Como se tornar um campeão de squash

Autor do artigo:Gabriel Silva

Squash é um jogo de ritmo rápido jogado numa sala fechada, designada por campo de squash. É um jogo de um contra um e é semelhante ao ténis no sentido em que se bate numa bola com uma raquete. Para se tornar um campeão de squash, é necessário dominar os princípios básicos do jogo, trabalhando a aderência, o trabalho de pés e o controlo da bola. Terá também de praticar a utilização de diferentes tipos de pancadas, como o straight drive, o lob e o drop shot, para ultrapassar o seu adversário no chão. Pode melhorar a sua mecânica e o seu repertório de remates praticando frequentemente. Com bastante trabalho duro e dedicação, qualquer um pode se tornar um campeão!

Passos

Dominar os fundamentos

  1. Passo 1 Segure a raquete com firmeza como se fosse você're shaking someone's hand.
    Segure a raquete com firmeza como se estivesse a apertar a mão de alguém. Coloque a sua mão dominante no meio da fita do punho da raquete com a palma virada para a direção em que a está a balançar. Enrole o polegar sobre a parte superior e aponte o dedo indicador para a parte superior da raquete. Envolva os três dedos inferiores à volta da parte inferior do cabo.
    • Não agarre a raquete com demasiada força ou terá dificuldade em controlá-la enquanto a balança.
    • Se a sua pega não for suficientemente firme, perderá potência no seu swing.
  2. Passo 2 Sirva a bola balançando através dela a partir da caixa de saque.
    Servir a bola balançando através dela a partir da caixa de serviço. O serviço é um elemento essencial para dominar o jogo de squash. Comece com o pé de trás na caixa de serviço e o pé da frente no campo de jogo. Com a sua mão não dominante, atire a bola para fora e para longe de si à altura dos ombros. Quando a bola estiver prestes a começar a cair no ar, balance a raquete com força para bater a bola contra a parede em direção ao adversário.
    • As caixas de serviço são os dois quadrados mais pequenos que se encontram encostados à parede no meio do campo.

    Dica: A bola tem de aterrar no lado do jogador do campo para contar como um serviço legal, mas pode saltar contra as paredes. Utilize este facto a seu favor para confundir o seu adversário.

  3. Passo 3 Manter uma postura flexível entre as devoluções e os serviços.
    Mantenha uma postura flexível entre as devoluções e os saques. O squash requer muitos movimentos horizontais e verticais no chão do campo, pelo que terá de ser capaz de se mover rapidamente numa variedade de direcções diferentes. Mantenha-se preparado mantendo os joelhos ligeiramente dobrados, com os pés diretamente sob os ombros. Segure a raquete com ambas as mãos enquanto espera que a bola salte da parede, para o caso de ter de trocar de mãos para a alcançar.
  4. Passo 4 Habitue-se a utilizar os padrões de movimento aberto e fechado.
    Habitue-se a utilizar os padrões de movimento abertos e fechados. No squash, o movimento aberto refere-se a qualquer movimento lateral em que se baralha os pés de um lado para o outro sem cruzar os pés esquerdo e direito. O movimento fechado refere-se a qualquer movimento lateral em que roda as ancas para correr pelo chão, cruzando os pés no processo. Não confie apenas num tipo de movimento no chão e habitue-se a utilizar ambas as formas de movimento enquanto joga, praticando o seu trabalho de pés.
    • O movimento aberto demora geralmente mais tempo a percorrer a distância no chão, mas permite-lhe seguir a bola com mais precisão.
    • O movimento fechado é mais rápido, mas conduz frequentemente a pancadas imprecisas, uma vez que tem de realinhar as ancas para bater a bola depois de se mover.
  5. Passo 5 Levante a raquete durante o movimento para se manter preparado.
    Levante a raquete durante o movimento para se manter preparado. Enquanto se desloca para o local da bola, levante a raquete na sua mão de jogo para reduzir o tempo necessário para bater a bola de forma eficaz. Isto também permitirá que o impulso do seu corpo o ajude a bater na bola com a maior força possível.

