Como se tornar um patinador artístico olímpico

Autor do artigo:Gabriel Silva

A patinagem artística parece glamorosa, mas tornar-se um patinador olímpico é um compromisso a tempo inteiro, durante todo o ano. É também uma obrigação a longo prazo, normalmente exigindo pelo menos 10 anos de treino intenso. No entanto, se gostar verdadeiramente do desporto, a sua paixão pode ajudá-lo a ultrapassar os momentos difíceis. Você vai encarar o desafio?

Passos

Preparando-se especificamente para as Olimpíadas

  1. Passo 1 Comece cedo.1Comece cedo. Se você quer mesmo fazer patinação artística de nível olímpico, deve começar a treinar quando criança. Alguns patinadores de nível olímpico (como Johnny Weir) começaram no início da adolescência, mas isso é raro.
    • Muitos patinadores artísticos começam por volta dos 5 anos de idade. No entanto, há patinadores artísticos de sucesso que começaram entre os 7 e os 12 anos. Se estiver disposto a trabalhar para alcançar os seus colegas, se necessário, não se deixe desencorajar pela sua idade.
  2. Passo 2 Escolher um ringue.2Escolha uma pista. Encontre uma pista de patinagem no gelo na sua área onde possa praticar patinagem artística regularmente.
    • É melhor encontrar um ringue próximo. Os patinadores de elite passam 3-5 horas no gelo e cerca de 2-3 horas fora do gelo, quase todos os dias.
    • Se quer mesmo tornar-se um atleta olímpico, também tem de considerar os recursos que cada ringue oferece. O ringue organiza competições ou espectáculos que lhe possam dar visibilidade? Já lá treinam outros patinadores de nível superior? Por vezes, uma pista próxima pode não permitir que atinja todo o seu potencial.
  3. Etapa 3 Constituir uma equipa de adultos e profissionais para o ajudar.3Reunir uma equipa de adultos e profissionais para o ajudar. Em primeiro lugar, procure um treinador e tenha aulas. Planeie 1-2 aulas particulares por dia. Não há problema em começar com aulas de grupo, mas encontre um treinador que esteja disponível para o ensinar várias vezes por dia, por exemplo, antes e depois da escola.
      • A maioria dos patinadores olímpicos também tem mais de um treinador. Um para a expressão e o aspeto performático e outro para as habilidades e saltos, dependendo do nível.
    • Encontre um coreógrafo. Você precisará de alguém que esteja familiarizado com todas as regras da patinação e quais elementos são permitidos, bem como em quais elementos você é bom. Um bom programa pode ganhar quase por si só e um bom coreógrafo pode garantir isso.
    • Encontre também um profissional/professor de atletismo fora do gelo. Essa pessoa será especialista em ioga e treinamento pessoal e será capaz de guiá-lo em atividades e exercícios para melhorar sua patinação no gelo.
    • Encontre um gerente. Essa pessoa ajudará a organizar toda a papelada e outras coisas necessárias para competir. Esta pessoa manterá um registo da sua agenda e de quando serão as próximas competições, bem como dos prazos para os formulários de inscrição. Também pode ajudar a organizar a imprensa e outros meios de comunicação, caso se torne famoso.
  4. Passo 4 Decida em que tipo de patinagem artística está interessado.4Decida em que tipo de patinagem artística está interessado. Existem competições individuais, de pares e de dança no gelo.
    • A dança no gelo baseia-se em passos precisos e na interpretação do ritmo. Se tem boas arestas, curvas e capacidade musical, esta dança pode ser para si!
    • A dança no gelo está agora a abrir-se também como uma competição a solo, mas só é permitida a dança no gelo a pares nos Jogos Olímpicos.
    • Se quiser participar em competições de pares, informe o seu treinador principal e marque testes para um parceiro.
    • Se sabe que quer patinar a pares ou dançar no gelo, procure um parceiro o mais depressa possível. Infelizmente, os rapazes são raros neste desporto, o que os torna muito valiosos, mas também coloca muita pressão sobre uma rapariga para encontrar um parceiro.
  5. Passo 5 Praticar.5Praticar. Normalmente, os patinadores artísticos de competição praticam seis dias por semana. Para chegar aos Jogos Olímpicos, vai ter de praticar muito!
    • Planeie com o seu treinador os dias de descanso, que são igualmente importantes.
  6. Passo 6: Inscreva-se num clube.6Junte-se a um clube. Quando estiver pronto para competir para além do nível de competências básicas, deve tornar-se membro de um clube oficial de patinagem artística.
    • Encontre a organização oficial de patinagem artística com competições de qualificação na sua região e junte-se a ela!
    • Considere entrar num programa relevante. Os campos e outros programas são concebidos para ajudar os patinadores artísticos em desenvolvimento e já existentes a aperfeiçoar a sua arte.
  7. Passo 7 Competir.7Competir. Para ser um patinador nos Jogos Olímpicos, tem de se qualificar para a equipa olímpica.
    • Para se qualificar, tem de ficar em primeiro, segundo ou terceiro lugar nos campeonatos nacionais do seu país.
      • Houve excepções em que o Conselho Nacional de Patinagem Artística de um país decidiu enviar um patinador que não subiu ao pódio, como os Estados Unidos fizeram quando enviaram Ashley Wagner (quarto lugar geral) sobre Mirai Nagasu (terceiro lugar geral) para os Jogos Olímpicos de inverno de 2014.
    • Comece primeiro a nível local e vá subindo à medida que vai adquirindo experiência.
      • A ordem normalmente é: distrital, regional, seccional, nacional.
  • A maioria dos patinadores olímpicos também tem mais do que um treinador. Um para a expressão e o aspeto da performance e outro para as habilidades e os saltos, dependendo do nível.
  • Houve excepções quando o Conselho Nacional de Patinagem Artística de um país decidiu enviar um patinador que não subiu ao pódio, como os Estados Unidos fizeram quando enviaram Ashley Wagner (quarto lugar geral) em vez de Mirai Nagasu (terceiro lugar geral) para os Jogos Olímpicos de inverno de 2014.
  • A ordem normalmente é: distrital, regional, seccional, nacional.

