Como se tornar um campeão de MMA

Autor do artigo:Gabriel Silva

O MMA é um esporte de combate competitivo que consiste em elementos de kickboxing, muay thai, boxe e outras formas de artes marciais. O MMA, ou Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas), tornou-se amplamente popular e pode ser difícil de entrar no esporte. Os títulos no MMA, ou cinturões de campeão, são concedidos aos lutadores que atingem um alto padrão de desempenho atlético em sua categoria de peso apropriada. A organização promocional por trás do MMA toma essa decisão com base nos resultados de uma luta de campeonato. Você se torna um campeão de MMA ao ser o vencedor de uma determinada luta.

Etapas

Escolhendo a academia certa

  1. Etapa 1 Escolha uma academia1Escolha uma academia em que você e a equipe tenham uma ótima química. Entrar para uma boa equipe de MMA é uma das coisas mais importantes que qualquer lutador pode fazer. Se você não tiver bons parceiros de treinamento e um bom treinador, não irá muito longe nesse esporte. Encontre um treinador e uma equipe que tenham produzido os resultados que você procura em seu próprio treinamento e fique com eles.
    • Ao procurar a academia certa, você precisa conhecer as pessoas que treinam nela. Assista a um treino e descubra se você se encaixa ou não.
    • Sente-se com os treinadores, converse sobre suas metas como lutador e descubra se a academia é o lugar que você quer chamar de lar.
  2. Etapa 2 Encontre uma academia que atenda a seus pontos fracos.2Encontre uma academia que atenda a seus pontos fracos. A força de uma academia tem uma relação inversa com as deficiências que você tem como lutador. A menos que você esteja treinando em uma academia que lhe ofereça a oportunidade de lidar com seus pontos fracos e se tornar um lutador melhor.
    • Por exemplo, se você tem experiência em muay thai, talvez queira treinar em algum lugar que o ajude com a luta livre para torná-lo um lutador de MMA melhor em todos os aspectos.
    • Tornar-se o mais variado possível em seu conjunto de habilidades como lutador o ajudará a se tornar o melhor. Uma academia que lhe ensine uma combinação de boxe e jiu jitsu é um ótimo ponto de partida.
    • Avalie o tamanho dos caras que treinam na academia que você está procurando. Se você olhar para eles e sentir que precisa de caras maiores para lutar, escolha uma academia que atenda a essa necessidade. Lutar com caras maiores é fundamental para que você tenha a melhor ideia de como será lutar com alguém em uma luta de gaiola.
  3. Etapa 3 Avaliar a academia's attitude toward sparring.3Avalie a atitude da academia em relação ao sparring. Certifique-se de que haja uma linha entre treinar e machucar a si mesmo e/ou aos outros. Certifique-se de que o treinador fique de olho em como todos estão se relacionando com os outros.
    • O ambiente deve facilitar um ambiente em que todos estejam dando 110% de si a qualquer momento durante as oportunidades de sparring.
    • O ambiente também deve ser um ambiente em que todos se preocupem uns com os outros para que ninguém se machuque seriamente. O treinamento é uma preparação, não uma luta real de MMA.
    • Não comece a treinar muito cedo. Certifique-se de desenvolver bons fundamentos primeiro. Trabalhe com um bom treinador e ele o avisará quando você estiver pronto para treinar.
  4. Etapa 4 Vá para uma área com grande concentração de academias.4Mude-se para uma área com alta concentração de academias. Se você quiser se tornar um campeão de MMA, mas não mora perto de academias excelentes, talvez tenha de sacrificar a proximidade de casa. Se isso significar estar em uma área onde as academias são de alto nível de quantidade e qualidade, então se mude.
    • Se você mora em um local com apenas uma academia de artes marciais, a luta livre, o jiu-jitsu, o kickboxing e assim por diante precisarão ser abrigados por essa única academia. Se a academia não oferecer o treinamento de que você precisa para se tornar um campeão, considere a possibilidade de se mudar.
    • Se você se mudar para uma cidade maior, como Las Vegas ou Los Angeles, provavelmente terá acesso a dez academias de qualidade em um raio de oito quilômetros. Você pode ir a diferentes academias para praticar diferentes modalidades.

