Como se tornar um lutador olímpico no Taekwondo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Taekwondo é um desporto olímpico desde 1988 e rapidamente ganhou reconhecimento mundial. Tornar-se um atleta olímpico na arte marcial coreana de auto-defesa envolve uma concentração intensa, domínio de técnicas, prática diligente e combates frequentes. E embora apenas alguns atletas selecionados cheguem às Olimpíadas, com o treinamento e a mentalidade certos, você pode estar no caminho certo para se tornar um atleta olímpico de taekwondo.

Passos

Aprender Taekwondo

  1. Passo 1 Inscreva-se em uma aula de taekwondo.
    Inscreva-se numa aula de taekwondo. Escolha uma escola afiliada ao USA Taekwondo que ensine taekwondo estilo olímpico. Estas escolas são reconhecidas pelo Comité Olímpico dos Estados Unidos e pelo National Governing Body para o taekwondo nos Estados Unidos. Este organismo forma os treinadores e verifica os seus antecedentes em termos de segurança, pelo que pode ter a certeza de que está a ser treinado de forma segura e consciente.
    • Utilize a aplicação de localização de clubes de taekwondo da Team USA no website da Team USA para encontrar uma escola local.
  2. Passo 2 Determine a sua categoria de peso.
    Determine a sua categoria de peso. O Ranking Mundial da Federação Mundial de Taekwondo (WTF) tem 8 divisões de peso sénior para homens e mulheres, respetivamente. O Ranking Olímpico da WTF divide-se em oito categorias de peso: 4 para as divisões masculinas e 4 para as femininas. Pode saber em que categoria se enquadra visitando o sítio Web da WTF.
    • As categorias de peso são diferentes para os juniores. Para verificar as divisões de peso dos juniores, visite o site da Team USA taekwondo.
  3. Passo 3 Aprender métodos de ataque.
    Aprender métodos de ataque. Existem três métodos de ataque avançados principais. Cada técnica requer uma condição física forte e flexibilidade, força, coordenação, agilidade e reflexos rápidos. Além disso, é preciso ter discernimento para decidir qual técnica é a melhor em determinado momento, dependendo das condições da luta. As técnicas são:
    • Ataque direto. Existem três tipos principais de ataques directos: o ataque no local, o ataque inclinado e o ataque deslizante. O tipo de ataque a utilizar depende da distância e da posição do adversário.
    • Ataque indireto. Existem três tipos de ataque indireto: corte, finta e jogo de pés. Estes ataques enganam o ataque do adversário.
    • Contra-ataque. Existem contra-ataques directos e indirectos. O último tipo de ataque envolve um trabalho de pés seguido de um ataque, enquanto o primeiro envolve manter-se no lugar.

Treinar para competir

  1. Etapa 1 Praticar regularmente.
    Praticar regularmente. Quanto mais diligente for na prática, melhor será o seu desempenho no desporto. Para chegar ao nível de elite, terá de praticar pelo menos 20 horas por semana.
    • Taekwondo é um estilo coreano que significa o caminho das mãos e dos pés. Mas existem sub-estilos dentro desse estilo.
    • Originalmente, o Taekwondo tinha duas linhagens principais, a Federação Internacional de Taekwondo e a Federação Mundial de Taekwondo.
    • O período de tempo para obter o cinto preto depende da organização em que se encontra e do número de cintos existentes no seu sistema. Normalmente, são necessários dois a três anos para chegar a cintos negros.
  2. Passo 2 Usar o equipamento adequado.
    Usar o equipamento adequado. Certifique-se de que está totalmente equipado com o equipamento de proteção adequado. Lutar sem ele pode provocar lesões. Este equipamento inclui um protetor de tronco, um protetor de cabeça, um protetor de virilha, protectores de antebraço, caneleiras, protetor de mão, luvas e um bocal.
  3. Passo 3 Arranjar um treinador.
    Arranje um treinador. Um treinador pode ajudá-lo a melhorar as suas capacidades e a ter o melhor desempenho possível, sendo também uma presença encorajadora e motivadora. A melhor maneira de encontrar um treinador é através de uma aula de taekwondo que esteja a frequentar, especialmente porque o treinador já terá sido verificado quanto à sua segurança e experiência.