Utilizar pancadas diferentes

  1. Passo 1 Domine o drive reto para pancadas e devoluções normais.
    Domine o straight drive para tacadas e retornos padrão. O straight drive, também conhecido como length shot, é a tacada mais comum no squash. Para executar um straight drive, balance a raquete paralelamente à bola quando esta vem na sua direção e siga-a na mesma direção de onde veio. Isto fará com que a bola viaje o mais rapidamente possível à mesma altura de onde saltou originalmente. A condução reta é essencial para devolver a bola e empurrá-la rapidamente para diferentes partes do chão.
    • Estenda o braço para fora em direção à parede à medida que avança, dobrando o joelho de trás num ângulo de 90 graus enquanto balança.
  2. Passo 2 Confie no drop shot para marcar depois de o adversário se deslocar lateralmente.
    Confie no drop shot para marcar depois de o seu adversário se deslocar lateralmente. Um drop shot é qualquer shot em que a bola é batida suavemente contra a parede traseira para ganhar tempo para que salte duas vezes à frente do adversário, dando-lhe um ponto. Para executar um drop shot, tudo o que tem de fazer é inclinar a raquete em direção à parte inferior da parede traseira e bater com mais suavidade do que normalmente faria. Jogue os drop shots depois de o seu adversário se ter deslocado lateralmente no chão, uma vez que terá de reposicionar os pés para avançar.
    • Tenta bater os teus drop shots o mais baixo possível na parede de trás. Isto dará ao adversário menos tempo para alcançar a bola quando esta começar a cair.
  3. Passo 3 Utilize um lob shot se o seu adversário estiver a jogar para a frente.
    Utilize um 'lob shot' se o seu adversário estiver a jogar para a frente. Uma tacada de lob é quando se joga a bola verticalmente para fora da parede do fundo para fazer um arco em direção ao fundo do campo. Para executar uma tacada de lob, mantenha a raquete abaixada em relação ao chão e balance a bola para cima enquanto a bate. Isto fará com que a bola voe pelo ar em direção à parte de trás do campo. Faça isto enquanto o seu adversário estiver a jogar na metade da frente do campo para o forçar a correr para trás e a atirar a bola para trás, dando-lhe uma vantagem.
    • Uma tacada de lob não é necessariamente uma tacada suave. É necessário bater a bola com bastante força para a enviar para o lado oposto do campo.
  4. Passo 4 Utilize um remate cruzado para confundir o seu adversário.
    Utilize um remate cruzado para confundir o seu adversário. Um remate cruzado refere-se a qualquer remate que envie a bola para o canto mais afastado do adversário. Um remate cruzado obriga o adversário a mover os pés, o que o impedirá de ganhar o controlo do remate à medida que este chega. Utiliza os remates cruzados para manteres o controlo do campo e cansares o teu adversário.
    • Pode enganar o seu adversário fingindo que está a alinhar um lançamento direto normal e mudando o ângulo da sua raquete no último momento possível.

    Dica: Tente evitar bater primeiro na parede lateral, ou arrisca-se a alterar o impulso da bola quando esta embater na parede traseira.

Vencer o seu adversário

  1. Passo 1 Altere a sua posição de retorno com base no seu adversário's strength.
    Mude a sua posição de devolução com base na força do seu adversário. Se o seu adversário estiver constantemente a bater a bola com toda a força possível, deverá afastar-se mais da linha T. Se o seu adversário bate constantemente mal a bola ou tem uma pancada mais fraca, tente mover-se para cima, em direção à caixa de serviço, para apanhar a bola antes que esta salte duas vezes.

    Dica: a linha T é a área no centro do piso onde as linhas de marcação se encontram para formar 2 ângulos de 90 graus. É considerada o centro do piso e deve tentar ocupá-la o máximo de tempo possível para chegar facilmente a cada secção do piso.

