Como fazer o Bob and Weave no boxe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando se trata de se proteger no boxe, manter-se em constante movimento é fundamental. Por esta razão, os pugilistas experientes preferem manobras evasivas a bloqueios e defesas de impacto. A técnica 'bob and weave', que envolve inclinar-se e circular com a cabeça enquanto muda a posição da parte superior do corpo, é uma das pedras angulares de uma defesa sólida no boxe. Incorporar a técnica do 'bob and weave' nas suas tácticas defensivas vai torná-lo mais difícil de atingir e ajudar a levar a sua habilidade para o próximo nível.

O que deve saber

  • Dobre os joelhos, incline a parte superior do corpo, incline o queixo e movimente-se para cima e para baixo para se movimentar; use a cintura, a cabeça e os ombros para se esquivar de um soco direto.
  • Combine os dois movimentos, fazendo bobbing de forma consistente e trabalhando em vários deslizes até estar a fazer bobbing e weaving.
  • Pratique exercícios estacionários, adicione a técnica à sua sessão de shadowboxing e coloque uma corda para aproximar a linha central do corpo do seu adversário.
  • Use o 'bob and weave' para contra-atacar oponentes altos, ficar em posição para contragolpes, deslumbrar oponentes e minimizar o ataque de um oponente.

Passos

Desdobrando a técnica

  1. passo 1 use os joelhos para 1Use os joelhos para 'bobear'. Para executar a parte da defesa em 'bobbing', dobre os joelhos para baixar o centro de gravidade. Ao mesmo tempo, incline ligeiramente o tronco para a frente e baixe o queixo. Quando feito corretamente, você deve ser capaz de se abaixar o suficiente para que um soco hipotético passe por cima da sua cabeça. Depois de te baixares, volta rapidamente à tua posição de combate.
    • 'Bob' significa mover-se para cima e para baixo ritmicamente, que é exatamente a forma como se esquiva no desporto do boxe.
    • Dobre os joelhos, não a cintura. Curvar-se obriga-o a tirar os olhos do seu adversário por uma fração de segundo e deixa-o vulnerável a uppercuts e shovel hooks vindos de baixo.
  2. passo 2 aprender a weave together consecutive slips.2Aprenda a 'entrelaçar' deslizes consecutivos. Quando um soco direto vem na sua direção, use um movimento apertado e controlado da cintura, cabeça e ombros para se inclinar para fora do caminho em direção ao exterior do soco. Desta forma, o soco 'escorregará'. Continue com este movimento evasivo da cabeça para escorregar socos consecutivos em combinação. O encadeamento de vários deslizes é conhecido como 'tecelagem' devido ao movimento repetido de lado a lado da cabeça do pugilista.
    • Não se incline demasiado para o lado quando deslizar socos. Um deslizamento adequado é um movimento muito conservador. Você só deve se inclinar o suficiente para garantir que o soco passe inofensivamente.
    • O escorregão é uma defesa eficaz contra socos retos porque não exige que você faça contato com o outro lutador e, portanto, sofra impacto.
  3. passo 3 combinar os dois movimentos.3Combine os dois movimentos. Agora é altura de juntar o 'bob' e o 'weave'. Comece a balançar de novo, usando os joelhos e a cintura para descer e voltar à posição vertical de forma fluida. Desta vez, trabalhe em alguns deslizes enquanto se baixa e se levanta. Uma vez que os murros são desferidos a diferentes alturas e ângulos, é fundamental aprender a baixar a cabeça em conjunto com o movimento lateral contínuo do deslizamento para ter uma defesa móvel forte.
    • Ao balançar e tecer, a sua cabeça deve circular para a frente e para trás, de um lado para o outro, enquanto o seu corpo se move para cima e para baixo. Isto cria um alvo que evita os golpes em três dimensões.
  4. passo 4 mantenha-se em movimento.4Mantenha-se em movimento. Esteja preparado para se movimentar constantemente enquanto disputa posições, entra e sai do alcance do soco ou se vê empurrado para a defensiva. A ideia é nunca ficar no mesmo sítio durante muito tempo. Desde que a sua cabeça não esteja no local para onde o seu adversário está a apontar, ele não conseguirá acertar um golpe certeiro. Os movimentos de vaivém são tão eficazes porque mantêm o adversário a adivinhar.
    • O Bobbing and Weaving é especialmente eficaz quando o seu adversário o tem encurralado no canto ou preso contra as cordas e você não consegue sair facilmente do seu alcance.

