Como se tornar bom em luta com facas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Lutar com facas não é lutar, é sobreviver e defender-se de um ataque. Se quiser aprender a defender-se com uma faca, precisa de inteligência, equilíbrio e precisão. Você pode aprender a carregar facas de forma segura e legal, bem como a se defender adequadamente contra possíveis ataques.

Passos

Carregando uma faca

  1. passo 1 aprenda as leis sobre o porte de facas em sua área.1Conheça as leis sobre o porte de facas em sua região. Na maioria dos lugares, é legal carregar a maioria dos tipos de facas, tanto abertas quanto escondidas, mas se você quiser começar a carregar uma faca para autodefesa, é importante que você se certifique de conhecer a lei do país para se proteger, legal e fisicamente. Nos Estados Unidos, pode ler sobre as leis de estado para estado clicando aqui.
    • Na maioria dos locais, as facas Bowie, as facas dobráveis e outras facas de caça são quase universalmente legais para possuir e transportar.
    • Os canivetes, os dirks, os estiletes, os balisongs, as facas de cana e outros estilos de faca 'enganadores' são tratados de forma diferente. Nalgumas áreas, é legal possuir estes tipos de facas, mas não é legal transportá-las.
  2. passo 2 escolher uma faca adequada para auto-defesa.2Escolher uma faca adequada para autodefesa. Geralmente, a luta com facas e a defesa com facas são realizadas com facas de lâmina fixa, tipicamente com lâminas de 5-7 polegadas (12,7-17,78 cm) de comprimento, mas é importante dimensionar a sua faca de defesa para a sua mão e seu estilo de luta. As técnicas, no entanto, se aplicam a quase qualquer variedade de faca, seja uma faca tática de lâmina fixa, uma faca de caça dobrável ou outros estilos de faca.
    • Pegue uma régua para medir sua pegada da segunda junta do dedo indicador até a segunda junta do dedo mindinho. O punho de uma boa faca de defesa deve corresponder o mais possível a esse tamanho de punho.
    • As palavras de sabedoria de Crocodilo Dundee soam um pouco verdadeiras na defesa de facas. Um canivete maior e mais intimidante pode fazer mais para mantê-lo seguro do que a variedade do Exército Suíço. Ainda assim, pode aprender a defender-se, independentemente da lâmina que tiver.
  3. passo 3 mantenha a sua faca...3Mantenha o seu canivete limpo e bem conservado. Uma faca cega é uma faca mais perigosa, e é importante manter todas as suas facas - tácticas, de caça ou de cozinha - afiadas, limpas e bem conservadas. Aprenda a afiar as suas facas, para as manter em bom estado de funcionamento.
    • As facas dobráveis precisam de ser lubrificadas regularmente para manter a ação o mais suave possível.
  4. passo 4 receber formação em defesa pessoal.4Tenha formação em defesa pessoal. Se introduzires uma faca numa altercação e não souberes defender-te, é mais provável que acabes por ser tu a ficar preso. Se você não sabe como se defender, não deve carregar uma faca para fins de defesa. Faça um curso geral de autodefesa pessoal para aprender a controlar o ambiente e a manter a calma em situações de confronto físico.
    • Os cursos de luta com facas e bastões estão amplamente disponíveis nas áreas metropolitanas. Verifique o que está disponível e obtenha um treinamento detalhado e individual para aprender a manejar uma faca de forma adequada e segura.
    • De um modo geral, deve encarar uma faca como uma ferramenta quotidiana que pode ser usada para defesa pessoal, caso alguém provoque uma altercação, e não como uma arma exclusivamente para lutar. Só deves sacar da faca se o teu adversário também brandir uma faca. Além disso, só deve sacar a faca se tiver a intenção de a usar. Usar uma arma para intimidação provavelmente colocará o oponente em uma resposta do tipo luta ou fuga, e o momento pode mudar rapidamente a seu favor. Saque e entre em ação, ou escolha outro caminho. As tentativas de intimidação (embora potencialmente bem sucedidas) dão ao adversário a oportunidade de reagir e controlar a altercação.
    • Na maioria dos locais, brandir ou sacar a faca de forma ameaçadora é um crime, punível com multas e, possivelmente, com pena de prisão.
    DICA DO PERITO

