Como bloquear o vento durante o acampamento

Autor do artigo:Gabriel Silva

Muitos caminhantes e campistas estão conscientes dos perigos do frio, do calor e das condições climatéricas extremas, mas esquecem-se de ter em conta o vento nos seus planos de emergência. O vento afasta o calor do corpo no tempo frio, acelera a desidratação e pode afetar a respiração ou a visibilidade ao agitar o pó ou a neve. Sempre que for forçado a fazer um acampamento de emergência, procure um local protegido do vento, se possível.

Passos

Acampar com precaução

  1. Passo 1 Selecionar locais de acampamento abrigados.1Seleccionar parques de campismo abrigados. Se houver previsão de ventos fortes, escolha locais de acampamento que ofereçam abrigo, se possível. Evite espaços abertos. As melhores opções incluem:
    • Bosques de árvores. Os troncos das árvores ajudarão a quebrar o vento naturalmente.
    • Faces de rocha. O vento vem normalmente de uma direção principal. Se conseguir encontrar um penhasco ou um afloramento rochoso que bloqueie o vento, ficará muito melhor.
  2. Passo 2 Verificar a geografia localizada.2Verificar a geografia localizada. Pode presumir que, pelo facto de estar vento onde está agora, está igualmente vento em todos os sentidos. Dedicar um pouco de tempo para explorar a área local - se possível - pode revelar que há menos vento numa área diferente. Isto pode reduzir bastante a quantidade de trabalho necessário para bloquear o vento no acampamento escolhido. Por exemplo:
    • Os ventos podem ser mais fortes perto de uma grande massa de água, como um oceano ou um lago.
    • Vales, desfiladeiros, ravinas e afins podem formar 'túneis de vento' nos quais os ventos são intensificados a partir de uma determinada direção.

Improvisar uma barreira contra o vento no seu parque de campismo

  1. Passo 1 Amarrar uma lona para bloquear o vento de uma direção.1Amarre uma lona para bloquear o vento de uma direção. Se o seu parque de campismo estiver protegido contra o vento na maioria dos lados, preencha o espaço com uma lona. Amarre a lona a árvores ou estruturas num ângulo de 45º em relação ao solo, à frente da tenda ou da fogueira.
    • Isto pode ser perigoso em situações de vento forte, uma vez que as lonas podem arrancar subitamente as estacas da tenda, os postes, etc., podendo ficar danificadas.
    • Em situações de vento forte, é preferível bloquear bem a área mais pequena possível do que tentar criar um grande bloqueio contra o vento. Por exemplo, é preferível bloquear uma área suficiente para que o fogão de campismo funcione corretamente do que tentar montar uma lona de 10'x10' na sua área total para realizar a mesma tarefa.
  2. Etapa 2 Construir um abrigo de lona...2Construir um abrigo de lona. Se for apanhado numa área exposta onde o vento vem de várias direcções, precisará de um abrigo onde se possa abrigar. Experimente fazer um abrigo de lona em forma de A como cobertura de emergência ou para reforçar a capacidade da sua tenda de quebrar o vento, como descrito aqui.
  3. Passo 3 Construa uma parede natural.3Construa uma parede natural. Esta será normalmente feita de rochas ou arbustos. Procure uma área rochosa com os materiais para construir a sua própria parede para se deitar à noite. Encontre arbustos, galhos caídos e qualquer coisa útil para fazer uma barreira. O ideal é encontrar uma área abrigada entre rochas.
    • Tudo depende do ambiente, mas há outros bloqueios naturais do vento que pode procurar, como desvios no terreno, dependendo da direção em que o vento sopra.
  4. Passo 4 Pendurar um poncho ou um casaco.4Pendure um poncho ou um casaco. Como último recurso, pendure a maior peça de roupa à prova de vento que tiver entre duas árvores. Estas são mais finas e mais pequenas do que as lonas, mas ajudam um pouco e podem evitar que o fogo se apague com o vento.
  5. 5Cave. Outra abordagem é encontrar uma depressão no terreno ou cavar uma. Deite-se ou fique nessa área com uma lona ou outra proteção por cima de si.