Preparação física

  1. Passo 1 Alongar antes e depois de cada treino.1Alongar antes e depois de cada treino. O aquecimento evita lesões, diminui a tensão muscular e melhora a amplitude de movimentos.
    • Faça um aquecimento de 5 a 10 minutos ou até começar a suar.
  2. Passo 2 Treine regularmente.2Treine regularmente. Depois de se ter comprometido com uma carreira de patinador, terá de fazer da patinagem uma parte importante do seu estilo de vida.
    • Os patinadores artísticos têm de saber saltar, deslizar, rodar, parar e saltar.
    • Trabalhar o equilíbrio, a coordenação, a agilidade, a flexibilidade e a velocidade.
    • Concentre-se no treino atlético diário, dentro e fora do gelo.
  3. Passo 3 Manter uma dieta saudável.3Mantenha uma dieta saudável. Os atletas queimam muitas calorias e precisam de abastecer os seus corpos com combustível saudável para queimar músculos magros.
    • Mantenha-se sempre hidratado e nunca deixe de tomar o pequeno-almoço.
    • Certifique-se de que está a ingerir cálcio, ferro e vitamina D suficientes.
    • Evite o excesso de sal ou açúcar.
    • Experimente fazer sumos de frutas e legumes, grelhar carne e peixe, cozer legumes a vapor e adicionar sementes aos cereais. Consuma regularmente proteínas magras, hidratos de carbono integrais e outros alimentos que aumentem a sua imunidade.
  4. Passo 4 Pratique a patinagem ao ritmo da música.4Praticar a patinagem ao ritmo da música. Compreender o ritmo e a coreografia faz parte da patinagem artística profissional.
    • Escolha música que reflicta a sua personalidade, mas que também esteja em conformidade com as regras de seleção musical do evento para o qual se está a preparar.
  5. Etapa 5 Não't skimp on sleep.5Não se esqueça de dormir. Os jovens patinadores devem dormir pelo menos 10 horas por noite.
    • O seu corpo precisa de tempo para recuperar e refrescar-se física e mentalmente.
  6. Passo 6 Inscreva-se em aulas suplementares.6Inscreva-se em aulas suplementares. Para além das aulas no gelo, os patinadores artísticos são frequentemente activos noutras áreas que melhoram a coreografia e o condicionamento, como aulas de ballet ou jazz.
    • O ioga e o trabalho do núcleo podem ajudá-lo a melhorar o seu equilíbrio.
    • O Pilates utiliza técnicas de trabalho do núcleo e de equilíbrio, bem como alongamentos.
  7. Passo 7 Aprender a gerir as quedas.7Aprenda a gerir as quedas. Os patinadores no gelo caem frequentemente - faz parte do território. Um bom treinador pode ensinar-lhe como gerir as quedas.
    • As quedas fortes podem causar lesões.
    • Mesmo as lesões menores devem ser tratadas para diminuir as hipóteses de se transformarem em problemas crónicos mais graves.

