Como se tornar um atleta olímpico

Autor do artigo:Gabriel Silva

Tornar-se um atleta olímpico pode ser uma experiência incrível e gratificante. Se quiser provar a sua capacidade atlética no palco internacional, terá de escolher um desporto e treinar rigorosamente. Com persistência e a mentalidade certa, você estará no caminho certo para alcançar seu objetivo.

Passos

Começar a treinar

  1. Passo 1 Avalie a sua condição física.1Avalie a sua condição física. É fácil olhar para os atletas olímpicos na TV e pensar: 'Eu poderia fazer isso!' Bem, se está a ler isto com um saco de batatas fritas no colo e uma garrafa de refrigerante ao seu lado, é melhor pensar de novo. Isto é coisa séria. As pessoas dedicam anos da sua vida para chegar aos Jogos Olímpicos. Está disposto a fazer o mesmo?
    • Dito isto, diferentes desportos olímpicos requerem diferentes tipos de aptidão física, flexibilidade e habilidade. Nadadores, jogadores de futebol e atiradores de elite têm regimes de treino muito diferentes.
  2. Passo 2 Escolha o seu desporto.2Escolha o seu desporto. A questão é a seguinte: é provável que queira escolher um desporto que já pratique há algum tempo. Esta história das 10.000 horas e dos 10 anos de prática não é 100% verdadeira, mas não está longe disso. O atleta olímpico típico pratica o desporto entre 8 a 19 anos antes de chegar aos Jogos Olímpicos.
    • A maioria dos atletas olímpicos começou a praticar desporto na escola primária. Se tem mais de 30 anos e não tem experiência em desportos de competição, considere o tiro com arco, o tiro ao alvo ou o curling.
    • É muito mais fácil chegar aos Jogos Olímpicos em desportos menos populares. Menos de 1 em cada 30.000 jogadores de basquetebol ou de ténis de competição nos EUA consegue chegar aos Jogos Olímpicos, em comparação com cerca de 1 em cada 100 competidores de judo. Dito isto, pode não ter escolha: é quase impossível chegar aos Jogos Olímpicos num desporto pelo qual não se apaixonou.
  3. Passo 3 Preparar-se para o treino a longo prazo.3Prepare-se para um treino a longo prazo. Os futuros atletas olímpicos dedicam milhares de horas ao desporto. Eis um exemplo aproximado de um programa de treino típico:
    • Quando se inicia o desporto na pré-adolescência: 250 horas de treino por ano, durante 6 meses.
    • Depois de entrar para a equipa nacional de juniores na adolescência: 600 horas por ano, durante 9 meses e meio.
    • Depois de entrar para a equipa olímpica no final da adolescência ou aos vinte anos: 1100 horas por ano durante 11 meses.
  4. Passo 4 Arranjar um treinador.4Obter um treinador. A maioria dos atletas olímpicos diz que o treino é o fator mais importante para o sucesso, e recomenda-o mesmo antes de competir a nível local. Um treinador ajuda-o a treinar eficazmente e sem lesões, ensina-lhe novas tácticas e estratégias no seu desporto e orienta-o no mundo das competições.
  5. Passo 5 Mantenha o seu emprego.5Mantenha o seu emprego. As finanças podem ser uma limitação séria para atletas de elite Quanto mais se avança num desporto, mais se gasta em treino, equipamento e viagens. É tão comum os pais de aspirantes a atletas olímpicos irem à falência que o governo dos Estados Unidos está a estudar um programa para os ajudar. Talvez consiga obter uma bolsa de estudo universitária ou um patrocínio desportivo, mas muitos desportos olímpicos não oferecem grandes oportunidades nestas áreas.
    • Se puder, arranje um emprego que apoie o seu treino, como trabalhar num ginásio ou numa piscina. Ser treinador é uma excelente forma de se manter imerso no seu desporto.
    • Os horários flexíveis são outra grande vantagem, pois vai precisar de muito tempo livre quando estiver a competir a nível nacional ou internacional.
  6. Passo 6 Ter o sonho.6Tenha o sonho. Sabe como se diz quando se quer ser ator, não se pode ter um plano B? Que se quisermos ser qualquer coisa que dê trabalho, temos de o querer e nada mais? Ser um atleta olímpico é uma dessas coisas. Temos de o querer tanto que o comemos, dormimos e respiramos. Temos de sonhar com isso à noite. Isto não é um passatempo de domingo à tarde.
    • Não se chega lá sem uma equipa. A família, os colegas atletas, os treinadores e todas as pessoas que o apoiam na sua vida vão ajudá-lo a manter-se motivado e a tornar o seu sonho possível.

