Como bloquear socos no karatê

Autor do artigo:Gabriel Silva

Muito antes do aumento da popularidade das Artes Marciais Mistas, as formas tradicionais de combate como o karaté eram apreciadas pela sua aplicação em situações de auto-defesa. O karaté, um antigo estilo japonês de luta desarmada, centra-se no estabelecimento de uma base sólida e na aplicação de técnicas ofensivas e defensivas de forma rápida e com grande força. Algumas das primeiras técnicas que um praticante de karaté aprende são os bloqueios defensivos básicos. Os bloqueios são usados para parar ou desviar os golpes que se aproximam e são indispensáveis para aprender a proteger-se de um atacante.

Passos

Bloqueio de socos altos (Idade Uke)

  1. Passo 1 Assumir a posição defensiva correcta.
    Assumir a posição defensiva correcta. Afaste os pés ligeiramente mais do que a largura dos ombros. Baixe o seu centro de gravidade entre as pernas, com os joelhos dobrados e o corpo estável e imóvel. O seu peso deve ser posicionado principalmente nas pontas dos pés. No uke de idade, o corpo pode estar virado de frente para o adversário ou pode estar ligeiramente inclinado para representar menos um alvo.
    • Crie uma base sólida, mas mantenha-se leve sobre os pés para se poder mover a qualquer momento.
  2. Passo 2 Ter os braços preparados e prontos.
    Ter os braços preparados e prontos. Para começar o movimento de bloqueio, os braços devem estar em posição de 'câmara' (punhos cerrados com os dedos virados para cima em cada anca) ou levantados defensivamente à frente do corpo. O objetivo é tê-los o mais próximo possível do golpe previsto, para proteger eficazmente a cabeça e a cara. Os punhos podem ser mantidos abertos ou fechados, mas não os cerre até ao momento do impacto.
    • Cerrar o punho cria uma tensão desnecessária nos braços e nos ombros, o que pode esgotá-lo e reduzir a sua velocidade de reação.
  3. Passo 3 Levantar o braço de bloqueio para ir ao encontro do golpe.
    Levante o braço de bloqueio para ir ao encontro do golpe. Com o cotovelo dobrado a cerca de 45 graus, levante o braço de bloqueio para cima e para fora num arco apertado até o antebraço ficar lateralmente sobre a testa. Ao começar a bloquear, o antebraço vai apanhar o golpe do adversário e redirecionar a sua força em segurança para o topo da cabeça ou para o lado. Esta técnica de bloqueio alto é conhecida como age uke.
    • O age uke impede golpes altos na cabeça, bem como golpes para baixo com o punho ou uma arma contundente.
    • Sempre que possível, o braço de ataque do adversário deve ser atingido pelos dois ossos grandes do antebraço e não pela extremidade. Isto é conhecido como 'bloqueio de osso duplo' e é muito mais eficaz para travar os ataques e evitar lesões.
  4. Passo 4 Iniciar um contra-ataque.
    Iniciar um contra-ataque. Agora que o golpe do seu oponente foi desviado, o equilíbrio dele estará comprometido e ele estará aberto a um contra-ataque. Aproveite a oportunidade e contra-ataque com um soco direto no rosto ou no plexo solar. Tanto o bloqueio como o contra-ataque devem ser executados com movimentos rápidos e poderosos, 'estalando' a técnica aquando do impacto.
    • A força do contra-ataque deve vir de um movimento rápido e giratório das ancas e dos ombros, disparando o braço para fora como um pistão. Faça contacto com as articulações maiores dos dedos indicador e médio para não magoar a sua mão.
    • O melhor alvo para contra-atacar é baseado no seu posicionamento em relação ao atacante. A cabeça e o corpo são bons alvos quando deixados expostos. Também é possível prender o braço de soco do atacante para aplicar uma técnica de agarrar. Isso permitirá que você domine o agressor sem ter que acertá-lo em troca.

