Como se tornar um ginasta de elite

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se já assistiu a ginastas que realizam proezas incríveis nos Jogos Olímpicos, pode ter sonhado em competir ao nível de elite. Tornar-se um ginasta de elite é difícil, mas pode consegui-lo se for capaz de dedicar tempo e dedicação para dominar as competências básicas e subir na hierarquia. Comece por encontrar um ginásio na sua área com um programa de ginástica que o possa treinar para o nível de elite. Prepare-se para trabalhar muitas horas e estabeleça objectivos realistas para si próprio. Não se esqueça de tirar um tempo para relaxar e cuidar de sua mente e corpo para não se esgotar!

Passos

Encontrar um ginásio

  1. Etapa 1: Escolher um ginásio com filiação na Direção de Ginástica.
    Escolha um ginásio que seja membro de uma associação de ginástica. Se pretende treinar ao nível da elite, é importante encontrar um ginásio que cumpra as normas de excelência e ofereça o tipo de treino adequado. Verifique se o ginásio é membro do organismo nacional de tutela da ginástica de competição do seu país, como a USA Gymnastics nos EUA.
    • A maior parte dos organismos nacionais de controlo da ginástica estão filiados na FIG (Fédération Internationale de Gymnastique), o organismo internacional de controlo da ginástica de competição.
    • Se vive nos EUA, pode encontrar ginásios membros da USA Gymnastics utilizando o diretório de pesquisa da USA Gymnastics: https://usagym.org/pages/find/gym.html.

    Atenção: Os ginásios membros da USA Gymnastics são obrigados a cumprir directrizes específicas de segurança e ética. Peça para ver uma cópia da política de código de conduta do seu ginásio potencial e informações sobre o seguro de responsabilidade civil.

  2. Passo 2 Peça recomendações a outros ginastas ou pais de ginastas.
    Peça recomendações a outros ginastas ou pais de ginastas. Se conhece alguém que pratica ginástica, essa pessoa pode recomendar um bom ginásio ou um bom treinador na sua área. Também pode tentar pedir recomendações a um treinador da sua escola. Quando visitar um ginásio potencial, converse com outros ginastas ou com os seus pais para saber se gostam do programa.
    • Explique que está interessado num treino sério e competitivo e que gostaria de atingir o nível de elite. Desta forma, é mais provável que obtenha recomendações de ginásios que tenham programas competitivos do que informais ou recreativos.
    • Se não conhece ninguém que pratique ginástica, leia as opiniões online sobre os programas de ginástica na sua área.
  3. Passo 3 Leve uma lista de perguntas para fazer ao pessoal do ginásio.
    Leve uma lista de perguntas para fazer ao pessoal do ginásio. Antes de visitar um ginásio, escreva uma lista de perguntas sobre o seu programa de ginástica. Isto ajudá-lo-á a ter uma ideia daquilo em que se está a meter e de como o ginásio pode satisfazer as suas necessidades. Algumas boas perguntas a fazer incluem:
    • Com que frequência se realizam as aulas e qual a sua duração?
    • Quanto custam as aulas?
    • Posso experimentar uma aula ou trabalhar com alguns instrutores diferentes para ter a certeza de que gosto deles antes de me inscrever?
    • Qual é o vosso currículo?
    • Treinam ginastas para competições de nível de elite?
  4. Passo 4 Visite o ginásio para se certificar de que tem uma gama de equipamento de treino bem conservado.
    Visite o ginásio para se certificar de que dispõe de uma gama de equipamentos de treino bem conservados. Antes de se inscrever num programa de ginástica, passe pelo ginásio e peça para fazer uma visita guiada às instalações de treino de ginástica. Dê uma vista de olhos e certifique-se de que:
    • O equipamento parece limpo e está em bom estado
    • Existe uma grande variedade de equipamentos de treino, como saltos, barras, trampolins, fossos e pistas de cambalhota
    • Existem tapetes, cintos de segurança e outros equipamentos de segurança no local
    • O ginásio é bem iluminado e existem áreas de visualização para os pais que queiram acompanhar o treino dos seus filhos
  5. Passo 5 Assista a uma aula em ação para ver se corresponde às suas necessidades.
    Assista a uma aula em ação para ver se corresponde às suas necessidades. Se o ginásio parecer bom, pergunte se pode assistir a uma aula para ver como é. Verifique se os treinadores e o pessoal parecem empenhados, simpáticos e preocupados com o bem-estar dos ginastas. Pode também ter uma ideia se os ginastas se estão a divertir.
    • Preste atenção a aspectos como o número de ginastas na classe e a variedade de idades e níveis de experiência entre os ginastas. É provável que treine melhor se as turmas forem pequenas e se estiver com outros ginastas de idade e nível de competência semelhantes.
  6. Etapa 6 Conheça os treinadores e o pessoal para ter uma ideia do que fazem're like.
    Conheça os treinadores e o pessoal para ter uma ideia de como são. Antes de se inscrever, converse com os treinadores e outros membros da equipa com quem possa vir a trabalhar. Certifique-se de que parecem empenhados na segurança e que estão dispostos a ajudá-lo a definir bons objectivos para si próprio enquanto treina para o nível de elite.
    • Diga-lhes que está interessado em tornar-se um atleta de elite e pergunte-lhes como treinam os ginastas que estão interessados em competir a sério.
    • Confie nos seus instintos e não tenha medo de tentar trabalhar com alguns treinadores diferentes até encontrar o mais adequado para si.

