Como se tornar um lutador de MMA

Autor do artigo:Gabriel Silva

As Artes Marciais Mistas (MMA) são um dos desportos que mais crescem em todo o mundo. Combinando técnicas de muitas disciplinas de artes marciais, a luta MMA pode ser uma óptima forma de ficar em forma e, para alguns, levar a uma carreira de sucesso como lutador profissional. Tornar-se um lutador de MMA requer trabalho duro e dedicação, mas os resultados podem realmente valer a pena para aqueles que colocam tempo e esforço.

Passos

Escolhendo seu plano de treinamento e instalações

  1. Passo 1 Escolha um tipo de arte marcial para se especializar, se você preferir dominar uma tarefa de cada vez.1Escolha um tipo de arte marcial para se especializar se preferir dominar uma tarefa de cada vez. Muitos dos lutadores de MMA mais bem sucedidos passam anos a especializar-se numa arte marcial antes de se dedicarem a outras disciplinas. Se preferir aprimorar um conjunto de habilidades antes de passar para o próximo, considere escolher uma arte marcial para treinar primeiro. Depois de ter desenvolvido uma base sólida, pode começar a adicionar outras artes marciais à sua prática.
    • Boxe e kickboxing podem fornecer uma base sólida para o trabalho básico de mãos e pés, bem como para as capacidades críticas de ataque.
    • O Muay Thai é muito útil para golpes básicos, trabalho de mãos e de pés.
    • O karaté e Kung Fu podem ajudar a melhorar os golpes e a precisão na luta em pé.
    • O Taekwondo é uma das formas mais amplas de estudo das artes marciais e pode proporcionar uma base completa de competências de combate.
    • Luta livre ensina técnicas que são muito importantes para controlar os adversários no chão.
    • Judo ajuda-o a levar o seu adversário para o chão e a ganhar uma boa posição uma vez lá.
    • Jiu Jitsu brasileiro (BJJ), considerado por muitos como uma das disciplinas mais importantes para uma luta de MMA bem sucedida, ensina o controlo do corpo e a defesa no solo.
  2. Passo 2 Inscreva-se num programa de treino abrangente se quiser ter uma experiência mais completa.2Inscreva-se num programa de treino abrangente se quiser ter uma experiência mais completa. Os lutadores de MMA precisam de ser hábeis na luta em pé, no grappling e no trabalho de chão para serem bem sucedidos, pelo que muitos lutadores mais jovens optam por treinar numa série de disciplinas em vez de se especializarem num único estilo de luta. Se preferir um treino mais variado, procure ginásios de MMA que ofereçam aulas de várias técnicas de luta.
  3. Passo 3 Pesquisar ginásios na sua área.3Pesquise os ginásios da sua área. Se quiser treinar uma arte marcial específica, procure ginásios que se concentrem nessa disciplina ou que sejam dirigidos por um ex-lutador profissional especializado na mesma. Se quiser tornar-se um lutador muito completo, tente procurar um ginásio que ofereça aulas e treinadores de várias disciplinas.
    • Existem muitos recursos online para ajudar a encontrar ginásios de MMA, incluindo https://www.findmmagym.com e https://www.fightresource.com.
    • Se não conseguir encontrar um ginásio de MMA geral na sua área, mas quiser uma experiência mais completa, tente procurar aulas de artes marciais específicas e combiná-las para criar o seu próprio horário.
  4. Passo 4 Fale com os treinadores ou instrutores sobre os seus objectivos.4Fale com os treinadores ou instrutores sobre os seus objectivos. Pense no que pretende alcançar com a sua prática de MMA. Está simplesmente a tentar suar ou pretende seguir uma carreira como lutador profissional? Quaisquer que sejam os seus objectivos, os seus instrutores podem ajudá-lo a desenvolver o plano certo para lá chegar.
    • Independentemente do seu objetivo específico, informe os seus instrutores sobre a sua condição física atual e a sua experiência de luta, bem como sobre eventuais lesões ou restrições físicas. Também deve informá-los sobre o tempo que pode dedicar ao treino.
  5. Passo 5 Experimente diferentes tipos de aulas.5Experimente diferentes tipos de aulas. Antes de se comprometer com um ginásio, pergunte se pode frequentar uma aula experimental gratuita ou a preço reduzido. A inscrição num ginásio pode ser cara, por isso é importante saber se gosta do tipo de luta, dos instrutores e do ambiente antes de se comprometer.
    • Se estiver interessado numa experiência de treino completa, certifique-se de que experimenta várias aulas num ginásio antes de se tornar membro. Não vai querer assistir a uma aula de kickboxing e inscrever-se para um ano de filiação apenas para descobrir que os instrutores de Jiu Jitsu não são de qualidade!