Bloqueio de murros no corpo (Soto Uke/Uchi Uke)

  1. Passo 1 Adotar uma postura defensiva estável.
    Adotar uma postura defensiva estável. Coloque o seu peso entre os joelhos para evitar ser derrubado do seu centro de equilíbrio. Para bloquear golpes dirigidos ao corpo, pode adotar a postura naihanchi-dachi (com as pernas abertas e o corpo virado para o adversário) ou zenkutsu-dachi (com as pernas escalonadas e o peso posicionado sobre o pé da frente). As mãos devem estar fechadas ou levantadas para proteger a zona média do corpo.
    • É fundamental adotar uma postura mais ampla ao defender ataques corporais para evitar ser desequilibrado por um golpe no centro da sua massa.
    • Quanto mais baixo te afundares na tua posição defensiva, mais difícil será moveres-te. Terá também uma visão mais clara das extremidades inferiores do seu adversário, como a caixa torácica, o plexo solar e a virilha.
  2. Passo 2 Vira ligeiramente o teu corpo para longe do adversário.
    Vira ligeiramente o teu corpo para longe do adversário. Em vez de aceitar o golpe de frente, rode os ombros e as ancas de modo a que um ombro aponte para o adversário. Inclinar ligeiramente o corpo cria um alvo mais pequeno para o atacante apontar, tornando-o mais difícil de atingir. A partir desta posição, pode decidir se quer usar um bloqueio para dentro (uchi uke) com o braço da frente ou um bloqueio para fora (soto uke) com o braço de trás.
    • Ao rodar ligeiramente o tronco, 'fecha-se' o corpo, mantendo o tronco mais protegido, e apresenta-se o ombro ao atacante em vez do queixo.
    • A partir desta posição, os murros desferidos com a mão traseira com câmara terão mais força.
  3. Passo 3 Traga o braço de bloqueio para cima e para dentro a partir da anca (Soto Uke).
    Traga o braço de bloqueio para cima e para dentro a partir da anca (Soto Uke). Com o punho cerrado e o braço firme, balança o braço de bloqueio para cima e para dentro para desviar o soco. Ao desferir um bloqueio para fora, os dedos devem estar virados para si e o contacto deve ser feito com a parte interior do antebraço ou do cotovelo.
    • O soto uke é definido como um bloqueio 'para fora' porque o braço de bloqueio começa fora da linha central do corpo e move-se para dentro. Use o soto uke para se defender de jabs e socos retos.
    • Os bloqueios externos desviam o braço do atacante para o interior da sua guarda. Isso deixa-o em posição de usar um contra-soco, um golpe de joelho, um arm lock ou um arremesso. Os bloqueios exteriores são bastante semelhantes à defesa de um pugilista.
  4. Passo 4 Rodar o braço de bloqueio para cima e para fora a partir da anca (Uchi Uke).
    Rodar o braço de bloqueio para cima e para fora a partir da anca (Uchi Uke). Como alternativa ao soto uke, poderá estar em melhor posição para utilizar o uchi uke, ou um bloqueio para dentro. A partir de uma guarda fechada ou defensiva, levantar e rodar o braço de bloqueio para fora a partir da anca oposta, apanhando o soco com a parte exterior do antebraço.
    • Os bloqueios para dentro abrem o centro do corpo do atacante, permitindo-lhe seguir com um golpe desobstruído.
  5. Passo 5 Contra-atacar.
    Contra-ataque. O atacante deve estar agora numa posição vulnerável, com o braço totalmente estendido e o rosto e o corpo expostos. Continue a desviar o soco com o antebraço e devolva o seu próprio golpe no alvo mais sensível do corpo do adversário. O bloqueio e o contra-ataque devem ser executados em rápida sucessão como um movimento fluido.
    • Decida se quer atacar as costelas, o meio do corpo ou a cara, dependendo da posição do braço do soco do adversário e da posição do seu próprio corpo.

