Como se tornar um jogador de ténis profissional

Autor do artigo:Gabriel Silva

O ténis é um desporto altamente competitivo e popular que muitas pessoas em todo o mundo apreciam todos os dias. Mas, embora a maioria das pessoas goste de ténis como passatempo ou hobby, há quem aspire a ser um jogador de ténis profissional. O ténis profissional, tal como outros desportos profissionais, é um desporto altamente competitivo que exige dedicação, persistência e talento natural. Se você está dedicado a se tornar profissional no tênis, há muitas coisas que você precisa fazer para garantir suas chances de sucesso na quadra.

Passos

Ganhar experiência

  1. Passo 1 Entrar em forma.
    Fique em forma. Quer seja um jogador adolescente ou alguém na casa dos vinte anos, tem de se certificar de que está suficientemente em forma para competir no campo. Isto porque jogar como profissional é extremamente exigente do ponto de vista físico e vai levá-lo aos seus limites e possivelmente para além deles. Há uma série de coisas que pode fazer para se certificar de que está em forma para competir no campo:
    • Fazer algum treino de cardio. Tente correr pelo menos 3 vezes por semana.
    • Fazer algum treino de peso leve. O objetivo não é aumentar o volume e ficar musculado, mas sim garantir que está em forma e que o seu corpo está preparado para o tempo extenuante que vai passar no campo.
    • Considere a possibilidade de contratar ou consultar um treinador pessoal que o ajudará a elaborar uma rotina de exercícios adequada ao seu horário e aos seus objectivos.
  2. Passo 2 Pratique o mais que puder.
    Pratique o mais que puder. A prática é a única forma de melhorar no ténis. Para se tornar profissional, terá de dedicar inúmeras horas a jogar ténis, de modo a obter uma vantagem sobre os futuros adversários. Certifique-se de que utiliza o seu tempo livre ou de lazer disponível para complementar o tempo de treino programado. Lembre-se, como jogador profissional, o ténis dominará a sua vida. O ténis, portanto, dominará a sua vida quando estiver a caminho de se tornar um profissional.
    • Estabeleça um horário para si próprio que o envolva tantas vezes por semana quantas as necessárias para melhorar.
    • Muitos jogadores pré-profissionais treinam seis dias por semana durante várias horas por dia.
    • Os psicólogos dizem que são necessários cerca de 5 anos, ou seja, 1000 horas para se tornar um perito em algo que envolva principalmente o desporto.
    DICA DO PERITO

    Peter Fryer

    Instrutor de ténis
    Peter Fryer é um escritor e treinador de ténis que vive em Derry, na Irlanda do Norte. Concluiu a sua qualificação de professor de ténis profissional pouco depois de terminar a universidade e ensina ténis há mais de 13 anos. Peter começou o Love Tennis Blog em 2010 e contribui para a BBC e para os meios de comunicação social nacionais.
    Peter Fryer Instrutor de ténis

    Esteja disposto a jogar ténis todos os dias se quiser jogar a um nível profissional. O escritor e treinador de ténis Peter Fryer afirma: 'Em média, os jogadores profissionais treinam pelo menos 3-4 horas por dia - pelo menos 2 horas no campo, uma hora de treino físico e uma hora a trabalhar a flexibilidade. Quando se estão a preparar para um grande torneio, como um Grand Slam, o US Open ou Wimbledon, podem treinar até 8 horas por dia.'