Aprendendo os fundamentos da luta de MMA

  1. Etapa 1 Ter conhecimento de luta em pé.1Tenha conhecimento de luta em pé. A luta em pé consiste principalmente em joelhadas, cotoveladas, socos e chutes. Treine para desenvolver o trabalho de pés de modo que você possa se esquivar dos ataques do adversário com mais facilidade no cage.
    • Você treinará em uma variedade de disciplinas: karatê, Kung-FuKendo, Muay Thaie, é claro, boxe.
    • Para aprender as ações fundamentais de que a maioria dos lutadores amadores precisará, considere a possibilidade de adquirir um amplo conhecimento de kickboxing. Essa é a maneira mais eficaz de desenvolver a luta em pé.
  2. Etapa 2 Pratique as técnicas básicas de luta...2Pratique técnicas básicas de luta. Fique em uma posição de luta. Use um braço para proteger seu rosto. Mantenha o outro braço abaixado para proteger seu corpo.
    • No mesmo lado do corpo que o pé dianteiro, dê um jab com esse braço, dando um soco reto.
    • Com a mão traseira, dê um soco cruzado, dando um soco direto no ar.
    • Dê um soco em um movimento circular com a mão dianteira para fazer um chute de gancho.
    • Para um uppercut, dê um soco para cima com o punho apontado para cima.
  3. Etapa 3 Reduzir o sucesso de seu oponente's attacks.3Reduza o sucesso dos ataques de seu oponente. Isso pode ser feito aprendendo os fundamentos da luta de clinch dos lutadores de MMA. Treine para a queda no clinch tornando-se versado em sambo, judô e técnicas de luta livre.
    • Aprenda a lutar para ter uma compreensão efetiva de como fazer a luta de clinch.
    • Inicie um clinch enquanto estiver em pé ou no chão.
    • Aproxime-se de seu oponente e amarre-o travando os braços com ele.
    • Derrube seu oponente usando um arremesso ou uma queda.
  4. Etapa 4 Aprenda a finalizar seu oponente.4Aprenda a finalizar seu oponente. O jogo de chão é outra parte integrante dos fundamentos da luta de MMA. O jogo de chão é onde ocorrem as finalizações de seu oponente.
    • O jogo de chão consiste em jiu jitsu, sambo, judô e luta livre com chutes e pegadas. Saber como se defender de uma finalização é fundamental para vencer lutas, especialmente no MMA.
    • A maioria dos lutadores de MMA treina a arte brasileira do jiu jitsuportanto, esteja preparado e treine bem para poder se defender das finalizações deles, além de aprender a criar suas próprias finalizações durante as lutas.
    • Submeta seu oponente a uma posição montada ficando por cima dele para obter o controle ideal. As posições de montaria também podem ser bem-sucedidas pelas costas e pela lateral.
  5. Etapa 5 Treine para obter força e condicionamento físico5Treine para obter força e condicionamento físico juntamente com seu treinamento de MMA. Para manter o poder de luta, levante pesos para aumentar a força e faça exercícios de condicionamento físico para aumentar a resistência. Um treinamento físico sólido garantirá que você seja capaz de manter a resistência durante uma luta.
    • Por exemplo, você pode fazer treinamento de MMA com um treinador três vezes por semana e treinamento aeróbico (corrida, ciclismo ou natação) duas vezes por semana.
    • Inicie seu regime de treinamento pré-luta meses antes da luta. O treinamento precisa desafiá-lo de todas as formas humanamente possíveis para garantir que você esteja preparado para tudo.
    • Levante pesos para maximizar sua força. Desenvolva a resistência para poder lutar fazendo vários exercícios de condicionamento físico.

Treinamento para força e resistência

  1. Etapa 1 Aquecimento...1Aqueça-se antes de começar o treino. Aumente sua frequência cardíaca iniciando sua rotina com uma corrida de velocidade. Corra por 25 metros, caminhe de volta ao ponto de partida e repita a corrida por pelo menos mais cinco minutos.
  2. Etapa 2 Desafie a resistência e a força de seus músculos da parte superior do corpo.2Desafie a resistência e a força de seus músculos da parte superior do corpo. Faça 15 flexões, 15 polichinelos e 15 mergulhos no banco. Repita essa rotina por 5 minutos completos e depois descanse por 90 segundos antes de passar para a próxima etapa.
    • Faça os exercícios pelo menos 3 vezes por semana com um dia de descanso entre eles.
    • Não se esqueça de registrar o tempo que leva para executar cada estação de exercícios para ver como pode melhorar seu tempo com a prática.
  3. Etapa 3 Concentre-se em aumentar seu corpo's capacity to perform.3Foque em aumentar a capacidade de desempenho de seu corpo. Isso ajudará seu corpo a desenvolver uma resistência à fadiga ao suportar níveis extremos de esforço. Comece com 10 burpees em um saco pesado.
    • Alivie as coisas realizando um burpee clean e press com halteres de 25 lb 10 vezes.
    • Em seguida, faça 10 burpees com halteres de 15 lb.
    • Diminua ainda mais a quantidade de pesos realizando a última série de burpees na estação usando apenas o peso corporal. Faça 10 burpees.
    • Repita essa estação de circuito por cinco minutos completos após o término do exercício. Em seguida, passe para a próxima etapa.
  4. Etapa 4 Condicione todo o corpo com um circuito de condicionamento.4Condicione o corpo inteiro com um circuito de condicionamento. Mantenha o coração elevado enquanto realiza o condicionamento de alta intensidade. Realize esse circuito e repita-o por cinco minutos completos, como fez com os outros, antes de passar para a próxima etapa.
    • Aumente a velocidade de suas pernas com uma série de joelhos altos e rápidos. Faça isso 10 vezes.
    • Faça uma série de mountain climbers. Faça essa ação 10 vezes.
    • Faça uma série de polichinelos, polichinelos em prancha e pulmões divididos. Cada série precisa ser feita 10 vezes para ser considerada um circuito completo.
  5. Etapa 5: Foque nos exercícios aeróbicos e...5Tenha como alvo as atividades aeróbicas e anaeróbicas. Desenvolva potência e força enquanto aumenta continuamente a resistência. Para isso, incorpore resistência com pesos em todo o corpo.
    • Conclua este circuito fazendo 10 agachamentos, 10 agachamentos com supino, 10 supinos de tríceps, círculos de ombros 10 vezes em cada direção, 10 roscas de bíceps e 10 remadas curvadas.
    • Após a conclusão, repita a estação por mais cinco minutos completos.