Adoção de um regime de treino

  1. Passo 1 Adquira equipamento de proteção para cobrir áreas como as mãos, a cabeça e as canelas.1Adquira equipamento de proteção para cobrir áreas como as mãos, a cabeça e as canelas. Ter o equipamento de proteção adequado pode ajudar a evitar lesões e torná-lo um melhor lutador. Se estiver a treinar num ginásio, eles poderão fornecer algum equipamento, mas não se esqueça de perguntar o que deve levar. Alguns equipamentos básicos podem incluir:
    • Luvas de MMA, também chamadas de luvas de grappling, e/ou luvas de boxe.
    • Faixas de mão.
    • Capacete, geralmente cobrindo o topo e os lados da cabeça, mas às vezes cobrindo todo o rosto.
    • Protetor bucal.
    • Protectores bucais.
    • Camisa de manga comprida ou de manga curta com proteção contra as erupções cutâneas.
  2. Passo 2 Ir às aulas regularmente.2Vá às aulas regularmente. Praticar frequentemente é a chave para melhorar, especialmente quando está a começar e tem muito a aprender. Lembre-se que todos no ginásio estão lá para aprender e melhorar, por isso tente não desanimar se tiver uma aula difícil.
    • Muitos lutadores de competição treinam durante 3-5 horas por dia, 5 dias por semana. No entanto, isto não é prático para todos, por isso deve treinar de acordo com os seus objectivos e com a frequência que o seu horário e corpo permitirem.
  3. Passo 3 Spar3Faça Spar com os seus colegas. Praticar combates com os seus colegas pode ajudar a aperfeiçoar as suas competências e a melhorar as suas capacidades. Certifique-se de que comunica com o seu parceiro de treino sobre a intensidade e o nível de competência que prefere. Aprenda a bater ou a submeter-se (ceder o combate ao seu adversário) para evitar lesões.
  4. Passo 4 Pratique as suas capacidades de luta sozinho com boxe sombra ou com um saco de boxe.4Pratique as suas capacidades de luta sozinho com boxe sombra ou um saco de boxe. Se tiver dificuldade em ir a um ginásio ou se quiser simplesmente aumentar as suas capacidades fora das aulas, tente praticar golpes sozinho. Uma pesquisa básica na Internet pode ajudá-lo a encontrar vídeos, guias e outros recursos para aperfeiçoar novas técnicas.
    • O boxe sombra consiste em praticar os seus golpes dando murros no ar. O boxe sombra em frente a um espelho é uma forma fácil de observar e ajustar a sua forma.
    • Com ou sem um saco de boxe, pratique golpes básicos como o jab, o cruzado e o gancho, bem como pontapés frontais, laterais e circulares. Também pode trabalhar em movimentos combinados, como um jab-cruzado ou um pontapé frontal cruzado.
    • Alguns lutadores preferem praticar em rajadas curtas (30-60 segundos), fazendo uma pausa entre rondas mais intensas. Outros trabalham a uma intensidade mais baixa durante 3-5 minutos para simular um combate de MMA real. Experimente vários métodos para ver o que funciona melhor para si.
  5. 5Faça algum treino de força. Levantar pesos e fazer exercícios de peso corporal pode dar mais força aos seus socos e pontapés. Também pode melhorar a sua estabilidade e aumentar a sua resistência às tentativas de o derrubar.
  1. 1
    • Fortalecer o seu núcleo é fundamental para melhorar os seus pontapés, socos e lançamentos. Experimente fazer exercícios de peso corporal, como abdominais ou abdominais em V, para começar e, gradualmente, incorpore resistência através de pesos ou bandas, à medida que a sua força central melhora.
    • Os exercícios de cima para baixo, como os burpees, podem ser especialmente úteis para desenvolver a força de combate e preparar-se para combater as tentativas dos adversários de o derrubar.
  2. 2Adicione sessões de cardio. Nenhum regime de treino está completo sem trabalhar a sua resistência, uma vez que até o lutador mais forte será mal sucedido se se cansar após o primeiro soco.
  1. 1
    • Embora a corrida seja uma forma fácil de melhorar o seu nível de fitness, existem muitas formas diferentes de fazer exercício cardiovascular, incluindo andar de bicicleta, nadar, remar, saltar à corda e muitas outras. Tente acrescentar alguns minutos ao seu treino em cada sessão para aumentar a sua resistência e resistência.
  2. Passo 2 Manter uma dieta saudável para alimentar o seu treino.2Mantenha uma dieta saudável para alimentar o seu treino. Os lutadores profissionais de MMA podem passar meses a aperfeiçoar os seus planos de dieta, mas mesmo os treinadores amadores podem beneficiar de uma dieta rica em proteínas, frutas, legumes e gorduras saudáveis. Tente limitar os hidratos de carbono simples e certifique-se de que consome muita água antes, durante e depois das sessões de treino.
    • Comer 5-6 pequenas refeições ao longo do dia pode ajudar a aumentar a atividade metabólica e acelerar o crescimento muscular, apoiando o seu processo de treino de MMA.
    • As proteínas são essenciais para a construção e manutenção dos músculos. Quando estiver a treinar, procure obter 0,5 a 0,9 g de proteína por cada 0,45 kg de peso corporal por dia. Assim, por exemplo, se pesar 68 kg, deve consumir entre 75 g e 135 g de proteínas por dia.
  3. Passo 3 Consultar um profissional de saúde após lesões graves.3Consultar um profissional de saúde após lesões graves. Os combates de MMA podem provocar danos físicos, especialmente se treinar de forma insegura, não utilizar o equipamento adequado ou tentar ultrapassar as lesões. Não deixe de consultar um médico após qualquer lesão grave, especialmente se suspeitar que partiu um osso ou sofreu uma concussão.