  3. Passo 3 Inscreva-se em programas de ténis de verão se're in secondary school or college.
    Inscreva-se em programas de ténis de verão se estiver a frequentar o ensino secundário ou superior. Há uma grande variedade de programas de ténis de verão disponíveis para quem frequenta o ensino secundário ou superior. Os programas de ténis de verão são imersivos e introduzem os inscritos no mundo do ténis competitivo. Os programas de verão são uma excelente forma de ganhar experiência, praticar e entrar no mundo do ténis de competição.
  4. Passo 4 Competir na escola secundária, se houver um programa.
    Compita na escola secundária, se houver um programa. Se estiver a frequentar o ensino básico ou secundário e a sua escola tiver uma equipa ou programa de ténis, certifique-se de que se inscreve o mais rapidamente possível. Jogar na escola dar-lhe-á a possibilidade de dedicar tempo extra à prática da sua futura profissão. Tente encarar as competições de ténis escolares como um caminho para o sucesso e como um caminho para se tornar profissional.
  5. Passo 5 Participar em competições não relacionadas com a escola.
    Participar em competições não relacionadas com a escola. Embora vá jogar ténis de forma competitiva na escola secundária, muitos dos melhores jogadores também jogam competitivamente em competições não relacionadas com a escola. Desta forma, terá duas vias para o sucesso e ainda mais tempo para praticar e ganhar experiência.
    • Começa a jogar em Torneios de Avanço de Zona (ZATs) de juniores. Ao jogar ZATs, terá a oportunidade de acumular pontos. Os pontos permitir-lhe-ão avançar para torneios e competições de nível superior.
    • Campeão. Depois dos ZATs, há uma coisa chamada 'champing up', que acontece depois de acumulares uma certa quantidade de pontos ao ganhares jogos. Isto significa que quanto mais torneios jogar, mais hipóteses tem de avançar para torneios de nível superior.
    • Quando se chega a um nível chamado 'super campeão', é possível participar em torneios nacionais. Nesta altura, terá ganho uma reputação no mundo do ténis como um dos melhores jogadores juniores do país.
    • Depois de obter uma boa classificação nos Estados Unidos, será convidado a jogar em torneios mundiais de juniores, como o Open dos EUA de juniores ou mesmo o Wimbledon de juniores.
  6. Passo 6 Ganhe uma bolsa de estudo para a universidade e jogue ténis pela sua universidade.
    Ganhar uma bolsa de estudo para a faculdade e jogar ténis na sua universidade. Enquanto compete na escola secundária e em competições de ténis não relacionadas com a escola, deve também considerar a possibilidade de ganhar bolsas de ténis em universidades com bons programas de ténis. Estas bolsas financiarão os seus estudos, mas também lhe permitirão dedicar uma grande parte do seu tempo de estudante ao mundo do ténis.
    • Para ganhar bolsas de estudo, é necessário não só ter um registo de vitórias como jogador no campo, mas também ter um bom registo académico.
    • Se tiver ganho torneios ou participado em Wimbledon júnior ou algo semelhante, as suas hipóteses de ganhar uma bolsa de estudo aumentarão.
    • Os melhores programas para homens incluem a University of Southern California em Los Angeles, a University of Virginia e a Baylor University.
    • Os melhores programas para mulheres incluem a Duke University, a Vanderbilt University e a University of California em Los Angeles.
  7. Passo 7 Adotar a abordagem e os hábitos dos melhores jogadores profissionais.
    Adotar a abordagem e os hábitos dos melhores jogadores profissionais. Os jogadores de topo fazem as coisas de forma um pouco diferente daqueles contra quem jogam. Os jogadores de topo têm abordagens ao jogo e hábitos que os distinguem de todos os outros e os ajudam a chegar ao topo do desporto. Considerar:
    • Concentrar-se em melhorar partes do seu jogo em vez de se concentrar apenas em bater na bola. Os melhores jogadores utilizam cada sessão de treino como uma forma de melhorar diferentes elementos do seu jogo. Como resultado, durante um longo período, todo o seu jogo melhora.
    • Estabeleça uma rotina. A maioria dos jogadores profissionais tem uma rotina específica antes de cada jogo. Seja qual for a sua rotina, certifique-se de que a domina e de que se sente confortável com ela.
    • Aceite a sua própria abordagem. Uma coisa em que muitos profissionais de ténis concordam é que não existe uma única técnica de ténis correcta. Em última análise, um swing ou uma técnica que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Certifique-se de que pratica o mais possível e recebe feedback para que possa identificar a melhor técnica para si.