Como manter-se no topo de seu jogo de luta de MMA

  1. Etapa 1 Motive-se e...1Fique motivado e permaneça motivado. Pense em todos os grandes nomes do MMA. Homens como Randy Couture, Matt Hughes, Dan Hardy e Georges St. Pierre. O que todos eles têm em comum? Ser consistente com a forma como treina e manter os olhos no prêmio com seus objetivos de ser o melhor.
    • Ter visão de túnel quando se trata de outros e de seu progresso. Ao se comparar com outra pessoa, você está impondo limites a si mesmo. Concentre-se em não ter limites.
    • Busque a excelência. Concentre-se em seu desenvolvimento e crescimento como lutador de MMA. Busque sua motivação para o sucesso.
    • Estabeleça metas para desafiar a si mesmo. Avalie seu progresso regularmente e, em seguida, estabeleça novas metas.
  2. Etapa 2 Ganhe experiência no ringue para que possa lutar com todo o seu potencial.2Ganhe experiência no ringue para que possa lutar em seu potencial máximo. Você pode praticar e treinar o dia todo, todos os dias, mas não há nada como a experiência real no ringue. Quando estiver pronto, vá em frente e entre no ringue e deixe que a experiência o ensine.
  3. Etapa 3 Seja notável e se destaque entre os demais.3Seja notável e se destaque entre os demais. Considere os lutadores que os promotores adoram promover. Identifique e estude o que faz com que os fãs prefiram um lutador a outro. Se você se tornar aquele de quem todos estão falando, será mais fácil conseguir a chance pelo título.
    • Sempre tente finalizar seu oponente quando estiver no cage. Nocautes e finalizações emocionantes são muito mais divertidos de assistir do que decisões.
    • Mostre sua personalidade. Se você tiver uma personalidade marcante e memorável, terá muito mais exposição.
  4. Etapa 4 Aproveite as oportunidades para praticar a(s) técnica(s).4Aproveite as oportunidades para praticar a(s) técnica(s). Sempre que estiver treinando, nunca perca a oportunidade de praticar as técnicas que lhe foram ensinadas em diferentes disciplinas. Não importa onde você esteja ou o que esteja fazendo, os movimentos das artes marciais podem ser utilizados. Aproveite essas oportunidades para aperfeiçoar suas técnicas.
    • Por exemplo, se estiver fazendo exercícios com o saco, não fique apenas balançando como um louco. Use suas técnicas, como diferentes movimentos de kickboxing e MMA.
    • Se você conseguir manter a boa forma quando seus braços estiverem prontos para cair, então terá uma chance muito maior de ter o melhor desempenho possível quando estiver no cage.
  5. Etapa 5 Evite exagerar no treinamento e na luta.5 Evite exagerar nos treinos e nas lutas. Seu corpo precisará de tempo para descansar e se recuperar. Se você optar por se esforçar além desse ponto, isso afetará negativamente seu desempenho. Aprenda a reconhecer esse ponto e, quando chegar a ele, dê ao seu corpo o tempo de recuperação de que ele precisa.
    • Os sinais e sintomas de que você pode ter treinado demais no passado incluem ficar doente antes da competição, lesões no treinamento, baixo desempenho e/ou atraso no pico.
    • Os sinais e sintomas de que você pode estar treinando em excesso no presente incluem aumento da frequência cardíaca, aumento da frequência cardíaca para uma determinada intensidade de treinamento, aumento do tempo de recuperação da frequência cardíaca entre os intervalos e/ou apatia ou falta de entusiasmo para treinar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaÉ seguro para uma pessoa de 13 anos começar a treinar para se tornar um lutador profissional de MMA? Sim, é seguro começar em uma idade jovem. Muitos lutadores de MMA começam a treinar com apenas 3 anos de idade.
  • PerguntaTenho que ser faixa preta em vários estilos de luta para me tornar um campeão de MMA? Não, você não precisa.
  • PerguntaTenho 22 anos, posso me tornar um profissional se começar a treinar agora? É raro, mas ainda há uma chance de que, se você trabalhar duro, possa ter uma carreira profissional, embora possa ser muito curta devido à sua idade.

Dicas

  • Embora não seja necessário treinar na academia mais cara do mundo, é importante investir em seu treinamento para se tornar o melhor.
  • Lembre-se de se concentrar na resistência, flexibilidade, potência, agilidade e velocidade ao treinar para se tornar um campeão.
  • Manter uma dieta rigorosa é importante para a maioria dos lutadores.

Avisos

  • Nunca acredite que você é o melhor; embora um pouco de ego seja bom, ninguém gosta de uma cabeça grande. Isso fará com que sua queda seja muito pior e muito mais merecida.