Começar a sério

  1. Passo 1 Treinar com afinco mas de forma inteligente.1Treine duro, mas com inteligência. Durante a época de treino, os atletas de elite treinam frequentemente seis dias por semana, mas isso não significa treinos constantes. No levantamento de pesos, por exemplo, um dia de treino pode envolver apenas duas horas de levantamento de pesos e oito horas de recuperação e descanso ativo. O seu corpo precisa de tempo de recuperação para ficar mais forte e saudável, e esforçar-se demasiado é um caminho para o hospital, não para os Jogos Olímpicos.
    • O treino cruzado é outra parte importante do treino. Dependendo do seu desporto, dedicará quantidades variáveis de tempo ao treino de flexibilidade, força e resistência.
    • O programa de treino exato depende do seu desporto, e é por isso que um treinador é tão importante.
  2. Passo 2 Competir.2Competir. É muito bom ter um treinador, treinar todos os dias e levar as coisas muito a sério, mas depois tem de pôr as suas capacidades à prova. Em muitos desportos, é a única forma de subir na hierarquia e acabar por ser notado (muitos desportos olímpicos não têm 'provas'). Por isso, comece a nível local, passe para o regional e, eventualmente, chegue aos nacionais!
    • Quanto mais fizeres algo, mais fácil se torna. Imagina que os Jogos Olímpicos são a tua primeira competição! A realização de muitas competições, mesmo que pequenas, vai prepará-lo mentalmente.
  3. Passo 3 Monitorize a sua vida 24 horas por dia, 7 dias por semana.3Monitorize a sua vida 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não está a treinar algumas horas por dia - está a treinar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo o que faz irá determinar o seu progresso, desempenho e sucesso. Isto requer diligência, perseverança, paciência, estabilidade mental e disciplina. Eis porquê:
    • A sua dieta. Tudo o que come afecta-o. Se ingerir demasiados hidratos de carbono na altura errada, o seu treino pode ser um fracasso. Demasiada cafeína e não está a dormir. Tudo o que o impede de ter um desempenho de 110%, em excesso ou em falta, está fora dos limites.
    • Dormir. A maioria dos aspirantes a atletas olímpicos dorme 8 a 10 horas por noite e, muitas vezes, faz uma sesta de 30 a 90 minutos durante o dia. O seu corpo precisa de tempo de inatividade para reparar e recarregar após exercício intenso.
    • Os seus hábitos de vida. Se bebe 40 garrafas de PBR entre os golpes de bong, isto não é para si. Vamos deixar as coisas assim.
    Mantém a tua rotina. 'Os atletas olímpicos têm de suportar dificuldades significativas ao longo dos anos até aos Jogos Olímpicos. Estou a trabalhar arduamente para as provas olímpicas e a criar a minha rotina de treino. Incluirá quantidades significativas de sono, uma dieta extremamente saudável e um orçamento cuidadoso.' - Nick S.
    Leve o seu treino a sério. 'Sempre quis ser um jogador de voleibol ou um velocista de 100 metros porque pratiquei estes desportos durante toda a minha vida. Não estava a levar o treino muito a sério até o meu treinador me mostrar este artigo e eu o ter lido 6 vezes. Percebi que ainda tenho uma hipótese se me empenhar nos treinos. Redobrei os meus esforços e agora tenciono fazer parte da equipa olímpica!' - Jake P.
    Sabia que o site já recolheu mais de 365.000 histórias de leitores desde o seu início em 2005? Gostaríamos muito de ouvir a sua história! Partilhe a sua história aqui.
