Como se tornar um atleta

Autor do artigo:Gabriel Silva

Tornar-se um atleta é um processo que dura a vida inteira e exige dedicação, foco e muitas habilidades físicas. Se você quer ser um atleta, pode começar escolhendo um esporte de que goste e depois praticando-o para se tornar o mais habilidoso possível. Além de praticar o esporte, os atletas também precisam ter uma dieta saudável, manter-se em forma e levar uma vida saudável e equilibrada.

Etapas

Praticando seu esporte

  1. Etapa 1 Envolva-se em um esporte o mais rápido possível.
    Envolva-se em um esporte o mais rápido possível. A maioria dos atletas se envolve em esportes quando são crianças, mas é possível se tornar um atleta em qualquer idade. Escolha um esporte de seu interesse e encontre um clube, equipe ou liga local para jogar.
    • Encontre um esporte ou atividade de que realmente goste e comprometa-se a melhorar nele.
    • Ao escolher um esporte, tente escolher um que exija habilidades nas quais você já sabe que é bom. Por exemplo, se você gosta de correr, pode escolher um esporte como futebol ou atletismo, em que a corrida é o principal componente do jogo.
    • Se você gosta de levantar pesos e tem boa força na parte superior do corpo, pode considerar um esporte baseado em força, como crossfit e powerlifting, ou esportes de campo, como disco e dardo.
    • Se você consegue pegar e arremessar uma bola, pode tentar o futebol americano ou o beisebol.
  2. Etapa 2 Dedique de 2 a 3 horas aos treinos na maioria dos dias da semana.
    Dedique de 2 a 3 horas à prática na maioria dos dias da semana. Tornar-se um atleta é um grande compromisso de tempo, portanto, esteja preparado para passar muito tempo praticando as diferentes habilidades de que você precisa. Programe seus treinos em sessões de 60 minutos e tente fazer 2 ou 3 delas de 4 a 5 dias por semana.
    • Quando se está aprendendo um esporte, mais prática é sempre melhor para aprimorar suas habilidades.
    • Não se esqueça de reservar pelo menos 20 a 30 minutos entre as sessões de prática para descansar os músculos. O ideal é espaçar suas sessões de prática de modo que você tenha uma pela manhã e outra à noite.
    • Muitos atletas habilidosos passam de 4 a 5 horas por dia praticando seu esporte. Entretanto, se você tiver outros compromissos, talvez isso não seja possível. Tente reservar o máximo de tempo possível em sua agenda.
  3. Etapa 3 Concentre-se em melhorar habilidades específicas.
    Concentre-se em melhorar habilidades específicas. Quando estiver praticando, trabalhe em uma habilidade específica de cada vez. Repita esse movimento ou moção várias vezes até aperfeiçoá-lo. Envolva sua mente pensando no que está fazendo e onde pode melhorar.
    • Por exemplo, se você joga futebol, pode passar 60 minutos trabalhando em dribles. Se joga beisebol, pode passar 30 minutos trabalhando para balançar o taco da forma correta, sem bater na bola, e depois passar 30 minutos batendo na bola.
    • Pode ser útil praticar com um amigo ou treinador para que ele possa observá-lo enquanto você treina e fazer comentários sobre os pontos em que você pode melhorar seu jogo.
    • Seja paciente consigo mesmo enquanto estiver praticando. Se continuar a errar um movimento, tente fazer outra coisa e depois volte à habilidade com a qual está tendo problemas.
  4. Etapa 4 Faça intervalos de 5 a 10 minutos entre as repetições.
    Faça intervalos de 5 a 10 minutos entre as repetições. Quando terminar de trabalhar em uma habilidade, afaste-se do treino para descansar e se reidratar durante um intervalo. Passe algum tempo alongando os músculos ou correndo no lugar para manter a frequência cardíaca elevada.
    • Se estiver com pressa, não pule o intervalo, pois isso pode causar uma lesão. Em vez disso, gaste menos tempo em seus exercícios e mantenha o mesmo tempo de descanso.

Alimentação saudável

  1. Etapa 1 Certifique-se de que 55% a 65% das calorias diárias sejam provenientes de carboidratos.
    Certifique-se de que 55 a 65% de suas calorias sejam provenientes de carboidratos diariamente. Faça refeições que incluam carboidratos saudáveis, como frutas, grãos integrais, arroz, feijão e macarrão de trigo integral. Para um atleta, os carboidratos devem compor a maior parte da sua ingestão calórica do dia, pois eles fornecem mais energia para o treino.
    • Tente ficar longe de grãos refinados e carboidratos processados, que são pobres em valor nutricional e fibras.
  2. Etapa 2 Consuma de 10 a 15% de suas calorias diárias em proteínas.
    Consuma de 10 a 15% de suas calorias diárias em proteínas. A proteína é importante para reparar e construir músculos, portanto, tente comer alimentos como ovos, vegetais e carne, como frango, porco e boi. Incorpore nozes, como amêndoas e castanhas de caju, em seus lanches, e coma peixe, como salmão, atum ou tilápia, para obter uma proteína mais magra em suas refeições.
    • Você não precisa ingerir proteína em todas as refeições, mas ela deve ser uma parte importante da sua dieta quando estiver se exercitando e praticando regularmente.
    • Se você for mais musculoso, talvez precise de mais proteína em sua dieta para manter os músculos.
    • É importante obter proteína de várias fontes, como carne, vegetais e nozes, para obter mais nutrientes para seu corpo.
  3. Etapa 3 Evite gorduras não saudáveis e alimentos gordurosos na maior parte do tempo.
    Evite gorduras prejudiciais à saúde e alimentos gordurosos na maior parte do tempo. Fique longe de gorduras trans e evite alimentos gordurosos em geral antes de um treino, treino ou jogo. Quando você ingere alimentos gordurosos, pode ficar cansado e se sentir menos alerta, o que pode prejudicar seu desempenho.
    • É importante observar que você não deve se restringir completamente ao consumo de determinados alimentos nem estabelecer nenhum tipo de 'regra' rígida e rápida sobre o que come, mas, em vez disso, deve tentar tornar sua dieta mais saudável de modo geral - evite ser muito restritivo. Isso também pode ser prejudicial à saúde.
    • Algumas gorduras de alimentos como abacate, azeite de oliva, nozes e até mesmo chocolate amargo podem ser saudáveis com moderação.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Clare Flanagan