Começar a treinar

  1. Etapa 1 Comece a treinar o mais jovem possível.
    Comece a treinar o mais jovem possível. Tecnicamente, não há limite máximo de idade para se tornar um ginasta de elite. Pode iniciar qualquer um dos níveis de treino em qualquer idade, igual ou superior à idade mínima exigida. No entanto, não é segredo que os ginastas mais jovens e mais pequenos têm uma vantagem. Para desenvolver as capacidades necessárias para se tornar uma ginasta de elite ainda na adolescência, comece a treinar enquanto é criança, se puder.
    • Em média, as ginastas de elite começam a treinar por volta dos 4 anos de idade. Algumas, como Simone Biles, começam aos 6 anos, enquanto outras podem começar a treinar aos 2 ou mesmo 1 ano!
    • As crianças podem começar a aprender as competências fundamentais da ginástica a partir dos 2-3 anos de idade. No entanto, muitos programas exigem que as crianças tenham pelo menos 6 anos de idade antes de começarem a treinar para competições sérias.
  2. Passo 2 Prepare-se para treinar pelo menos 30 horas por semana.
    Prepare-se para treinar pelo menos 30 horas por semana. Os ginastas de elite têm de dedicar muito tempo ao treino para se manterem em forma e manterem as suas capacidades afiadas. Embora o número exato de horas que terá de passar a treinar não esteja definido, a maioria dos ginastas de elite treina cerca de 30 horas por semana. Aumente gradualmente as horas passadas no ginásio à medida que avança nos diferentes níveis de treino.
    • Quando começa a treinar, pode começar com cerca de 6 a 8 horas por semana, consoante a sua idade, o seu programa de treino e o tempo de que dispõe.
  3. Etapa 3 Dominar as competências de base da ginástica.
    Domine as técnicas de base da ginástica. Embora as técnicas de ginástica avançadas e vistosas possam parecer mais excitantes e impressionantes, todas elas assentam numa base sólida de técnicas mais básicas. Concentre-se em ser capaz de fazer as habilidades simples e fundamentais antes de tentar aprender qualquer coisa extravagante. Algumas boas habilidades iniciais para aprender incluem:
  4. Passo 4 Incorporar o treino de força na sua rotina.
    Inclua o treino de força na sua rotina. É necessária muita força para realizar uma ginástica de elite. Os treinadores de ginástica utilizam rotinas especiais de treino de força que são ideais para ginastas. Converse com seu treinador sobre quais exercícios podem ajudar a maximizar sua força sem fazer com que seus músculos fiquem muito grandes. A sua rotina pode incluir exercícios como:
    • Flexões e prensas de mão
    • Flexões com o braço direito
    • Lançamentos para uma parada de mão
    • Flys
    • Flexões
  5. Passo 5 Alongue-se regularmente para melhorar a sua flexibilidade.
    Alongue-se regularmente para melhorar a sua flexibilidade. Ser flexível é outra chave para o sucesso como ginasta. Para manter as articulações e os músculos flexíveis, adicione alongamentos e exercícios de amplitude de movimento à sua rotina de treino regular. Peça ao seu treinador que o ajude a escolher alongamentos que sejam seguros e úteis para si.
    • Antes de começar a alongar, aqueça as articulações movendo-as lentamente em círculo, tanto no sentido dos ponteiros do relógio como no sentido contrário.
    • Faça alongamentos estáticos, nos quais mantém um alongamento durante cerca de 10 segundos, para ajudar a soltar os músculos e evitar distensões e entorses.
    • Faça alongamentos dinâmicos, como pontapés ou lunges, para ajudar a aquecer os músculos e melhorar a circulação.

