Como fazer bodyboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há quem diga que o bodyboard é a forma mais antiga de surfar. A maioria das pessoas apanha a sua primeira onda numas férias exóticas, enquanto os bodyboarders mais avançados consideram-no um desporto sério, no qual se trata a onda como uma rampa para fazer truques. Quer saber como fazer bodyboard?

Passos

Começar

  1. Passo 1 Colocar a segurança em primeiro lugar.
    Colocar a segurança em primeiro lugar. Se você quer ser capaz de praticar bodyboard, então você já deve ser um bom nadador. Terá de utilizar muitas das técnicas que utiliza para nadar para impulsionar a sua prancha e, além disso, terá de ser um bom nadador para nadar sem a sua prancha, caso se perca. Além disso, só deve experimentar o bodyboard se souber que as condições do mar são seguras e que há um nadador-salvador de serviço. Deve experimentar o bodyboard com um amigo ou um instrutor em vez de o fazer sozinho. Quando se sentir mais à vontade, pode fazê-lo sozinho.
  2. Passo 2 Arranjar uma trela.
    Arranje um leash. Terá de prender o leash ao seu braço superior. Isto evitará que percas a prancha quando te descaíres. Prenda a correia ao seu braço com firmeza, mas com folga suficiente para que o seu braço fique confortável. A correia manterá o seu braço e a prancha seguros juntos.
  3. Etapa 3 Compre um fato de mergulho ou um protetor de pele.
    Compre um fato de mergulho ou um rash guard. Se estiver a nadar em águas mais frias, precisará de um fato de mergulho para manter o seu corpo quente. Um rash guard também serve, evitando que o seu corpo fique irritado enquanto pratica bodyboarding e protegendo-o do sol. São feitos de Lycra e também podem ser usados por baixo do fato de mergulho para reduzir ao mínimo as irritações ou fricções.
  4. Passo 4 Comprar barbatanas e meias de barbatanas.
    Arranje barbatanas e meias de barbatanas. Arranje umas barbatanas com amarras e prenda-as firmemente aos seus tornozelos. Necessitará de barbatanas para o ajudar a dar pontapés com maior velocidade, tornando mais fácil apanhar uma onda. Também deve considerar comprar um par de meias de barbatanas para usar por baixo das barbatanas, para adicionar uma camada extra de calor e conforto para os seus pés.
  5. Passo 5 Pratique a posição correcta.
    Pratique a posição correcta. Antes de tentar apanhar uma onda, deve ter uma forte noção de como deve estar posicionado na prancha. Deite-se na areia e deite-se na prancha com as mãos na parte superior (nariz) da prancha e a parte de trás (cauda) da prancha por baixo da sua barriga. Mantenha o seu peso centrado na prancha. Quando estiver nesta posição, pode praticar a remada. Reme com as mãos ao lado da prancha, como se estivesse a apanhar água na sua direção, ou como se estivesse a fazer a braçada livre na natação. Chute os pés sob a água para obter a melhor propulsão e um movimento mais rápido durante o bodyboard.
  6. Passo 6 Entrar na água.
    Entrar na água. Entre na água com a prancha até à altura dos joelhos. Levante bem os pés a cada passo para evitar ficar preso. Você deve começar a procurar por ondas de água branca que vão direto para a praia.