    Adrian Tandez

    Instrutor de Jeet Kune Do
    Adrian Tandez é o fundador e instrutor principal da Tandez Academy, um centro de treino de auto-defesa de renome mundial em Mountain View, Califórnia. Formado pelo famoso artista marcial Dan Inosanto, Adrian é um instrutor certificado em Jeet Kune Do de Bruce Lee, Artes Marciais Filipinas e Silat, entre outros. Adrian tem mais de 27 anos de experiência em treino de defesa pessoal.
    Adrian Tandez Instrutor de Jeet Kune Do

    No Kali, que são as artes marciais filipinas, há muito treino com facas. Uma das coisas que ensinamos chama-se desarmar a cobra, o que significa que se alguém tentar atacá-lo com uma faca, o seu objetivo número um é incapacitar a mão que segura a arma. Assim, se tiveres uma faca, tentarás cortar o braço ou a mão da arma com o objetivo de a fazer largar a faca.

  5. passo 5 pratique com marcadores.5Praticar com marcadores. Quando estiveres a começar a aprender a lutar com facas, faz uma pequena experiência. Peça a alguém muito mais fraco do que você: um parceiro de treino mais pequeno, um irmão mais novo ou mesmo a sua filha, e dê-lhe um marcador permanente sem a tampa. Tire a camisola e diga-lhe para tentar marcá-lo o maior número de vezes possível, enquanto tenta impedi-lo. Depois, conte as linhas de marcação no momento em que a pessoa o marcou. No final, conte as linhas do marcador. Agora imagine que o marcador é uma faca.
    • Mesmo que tenha experiência em autodefesa, ou mesmo em MMA, ou karaté, vai deparar-se rapidamente com uma dura verdade: é muito fácil para alguém apontar-lhe uma lâmina em ambientes fechados, e uma faca é um atacante mortal, se não souber o que está a fazer.
    • Esta é uma excelente forma de praticar as suas capacidades de combate com facas em perfeita segurança. Nunca tentes praticar o combate com facas com uma lâmina afiada. Use marcadores ou facas de treino.

