfar a onda.
    • Certifique-se de que não haja pedras ou outros obstáculos no caminho de sua onda - acima ou abaixo da água.
  3. Etapa 3 Aguarde a onda perfeita.
    Aguarde a onda perfeita. A maioria das ondas que vierem em sua direção não será ideal para o bodysurf. Acostume-se a mergulhar embaixo ou flutuando sobre as ondas que surgirem. A maneira mais graciosa geralmente é mergulhar profundamente no espaço abaixo da crista da onda que se aproxima. Dessa forma, você passará pela onda sem absorver nenhuma de suas forças.
    • Se as ondas forem pequenas o suficiente, você pode simplesmente pular por cima das cristas ou deixar que elas o derrubem um pouco. Tente aproveitar a oportunidade para praticar o 'mergulho profundo' nas ondas.
    • Se não se esquivar corretamente das ondas ruins, você será rolado por elas mais rápido do que imagina. Se você for atingido pelas ondas: vá para a 'zona de segurança', que é a área mais distante do mar, além de onde as ondas estão quebrando. Como alternativa, simplesmente nade até a costa e saia da água para descansar um pouco.

Pegando uma onda

  1. Etapa 1 Gire e reme com força.
    Gire e reme com força. Quando vir uma onda que lhe agrade, gire para ficar de frente para a costa, de modo que a onda venha em sua direção. Comece a nadar o mais forte que puder. Cronometre o tempo para começar a remar um pouco antes de a onda chegar até você. Você deve estar se movendo tão rápido quanto a onda para ficar acima da água e garantir um bom passeio.
    • Use um estilo livre ou crawl para obter velocidade máxima aqui. Use os braços para gerar algum movimento para frente e estabelecer um pouco de controle na água.
  2. Etapa 2 Pegue a onda.
    Pegue a onda. Continue a remar com força enquanto sente a água se agitar ao seu redor, pegá-lo e levá-lo para frente. Dirija com os braços e chute com os pés. Bata os pés o mais rápido e forte que puder para manter o impulso. Se estiver nadando rápido o suficiente, deverá acabar no topo da onda. Deixe que ela o leve até a praia.
    • Considere a pose do 'Super-Homem'. Mantenha seu corpo rígido com os braços esticados à sua frente. Essa pode ser uma boa maneira de ganhar velocidade, embora você não seja capaz de dirigir. Muitos bodysurfers iniciantes são arrastados para baixo e caem ao tentar esse movimento.
    • Continue chutando e remando para surfar a onda pelo maior tempo possível. Depois da crista, a onda diminuirá gradualmente até não conseguir manter a força para levá-lo mais longe. Se estiver nadando muito, poderá prolongar a onda.
  3. Etapa 3 Levante-se quando puder.
    Levante-se quando puder. A onda o levará até que não haja força suficiente para arrastá-lo. Se estiver praticando bodysurf em uma praia com declive gradual e arenoso, você poderá se encontrar deitado de barriga para baixo na parte rasa da costa. À medida que a onda diminui a velocidade, você poderá exercer um pouco mais de controle sobre a direção. Levante-se e saia do caminho da próxima onda!

Bodysurf com outras pessoas

  1. Etapa 1: Faça't bodysurf alone.
    Não pratique bodysurf sozinho. Pegue ondas com salva-vidas certificados por perto, especialmente quando estiver aprendendo. Pratique bodysurf com um amigo ou membro da família, sempre que possível, para ter alguém cuidando de você se algo der errado.
  2. Etapa 2 Siga sempre a etiqueta do surfe.
    Sempre siga a etiqueta do surfe. Observe o ambiente ao seu redor antes de tentar pegar uma onda. Certifique-se de que não há ninguém em seu caminho e de que você não está no caminho de ninguém. Se outra pessoa já estiver pegando uma onda, cabe a você sair do caminho. Não tente 'cair' em cima de ninguém. Isso se aplica tanto ao surfe de prancha quanto ao surfe de corpo.
    • Para sair do caminho de alguém que já está surfando: reme com força em uma direção perpendicular ao caminho da pessoa. Mergulhe fundo na água se não conseguir sair do caminho a tempo.
  3. Etapa 3 Observe e peça ajuda.
    Observe e peça ajuda. Pratique o surfe de corpo com um amigo ou familiar que já saiba como fazê-lo. Não seja orgulhoso demais para pedir ajuda! Se não quiser pedir, você pode pelo menos observar outras pessoas pegando ondas. Fique de olho na forma e no tempo delas. Tente copiar seus movimentos até acertar.
    • Assista a vídeos de pessoas praticando bodysurf. Pesquise na Internet vídeos de bodysurfing para ter uma ideia do processo de pegar uma onda.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    25 pés é um bom tamanho de onda?
    Sim, esse é um bom tamanho de onda. Tenha cuidado com ondas como essa.

Vídeo

Dicas

  • Para um passeio rápido, ou em áreas lotadas, nade em direção à praia com a onda. Para passeios mais longos, se não houver muitas pessoas por perto, tente fazer o body surf na onda em um ângulo de 45 graus em relação à praia. Isso tornará seu passeio muito mais longo.
  • Muitos surfistas de corpo experientes usam nadadeiras especiais nadadeiras para ganhar mais velocidade e controle durante o bodysurf.
  • Há rumores de que é boa sorte agitar as mãos na água enquanto espera - quase como espantar uma mosca.

Avisos

  • Cuidado com a costa quebras. Quando a onda quebra bem na linha da costa e você a pega de carona, ela será curta! Você pode ser jogado direto na areia.
  • Se uma onda quebrar antes de chegar até você, mergulhe por baixo dela e se afaste da praia. Se tentar surfar na onda, esteja avisado de que poderá ser arremessado com muita força. Mesmo as ondas pequenas têm muita força para derrubá-lo.