Apanhar uma onda

  1. Passo 1 Remar para fora.
    Remar para fora. Quando já tiver passado a altura dos joelhos na água, suba para a prancha na posição correcta e comece a remar para fora, em direção às ondas. Utilize o movimento de remar com as mãos e dê um pontapé com ambos os pés logo abaixo da superfície da água para obter uma propulsão mais forte. O nariz da prancha deve estar cerca de 2,5 a 5 cm acima da água.
  2. Passo 2 Encontre a sua onda.
    Encontre a sua onda. Se está a começar, deve evitar ondas demasiado altas e rápidas, ou que estejam fora da sua zona de conforto. Escolha ondas que se dirijam diretamente para a praia e que não o façam viajar demasiado alto ou demasiado depressa. Depois de encontrar a sua onda, deve virar-se para a praia e começar a dar pontapés na direção dela, à espera de ser levado para a frente pela corrente da onda. A onda deve ser suficientemente inclinada para o fazer avançar, mas ainda não deve ter rebentado.
    • Para aumentar as suas hipóteses de encontrar uma boa onda, procure o local onde a maioria das ondas está a rebentar. Deve esperar pelas ondas cerca de 5-10 pés para além desse local.
  3. Aproxime-se da onda. Quando a onda estiver a apenas um metro e meio atrás de si, deve começar a chutar o mais forte possível enquanto rema com força. Pode também inclinar-se para a frente para ganhar alguma velocidade extra e para se certificar de que está mesmo a agarrar a onda. Algumas pessoas preferem não remar com as duas mãos, mas manter uma mão na prancha e remar com a outra para manter um maior controlo.
    • Se quiser mover-se para a direita, pode segurar o nariz da prancha com a mão direita e remar com a mão esquerda; se quiser mover-se para a esquerda, pode segurar o nariz da prancha com a mão esquerda e remar com a mão direita.
  4. Etapa 4 Deslocar-se para baixo na face da onda.
    Desça pela face da onda. Deve sentir-se a viajar mais depressa à medida que a onda se aproxima de si. Se quiser um pouco mais de velocidade, pode empurrar ligeiramente o nariz da sua prancha para baixo para se mover ainda mais rápido. Se a onda estiver a mover-se demasiado rápido para o seu conforto, pode fazer o oposto, empurrando o nose para cima um ou dois centímetros para obter alguma fricção e abrandar. Continue a dar pontapés nos pés enquanto desce a face da onda. Também pode inclinar-se ligeiramente para dentro da onda para aumentar a sua velocidade.
    • Também pode optar por ir para a direita ou para a esquerda. Para ir para a esquerda, incline os quadris para o lado esquerdo da prancha e coloque o cotovelo esquerdo no deck superior esquerdo da prancha, enquanto segura a borda superior direita da prancha com a mão livre. Para ir para a direita, faça o oposto.
  5. Surfar a onda até chegar à parte rasa do oceano. Esta é considerada qualquer parte que esteja abaixo da altura dos joelhos. Pode sair do mar e fazer uma pausa, ou entrar e apanhar outra onda. É livre de continuar a apanhar ondas desde que não sinta frio ou cansaço. Depois de apanhar a primeira onda, a diversão está apenas a começar!
    • Enquanto surfa a onda, lembre-se de que o seu objetivo deve ser atingir o 'trim', ou seja, o ponto em que a sua prancha está a andar na superfície com o máximo de velocidade possível. Terá de trabalhar para se inclinar para a frente o suficiente para ganhar impulso, mas não tanto que a prancha não se afunde. Isto reduzirá o arrasto e dar-lhe-á mais espaço para respirar.