Avaliar a sua situação

  1. Passo 1 Comece com aulas em grupo e veja se há áreas em que se destaca.1Comece com aulas de grupo e veja se há áreas em que se destaca. Nem toda a gente pode ser um atleta de nível olímpico, por isso seja realista. Já demonstrou algum talento especial nas aulas de patinagem?
    • Por exemplo, o 'stroking' - deslizar para a frente de um patim para o outro.
  2. Passo 2 Considerar a obrigação financeira.2Considere a obrigação financeira. A sua família tem meios financeiros para suportar uma carreira que pode custar muitos milhares de dólares? É difícil calcular o custo de se tornar um patinador artístico olímpico. Eis alguns custos básicos a considerar.
    • Aulas particulares
    • Patins e fatos
    • Custo do ringue para praticar
    • Despesas de deslocação para competições e recitais
  3. Passo 3 Avalie se consegue ou não're able to separate mind from body.3Galibrar se é ou não capaz de separar a mente do corpo. Um patinador artístico bem sucedido não tenta processar mentalmente todos os movimentos e técnicas, mas baseia-se na memória muscular e no instinto.
  4. Passo 4 Saiba que a patinagem artística é uma atividade de alta pressão.4Saber que a patinagem artística é um desporto de alta pressão. A patinagem artística profissional exige um treino e uma competição intensos.
    • Mesmo para uma criança pequena, o treino é um trabalho a tempo inteiro.
  5. Passo 5 Decida se quer're willing to give up your social life for the love of skating.5Decida se está disposto a abdicar da sua vida social por amor à patinagem. Não se importa de sacrificar o seu tempo livre para perseguir este sonho?
    • Por exemplo, os seus colegas podem estar a jogar jogos de vídeo, a ir ao cinema ou a participar noutras reuniões sociais. Prefere estar a socializar ou no gelo?

Outras considerações

  1. Etapa 1 Sonho't be discouraged by plateaus.1Não se deixe desencorajar pelos patamares. A maioria dos patinadores atinge um patamar a dada altura, e não há nada de errado nisso.
    • Divirta-se a aprender e perceba que dominar uma habilidade leva tempo.
    • Não desista. Aborde o seu treinador sobre o assunto, ou tente sair da rotina participando num seminário de patinagem no gelo, por exemplo.
  2. Passo 2 Tenha consciência de que todos os membros da família terão de fazer sacrifícios.2Consciencialize-se de que todos os membros da família terão de fazer sacrifícios. As famílias terão de equilibrar os horários e ultrapassar obstáculos em conjunto. Converse com a sua família e pergunte-lhe até que ponto a apoiará se escolher este caminho.
  3. Passo 3 Compreender que uma medalha não é't everything.3Compreenda que uma medalha não é tudo. Quer chegue aos Jogos Olímpicos ou não - e quer ganhe uma medalha ou não - beneficiará da aprendizagem de grandes lições de vida, como a força.
    • Se gosta de patinar e não consegue atingir o objetivo final, felicite-se pelos pontos de referência que conseguiu atingir!
  4. Passo 4 Procurar apoio emocional.4Procure apoio emocional. A patinagem artística ao mais alto nível requer uma enorme dedicação numa idade muito jovem. Vai precisar do apoio da família, amigos, treinadores e, possivelmente, de um conselheiro profissional.
    • Preste atenção à sua saúde mental e informe a sua família se precisar de mais recursos.
    • Toda a gente tem períodos em que não tem a certeza de querer continuar - quando isso acontecer, vá ter com os seus apoiantes e seja honesto consigo próprio. Se quiser continuar, ultrapasse o período de baixa com treino e exercício, mas reserve também tempo para as coisas de que precisa para evitar o esgotamento, como ouvir a sua música favorita ou uma massagem profissional.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQuais são as minhas hipóteses se começar a patinar quando já tenho 15 anos? Não quero necessariamente ser um campeão olímpico, mas quero competir. Isso é possível/provável? É definitivamente possível, desde que esteja disposto a investir tempo, prática e dedicação para ter sucesso! Embora as hipóteses de participar nos Jogos Olímpicos não sejam muito viáveis neste momento, ainda pode aprender elementos suficientes (rotações e saltos) para participar nas categorias de adultos masters. Verifique quais as competições disponíveis na sua área e trabalhe para atingir esse objetivo.
  • Pergunta Por onde devo começar se tenho 12 anos? Primeiro, experimente as aulas em grupo. Se começar a gostar do desporto, continue a ter aulas em grupo. Depois de aprender as competências básicas, passe a ter aulas particulares, se levar o desporto a sério. Se se dedicar ao trabalho e à prática, talvez um dia possa ir aos Jogos Olímpicos.
  • PerguntaCom que idade posso ir aos Jogos Olímpicos? Qual é o limite de idade? Não existe um limite máximo de idade para ser um atleta olímpico. Para participar, tem de ter pelo menos 15 anos no ano dos Jogos Olímpicos.

Dicas

  • Se estiver a cair repetidamente num salto, passe para uma técnica diferente para não voltar a lesionar o mesmo local.
  • Seja otimista, mas realista.

Avisos

  • Se você se machucar, procure atendimento médico imediatamente.
  • Esforce-se, mas não patine acima do seu nível. O seu treinador dir-lhe-á quando é altura de seguir em frente. Se o seu treinador parecer estar a conter-se desnecessariamente, procure um novo treinador, mas não tente fazer novos saltos ou rotações sozinho. Pode lesionar-se seriamente.