Bloqueio de socos baixos (Gedan Barai)

  1. Etapa 1 Colocar-se numa posição escalonada.
    Coloque-se numa posição escalonada. Coloque o pé correspondente à sua mão não dominante à frente do outro. Por exemplo, se for destro, coloque o pé esquerdo à frente. Deixe que os seus pés encontrem uma posição natural e confortável; a melhor maneira de o fazer é dar um passo normal, depois fazer uma pausa e estabilizar o seu peso. Para bloquear golpes baixos, é geralmente mais fácil defender a partir de uma posição de caminhada (shizentai-dachi) ou de gato (nekoashi-dachi), uma vez que isto permite defender a parte inferior do corpo sem que as pernas interfiram no bloqueio.
    • O gedan barai pode ser utilizado a partir de muitas posições defensivas diferentes, mas as posições com as pernas escalonadas são as mais naturais, pois colocam o corpo numa posição menos desajeitada para proteger as ancas, as virilhas e as pernas.
    • Na posição de nekoashi-dachi (posição de gato), o peso é colocado maioritariamente sobre o pé de trás, com o calcanhar do pé da frente levantado para permitir um movimento de transição rápido ou um pontapé. Esta posição assemelha-se muito à posição de combate de um pugilista.
  2. Passo 2 Levantar o braço de bloqueio até ao ombro oposto.
    Levantar o braço de bloqueio até ao ombro oposto. Leve o braço de bloqueio ao longo do corpo até o punho ficar posicionado junto à orelha oposta. Ao iniciar o bloqueio, inverterá rapidamente este movimento, criando um impulso suficiente para abrandar ou parar o golpe que se aproxima.
    • Num bloqueio para baixo, o braço de bloqueio deve passar do ombro oposto para a anca principal. Mantenha o punho junto ao corpo e utilize a alavanca das ancas e dos ombros para estabilizar o braço de bloqueio.
  3. Passo 3 Traga o braço de bloqueio para baixo para neutralizar o ataque.
    Traga o braço de bloqueio para baixo para neutralizar o ataque. A partir do ombro oposto, leve o braço de bloqueio para baixo e através do corpo com força para intercetar o golpe. O punho deve parar alguns centímetros acima da perna dianteira, com o antebraço paralelo à coxa. Tensione o braço e o ombro no momento do impacto para garantir que o golpe não atravessa a sua defesa.
    • O objetivo do bloqueio para baixo não é tanto parar o ataque, mas minimizar o seu impacto e causar danos no membro atacante do adversário.
    • O gedan barai é útil para quebrar um agarrão e defender-se de uppercuts e ganchos no corpo.
  4. Passo 4 Contra-atacar.
    Contra-atacar. Depois de o ataque ter sido defendido, lançar um golpe próprio para afastar ou incapacitar o adversário. Uma das vantagens de uma posição escalonada é que permite uma maior diversidade na escolha do contra-ataque. Pode responder com um soco direto lançado a partir da anca, mas também estará em posição de lançar um pontapé ou joelhada com a perna de trás. Ataque um ponto indefeso do corpo do seu adversário e esteja preparado para se defender de qualquer outro ataque subsequente.
    • Embora sejam um pouco menos estáveis do que as posturas defensivas mais profundas, a postura do gato e a postura de caminhada oferecem, sem dúvida, uma maior variedade de opções ofensivas.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que é o uchi uke?
    Uchi uke é conhecido como um bloqueio 'para dentro' porque a trajetória do braço de bloqueio move-se de dentro para fora.
  • Pergunta
    Como é que eu bloqueio um murro a direito?
    Se o soco vier direito a ti, usa um bloqueio interior para te defenderes.

Vídeo

Dicas

  • Sempre que possível, evite completamente as altercações violentas. Se isso não for uma opção, faça o seu melhor para as terminar rapidamente e em segurança. O objetivo das artes marciais é aprender a defender-se, não a magoar os outros.
  • Veja vídeos de lutadores de karaté de competição para observar técnicas avançadas de bloqueio em ação.
  • Tente antecipar o golpe pretendido pelo atacante para decidir qual postura e técnica de defesa são apropriadas.

Avisos

  • Certifique-se de praticar técnicas de bloqueio extensivamente antes de tentar usá-las em um cenário real de autodefesa. Há uma grande diferença entre treinar num ambiente controlado e lidar com um adversário agressivo.
  • Também deves aprender a recuperar de um golpe se a tua tentativa de bloqueio não for bem sucedida.
  • Tenha cuidado ao treinar karaté. Por vezes, o contacto real é feito e pode magoar.