Indo a milha extra

  1. Passo 1 Aprenda a terminologia das ondas.
    Aprenda a terminologia das ondas. Compreender as diferentes partes de uma onda vai ajudá-lo a desenvolver habilidades e aprender truques, porque você vai saber o que procurar. Aqui estão as partes de uma onda que você deve conhecer:
    • O lip. A parte de quebra de uma onda que se move de cima para baixo. A inclinação da onda determina a forma do lip.
    • A água branca. Esta é a parte da onda que já rebentou.
    • A face. A parte ininterrupta da onda.
    • O ombro. A parte da onda que está fora da secção de quebra da face da onda.
    • Planície. A água plana que se vê à frente da onda que rebenta.
    • Tubo. O buraco oco entre o lábio de lançamento e a parede da onda.
  2. Passo 2 Aprender as partes da prancha.
    Aprender as partes da prancha. Terá de saber quais são as diferentes partes da prancha para poder acompanhar e aprender uma série de habilidades e truques. Aqui está o que precisas de saber:
    • O baralho. A parte da prancha onde te deitas.
    • Slick bottom. A parte inferior da prancha que tem uma superfície lisa ou escorregadia.
    • O nariz. A parte da frente da prancha que segura.
    • Os bulbos do nose. Estas são as pequenas saliências em cada canto da prancha que segura com as suas mãos.
    • Os para-choques. A camada extra de espuma que atravessa o nose e o tail, ajudando a evitar que o fundo escorregadio se descole.
    • O rail. O lado da prancha de bodyboard.
    • O tail. A parte de trás da prancha.
    • Os canais. As zonas da parte inferior da prancha que reduzem o arrastamento e o aceleram.
    • O stringer. A haste que mantém a prancha rígida.
    • O template. A forma da prancha.
    • O rocker. O nível de planura da prancha.
  3. Fazer o Forward Spin 360°. Esse é um dos primeiros truques que você aprenderá depois de dominar o básico para pegar uma onda. Para fazer o Forward Spin 360° corretamente, você terá que fazer um círculo completo na onda em um movimento suave. Veja como fazer isso:
    • Concentre-se na direção em que quer virar.
    • Vire-se de costas para a face da onda nessa direção.
    • Enquanto vira, solte o seu rail interno deslizando o seu peso para a frente em direção ao nose da sua prancha.
    • Mantenha a prancha plana na superfície da onda para reduzir o arrasto.
    • Mantenha as pernas levantadas e cruzadas enquanto vira.
    • Quando tiveres dado uma volta completa, desliza para trás na prancha e centra o teu peso novamente, continuando a andar.
  4. Faz o Cut-Back. Este é outro dos primeiros truques que aprenderás. O Cut Back é a maneira mais fácil de colocar sua prancha mais perto da zona de força da onda, que é perto de onde o lip da onda está quebrando. Faz o seguinte:
    • Mova-se mais rapidamente em direção à secção do ombro (a parte fora da secção de quebra da face) da onda, escolhendo um ponto onde terá tempo suficiente para iniciar uma viragem lenta arredondada.
    • Comece a virar lentamente enquanto inclina a prancha e transfere o seu peso para o rail interior da prancha, começando a cortar um caminho com a borda da prancha.
    • Mantenha as duas mãos perto do nose da prancha, em cada rail.
    • Use os braços para puxar, criando um arco suave.
    • Empurre para baixo com as ancas enquanto estende as pernas, para ajudar a manter o equilíbrio.
    • Quando a onda o alcançar, centre o seu peso novamente e continue a surfar a onda.
  5. Faça o 'El Rollo'. Esse é outro truque para os relativamente novatos no bodyboarding. Você pode fazer esse truque em qualquer tamanho de onda. Para fazer o 'El Rollo', você tem que descer a onda e dar uma virada completa com a prancha, usando a força da onda para levá-lo em um arco. Eis como o fazes:
    • Saia do fundo da onda, concentrando-se no lip de quebra à frente.
    • Suba em direção ao lip da onda.
    • Use a força da onda para o atirar para fora com o lip num arco perfeito.
    • Deixe que a onda o mova enquanto dirige a prancha e tenta encontrar um local para a aterrar.
    • Ao cair, você precisa centralizar seu peso acima da prancha, apoiando as mãos, os braços e os cotovelos para absorver a queda. Isso tira um pouco da pressão das costas.
    • Tente aterrar horizontalmente na água branca, não nas planícies.
  6. Aprenda a mergulhar. Esta é mais uma habilidade do que um truque, que lhe permite colocar a sua prancha debaixo de uma onda que está a rebentar e que não quer apanhar. Isso ajuda-o a passar por toda a cal em direção às ondas que quer apanhar. Quando o fizeres corretamente, poderás chegar ao alinhamento, ou às ondas, muito mais rapidamente. Eis o que tens de fazer:
    • Remar na direção da onda para ganhar mais velocidade.
    • Quando a onda estiver a cerca de 1-2 metros de distância de si, deslize para a frente e agarre os rails da prancha, cerca de 30 cm abaixo do nose.
    • Empurre o nose da prancha para baixo da superfície arqueando as costas e empurrando o nose para baixo com as mãos. Mergulhe o mais fundo possível na água.
    • Use os joelhos no convés, perto da rabeta, para a manter em movimento para baixo e para a frente.
    • Mergulhe por baixo da onda, puxando o seu corpo para mais perto da prancha.
    • À medida que a onda passa por cima de si, mova o seu peso de volta para os joelhos, levantando o nariz da prancha para cima e para fora da parte de trás da onda, até se mover em direção à superfície da água.
  7. Passo 7 Aprender a empatar.
    Aprender a empatar. O stalling é uma habilidade importante para qualquer bodyboarder. Você pode usar o stalling para frear em várias situações, como quando você precisa desacelerar a seção de tubos de uma onda. Aqui estão as duas maneiras de o fazer:
    • Arraste as suas pernas na água para abrandar, ou mova as suas ancas mais para o rail interior da prancha.
    • Puxe o nose da prancha para cima enquanto aplica pressão para baixo na tail com as ancas. Mantenha a prancha num ângulo descendente de cerca de 30-45° até atingir a velocidade pretendida.
    • Quando acabares de empatar, desliza para cima na prancha para ganhares velocidade e, em seguida, coloca o rail e continua a avançar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O bodyboard é mais difícil do que o surf?
    Depende de ti como indivíduo, mas muitas pessoas pensam que é muito mais fácil do que o surf.
  • Pergunta
    Estou a ter dificuldades em ir suficientemente rápido para me manter na onda. Como é que posso melhorar a minha velocidade no bodyboard?
    Podes tentar usar os braços e as pernas para remar mais depressa à medida que te aproximas da onda, ou podes inclinar-te mais sobre o nariz, mas certifica-te de que não tombas, senão podes perder a onda ou magoar-te.

Vídeo

Dicas

  • Aprenda a etiqueta básica do surf antes de sair.
  • Não fiques frustrado; demora algum tempo.
  • Se estiveres a ir para a esquerda, coloca a tua mão esquerda na parte da frente da prancha e a direita no rail lateral, e vice-versa se estiveres a ir para a direita.

Avisos

  • Não bata no recife ou no banco de areia.

Coisas que você vai precisar

  • Bodyboard
  • Fato de mergulho ou protetor de pele
  • Trela
  • Par de barbatanas de natação
  • Par de meias de barbatanas de natação
  • Um par de protectores de barbatanas
  • Cera para bodyboard ou para prancha de surf (de preferência cera para prancha de surf de água fria, que é mais macia)