Como bloquear tiros no basquete como um profissional

Autor do artigo:Gabriel Silva

Uma vez que o basquetebol é um desporto de alta velocidade com muita pontuação, um bloqueador de remates habilidoso pode significar a diferença entre a derrota ou a vitória de uma equipa. Bloquear constantemente os remates dos adversários terá um efeito psicológico negativo na sua moral. Mesmo que prefiras jogar na ofensiva, é uma boa ideia aperfeiçoares as tuas capacidades de bloqueio.

O que deve saber

  • Corra em direção ao atirador e posicione-se entre ele e a rede. Isto é frequentemente designado por 'correr e rodar'.
  • Mantenha os pés estáveis e afastados na largura das ancas para limitar o risco de falta e dificultar a passagem do atirador.
  • Salte quando o atirador estiver prestes a largar a bola, bloqueando o remate com a mão que está mais perto da bola.

Passos

Praticando sua técnica de bloqueio

  1. Etapa 1: Forme um grupo de três.
    Reúna um grupo de três. Para praticar corretamente o bloqueio, você precisará de três jogadores. Uma pessoa fará o passe, a segunda tentará receber a bola e a terceira executará o bloqueio. Se estiver a praticar com o objetivo de jogar competitivamente, é uma boa ideia praticar com os seus colegas de equipa. Afinal, melhorar as suas capacidades de bloqueio será tão benéfico para a sua equipa como melhorar as suas próprias capacidades. Deve alternar entre cada uma das três posições enquanto treina. Isto torná-lo-á um jogador mais dinâmico e dará aos outros jogadores a oportunidade de praticarem o bloqueio também.
    • Se tiveres um treinador, ele tentará passar a bola.
    • Também podes fazer isto com dois jogadores. Se estiver a bloquear, coloque-se em frente a uma parede e tente impedir que as pancadas atinjam a parede. No entanto, a prática com dois jogadores não é tão recomendada, uma vez que retira o elemento dinâmico do exercício.
  2. Passo 2 Evitar o contacto com o jogador que remata.
    Evite o contacto com o jogador que efectua o remate. O método mais comum de obter uma chamada de falta é através do contacto físico com um membro da equipa adversária. Isto acontece frequentemente quando os jogadores estão a tentar bloquear os remates. Por conseguinte, deve orientar o seu bloqueio para minimizar o risco de chocar com um jogador. Isto pode ser feito saltando para cima e utilizando o corpo como obstáculo, em vez de tentar agarrar ativamente a bola.
    • Não deves tentar agarrar ativamente a bola das mãos do jogador adversário. Se o fizeres, receberás uma chamada de falta. A marcação de falta oferece à equipa adversária uma oportunidade de fazer um lançamento de 3 pontos sem correr o risco de ser manipulado pela sua equipa.
  3. Passo 3 Corra e rode entre o atirador e a rede.
    Corra e rode entre o atirador e a rede. Embora a altura e o tamanho sejam obviamente importantes para o bloqueio do remate, é necessária agilidade para chegar a um local onde possa bloquear. Em ambientes competitivos, os jogadores adversários vão estar a mover-se rapidamente. Na maioria dos casos, terá apenas alguns segundos para se colocar entre o outro jogador e a rede. Corra para bloquear o caminho do outro jogador e gire rapidamente para ficar de frente para ele.
    • Pode ser útil fazer exercícios de 'correr e rodar' no seu tempo livre. Felizmente, estes exercícios podem ser efectuados sem a ajuda de mais ninguém.
  4. Passo 4 Estabilize os pés.
    Estabilize os seus pés. Manter os pés sob controlo durante todas as fases de uma técnica de bloqueio limitará o risco de falta e garantirá que está na posição correcta para continuar a jogar sem problemas quando o bloqueio estiver concluído. Não coloque um pé na frente do outro. Mantenha-os uniformemente espaçados e relativamente paralelos um ao outro.
    • Quando se prepara para um movimento de bloqueio, é bom arquear as pernas numa posição de agachamento. Isto dar-lhe-á a força necessária para executar um bloqueio adequado.
  5. Passo 5 Domine o seu timing de salto.
    Domina o teu timing de salto. Uma vez que os lançamentos em suspensão são dos mais utilizados no basquetebol, é imperativo saber como cronometrar o salto. Levanta a mão de bloqueio para ganhares altura extra e salta para te encontrares com o jogador adversário no seu ponto mais alto. Uma forma de cronometrar corretamente é observar os pés do outro jogador quando saem do chão. Isso só lhe dará uma fração de segundo para reagir, mas com prática suficiente, você começará a pular por instinto.
    • Pule diretamente para cima quando estiver bloqueando. Isto limitará o risco de entrar em contacto com o outro jogador.
  6. Passo 6 Bloquear com a mão mais próxima da bola.
    Bloqueie usando a mão mais próxima da bola. Ao executar um bloqueio, é necessário levantar uma das mãos no ar para impedir o percurso da bola. A maneira mais segura de desviar uma bola é usar a mão que está mais próxima da bola em relação ao seu corpo. Embora a maioria dos jogadores tenha preferência por uma mão de bloqueio em detrimento de outra, é importante que ambas as mãos sejam versadas na mecânica de bloqueio. Isto torná-lo-á um jogador mais versátil e, por conseguinte, mais eficaz.
    • É importante utilizar a mão como um obstáculo que impede o arco natural da bola, em vez de a agarrar. Agarrar a bola diretamente pode resultar numa chamada de falta.
  7. Passo 7 Pratique até conseguir's second nature.
    Pratique até se tornar numa segunda natureza. Como em todos os desportos de competição, parte do seu sucesso no basquetebol dependerá dos seus instintos aperfeiçoados. Este tipo de coisas só se consegue com muita prática. Mesmo quando estiveres a bloquear lançamentos de forma consistente, é uma boa ideia continuares a esforçar-te até seres capaz de o fazer sem pensares conscientemente nisso.