Defender-se com uma faca

  1. passo 1 avalie o seu atacante.1Avalie o seu atacante. Se vai andar com uma faca, tem de ter a certeza de que não a vai introduzir na luta. As facas só devem ser sacadas se temer pela sua vida numa altercação física, porque o seu oponente também sacou uma faca, arma ou outra arma de forma ameaçadora. Usar sempre a faca primeiro para tentar evitar a altercação e depois para se defender, se necessário.
    • Nunca saque facas para atacantes desarmados. Aprende a defender-te sem o uso de uma arma e evite lutas físicas a todo o custo.
    • Se alguém se aproximar de si de forma ameaçadora, olhe para as suas mãos e para os seus bolsos. Se vir uma arma, saque a sua faca.
  2. passo 2 aprender a sacar a faca em segurança.2Aprenda a desembainhar a faca com segurança. Ao desembainhar uma faca de lâmina fixa, certifique-se de que a lâmina está sempre a apontar para longe do seu corpo. Segure firmemente o cabo e estenda a faca para cima, para fora e para longe de si para assumir uma postura defensiva. Normalmente, a maioria das pessoas transporta a faca no lado oposto do corpo à mão dominante, para este efeito.
    • Facas dobráveis também podem ser carregadas no bolso, embora isso possa tornar o saque um pouco lento e incômodo. Tente comprar uma faca dobrável com um pino de polegar de abertura rápida para a abrir o mais rapidamente possível, depois de a sacar.
    • Não existe uma forma única de transportar e sacar. Muito disto depende da preferência pessoal. Experimente diferentes facas para ter uma ideia do que é mais confortável para si.
  3. passo 3 agarre a sua faca corretamente.3Pegue a faca corretamente. Há uma variedade de empunhaduras diferentes usadas em lutas com facas de autodefesa, dependendo da preferência. Pratique sacar e segurar a sua faca da forma mais confortável e segura possível, tendo em conta o seu estilo de luta, a sua força e o peso da sua lâmina. A forma mais básica e mais fácil de aprender é provavelmente a empunhadura de martelo para frente.
    • Os punhos para a frente envolvem segurar a faca pelo punho, com os dedos completamente enrolados e a lâmina virada para fora, apontando diretamente para o céu. As variações deste tipo de empunhadura dependem principalmente de onde se coloca o polegar para reforçar, mas a mais básica é a empunhadura de martelo, na qual se envolve o polegar em torno do cabo, para segurar a faca na mão.
    • As empunhaduras reversas são tipicamente seguradas exatamente da mesma maneira, mas com a lâmina apontando para baixo em direção ao chão. É possível fazer um aperto inverso com o gume da lâmina a apontar para trás, mas isto não é recomendado para principiantes.
  4. passo 4 mantenha o seu corpo atrás da sua faca.4Mantenha o seu corpo atrás da sua faca. É da maior importância que use a sua faca como uma ferramenta defensiva, protegendo o seu rosto, pescoço e tronco contra um atacante, a todo o custo. Faça com que seu corpo seja o menor possível, trazendo os ombros para dentro e abaixando a cabeça, estendendo o braço que segura a faca à sua frente, flexionado em um ângulo de 45 graus.
    • Não estendas o braço da faca até ao fim, o que o deixará vulnerável a ataques.
    • Use o outro braço para proteger o peito, o pescoço e o estômago enquanto se esconde atrás da faca. Não ofereça a sua mão desarmada como uma espécie de escudo ou guarda. Ponha a sua faca para a frente, sempre.
  5. passo 5 mova-se constantemente.5Mover-se constantemente. Se ambos sacarem das facas, dê um grande passo para trás, mas permaneça sempre de frente para o adversário, com a faca entre o seu corpo e o adversário. Imagina que há um íman a apontar a tua faca para a faca do teu adversário.
    • Em geral, podes mover-te numa de quatro direcções: para a frente, para trás e em círculos para a direita ou para a esquerda. Deves mover-te sempre em alguma direção para te protegeres e tornares mais difícil ser atingido. Nunca fique de pé.
  6. passo 6 utilize a sua faca como distração.6Utilize a sua faca como distração. A maior parte dos agressores não estará interessada em atacá-lo, especialmente se tiver puxado de uma faca que parece saber usar. Ninguém quer entrar numa luta de facas. Se alguém puxou uma faca para você e você puxou uma faca em troca, isso deve ser o fim da história. Idealmente, puxar a faca e distrair o adversário deve ser o fim da luta.
    • Saca a tua faca e faz um aviso, algo como: 'Esta é uma faca de mato que me foi dada pelo meu instrutor de facas tácticas, que trabalha para a Blackwater. Afio-a todas as noites. Confia em mim, não vais querer aproximar-te. Vamos ficar por aqui.'
    • Keith Richards, um famoso entusiasta de facas, gostava de dizer que o único objetivo de puxar de uma faca era fazer com que alguém olhasse para a faca como uma distração, antes de terminar a luta dando-lhe um pontapé entre as pernas. Não é a pior ideia.
  7. passo 7 desvie-se esquivando-se e controlando o seu adversário's striking arm.7Parar, esquivando-se e controlando o braço de ataque do adversário. A luta com facas não é muito parecida com a luta com espadas. Você não vai bater as lâminas ou fazer muitos desvios em uma luta de facas, mas ainda é importante desviar o que poderia ser um golpe devastador, esquivando-se dos golpes, girando 90 graus para o lado de fora do braço de ataque do seu oponente e, em seguida, usando a outra mão para agarrar o cotovelo do seu oponente e tentar desarmá-lo.
    • É sempre preferível usar a faca para golpear ou bloquear o braço do adversário, em vez de tentar agarrá-lo.
    • Se não houver outra opção, é necessário bloquear com o outro braço para proteger os órgãos vitais. Um corte, mesmo que grave, no braço é preferível a uma facada no plexo solar.
    • Leia a próxima secção para obter mais informações sobre golpes defensivos para desarmar o adversário.
  8. passo 8 evitar sempre as lutas, se possível.8Evite sempre as lutas, se possível. Puxar e usar a faca deve ser um último recurso absoluto, apenas se a sua vida estiver a ser ameaçada. Se puder evitar completamente o confronto, ou fugir, faça-o e evite uma situação potencialmente letal.
    • Se sofrer um corte ou uma facada grave, faça pressão sobre a ferida imediatamente para tentar parar a hemorragia e procure assistência médica. Mantenha uma pressão constante sobre a ferida até conseguir obter cuidados profissionais.

