Como se tornar um Superstar da WWE

Autor do artigo:Gabriel Silva

O que é que vais fazer, irmão? Se queres ser uma superestrela da World Wrestling Entertainment (WWE), tens de ter uma combinação única de capacidades atléticas, aparência e capacidade de representação. É um pacote completo. Podes aprender a treinar o teu corpo e a tua mente. Dê a si mesmo a melhor chance de competir no maior palco de todos.

Passos

Entrando em forma

  1. Passo 1 Jogar futebol...1Jogar futebol ou juntar-se à equipa de luta livre. Os lutadores profissionais vêm de todos os tipos de origens atléticas. Os caçadores de talentos da WWE recrutam novos lutadores com base em critérios de atletismo, carisma, capacidade de treino, etc. Os atletas são encorajados a candidatar-se no seu sítio Web de recrutamento WWEPerformanceCenter.com para terem a oportunidade de serem convidados para um próximo teste.
    • The Rock, 'Stone Cold' Steve Austin, Bray Wyatt e Roman Reigns começaram a sua carreira no campo de futebol e não no círculo quadrado.
    • Outras estrelas notáveis, incluindo Brock Lesnar, Kurt Angle e Dolph Ziggler, começaram como lutadores amadores habilidosos antes de assinarem acordos com a WWE.
    • Lutadores como CM Punk, Chris Jericho, Seth Rollins e The Hardy Boyz não vieram de origens atléticas. Em vez disso, receberam formação em escolas de luta livre privadas, depois juntaram-se a promoções de luta livre independentes e tornaram-se suficientemente bons para chamar a atenção da WWE.
  2. Passo 2 Iniciar o treino de força...2Iniciar o treino de força. Como é que o Ryback ficou tão musculado? A bater nos pesos aos 12 anos de idade. Os lutadores da WWE precisam de ser suficientemente fortes para pegar num lutador com mais de 90 quilos e atirá-lo ao tapete em segurança. Mesmo que queiras ser um lutador de alta competição ou um lutador de tapete, tens de ser forte. Concentre-se em desenvolver a força na parte superior do corpo, o teu núcleoe nas pernas.
    • Enquanto os lutadores costumavam parecer lutadores de bar que bebiam cerveja, a maioria dos lutadores hoje em dia tem músculos de fisiculturista. É necessário um compromisso sério com a dieta e o exercício se quiseres estar na WWE.
    • Inscreve-te num ginásio e consulta um treinador pessoal se quiseres ficar em forma para a WWE. O lutador Triple H também oferece uma série de vídeos de exercícios de força e condicionamento que pode ser adquirida comercialmente.
  3. Passo 3 Concentre-se em exercícios cardiovasculares de alta intensidade3Foque-se em exercícios cardiovasculares de alta intensidade. Correr à volta do ringue entre as cordas, aterrar de costas e fazer hip-tosses É difícil. Se não estiver em forma, a luta livre vai deixá-lo sem fôlego muito rapidamente. Os lutadores profissionais precisam de estar em excelentes condições cardiovasculares, prontos para aguentar 10-20 minutos por combate a um ritmo acelerado.
    • Tente agrupar os seus exercícios de força 5-10 favoritos e faça-os em rajadas curtas e temporizadas para introduzir algum cardio na sua rotina de treino de força. Faça o maior número de repetições possível com um peso manejável em 60 segundos, depois descanse 15 segundos antes de passar ao exercício seguinte. Faça os 10 exercícios antes de fazer uma pausa de dois minutos e, em seguida, repita o circuito duas vezes.
    • O antigo lutador profissional 'Diamond' Dallas Page lidera um treino de ioga com tema de luta livre, disponível no mercado, que envolve flexibilidade de baixo impacto e exercícios cardiovasculares. Muitos lutadores utilizam este método nos seus treinos.
  4. Passo 4 Frequentar aulas de dança4Tome aulas de dança ou experimentar ginástica. A luta livre profissional consiste em aprender a mover-se com outras pessoas, para que a competição pareça realista. Saltos mortais, bodyslams e hurricanranas são muito mais parecidos com a dança do que com a luta livre real. Não verás ninguém a sair da corda superior num concurso amador ou a fazer um RKO, por isso a ginástica e a dança são boas formas de ganhar coordenação.
    • Aprender a dar cambalhotas e a levar pancadas faz parte do teu treino de luta livre, mas serás muito mais rápido a aprender se tiveres experiência em a fazer cambalhotas e aprenderes a identificar-te. É uma excelente maneira de construir uma base.
  5. Passo 5: Ter aulas de representação...5Tome aulas de representação. The Rock não se tornou uma estrela de cinema por acaso. Os lutadores de wrestling têm de ser grandes actores, aprendendo a vender movimentos e a contar uma história convincente no ringue. Mesmo que tenhas um corpo musculado e um golpe final de arrasar, ninguém se vai importar se não souberes falar ao microfone.
    • As promoções costumavam ser improvisadas nos tempos do Hulkster. Agora, memorizar as falas faz parte da rotina da WWE. Se queres aparecer na televisão, vais ter de aprender a ler um guião e a memorizar as tuas deixas.
  6. Passo 6: Fazer uma dieta limpa6Faça uma dieta limpa. Uma piada comum entre os lutadores profissionais é que só comem peitos de frango grelhados, brócolos ao vapor e arroz integral. Mesmo que esteja na estrada 300 dias por ano, não vai ser só hambúrgueres e batatas fritas. Tem de se comprometer a fazer uma dieta rica em proteínas magras, vegetais ricos em vitaminas e hidratos de carbono de digestão lenta, para manter o seu corpo a trabalhar para si.