Progredir nos escalões

  1. Passo 1 Inscreva-se num programa das Olimpíadas Júnior (JO).
    Participe num programa das Olimpíadas Júnior (JO). O programa Junior Olympics é um programa de treino com vários níveis. Neste programa, irá dominar as competências básicas necessárias em cada nível para avançar para a fase seguinte do seu treino. Depois de passar o nível 10 do programa Junior Olympics, pode começar a treinar como ginasta de elite. Procure um ginásio na sua área que ofereça um programa JO.
    • 'Elite' é a classificação mais alta que se pode alcançar num programa JO. Os ginastas de nível 10 são considerados 'Pré-Elite'.
    • Outros tipos de programas de treinamento, como o programa Xcel da USA Gymnastics, são projetados para ajudá-lo a desenvolver habilidades semelhantes. No entanto, o programa Xcel não treina ginastas ao nível de elite.
  2. Etapa 2 Desenvolver competências básicas nos níveis 1-3.
    Desenvolver as competências de base nos níveis 1-3. Durante os 3 primeiros níveis do programa JO, aprenderá as competências básicas 'obrigatórias' que constituem a base de uma ginástica mais avançada. Se quiser, pode começar a competir com outros ginastas do seu escalão etário quando atingir o nível 3.
    • Os ginastas devem ter pelo menos 6 anos de idade para se poderem qualificar para o nível 3.
    • Algumas das competências de ginástica do nível 3 são as paradas de mão, os pullovers, o salto com abertura de 90° e os saltos para trás com arredondamento.
  3. Etapa 3 Começar a competir nos campeonatos estatais nos níveis 4-5.
    Comece a competir em campeonatos estatais nos níveis 4-5. Nos Níveis 4-5, irá desenvolver as competências padrão que começou a aprender nos Níveis 1-3. Comece a inscrever-se em competições estatais e regionais sérias assim que atingir estes níveis, para que possa aumentar a sua confiança e preparar-se para a intensa competitividade do nível de elite.
    • Um ginasta tem de ter pelo menos 7 anos de idade para passar ao nível 4 ou 5.
    • Também terá de cumprir determinados pré-requisitos antes de poder atingir estes níveis, tais como um nível de proficiência de 75% nas técnicas de salto, barras, trave e solo do Nível 3 e uma pontuação de mobilidade de 34,00 AA.
    • Algumas das competências de Nível 4-5 incluem saltos à frente, quedas, círculos de sola, saltos divididos de 150° e saltos em sela.
  4. Passo 4 Trabalhe com o seu treinador para criar rotinas opcionais nos níveis 6-10.
    Trabalhe com o seu treinador para criar rotinas opcionais nos níveis 6-10. Durante os primeiros 5 níveis, estará a praticar habilidades padronizadas e rotinas que são necessárias para todos os ginastas. No entanto, quando chegar aos níveis superiores, terá de começar a desenvolver as suas próprias rotinas que mostrem os seus pontos fortes especiais. São as chamadas rotinas 'opcionais'. Fale com o seu treinador sobre a forma de criar uma rotina competitiva enquanto continua a desenvolver as suas competências obrigatórias.
    • Tens de ter pelo menos 8 anos de idade para atingir o nível 8 e pelo menos 9 anos de idade para atingir o nível 10.
    • Terás de atingir pontuações mínimas de proficiência e mobilidade em cada um destes níveis antes de poderes avançar para o nível seguinte.
    • O nível 10 é o nível mais elevado que pode atingir antes de ser considerado um ginasta de elite.