Golpear com uma faca

  1. passo 1 recuar para fora do alcance do golpe.1Back fora do raio de ação. Uma luta de faca não é sobre chegar perto, é sobre ficar fora do caminho. A maior parte da luta será para se esquivar, esperando o momento certo para atacar com pequenos golpes rápidos e desarmantes que acabarão com a luta de vez. Se parecer que vai mesmo ser atacado por alguém com uma faca, dê um passo atrás.
    • Tire um minuto para avaliar o que o rodeia e vá para um espaço aberto. Tem de ser capaz de recuar com facilidade. Se estiver num ambiente apertado, vai ser difícil defender-se.
  2. passo 2 tentar desarmar o atacante.2Tente desarmar o seu atacante. A maioria dos capangas inexperientes vai desferir um golpe selvagem em algum lugar perto do seu rosto, o que deve lhe dar a primeira oportunidade de parar a luta rapidamente quando eles cometerem esse erro. Quando o teu adversário atacar, o teu contra-ataque deve ser rápido, preciso e deve terminar a luta imediatamente.
    • Se o golpe for baixo, na direção do seu estômago, mova-se com ele, dando um grande passo para trás e para o lado. Quando o braço dele estiver estendido, coloque a faca sobre o antebraço, aponte para baixo e golpeie com a lâmina no pulso, tentando fazer com que ele largue a faca.
    • Se o golpe for alto, acompanhe-o, dando um grande passo para trás e para o lado, e depois golpeie com a lâmina apontada para cima, na parte inferior do antebraço. Aponte para a área do antebraço e do pulso, tentando fazer com que ele largue a faca.
  3. passo 3 nunca utilize o seu outro braço como  shield.=3Nunca uses o teu outro braço como 'escudo'. É um equívoco comum pensar que se deve bloquear com o outro braço, tirando a faca do adversário do caminho, e depois aproximar-se para atacar. Parece fazer sentido, mas um ou dois golpes no seu braço 'bloqueador' com a faca de um atacante vão fazê-lo perder sangue e ficar quase incapacitado muito rapidamente, tornando a sua 'aproximação' uma proposta improvável. Em vez disso, tens de aprender a usar a tua faca para bloquear e atacar em manobras únicas.
    • Se vires uma oportunidade de agarrar o pulso do teu adversário com a tua mão oposta, isso é outra história, e podes querer aproveitá-la.
    • Obviamente, se a situação for extremamente grave, pode ser necessário oferecer um braço de sacrifício para proteger a cabeça e a garganta, mas, como sugerem os exercícios de marcação, a coisa vai ficar feia muito rapidamente. É preciso ser rápido nos golpes de desarme e não entrar em algo com mais contacto.
  4. passo 4 nunca atires a tua faca.4Nunca atires a tua faca. A última coisa que você quer fazer numa luta de facas um contra um é perder sua faca. Defender-se de um atacante com uma faca quando não se tem uma é extremamente difícil, como o exercício do marcador deve ter sugerido. Atingir alguém com uma faca atirada é extremamente improvável, e o mais provável é perder a faca e acabar em apuros. Mantém a tua faca sempre na tua mão.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Continue a praticar e lembre-se de que nunca se tornará um mestre de um dia para o outro.
  • Obtenha treinamento profissional. Existem locais em todo o mundo especializados em lutas com 'armas de ponta'.
  • Lutar com facas na vida real não é nada parecido com o que acontece nos filmes. Não seja arrogante.