Aprender a arte da luta livre

  1. Passo 1 Inscreva-se numa escola privada de luta livre.1Matricular-se numa escola privada de luta livre. Aprender a fazer movimentos de luta livre profissional tem de ser feito pessoalmente, ensinado por um instrutor de luta livre num ringue de luta livre adequado. Escolas e academias de luta livre estão disponíveis na maioria das regiões, oferecendo cursos de 6 semanas e outros pacotes para lutadores interessados. Aos melhores, por vezes, são oferecidos lugares nas promoções locais.
    • Muitas escolas de luta livre notáveis são dirigidas por antigos lutadores. Shawn Michaels, Lance Storm, Devon e Bubba Ray Dudley, Harley Race e Killer Kowalski dirigem escolas de wrestling muito conceituadas nos Estados Unidos, nas quais se formaram muitas estrelas da WWE.
    • Da mesma forma, muitas promoções indie como a Ring of Honor e a Ohio Valley Wrestling também oferecem programas de formação.
    • Nunca, em circunstância alguma, deves começar a praticar os movimentos de wrestling que vês na televisão, quando estás em casa. Se forem feitos incorretamente, esses movimentos podem ser mortais.
    Steve Pantaleo, Diretor Global de Publicações da World Wrestling Entertainment (WWE)

    Inscreva-se numa escola de luta livre de renome para aprender os fundamentos da luta livre profissional, incluindo técnicas no ringue, narração de histórias e desenvolvimento de personagens.