Treinar para o Bob and Weave

  1. passo 1 pratique exercícios fixos.1Praticar exercícios estacionários. Faça o aquecimento ou o arrefecimento praticando o 'bobbing and weaving'. Concentre-se em tornar cada parte do movimento nítida e deliberada. Quando estiver a apanhar o jeito, o bob e o weave devem ser executados em sequência como dois movimentos distintos. Pode começar a afinar os movimentos à medida que desenvolve uma sensação para a técnica.
    • Executar a técnica do bob e do weave requer muito movimento da cabeça. Faça alguns alongamentos ligeiros antes de começar a praticar para evitar distender um músculo.
    • O bobbing e o weaving devem ser feitos de forma fluida e espontânea. Tente não desenvolver um padrão no seu movimento de cabeça, ou o seu adversário pode aperceber-se. Para que a sua defesa seja bem sucedida, é essencial que o adversário não saiba onde a sua cabeça vai estar.
    • Concentre-se também em exercícios que melhorem o seu equilíbrio e a força das pernas, como sprints em subida, agachamentos com salto e saltar à corda.
  2. passo 2 colocar uma corda.2Armar uma corda. Uma abordagem tradicional à execução do bob and weave utiliza uma corda para aproximar a linha central do corpo do adversário. Basta esticar um comprimento de corda (algo tão básico como um estendal funciona) de uma ponta à outra da sala, mais ou menos à altura do peito. Em seguida, avance pela linha, balançando e passando por baixo da corda e levantando-se do lado oposto de cada vez.
    • O baloiçar e o tecer com uma corda ensinam-no a mover a cabeça enquanto se desloca para a frente e para trás, tal como faria no ringue.
    • Lança algumas combinações rápidas à medida que te aproximas de cada lado da corda. Isto irá condicioná-lo a seguir a uma evasão com um contra-ataque.
  3. passo 3 trabalhar com um treinador.3Trabalhar com um treinador. Se receber instruções regulares, peça ajuda ao seu treinador para aperfeiçoar a sua defesa 'bob and weave'. Ele poderá criticar a sua técnica, demonstrar novos métodos de treino e trabalhar consigo nas luvas de alvo. A interação individual com um treinador simulará a utilização da técnica contra um adversário vivo e proporcionará uma experiência valiosa.
    • O seu treinador aumentará gradualmente a intensidade dos seus exercícios para o ajudar a preparar-se para um jogo real.
    • Um bom treinador também será capaz de lhe mostrar como modificar a sua postura defensiva para se adequar ao seu estilo e tipo de corpo específicos.
  4. passo 4 incorpore o 'bobbing' e o 'weaving' no seu boxe sombra.4Incorpore o 'bobbing' e o 'weaving' no seu boxe sombra. Adicione um pouco de 'bobbing' e 'weaving' da próxima vez que arrefecer com uma sessão de boxe sombra. Imagine que está a treinar com um adversário invisível que tem um alcance superior e que tem de se esquivar e deslizar continuamente para evitar os seus socos. Uma vez que o boxe sombra o condiciona a utilizar vários socos e movimentos defensivos de forma orgânica, é o campo de testes perfeito para experimentar novas técnicas como o bob and weave.
    • Encare um espelho enquanto pratica boxe sombra e tente esquivar-se reflexivamente dos socos à medida que os vai dando.
    • Outro benefício do boxe sombra no espelho é que ele permite rever a sua forma para que você possa corrigir maus hábitos.