Lutar em torneios e competições

  1. Passo 1 Espere até que você e os seus treinadores concordem're ready to fight.1Espere até que você e os seus treinadores concordem que está pronto para lutar. Apressar o seu primeiro combate é uma forma fácil de se encontrar num combate 'tubarão contra peixe', em que é colocado contra alguém que está muito acima do seu nível de competências. Os seus instrutores podem ajudá-lo a determinar quando estará pronto para a sua primeira competição e a desenvolver um plano para lá chegar.
    • Devido às diferenças de formação atlética, capacidade física e tempo disponível para treinar, o tempo necessário para se preparar para um primeiro combate pode variar drasticamente de pessoa para pessoa.
  2. Passo 2 Inscreva-se numa competição amadora e reveja as regras.2Inscreva-se numa competição amadora e reveja as regras. O seu ginásio ou treinador pode normalmente ajudá-lo a encontrar e a inscrever-se nas competições organizadas certas. Quando encontrar um torneio que lhe interesse, certifique-se de que cumpre os requisitos. Poucos combates permitem a participação de pessoas com menos de 18 anos e a maioria das competições divide os lutadores em diferentes classes com base no género, idade, tamanho e nível de habilidade.
    • Quando se torna profissional, já não pode competir a nível amador, por isso certifique-se de que tem experiência suficiente para proteger a sua segurança e reputação antes de subir de nível.
  3. Passo 3 Prepare-se para o combate, tanto mental como fisicamente.3Prepare-se para o combate mental e fisicamente. Se possível, avalie o seu adversário e desenvolva uma estratégia com antecedência. Por exemplo, se o seu adversário for bom na luta em pé, trabalhe os seus movimentos de queda para diminuir a vantagem dele. Antes do combate propriamente dito, certifique-se de que descansa e bebe muitos líquidos.
    • Muitos lutadores reduzem o treino na semana ou nos dias que antecedem o combate. Isto pode ajudar a dar um descanso aos músculos e garantir que está fresco para o grande momento.
  4. Passo 4 Cultivar a atitude mental correcta, mesmo depois de uma derrota.4Cultivar a atitude mental correcta, mesmo depois de uma derrota. A competição é tanto mental como física e até os melhores e mais experientes lutadores perdem por vezes. Aprenda com os seus erros e use a derrota como um motivador para continuar a melhorar.
    • Mostrar uma atitude autoconfiante e agressiva também pode ajudá-lo a intimidar e dominar o seu adversário no tapete. Alguns lutadores motivam-se ficando zangados com os seus adversários antes de um combate, enquanto outros preferem pensar nos combates como oportunidades para mostrar as suas capacidades conquistadas com esforço.
  5. Passo 5 Trabalhar o espírito de espetáculo e a auto-promoção se're planning to go pro.5Trabalhe o espetáculo e a auto-promoção se estiver a planear tornar-se profissional. O reconhecimento do nome é importante para o sucesso, uma vez que o seu valor como lutador profissional (incluindo o seu salário) é largamente determinado pela sua capacidade de atrair um público. Desenvolva e cultive uma personalidade única para atrair a atenção.
    • Criar uma presença nas redes sociais pode ajudar a divulgar o seu nome. Partilhe a sua história no Facebook ou no Instagram e ligue-se a outros lutadores e fãs de MMA. Quando estiveres pronto, podes usar as redes sociais para chamar a atenção de outros lutadores e, potencialmente, marcar alguns combates de maior visibilidade.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Avisos

  • Embora regulamentada, a luta de MMA pode levar a lesões graves. Não se esqueça de usar o equipamento de proteção adequado e de comunicar com os seus treinadores e parceiros de treino sobre os níveis de intensidade desejados. Consulte um médico após lesões graves, especialmente se suspeitar que quebrou um osso ou sofreu uma concussão.