  4. Passo 4 Obter financiamento.4Obter financiamento. Se já está a competir há algum tempo, é possível que seja notado. A nata da cultura normalmente recebe pelo menos algum dinheiro pelo seu tempo, seja de patrocinadores ou do conselho diretivo do seu desporto. Não espere ganhar muito dinheiro, mas mantenha-se atento às oportunidades.
    • Por isso, procure fazer parte do NGB (National Governing Board) do seu desporto, ou seja, o Conselho Diretivo Nacional para o que quer que esteja a fazer. Quanto mais se der a conhecer, melhor.
  5. Passo 5 Estabelecer objectivos.5Fixe objectivos. Objectivos concretos, realizáveis, a curto e a longo prazo. É preciso trabalhar em objectivos que não sejam 'ser fantástico' ou 'treinar todos os dias'. Há recordes que merecem ser batidos. Há competição que pode ser quantificada. Por isso, estabeleça objectivos para esta semana. Estabeleça objectivos para este mês. E estabeleça objectivos para este ano. Isso alinhará os seus esforços como nenhum outro.
    • O melhor de tudo é que provavelmente vai lidar com muitos números. Quer seja mais rápido, mais difícil ou fazer mais, há um número associado a isso. Por isso, tenha atenção a si próprio e àquilo de que é capaz. Se sabe onde começou, sabe para onde foi - e para onde pode ir.
  6. Passo 6 Avalie-se honestamente.6Avalie-se honestamente. Milhões de atletas são suficientemente bons para competir a um determinado nível. Para saber se é feito de material de qualidade olímpica, tem de olhar para si de forma realista. Como é que se compara? Quanto tempo é necessário para começar a comparar-se? O investimento de tempo vale a pena? Como tem sido o seu progresso? O que é que é viável? O que é que o treinador tem a dizer sobre isso?
    • É importante fazer isto com regularidade. É certo que tira o gozo, mas está a tomar uma decisão que afecta anos da sua vida. Tem de saber em que ponto se encontra num determinado momento. Tem de desenvolver a capacidade de receber feedback, avaliar o seu progresso e compreender que sacrifícios têm de ser feitos se quiser continuar.
  7. Passo 7 Abandonar a sua vida social.7Deixe de lado a sua vida social. Os Jogos Olímpicos nem sempre são amanhã. Haverá alturas em que estará apenas a treinar para melhorar. Esses são os dias em que isso ocupará apenas a maior parte do seu dia! Depois, há a altura em que os Jogos Olímpicos estão a seis meses de distância e são a tua vida inteira. Prepare-se mentalmente para um trabalho a tempo inteiro longe da sua família e amigos.
    • Não vai ser fácil. Haverá dias em que parecerá que não vale a pena, também. Esses são os dias em que tens de agarrar a tua mente pelo corpo caloso e forçá-la a submeter-se. Não fizeste todo este trabalho para nada. Pode voltar a beber vinho de caixa e a ver filmes maus com os seus amigos não-atletas mais tarde.
  8. Passo 8 Conhecer a dor.8Conheça a dor. Não tem necessariamente de a amar, mas tem de a conhecer, tolerar e, por vezes, até pedir por ela. Como escreveu o escritor e corredor Haruki Murakami, é por causa da dor que 'podemos ter a sensação [...] de estarmos realmente vivos'. Nalguns dias, não será capaz de levantar os braços acima da cabeça. Mas a sensação passará e, da próxima vez que acontecer, não será tão má.
    • As lesões não são motivo de riso. Estamos a falar de perder anos da sua vida se se magoar. E, por vezes, é preciso um pouco de dor para evitar muita dor. Se há uma coisa que se pode tirar daqui, é a segurança. Nunca te magoes tanto que não possas recuperar. Sabe o que o teu corpo consegue aguentar e o que não consegue. E tem cuidado.