Bloqueios em ambientes competitivos

  1. Passo 1 Escolha os bloqueadores de remate certos na sua equipa.
    Escolha os bloqueadores de remate certos na sua equipa. De um modo geral, os melhores bloqueadores de remates são os jogadores com os corpos maiores ou mais altos. Embora a velocidade também seja necessária, os jogadores mais altos representam um obstáculo mais difícil de ultrapassar. Pode não ser justo, mas faz sentido de um ponto de vista prático.
    • Em contextos competitivos, a escolha dos bloqueadores de remates é normalmente deixada ao critério do treinador.
  2. Passo 2 Antecipar os remates da outra equipa.
    Antecipe os remates da outra equipa. A consciência da situação é importante durante qualquer jogo de basquetebol. Mantenha os olhos abertos e esteja atento ao que os jogadores da outra equipa estão a fazer, mesmo que não tenham a bola no momento. Se se mantiver concentrado na posição dos outros jogadores, será capaz de prever onde tem de estar para bloquear os remates quando for preciso.
  3. Passo 3 Fingir um bloqueio.
    Fingir um bloqueio. Parte de uma técnica bem sucedida depende de enganar o outro jogador. Siga os passos iniciais de um movimento de bloqueio. Agache as pernas à frente do jogador e aja como se estivesse prestes a saltar. O outro jogador vai vê-lo fazer isto e reformular a sua técnica para contrariar o bloqueio previsto. Os atiradores que se preocupam em bloquear jogadores tendem a ser menos precisos. Melhor ainda, como tecnicamente não está a executar um movimento, não há risco de incorrer numa falta.
  4. Passo 4 Pesar o risco de uma potencial marcação de falta.
    Pese o risco de uma potencial marcação de falta. Se for marcada uma falta contra a sua equipa, a outra equipa terá a oportunidade de marcar um golo de 3 pontos. Isto não faz com que valha a pena tentar bloquear todos os lançamentos, especialmente se houver o risco de contacto físico com o outro jogador. Não tentes bloquear um lançamento no perímetro do campo. Mesmo que o remate falhe de qualquer forma, é provável que a sua equipa sofra uma falta.
  5. Passo 5 Mantenha-se dinâmico.
    Mantenha-se dinâmico. Ao contrário do que acontece nos treinos, os jogadores que vai enfrentar vão estar constantemente a mudar as suas tácticas. Isto é especialmente verdade se tiveres tido muito sucesso a bloquear um determinado tipo de remate até agora no jogo. Enquanto estiver a jogar, tente entrar na cabeça da outra equipa. Se conseguir identificar as jogadas que cada jogador tem mais probabilidades de executar, terá mais hipóteses de as prever antes de acontecerem.