  2. Passo 2 Aprender a aguentar os choques.2Aprenda a aguentar os choques. O grande segredo para aqueles golpes devastadores que parecem magoar a sério? Eles realmente magoam. Os lutadores profissionais aprendem a cair corretamente, no entanto, para controlar essas quedas e proteger as suas cabeças e pescoços de lesões mais graves. Embora cair de costas nunca seja uma boa sensação, durante o treino aprende-se a fazê-lo em segurança. Outras habilidades que aprenderá na escola de luta livre envolvem:
    • Bloqueio
    • Golpes
    • Passar pelas cordas
    • Luta com correntes
    • Fazer movimentos específicos
    • Comunicar no ringue
    • Vender os movimentos de outros lutadores
  3. Passo 3 Aprende a tornar os teus combates dramáticos.3Aprenda a tornar os seus combates dramáticos. Tal como um bom filme, um bom combate de wrestling não é só tiroteios e cenas de amor, embora essas possam ser as melhores partes. Os combates precisam de ter um ritmo adequado, misturando pontos altos e pontos baixos para criar drama para o público. Aprender a fazer isto é uma das partes mais difíceis mas importantes da aprendizagem da arte da luta livre.
    • Ao contrário do que se pensa, a maior parte dos combates de luta livre não são planeados movimento a movimento. Muitos dos pontos mais importantes e o final são normalmente planeados, mas a passagem do ponto A para o ponto B é normalmente feita no ringue.
    • Fale com lutadores mais velhos e mais experientes. Aproveita todas as oportunidades para trabalhares com eles se quiseres aprender sobre o ritmo do combate. A maioria dos principiantes apressa-se, passando de um movimento para outro muito rapidamente. Abrandar é uma competência que ganhará com tempo e esforço.
  4. Passo 4 Construa uma personagem única.4Construa uma personagem única. As personagens de luta livre profissional são normalmente extravagantes, exageradas e maiores do que a vida. Tipos normais chamados Terry e James tornaram-se Hulk Hogan e o Ultimate Warrior quando puseram os pés no ringue. Para estabelecer uma ligação com o público, desenvolva um tipo de personagem com o qual se possam identificar, se for um babyface, ou desprezar, se for um heel.
    • As boas personagens são normalmente apenas versões amplificadas da sua personalidade real. John Cena sabia mesmo fazer freestyle rap antes de se tornar o Doutor em Thuganomics, e Chris Jericho, o Ayatollah do Rock 'n Rolla, é mesmo o cantor de uma banda.
    • Os traços de carácter são por vezes chamados 'gimmicks' no wrestling profissional. Mesmo que estejas a lutar com o teu nome normal, precisas de um bom gimmick ou adereço. Pense no casaco de cabedal e nos óculos de sol cor-de-rosa de Bret Hart, ou nas calças brilhantes de Shawn Michaels.
  5. Passo 5 Aprende a falar bem ao microfone.5Aprender a falar bem ao microfone. Lembre-se: As vitórias e as derrotas não importam. Os wrestlers nem sempre são óptimos porque são os melhores wrestlers. Alguns deles falam de forma tão carismática que nos levam a acreditar que o são. Estuda o trabalho de alguns mestres da promoção, como Ric Flair, The Rock, Chris Jericho, Paul Heyman e Randy Savage, para aprenderes a falar mal com os melhores.