Em busca de uma medalha

  1. Passo 1 Participar nos campeonatos nacionais.1Assistir aos campeonatos nacionais. Para muitos, os campeonatos nacionais do seu desporto são a chave para o resto da sua carreira. É aí que pode ser selecionado para os Jogos Olímpicos e garantir os próximos anos da sua vida. Assim, uma vez concluídas todas as competições mais pequenas, está na altura de ir em grande ou ir para casa.
    • É claro que nem todos os desportos funcionam da mesma forma. Alguns desportos têm provas olímpicas e outros têm mesmo provas de apuramento. Mas pertencer a uma equipa nacional, embora não seja uma forma garantida de entrar nos Jogos Olímpicos, é um bom passo.
  2. Passo 2 Encontrar um país para representar.2Encontre um país para representar. Só pode representar um país que o aceite como cidadão - mas quando é um atleta de elite, não é difícil fazer com que isso aconteça. Algumas equipas têm requisitos adicionais, mas se tiver um antepassado de um país estrangeiro, procure competir sob a bandeira dessa nação.
    • Pode haver equipas de que nunca ouviu falar que não exijam a obtenção de uma nova cidadania. Por exemplo, os cidadãos dos EUA podem competir em nome de Guam, das Ilhas Marshall ou da Samoa Americana - e quase não há concorrência para esses lugares.
  3. Passo 3 Qualificar e dominar as provas olímpicas.3Qualifique-se e domine as provas olímpicas. Mais uma vez, embora nem todos os desportos sejam iguais, poderá ter de participar nas provas de qualificação olímpica. E aí tem de estar entre os melhores dos participantes - não apenas ter um bom desempenho. Quando estiver entre os melhores do seu desporto, está oficialmente inscrito! UAU! Olha só para ti.
    • Ok, isso não é necessariamente verdade. Por exemplo, no boxe: mesmo que domines as provas, podes ter de participar num torneio nacional (um novo regulamento que, como podes imaginar, não agrada muito aos concorrentes). Mas, mesmo nestes casos extremos, ter um bom desempenho nas provas é um grande impulso.
  4. Passo 4 Habituar-se a viajar.4Acostume-se a viajar. Entre competições, acampamentos e visitas a diferentes centros de treino, pode estar sempre a viajar. Isto não só custa muito dinheiro, como também pode ser bastante cansativo por si só. É difícil para as relações e é uma seca viver a partir de uma mala, mas terá oportunidade de ver o mundo - embora a maior parte das vezes através de uma janela de avião.
  5. Passo 5 Considere mudar-se para um centro de treino olímpico.5Pense em mudar-se para um centro de treino olímpico. Muitos países têm instalações dedicadas ao treino de atletas olímpicos. Estes oferecem acesso a treinadores e equipamento de alto nível e apresentam-no à comunidade internacional do seu desporto. Alguns centros de treino oferecem até espaço para os atletas viverem, o que pode ser uma grande ajuda financeira.
    • Os Centros de Treino Olímpico nos EUA estão localizados em Colorado Springs, Lake Placid e Chula Vista.
  6. Passo 6 Descanso.6Rest. Não é brincadeira. Muitos atletas olímpicos descansam um pouco mais à medida que os Jogos Olímpicos se aproximam. 'Um pouco mais fácil' aqui é, claro, muito mais difícil do que qualquer pessoa normal alguma vez sonharia, mas mesmo assim. Não se quer magoar, esgotar ou arriscar as suas hipóteses. Por isso, aproveita. As coisas difíceis estão a chegar. Mereces um pouco de descanso neste momento.
  7. Passo 7 Visualize o sucesso...7Visualizar o sucesso. Visualize cada passo do processo e como quer que ele se desenrole. Visualize cada centímetro do seu evento, cada posição do seu corpo, cada sorriso que quer fazer para a câmara. Ter tudo na sua cabeça antes de começar pode ser incrivelmente calmante. Não se passar é metade da batalha!
    • Todos os atletas sérios têm o seu próprio ritual de 'zoning'. O seu pode ser meditação, ioga ou até mesmo tocar a sua própria canção temática pessoal. O que quer que seja que coloque o seu cérebro no sítio certo é o que deve fazer. Saberá quando o sentir!
  8. Passo 8 Ter um coração.8Tenha um coração. É um pouco piroso, mas precisa de ser dito. Mesmo as pessoas naturalmente mais talentosas falham quando não têm coração. Um atleta decente que não quer nada no mundo a não ser ganhar pode vencer um atleta que deseja estar noutro lugar. Por isso, empenhe o seu coração. Isso pode fazer toda a diferença.
    • Se está à procura de algo um pouco mais científico, nós temos: foi publicado um estudo britânico que diz que não é o talento inato que é o fim de tudo. 'As diferenças nas experiências iniciais, preferências, oportunidades, hábitos, treino e prática são os verdadeiros determinantes da excelência.' Por isso, se não acreditas no queijo, argumenta com a ciência. Mesmo que não tenhas nascido o melhor, podes tornar-te o melhor.

Comunidade Q&A

  • PerguntaTenho 16 anos e estou muito interessado em correr. Há alguma esperança de eu poder participar nos Jogos Olímpicos de 2020? Se estiver disposto a trabalhar arduamente e a esforçar-se por isso, é perfeitamente possível. Embora 20 anos seja um pouco mais jovem do que a média dos últimos anos, algumas pessoas mais novas do que você já competiram e até ganharam medalhas no passado.
  • PerguntaTenho 13 anos e quero ser um atleta olímpico de obstáculos. Como é que posso começar? Treina, treina, treina! Arranja um treinador e começa com competições locais e depois avança para as regionais e nacionais! O comité irá reparar em si se tiver uma vitória ou uma série de vitórias significativas.
  • PerguntaTenho 10 anos e sou bom em mergulho; poderei alguma vez conseguir? Depende de muitas coisas, como o seu nível e se está disposto a dedicar a sua vida a esta atividade.

Vídeo

Dicas

  • Se tiver uma deficiência física ou intelectual, incluindo problemas de visão ou de controlo muscular, considere os Jogos Paraolímpicos. Estes são eventos altamente competitivos que se seguem a todos os Jogos Olímpicos. Cada desporto tem as suas próprias regras que determinam quais as deficiências que o qualificam para a competição.
  • Depois de saber quais os Jogos Olímpicos que pretende disputar, informe-se sobre o clima ou outras particularidades do local. Se vai competir em temperaturas tropicais ou em altitudes elevadas, treine também nessas condições.

Avisos

  • As lesões são um perigo constante. Nunca treine mais do que você sabe que pode, mesmo que seu treinador lhe diga para fazê-lo. Limiar anabólico, entorses, distensões musculares, ossos partidos, danos cerebrais, a lista continua.