Utilizar a defesa Bob and Weave no ringue

  1. passo 1 contra um adversário mais alto.1Contra um adversário mais alto. Se for um pugilista mais baixo, ou se por acaso se encontrar contra um adversário mais alto do que você, faça do 'bobbing and weaving' uma parte essencial do seu plano de jogo. A técnica é uma defesa ideal contra oponentes mais altos, pois você já estará em uma posição melhor para passar por baixo dos ataques deles. Fazer com que eles o persigam, forçando-os a alcançar com seus socos, também os desgastará mais rapidamente, dando-lhe uma vantagem dupla.
    • Depois de uma defesa bem-sucedida contra um adversário mais alto, inicie o contra-ataque enquanto ainda está ao alcance, antes que o adversário tenha oportunidade de retrair o braço que está a socar.
  2. passo 2 posicione-se para os contra-ataques.2Posicione-se para os contra-ataques. Um dos maiores trunfos de uma boa defesa móvel é o facto de o proteger dos ataques do seu adversário, deixando as suas mãos livres para responder com contragolpes próprios. Tecer fora de um jab ou direto irá prepará-lo para lançar um gancho em troca. Da mesma forma, depois de se ter esquivado do soco do adversário, a secção média do seu oponente estará aberta para um golpe no corpo.
    • Ultrapassar o teu adversário é situar-te de forma a que ele esteja vulnerável aos teus ataques, mas que os dele não te consigam atingir. Saber quando e como se movimentar pode ajudá-lo a conseguir isso.
    • Se você estiver usando uma defesa de 'bob and weave' para preparar contragolpes, certifique-se de que seu movimento não telegrafe seus ataques. Por exemplo, girar para se colocar em uma posição melhor para lançar um contragolpe após uma esquiva pode sinalizar ao oponente que um soco está vindo.
    • Pratique a preparação de contra-ataques com movimentos de vaivém quando estiver a treinar nos tapetes ou no saco de boxe.
  3. passo 3 deslumbra o teu adversário com movimentos superiores.3Deslumbre o seu adversário com movimentos superiores. Enfureça a concorrência, nunca ficando parado. Será menos agredido do que se absorver constantemente os golpes com a sua guarda e estará sempre pronto para dar um contragolpe. Quando o seu oponente descobrir que não consegue acertar um golpe em si, ficará frustrado e começará a cometer erros dispendiosos que você pode aproveitar.
    • Uma boa regra geral para os movimentos de vaivém é que deves aumentar o movimento da cabeça sempre que estiveres a uma distância de ataque. No entanto, isso não significa que o teu movimento deve parar quando estiveres fora do alcance, uma vez que é provável que tu ou o teu adversário fechem a distância de repente.
    • Não te esqueças de que quanto mais te mexeres, mais depressa te vais cansar. Espera até estares ao alcance de um murro para te mexeres. É uma excelente forma de se tornar difícil de atingir, mas pode ser cansativo se exagerar.
  4. passo 4: enrole com os socos.4Rola com os socos. Antes de ser um ditado comum, era uma defesa eficaz no boxe. Mesmo que não se consiga esquivar completamente de um gancho ou cruzado, pode 'rolar' com o ataque e minimizar a quantidade de danos causados. Por exemplo, se vires um gancho de direita a aproximar-se e não conseguires sair do caminho a tempo, baixa-te e roda para a tua direita, de modo a que te movas na direção do soco e o golpe passe por cima da tua cabeça.
    • Aprender a rolar na direção de um soco pode ser complicado, uma vez que provavelmente estará habituado a deslizar os socos para o exterior. Certifique-se de que treina a esquiva em ambas as direcções e desenvolva uma noção de quando um ataque pode ser esquivado e quando tem de ser absorvido.
    • Ao modificar as suas manobras evasivas e ao aprender a rolar, irá poupar-se a muitos castigos nos últimos assaltos do combate.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso treinar-me para dar socos mais rápidos? Se conseguires desviar-te eficazmente do golpe do teu adversário, procura uma oportunidade para atacar. Normalmente, após o soco, o ombro do adversário estará para baixo e o queixo para cima, tornando o maxilar num alvo aberto.
  • PerguntaQue exercícios posso fazer para melhorar o bobbing e o weaving? Um bom 'bob and weave' resulta de ter pernas fortes e bom equilíbrio, por isso faz exercícios como agachamentos com salto e sprints em subida. Além disso, saltar à corda é crucial para melhorar o seu equilíbrio e defesa.

Dicas

  • Mantenha a guarda alta, mesmo quando estiver a balançar, rolar e escorregar.
  • Treinar com um parceiro de treino mais experiente é uma boa maneira de melhorar suas habilidades.
  • Manobras técnicas como o 'bob and weave', que requerem movimentos complexos e um timing perfeito, devem ser treinadas extensivamente antes de tentar usá-las no ringue.