Construir um quebra-ventos de emergência

  1. Etapa 1: Preparar o material de abrigo.1Embale os materiais de abrigo. Mesmo que esteja apenas a fazer uma caminhada de um dia sem equipamento de campismo, esteja preparado para construir um abrigo em caso de emergência. Desde que a área tenha algumas árvores ou arbustos robustos, tudo o que precisa são estes três itens:
    • Um lençol de chão leve feito de nylon rip-stop. Um pano de chão para uma tenda grande é uma boa escolha, uma vez que é normalmente feito de nylon ripstop revestido com PVC à prova de água.
    • Uma bobina de 15 m (50 pés) de corda de para-quedas de 3 mm (⅛ in. (3 mm) de corda de para-quedas (paracord), para servir como uma corda forte e leve.
    • Um canivete pequeno para cortar o paracord.
  2. Passo 2 Escolher duas árvores ou outras estruturas.2Escolha duas árvores ou outras estruturas. Encontre um local protegido do vento no maior número de lados possível. Procure duas árvores com cerca de 1,8-3,7 m (6-12 pés) de distância no lado de barlavento, formando uma linha no caminho do vento.
    • Certifique-se de que não há ramos mortos por cima do local que escolheu para se abrigar. Um vento forte pode provocar a sua queda.
  3. Passo 3 Enfie o paracord firmemente entre as árvores.3Cadeie bem o cordão entre as árvores. Amarre firmemente um pedaço de corda em cada árvore, a cerca de 0,9 m do chão. Este será o topo da 'parede' que criará com o lençol de chão. Se tiver corda de sobra, estique um segundo comprimento logo acima do solo para apoiar também a extremidade inferior do lençol de terra.
  4. Passo 4 Enrole o pano de chão sobre a corda.4Enrole o toldo sobre a corda. Pese o toldo com pedras do tamanho de um punho ou quaisquer objectos pesados. Em alternativa, amarre os cantos do toldo ao cordão horizontal com um paracord adicional.
    • Pode utilizar bastões de trekking, bastões de esqui ou mesmo os próprios esquis para dar apoio adicional ao seu corta-vento.
  5. Passo 5 Formar um teto ou um chão, se possível.5Formar um teto ou um chão, se possível. Se for apanhado por tempo chuvoso, coloque parte do lençol de chão numa encosta e amarre-o a outro comprimento de corda para formar um telhado. Se o chão estiver molhado, utilize parte do lençol de terra por baixo de si para o manter seco.
    • Com um lençol de terra particularmente grande, pode até improvisar uma tenda de marionetas, esticando cada canto com outro pedaço de corda. Ponha pedras na extremidade do lençol de terra.

Proteger-se do vento durante as caminhadas

  1. Passo 1 Usar um corta-vento no tempo frio.1Usar um corta-vento no tempo frio. Use uma camada exterior fina e à prova de vento para reduzir o arrefecimento provocado pelo vento no tempo frio. Esta deve ser feita de um material leve, suficientemente respirável para minimizar o suor acumulado. Idealmente, a sua camada corta-vento deve incluir calças, bem como um casaco com capuz.
  2. Passo 2 Maximize o tempo de caminhada em zonas abrigadas.2Maximize o tempo de caminhada em zonas abrigadas. Quanto menos tempo passar em cumes e em zonas expostas e ventosas, melhor. Sempre que possível, caminhe por zonas abrigadas, como florestas. Se estiver a fazer uma caminhada nocturna, procure um abrigo nas rochas antes do pôr do sol.
    • O vento é normalmente muito mais forte num dos lados de uma montanha ou de uma colina alta. Em vez disso, caminhe pelo lado do sotavento.
  3. Passo 3 Tenha o vento em conta quando fizer planos.3Tenha em conta o vento ao fazer os seus planos. Se as previsões meteorológicas preveem ventos fortes, compreenda os riscos envolvidos antes de fazer uma caminhada. A neve soprada pelo vento pode reduzir a visibilidade a distâncias extremamente curtas, obscurecer o trilho ou bloquear totalmente o seu acesso com grandes montes de neve. No deserto, o vento pode levantar poeira e irritar os olhos e os pulmões. Se não estiver preparado para lidar com estas condições, poderá ter de encurtar a sua caminhada ou cancelá-la por completo.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo se faz um quebra-vento natural? As pedras podem ser uma boa ferramenta - basta certificar-se de que a agência de gestão do território o permite. Procure pedras de tamanho médio que sejam suficientemente grandes para fazer a diferença, mas que não sejam difíceis (ou dolorosas) de transportar. Depois, empilhe as pedras numa formação de parede (ou em forma de U).

Dicas

  • No tempo frio, é muito importante usar uma camada inferior que afaste o suor do corpo. O algodão e outros materiais que retêm a humidade podem baixar rapidamente a sua temperatura.
  • Em condições de neve, dormir numa gruta de neve vai mantê-lo muito mais quente do que o ar exterior.

Avisos

  • Em tempestades de vento fortes, fique atento a galhos mortos ou árvores inclinadas que o vento pode derrubar.