    • Pratique falar em frente ao espelho, aperfeiçoando os maneirismos e movimentos da sua personagem. Transforme-se noutra pessoa e empenhe-se numa gama de emoções tão vasta quanto possível.
    • Boas frases de efeito são importantes para os lutadores, mas fazer uma promo intensa sobre o seu próximo combate é ainda mais importante. Podes praticar promos em qualquer altura. Escolha um lutador que você odeia e pratique falando no espelho. Fala de como lhe vais arrancar a cabeça no próximo domingo. Torna-o intenso. Torna-o divertido.
  6. Passo 6 Aprende a fazer o trabalho.6Aprende a fazer o trabalho. Ser um bom lutador profissional não é ganhar o maior número de combates, ou ser a pessoa mais forte do mundo. Trata-se de fazer com que o público se interesse pelos teus combates o suficiente para te querer ver ganhar ou perder. É uma atuação e, por vezes, a atuação não envolve a tua vitória.
    • Os lutadores profissionais trabalham normalmente como 'heels' ou 'babyfaces'. Se fores um 'heel', o teu trabalho é fazer com que o público te odeie tanto que pague um bom dinheiro para te ver levar uma tareia. Se fores um babyface, o teu trabalho é simpatizar com o público, para que eles queiram ver-te a levar uma tareia. Nem toda a gente pode ser um babyface.
    • Alguns lutadores não fazem praticamente nada a não ser perder. Quando começas, provavelmente vais fazer 'trabalhos' para lutadores mais experientes. É uma óptima oportunidade para aprenderes os meandros do negócio. Tenta manter o teu ego fora disso.
  7. Passo 7 Estuda a história da luta livre.7Estuda a história do wrestling. Os lutadores da WWE precisam de ser fãs do produto. A WWE Network tem um enorme arquivo de conteúdo original disponível online a baixo custo, incluindo todos os eventos pay-per-view de sempre, mas procurem outras fontes de VOD e o YouTube para encontrarem os clássicos dos tempos do território e tentem também acompanhar o que se passa nas actuais promoções indy.
    • Veja os grandes combates de pesos cruzados da WCW com Sting e Vader, bem como os clássicos de Dean Malenko, Eddy Guerrero e Rey Mysterio Jr.
    • Veja Sandman, Raven e Tommy Dreamer a darem cabo de tudo nos dias selvagens da ECW.
    • Veja os clássicos da NWA dos anos 70 e 80 para ver Harley Race, Tully Blanchard, Dusty Rhodes e Ric Flair no seu auge.
    • Veja Verne Gagne, Mad Dog Vachon, Nick Bockwinkel e Larry Zbyszko a enfrentarem-se na AWA.
    • Muitos lutadores actuais e antigos têm podcasts, que incluem muitos lutadores que falam sobre os pormenores do negócio do wrestling e contam histórias. É uma óptima maneira de aprender sobre o que é preciso. Veja os podcasts de Colt Cabana, Jim Ross e Steve Austin para ter uma boa perspetiva sobre a arte do wrestling profissional.