Avançar para a Elite através de um programa TOPS/Hopes

  1. Etapa 1 Inscreva-se num programa TOPS para uma formação especial Pré-Elite se're age 7-10.
    Faça a sua inscrição num programa TOPS para um treino especial de Pré-Elite se tiver entre 7 e 10 anos. O programa TOPS é um programa especial da USA Gymnastics para jovens ginastas qualificados dos Jogos Olímpicos Júnior que pretendem atingir o nível de Elite. Fale com o seu treinador para saber se este programa é adequado para si. Em caso afirmativo, pode participar nos testes para o TOPS e, se se qualificar, pode ser selecionado para treinos e competições especiais para o ajudar a subir na classificação.
    • O teste TOPS estatal realiza-se em junho e julho, seguido do teste TOPS nacional em outubro. Se se qualificar para o TOPS, será convidado a participar num campo de treino especial que se realiza todos os anos em dezembro.
    • Será testado não só nas suas capacidades de ginástica, mas também nas suas capacidades físicas (como a capacidade de subir à corda, fazer uma parada de mão em prensa ou efetuar levantamentos de pernas). Os testes de qualificação para o TOPS variam consoante a sua idade.

    Dica: Ser selecionado para o TOPS ou o Hopes não o torna automaticamente num ginasta de Elite, mas estes programas são excelentes trampolins para atletas sérios que esperam vir a competir ao nível da Elite.

  2. Passo 2 Candidatar-se a um programa Hopes se're 10-12 years old.
    Candidate-se a um programa Hopes se tiver 10-12 anos de idade. O programa Esperanças destina-se a ginastas altamente qualificados dos Jogos Olímpicos de Juniores com idades entre os 10 e os 12 anos que ainda não estão prontos para passar para o nível de elite. Fale com o seu treinador sobre a possibilidade de experimentar um destes programas para que possa treinar e competir ao lado das ginastas de elite da sua equipa até estar pronta para passar para o nível de elite.
    • Para competir como ginasta Esperança no US Challenge, terá de obter uma pontuação obrigatória de 32,0 e uma pontuação opcional de 46,5 numa competição regional ou nacional.
  3. Passo 3 Fale com o seu treinador sobre a possibilidade de tentar entrar no programa Elite.
    Fale com o seu treinador sobre a possibilidade de fazer um teste para o programa de Elite. Como ginasta TOPS ou Hopes, terá oportunidades de fazer testes para o programa de elite a nível regional e nacional. Trabalhe com o seu treinador para descobrir quando é que está pronto para participar nas eliminatórias nacionais.
    • Se estiver a transitar para um programa de elite júnior (para ginastas com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos) a partir do TOPS ou do Hopes, precisará de uma pontuação obrigatória de 35.0 e de uma pontuação opcional de 53.0 para se qualificar para os Classics. Para se qualificar para os EUA, precisa de uma pontuação obrigatória de 35,0 e de uma pontuação opcional de 54,0.
  4. Passo 4 Competir em campeonatos regionais e nacionais de nível superior.
    Competir em campeonatos regionais e nacionais nos níveis mais elevados. Quando atingir os níveis 8-10, terá mais oportunidades de competição do que nos níveis anteriores. Estas incluem competições de campeonatos a nível regional e nacional. Fale com o seu treinador sobre como cumprir os requisitos para participar nestas competições.
    • Estas competições de maior dimensão requerem rotinas mais difíceis e serão avaliadas de acordo com um conjunto de normas diferente das competições de nível inferior.
    • As regras para as competições de nível 8-10 baseiam-se nas directrizes internacionais definidas pela Fédération Internationale de Gymnastique.
  5. Etapa 5 Participar numa competição de qualificação de elite.
    Participar numa competição de qualificação de elite. Depois de dominar com êxito o conjunto de competências Pré-Elite, pode candidatar-se ao Programa Elite. Trabalhe com o seu treinador para se preparar para as competições de qualificação, que consistirão em rotinas obrigatórias e opcionais.
    • As pontuações específicas que terá de alcançar em cada evento de qualificação dependerão do seu grupo etário e dos tipos de eventos de qualificação em que participar.
    • É necessário ter entre 11 e 15 anos para se tornar ginasta de Elite Júnior e 16 anos ou mais para se tornar ginasta de Elite Sénior.
    • Quando se torna ginasta de Elite, pode qualificar-se para integrar a Seleção Nacional e participar em competições internacionais.