Treinar de forma holística

  1. Passo 1 Dormir o suficiente.
    Dormir o suficiente. O treino não se refere apenas à prática e ao combate - estende-se, por exemplo, à obtenção de uma quantidade adequada de sono. Os atletas olímpicos dormem, em média, 8 horas por noite, por isso, procure dormir a mesma quantidade. Além disso, considere fazer uma sesta de 30 minutos no início da tarde para reabastecer os seus níveis de energia.
  2. Passo 2 Manter uma dieta saudável.
    Manter uma dieta saudável. Observe os seus hábitos alimentares actuais e considere se existem alterações que possa fazer para atingir os seus objectivos. Por exemplo, se o seu objetivo é perder peso, mas come grandes porções ao jantar, poderá querer espaçar as suas refeições ao longo do dia para que possa queimar mais calorias enquanto dorme.
    • Consulte um nutricionista para criar um plano de dieta equilibrado que seja adaptado às suas necessidades específicas e preocupações de saúde.
  3. Passo 3 Variar a sua rotina de exercício.
    Varie a sua rotina de exercícios. Embora o sparring e a prática de técnicas de taekwondo sejam partes importantes do treino para se tornar um lutador olímpico, também vai querer passar algum tempo na sala de musculação e trabalhar a força e a flexibilidade do núcleo. Estas são áreas em que deve estar bem preparado para competir a um nível de elite.
    • Pense em inscrever-se numa aula de ioga - obterá benefícios físicos e mentais que poderão complementar o seu treino.
  4. Passo 4 Prepare-se mentalmente.
    Prepare-se mentalmente. Para além da prática física, os atletas olímpicos preparam-se psicologicamente para os jogos. Escolha um mantra que o motive antes de pisar o tapete, leia citações ou livros inspiradores e, mais importante, desenvolva uma rotina da qual não se afaste. Os atletas olímpicos bem sucedidos criam e mantêm uma rotina de preparação física e mental que será tranquilizadora quando estiverem num novo cenário para um combate.
    • Visualize a sua rotina. Imagine todos os estímulos sensoriais que irá receber, como os aplausos do público, a aproximação do seu adversário ou o impacto do seu ataque. Isto irá motivá-lo e permitir-lhe-á antecipar alguns dos elementos surpresa do grande dia, que, de outra forma, poderiam funcionar em seu desfavor.
  5. Passo 5 Construir uma rede de apoio.
    Construa uma rede de apoio. A família, os amigos e os colegas de equipa podem aumentar a sua energia quando o treino não está a correr como esperado e podem também ser a sua principal fonte de apoio quando ganha um torneio. Mantenha-os informados sobre o seu progresso, contactando-os regularmente.
  6. Passo 6 Seja apaixonado.
    Seja apaixonado. O Taekwondo é um desporto totalmente físico que exige um enorme esforço, dedicação e auto-disciplina. Lembre-se sempre que pisa o tapete que o seu objetivo é tornar-se um lutador olímpico e que este é um desporto que o apaixona. Pode até desenvolver um mantra motivador que repete a si próprio antes de qualquer combate.

Qualificação para os Jogos Olímpicos

  1. Passo 1 Treinar em condições semelhantes às de um torneio.
    Pratique em condições semelhantes às de um torneio. Tornar-se um atleta olímpico será mais fácil se tiver aumentado o seu nível de conforto e capacidade de treino praticando em diferentes condições e com diferentes pessoas. Tente ir a diferentes torneios de baixo risco, mixers ou treinos interescolares para ter uma ideia de como é lutar contra uma variedade de pessoas.
    • Pode também pedir ao seu treinador que o ajude a visualizar diferentes situações de combate ou mesmo criar situações semelhantes a jogos para o ajudar a praticar em diferentes condições.
  2. Passo 2 Definir objectivos realistas.
    Estabeleça objectivos realistas. Analise a sua situação atual e estabeleça um prazo razoável para se tornar um lutador olímpico de taekwondo. Saberá se está preparado ouvindo a opinião do seu treinador, medindo o seu desempenho em combates de baixo risco e falando com outros lutadores de taekwondo sobre a sua experiência e níveis de preparação. Se precisar de mais alguns anos de treino, dê a si próprio esse tempo para melhorar e, eventualmente, competir com o seu melhor pé na frente.
    • Se estiver pronto para competir, é altura de se inscrever em torneios.
  3. Etapa 3 Desenvolver uma estratégia de competição.
    Desenvolva uma estratégia de competição. Juntamente com o seu treinador, crie combinações ofensivas únicas que lhe permitam marcar pontos e, ao mesmo tempo, manter-se dentro das regras da competição, evitando assim penalizações. Quanto mais inesperada for a sua estratégia, maior será a probabilidade de apanhar o seu adversário de surpresa, o que poderá ser o fator decisivo para determinar o vencedor.
  4. Passo 4 Participar em torneios nacionais.
    Participa em torneios nacionais. Se estiver suficientemente preparado, pode participar em torneios como forma de ser observado ou simplesmente como forma de praticar em condições diferentes.
    • A Associação Americana de Taekwondo organiza torneios em todos os Estados Unidos, nos quais se pode inscrever online.
    • A WTF também mantém uma lista actualizada de torneios nacionais e internacionais, sobre os quais pode informar-se.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Posso obter um cinturão preto direto se souber muitas técnicas e pontapés, bem como pontapés avançados?
    Não. Para se tornar cinturão negro é necessário um treino formal, e não apenas pontapés avançados.
  • Pergunta
    Tenho 22 anos. É demasiado tarde para começar a correr?
    Não! Nunca é demasiado tarde para começar a correr.
  • Pergunta
    Preciso de ser cinturão negro para me qualificar para os Jogos Olímpicos?
    Também precisa de ser cinturão dan.

Avisos

  • Esteja atento às regras e regulamentos de cada torneio em que participa. É da sua responsabilidade manter-se atualizado sobre os requisitos específicos de cada torneio. A melhor maneira de fazer isso é consultar o site da WTF regularmente para verificar possíveis mudanças.