    Ex-corredora competitiva
    Clare Flanagan é uma ex-corredora competitiva de cross-country da Divisão I da NCAA pela Universidade de Stanford. Ela corre há mais de uma década, tendo vencido seis campeonatos estaduais de classe A em Minnesota, estabelecido um recorde estadual de classe A nos 1.600 m e se classificado para o Nike Cross Country Nationals.
    Clare Flanagan Ex-corredora competitiva

    Não deixe de se mimar de vez em quando. Clare Flanagan, ex-corredora universitária, aconselha: 'Para os atletas que estão queimando toneladas de calorias e sob enorme pressão para ter um bom desempenho, pode ser necessário, tanto física quanto psicologicamente, permitir-se comer alguma coisa. Não há problema algum em comer uma sobremesa depois do jantar, comer algo divertido que você normalmente não come durante o dia ou comer uma tigela de seu cereal favorito como lanche na hora de dormir. Quando eu estava correndo - e mesmo agora - geralmente sigo a regra 80/20 - tento comer alimentos saudáveis 80% do tempo e 20% do tempo como praticamente tudo o que quero!'

  4. Etapa 4 Beba 64 onças fluidas (1.900 mL) de água todos os dias para se manter hidratado.
    Beba 64 onças fluidas (1.900 mL) de água todos os dias para se manter hidratado. A hidratação é importante para manter sua energia e saúde durante todo o dia, especialmente como atleta. Leve água com você durante todo o dia e, enquanto estiver se exercitando ou jogando, procure beber a cada 15-20 minutos.
    • Não espere até sentir sede para beber água. Normalmente, isso significa que você já está desidratado.

Levando uma vida saudável

  1. Etapa 1 Faça 60 minutos de exercícios aeróbicos ou levantamento de peso nos dias sem treino.
    Faça 60 minutos de exercícios aeróbicos ou de levantamento de peso nos dias em que não estiver treinando. Mantenha seu corpo em movimento, mesmo nos dias em que não tiver um treino ou jogo programado. Incorpore exercícios aeróbicos como parte de sua rotina, tente caminhar ou correr, nadar algumas voltas ou fazer exercícios de peso corporal para manter sua energia.
    • Nos dias em que você tem treino, tente não programar um treino adicional. O excesso de exercícios cardiovasculares ou de musculação pode levar à exaustão, o que pode afetar negativamente seu jogo.
    • Se você parar de se exercitar regularmente, tente voltar à rotina aos poucos para evitar o excesso de esforço.
  2. Etapa 2 Descanse adequadamente depois de praticar ou malhar.
    Descanse adequadamente depois de praticar ou malhar. O movimento pode causar cansaço rapidamente, e é importante ouvir seu corpo. Procure dormir pelo menos 8 horas por noite, especialmente se você for se exercitar ou jogar no dia seguinte.
    • Se você dormir muito pouco, poderá prejudicar sua concentração e suas funções motoras, o que pode causar problemas durante o jogo.
  3. Etapa 3 Consulte um profissional médico o mais rápido possível se você're injured.
    Consulte um profissional médico o mais rápido possível se você se machucar. As lesões esportivas são extremamente comuns entre os atletas. Marque uma consulta com o seu médico se você se machucar durante um jogo ou treino e conte a ele exatamente o que aconteceu. Em alguns casos, esperar muito tempo após uma lesão pode causar danos permanentes.
    • Se já tiver sofrido uma lesão esportiva, tenha cuidado ao usar essa parte do corpo e informe ao seu técnico sobre a lesão.
    • A maioria das lesões, como entorses ou cortes, é facilmente tratada. Entretanto, há algumas lesões, como rupturas de ligamentos e concussões, que são mais sérias e exigem atenção imediata.
  4. Etapa 4 Faça uma pausa na prática se você se sentir sobrecarregado ou estressado.
    Faça uma pausa na prática se você se sentir sobrecarregado ou estressado. Manter sua saúde mental é importante para ser o melhor atleta possível. Se estiver sentindo que não está gostando de praticar seu esporte, se estiver sofrendo estresse fora do esporte ou se sentindo pressionado pelos técnicos ou colegas de equipe, dê um passo atrás e concentre-se em si mesmo por um tempo.
    • Se possível, converse com seu técnico sobre o que está acontecendo e explique a ele por que está fazendo uma pausa.
    • Se estiver praticando um esporte no ensino médio ou em nível universitário, marque uma consulta com o orientador da escola ou com o centro de bem-estar. Lá, você poderá discutir como está se sentindo e fazer um plano para melhorar sua saúde mental.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Mantenha-se dedicado e não desanime, mesmo que tenha tido um dia ruim no treino ou perdido um jogo. Todo atleta já perdeu em algum momento da vida, e isso é uma parte natural de se tornar melhor em seu esporte.
  • Se você for estudante, tente dedicar pelo menos 2 horas por dia para estudar e concluir seus trabalhos escolares. Tirar boas notas é uma parte importante de se tornar um atleta, pois você pode passar a jogar na faculdade.