Avisos

  • Não espere uma luta justa. A maioria das lutas com facas não é frontal, então não é incomum que um atacante corra por trás de você ou ataque pelo lado sem aviso.
  • Se se envolver numa luta de facas, esteja preparado para aceitar quaisquer consequências e para acreditar que aquilo por que está a lutar vale a pena. Pontos, cirurgia e talvez uma morte lenta e dolorosa podem aguardar a pessoa que perde.
  • Na maior parte dos países, o uso de uma faca não é considerado um ato de autodefesa, a não ser que o seu adversário esteja armado com uma faca ou uma pistola, e será preso por usar uma faca.
  • Tenha em atenção que, se estiver a defender-se de alguém que não tem uma faca e puxar de uma faca, essa pessoa pode usá-la como arma contra si, se tiver a possibilidade de a tirar. Se não estiver a temer mortalmente pela sua vida, é melhor reconsiderar essa ação.
  • Só deve entrar numa luta de facas se estiver a defender-se e o seu agressor também tiver uma faca; não deve ser a pessoa a atacar e deve tentar fugir se puder.
  • No Reino Unido, transportar uma faca em público é ilegal, exceto em 'circunstâncias razoáveis'.
  • Nunca transporte ou possua facas que sejam ilegais na sua jurisdição. Os canivetes (uma faca que abre com o premir de um botão) são frequentemente ilegais, bem como as facas borboleta (facas em que o cabo é feito de duas partes e a lâmina se liga na articulação do cabo). Lembre-se de consultar sempre o departamento de polícia local antes de tentar transportar uma faca em público.
  • Nunca atire a sua faca se não tiver 100% de certeza de que vai acertar, ou se estiver a lutar com mais do que uma pessoa. Se conseguir acertar num alvo mesmo que 99% das vezes, ainda há 1% de hipóteses de perder a sua faca e, provavelmente, não conseguirá acertar no alvo 99 vezes em 100.
  • Chame os serviços de emergência quando usar uma faca para se proteger facilmente contra agressão, agressão agravada e, potencialmente, acusações de homicídio.
  • O uso de uma faca é ilegal, a menos que seja usada:
    • Para impedir que a pessoa represente uma ameaça de grandes danos corporais ou força mortal para qualquer pessoa, incluindo para si próprio
    • Para deter pessoas que estejam claramente a fazer algo ilegal (especialmente um crime), e o suspeito represente uma ameaça de lesões corporais graves ou força letal durante a prática do crime e/ou para resistir à detenção, e
    • Como agente da polícia, para deter pessoas que representem uma ameaça de ofensas corporais graves ou de força letal durante a prática do crime e/ou para resistir à detenção.
  • Para impedir que a pessoa represente uma ameaça de ofensas corporais graves ou de força letal para alguém, incluindo para si próprio
  • Para deter pessoas que estejam claramente a fazer algo ilegal (especialmente um crime) e o suspeito represente uma ameaça de ofensas corporais graves ou força letal durante a prática do crime e/ou para resistir à detenção, e
  • Como agente da polícia, para prender pessoas que ameacem causar danos corporais graves ou usar força letal durante a prática do crime e/ou resistir à detenção.