Resolução de problemas da sua técnica

  1. Passo 1 Pratique uma gama versátil de remates.
    Pratique uma gama versátil de remates. Os atletas mais bem sucedidos são definidos pela sua capacidade de se adaptarem a uma vasta gama de técnicas. Num ambiente competitivo, não se pode depender da outra equipa para utilizar um único tipo de remate. Se acha que domina certos bloqueios, mas os outros jogadores continuam a passar por si, é provável que ainda não tenha tido em conta todas as jogadas possíveis. Eis alguns lançamentos comuns a que deve estar atento:
    • O remate em suspensão é o mais comum. Para ganhar altura, os jogadores ofensivos saltam no ar e atiram a bola para a rede.
    • O afundanço é o lançamento mais eficaz no basquetebol. É quando um jogador ofensivo corre diretamente para o campo, salta e atira a bola diretamente para a rede.
    • Um fadeaway é um remate avançado em que o jogador ofensivo se inclina para longe da rede enquanto a atira. Isto é feito para evitar os esforços dos jogadores bloqueadores. Pode ser evitado colocando os braços na trajetória prevista da bola de basquetebol.
    • Um lançamento simulado é quando um jogador ofensivo prepara um lançamento, mas não lança a bola. Isto é feito por razões psicológicas para enganar a equipa adversária.
  2. Passo 2 Saltar para defender um afundanço.
    Saltar para defender um afundanço. Os afundanços são considerados lançamentos muito arriscados, uma vez que é difícil conseguir um bloqueio adequado sem incorrer numa chamada de falta. Se tentar bloquear um afundanço, coloque-se entre a rede e o outro jogador e salte diretamente para cima, apontando a sua mão para a trajetória da bola.
  3. Passo 3 Acomodar-se para bloquear um remate de fadeaway.
    Acomodar-se para bloquear um remate de fadeaway. Um remate fadeaway é um remate em que o jogador que remata salta para trás enquanto lança a bola em direção ao cesto. Essa tática é especificamente voltada para enganar um jogador bloqueador. Para maximizar as suas hipóteses de bloquear um fadeaway, salte entre a bola e a rede e estenda as mãos na direção da bola.
    • Não balance os braços desnecessariamente enquanto estiver a bloquear. Isto irá originar uma chamada de falta.
  4. Passo 4 Concentre-se no seu salto.
    Concentra-te no teu salto. Uma parte significativa do bloqueio de remates no basquetebol envolve a utilização correcta dos saltos. O salto é um exercício de base muscular, mas não é frequentemente visto como um foco de treino primário para muitos jogadores. Pratique séries de saltos verticais, tentando obter o máximo de força possível do chão. Em seguida, complete este exercício segurando halteres em cada mão e saltando com eles. Isto aumentará a pressão nas pernas, tornando-as mais adequadas para saltar blocos quando joga em competição.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso evitar uma falta durante o bloqueio no basquetebol?
    Certifica-te de que não chegas antes de o teu adversário rematar, o que pode resultar numa falta sobre o braço.
  • Pergunta
    Como posso bloquear se for baixo?
    A tua melhor hipótese é bloquear a bola quando a pessoa está a saltar ou a roubar. Esta é a melhor opção para jogadores mais pequenos.
  • Pergunta
    Como posso rematar se a defesa me estiver a bloquear?
    Tente recuar ou passar para os seus colegas de equipa e rematar. Pode tentar fazer um cruzamento e rematar.

Vídeo

Dicas

  • Praticar o remate enquanto outra pessoa o bloqueia irá ajudá-lo indiretamente com o seu próprio bloqueio. Visto do outro lado das coisas, irá experimentar em primeira mão quais as técnicas que mais bloqueiam os seus próprios remates. A partir daí, será capaz de aplicar esses movimentos ao seu próprio bloqueio.

Avisos

  • Mesmo que você tente bloquear a bola, isso nem sempre significa que você terá sucesso. Sempre que uma bola passar por você, tente compensar o que você pode ter feito de errado.