Entrar na WWE

  1. Passo 1Lute por uma promoção independente por um tempo.1Luta por uma promoção independente durante algum tempo. Os lutadores que tentam entrar para a WWE precisam de pelo menos 3-5 anos de experiência em wrestling profissional. Os únicos lutadores que vão imediatamente para a WWE são recrutados de programas de luta livre amadora universitária ou de outros desportos. A maioria dos outros lutadores começa a lutar por algum tipo de promoção que não seja a WWE e vai subindo na hierarquia. Aqui está uma lista de promoções regionais independentes, algumas das quais também têm escolas de formação:
    • Ring of Honor
    • Dragon Force
    • Global Force Wrestling
    • AAA
    • AEW
    • NWA
    • Guerrilha do Wrestling Profissional
    • Combat Zone Wrestling
  2. Etapa 2 Fazer-se à estrada.2Fazer-se à estrada. As promoções mais pequenas contratam lutadores que tenham recebido formação. Muitos lutadores começam a ganhar a vida viajando entre as promoções da região, fazendo alguns espectáculos de cada vez e, gradualmente, estabelecendo contactos no negócio. Comece por se inscrever no maior número possível de territórios e vá trabalhando entre eles.
    • Nos Estados Unidos, o nordeste é especialmente amigável para shows de luta livre profissional e lutadores independentes. Comece a trabalhar no circuito da sua região.
  3. Etapa 3 Promover-se a si próprio.3Promova a sua imagem. Faz negócio por ti próprio. Conhece o máximo de outros lutadores e promotores que conseguires e diz-lhes que estás no negócio da luta livre. Põe-te à disposição para apareceres em espectáculos de qualquer tipo e tenta conseguir o maior número possível de actuações.
    • Imprima e comece a vender seus próprios produtos em eventos. Esta é uma excelente maneira de começar a ganhar algum dinheiro extra, bem como de conhecer outros lados do negócio. Pense no tipo de camisa que as pessoas provavelmente comprarão. Depois, lute com ela e venda-a após o espetáculo.
    • Faça pacotes de destaques dos seus combates. Comece a comercializar as suas habilidades e as suas capacidades no círculo quadrado compilando pacotes de destaques das suas habilidades. Coloca-os no YouTube ou num site pessoal teu.
  4. Passo 4 Vai a um teste da WWE.4Vai a um teste da WWE. No site da WWE há uma página de carreiras, que publica regularmente vagas de emprego numa variedade de departamentos diferentes. Os empregos incluem produção, redação e talentos. Ocasionalmente, são realizados testes regionais, onde os lutadores podem se exibir na tentativa de chamar a atenção dos recrutadores. Estas provas são publicadas no site da WWE e realizam-se nas instalações do NXT em Orlando, FL.
    • De acordo com algumas estimativas, a WWE recebe cerca de 2000 candidaturas não solicitadas de lutadores todas as semanas. Podes enviar o vídeo e a imprensa para World Wrestling Entertainment, Inc. Attention: Talent Relations, 1241 East Main Street, Stamford, CT 06902. É muito difícil entrar na empresa desta forma.
    • Outra forma de fazer um teste para a WWE é fazer um teste para o seu programa de realidade, chamado Tough Enough. O programa segue lutadores que competem por um contrato com a WWE. O Miz, o Ryback e o Big E foram todos concorrentes no Tough Enough.
  5. Passo 5 Passa o teu tempo no NXT.5Coloca o teu tempo no NXT. Quase todos os novos recrutas são enviados para o NXT, que é o centro de treino e promoção de wrestling localizado em Orlando, FL, antes de se juntarem ao plantel principal da WWE. Aí, terás aulas de promoção, aprenderás os pormenores da produção televisiva e do trabalho de câmara, e aperfeiçoarás ainda mais a tua arte com alguns dos melhores lutadores de todo o mundo.
    • Em qualquer altura, há cerca de 70 estagiários inscritos no NXT, 10 a 15 dos quais são apresentados na programação do NXT na rede da WWE. Destes, talvez cerca de 5 de um determinado grupo venham a integrar o plantel principal. O NXT já produziu lutadores como Dean Ambrose, Bray Wyatt, Seth Rollins, Roman Reigns e Neville.
  6. Passo 6 Destaca-te da multidão.6Destaca-te da multidão. A única forma segura de chegar ao plantel principal da WWE? Brilhar. Há um fator 'it' que todos os lutadores precisam de ter. É algo que não pode ser ensinado. Tens de ter o carisma que fará com que as pessoas te queiram ver, comprar o teu merchandising e seguir a tua carreira. Encontra uma maneira de te distinguires do resto dos lutadores no card e ocupa o teu lugar.
    • Não há uma única forma de o ser, porque se trata de ser diferente. Daniel Bryan não se encaixa no molde de como um lutador da WWE deve ser ou agir, mas ele é uma grande estrela por causa de seu estilo 'todo homem'. Descobre o teu.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaTenho cerca de 15 anos e quero mesmo tornar-me uma superestrela da WWE. Devo começar todos os treinos aqui agora ou esperar até ser mais velho? Sim, podes treinar. Já tens idade suficiente. A Paige começou a treinar aos 13 anos, por isso podes começar a treinar agora.
  • PerguntaComo é que me posso inscrever numa escola privada de luta livre? Procura uma na tua área e contacta-a diretamente. Eles podem dar-te pormenores mais específicos.
  • PerguntaQual é a principal coisa em que me devo concentrar para me tornar uma estrela da WWE? Passar pelo menos três anos noutra empresa mais pequena. Depois, ir aos testes para entrar no NXT. Depende do tipo de lutador que vais ser. Existem strikers, powerhouse, brawlers e técnicos.

Dicas

  • Assista aos shows da WWE para aprender novos golpes e experimentar os golpes para saber como fazê-los.
  • Comece sempre com o básico para cansar seus oponentes.
  • Arranje um objeto macio para lutar, como um colchão ou um boneco de peluche.

Avisos

  • Nunca, sob nenhuma circunstância, tente fazer movimentos de luta livre em casa.