  2. Passo 2 Alternar entre cantos para reduzir o adversário's options.
    Alterna entre os cantos para reduzir as opções do teu adversário. Atingir a parede do fundo perto dos cantos fará com que a bola salte na parede adjacente enquanto está a voltar, o que tornará mais difícil para o teu adversário prever onde vai parar. Alternar entre cantos aumentará o nível de dificuldade para o teu adversário porque ele terá de se deslocar lateralmente pelo campo enquanto prevê a aterragem da bola. Enquanto joga os cantos cruzados, balance com força para que o adversário não possa responder com um voleio.
    • Um voleio é um termo geral para qualquer pancada forte que ataque o controlo do adversário sobre o chão, obrigando-o a deslocar-se.
  3. Passo 3 Jogar longe do adversário sempre que possível.
    Jogue longe do seu adversário sempre que possível. Se o teu adversário devolver a bola de um lado ou de um canto do campo, passa à frente dele em direção ao centro do campo. Desta forma, terá o controlo da maior secção do campo. Se o teu adversário ficar atrás de ti depois de devolver a bola, terás um campo de visão livre para seguir a bola, enquanto o teu adversário não terá, uma vez que estarás à frente dele. Assim, terás mais hipóteses de ganhar uma jogada de ataque. Se o seu adversário estiver fora de posição/equilíbrio e acertar um remate em que possa ganhar o controlo, bata o mais longe possível do seu adversário, quer seja com um remate curto ou profundo.
  4. Passo 4 Alterne entre devolver a bola para a parede lateral e para a parede traseira.
    Alterne entre devolver a bola para a parede lateral e para a parede traseira. No squash, é permitido bater na parede lateral antes de a bola bater na parede traseira, o que se designa por 'boast'. Alternar entre bater a bola diretamente contra a parede de trás e as paredes laterais vai confundir seu oponente e tornar difícil para ele prever para onde você está mandando a bola.
    • Bater primeiro na parede lateral também reduzirá a velocidade geral da bola na devolução, por isso tente fazer isso quando o seu adversário estiver a jogar para o fundo do campo.

Praticar as suas capacidades

  1. Passo 1 Alternar entre caixas de serviço para dominar o serviço em ambos os lados.
    Alterna entre as caixas de serviço para dominares o serviço de ambos os lados. Se ganhares pontos consecutivos enquanto serves, tens de alternar entre as caixas de serviço. Pratica o serviço de ambos os lados para te sentires confortável a mudar de posição no chão.
    • Fique virado para a mesma direção em cada lado do campo, mesmo que isso signifique que está a balançar em direção à parede do lado oposto.
  2. Passo 2 Tente cortar a bola num ângulo para a fazer girar.
    Tente cortar a bola num ângulo para a fazer girar. Se mover a sua raquete lateralmente e para baixo enquanto bate na bola, estará a fazer girar a bola. A bola girando mudará de direção quando atingir a parede traseira, fazendo com que seu oponente interprete erroneamente o local onde a bola cairá. Isso é conhecido como tacada em saca-rolhas e pode levar muito tempo para ser dominado. Pratique a pancada em saca-rolhas alterando o ângulo e a direção do seu swing enquanto serve ou devolve a bola.
  3. Passo 3 Pratique bater a bola contra a mesma secção da parede traseira.
    Pratique bater a bola contra a mesma secção da parede do fundo. Para aquecer ou melhorar o controlo da bola, coloque-se numa secção do chão e bata a bola contra a mesma secção da parede de fundo várias vezes. O objetivo é que a bola regresse sempre à sua posição para criar consistência na sua pancada. Isto irá ajudá-lo a habituar-se a controlar a posição da bola no chão.

    Sugestão: Fazer isto durante 5 minutos antes de jogar um jogo é uma excelente forma de aquecer a bola e preparar a sua pancada para um jogo competitivo.

  4. Passo 4 Estudar o jogo observando jogadores profissionais.
    Estude o jogo observando os jogadores profissionais. Assista a jogos profissionais em pessoa ou online e preste atenção ao que cada jogador faz para tentar ser mais esperto do que o seu adversário. Tente incorporar a mecânica e as pancadas deles no seu jogo para melhorar as suas capacidades à medida que cresce como jogador. Com prática suficiente, um dia poderás ser tu na televisão!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como posso evitar ficar nervoso nos jogos de squash?
    Toda a gente fica nervosa, por vezes, em situações de competição, mas vai ultrapassar o nervosismo à medida que pratica e ganha confiança.
  • Pergunta
    Sou um jogador nacional. Posso consumir bebidas energéticas, como o Red Bull?
    Sim, podes, mas não deves. A água é a melhor bebida para consumir, melhor ainda do que bebidas energéticas como Gatorade, Aquarius e outras.
  • Questão
    Os 20 anos são demasiado tarde para ser um jogador profissional de squash?
    Não, 20 anos não é demasiado tarde. Basta continuar a tentar até conseguir. Não existe uma idade específica para se tornar um jogador de squash.

Dicas