Apoiar o seu treino

  1. Etapa 1 Definir objectivos SMART...
    Estabeleça objectivos SMART para o seu treino. Pode tornar um grande sonho, como tornar-se ginasta de elite, mais fácil de gerir, dividindo-o em objectivos mais pequenos e a curto prazo. Estabeleça objectivos para o seu treino que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo.
    • Por exemplo, pode ter um grande objetivo de atingir o nível 5 até ao final do ano. Pode dividi-lo em objectivos mais pequenos, como praticar um movimento nas barras um determinado número de horas por semana ou aperfeiçoar o seu salto dividido até ao final do mês.
    • O seu treinador pode ajudá-lo a definir objectivos realistas e úteis para o seu treino, com base nos seus pontos fortes e no seu nível de competência atual.
  2. Passo 2 Pratique o autocuidado para evitar o esgotamento.
    Praticar o autocuidado para evitar o esgotamento. Ser ginasta de elite é muito difícil e é fácil ficar esgotado e perder o sentido de alegria no desporto. Para evitar que isso aconteça, cuide de si física e emocionalmente. Algumas formas de cuidar de si incluem:
    • Passar tempo com amigos e familiares que o apoiam
    • Comer refeições nutritivas
    • Dormir bastante
    • Fazer actividades relaxantes, como ver televisão, ler ou fazer projectos criativos

    Advertência: As ginastas de competição são vulneráveis a uma série de problemas de saúde, incluindo lesões e distúrbios alimentares. Trabalhe em estreita colaboração com o seu médico para se certificar de que se mantém física, mental e emocionalmente saudável durante o treino.

  3. Etapa 3 Trabalhe com o seu médico ou um nutricionista para manter uma dieta saudável.
    Trabalhe com o seu médico ou nutricionista para manter uma dieta saudável. Obter a nutrição correcta pode ser um desafio quando se está a treinar para ser uma ginasta de elite. Fale com o seu treinador, médico e um nutricionista ou dietista sobre o que deve comer para controlar o seu peso de forma saudável e obter os nutrientes de que necessita.
    • A maioria das ginastas precisa de uma dieta rica em hidratos de carbono e proteínas para manter a energia e construir músculos fortes durante o treino. No entanto, o tipo exato de dieta que necessita pode variar em função do seu estilo de ginástica.
    • Certifique-se também de que come uma variedade de frutas, legumes e gorduras saudáveis (como as que se encontram no peixe, nozes e sementes e óleos vegetais) para obter todas as vitaminas e minerais de que necessita.
  4. Passo 4 Candidatar-se a uma bolsa de assistência financeira para ajudar a pagar a formação.
    Candidatar-se a uma bolsa de apoio financeiro para pagar os treinos. Os treinos de ginástica de competição podem ser muito dispendiosos. Entre o custo das propinas, equipamento, viagens e outras despesas e taxas, você e a sua família podem acabar por pagar até 15.000 dólares por ano. Se não for capaz de suportar os custos do seu treino, tente candidatar-se a subsídios, como o Athlete Assistance Grant da Acrobatic Gymnastics Foundation.
    • Se não souber como se candidatar, pergunte ao seu treinador se ele pode ajudar.
    • Se não se qualificar para uma bolsa, considere a possibilidade de angariar fundos junto da família e dos amigos através de uma plataforma de financiamento coletivo, como a GoFundMe ou a MakeAChamp.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Quais são os melhores exercícios para fortalecer braços fracos?
    As elevações de joelhos, as elevações de queixo e as elevações de braços são óptimas para o treino de força da parte superior do corpo. Para isso, pode utilizar uma única barra. De facto, existem algumas que pode colocar na parede da porta e outras que pode furar na parede ou colocar por sucção. Certifique-se de que faz sempre alongamentos antes de efetuar qualquer tipo de treino de força.
  • Questão
    Como posso tornar-me um grande ginasta sem ir ao ginásio?
    A formação virtual em linha é fantástica - é como a ginástica sem fronteiras. Pode obter formação de instrutores de todo o mundo e até participar em campos e aulas de mestrado. A vantagem da formação virtual é que pode assistir a uma aula ao vivo ou revê-la mais tarde. Proporciona muito mais flexibilidade nas áreas de instrução.
  • Questão
    Quais são as qualificações mais importantes para um treinador de ginástica?
    A qualificação mais importante é a capacidade de trabalhar com crianças e uma comunicação segura e positiva. Para além disso, identificar os desafios físicos e emocionais é muito mais importante do que ter um currículo de calibre olímpico.

Dicas