Rodear-se de talento

  1. Passo 1 Jogue contra pessoas que o desafiem.
    Jogue contra pessoas que o desafiam. Mesmo antes de tomar medidas formais para se tornar um jogador profissional, precisa de jogar contra pessoas que o desafiem. Jogar contra adversários desafiantes será a melhor forma de melhorar o seu nível de competências e de se preparar para os muitos adversários de alto nível que irá certamente enfrentar como jogador profissional.
    • Junte-se a uma liga ou a um clube com jogadores melhores do que você. Se fores um jogador do ensino secundário, talvez queiras ver se podes praticar contra alguns jogadores universitários da tua zona. Eles certamente terão mais habilidade e experiência, e você aprenderá com as partidas com eles.
    • Evite jogar contra pessoas que você sempre vence. Embora possa ser divertido ganhar, não aprenderás muito se jogares contra as mesmas pessoas e as derrotares sempre.
    • Jogue contra pessoas mais velhas do que você, mesmo que sejam significativamente mais velhas. As pessoas que jogam há décadas podem gostar de jogar contra jogadores mais jovens. O benefício é para ambos os jogadores: eles vão gostar de ter um jovem enérgico e entusiasta contra quem jogar, e você vai aprender com os seus muitos anos de experiência no campo.
  2. Passo 2 Encontrar um treinador com experiência profissional.
    Procure um treinador com experiência profissional. Mesmo que pratique rigorosamente, não há muito que possa aprender sozinho. Encontre alguém que possa ajudar a orientar o seu treino, quer seja um treinador pago ou um mentor ocasional (embora, eventualmente, tenha de mudar para um treinador pago se quiser realmente tornar-se profissional).
    • Espere ser desafiado. Ter outra pessoa a orientar o seu treino significa que terá de se esforçar mais para melhorar. Não será um processo fácil, mas a recompensa será maior no final.
    • Faça valer o seu tempo de treino. Preste muita atenção aos conselhos que recebe enquanto está a treinar. Se quer mesmo que algo se torne parte da sua técnica, transforme-o num mantra que repete (em voz alta ou na sua cabeça) enquanto joga.
    • Dedique tempo a encontrar bons treinadores. Há maus treinadores por aí, acredite ou não (por experiência própria). O seu tempo será compensado quando receber um excelente treinador.
  3. Passo 3 Identificar um mentor ou mentores.
    Identifique um ou mais mentores. Para além do seu treinador, deve encontrar um ou mais mentores que sejam ou tenham sido jogadores profissionais e que possam dar-lhe dicas e oferecer orientação sobre o seu percurso profissional. Os seus mentores não precisam de estar na sua comunidade local. Podem ser pessoas que visita ou que encontra de vez em quando. O importante é que estejam dispostas a dar-lhe conselhos e talvez a jogar contra si de vez em quando para o poderem avaliar e criticar o seu jogo. Para encontrar um mentor, considere:
    • Pedir ao seu treinador ou a alguém do seu grupo/círculo de prática que o apresente a alguém que seja excecionalmente competente.
    • Cultivar relações com atletas profissionais ou experientes que encontra em torneios e noutros eventos relacionados com o ténis. É melhor envolver-se e comunicar lentamente com as pessoas que deseja que o orientem, em vez de lhes pedir diretamente.
    • Procure programas de mentores em organizações de ténis locais e nacionais.

Compreender o que significa ser um jogador profissional

  1. Etapa 1 Comece jovem.
    Começar jovem. Uma vez que a experiência é tão importante para se tornar profissional, os melhores jogadores começaram extremamente jovens. Jogar ténis domina a vida deles desde a infância. É provável que perca muitas experiências que os seus colegas têm.
    • A idade média com que os melhores jogadores começaram a jogar ténis foi aos 6 ou 7 anos.
    • Quanto mais tarde se começa a jogar ténis, menores são as hipóteses de se tornar um competidor de topo.
    • Começar no final da adolescência diminui drasticamente as hipóteses de se tornar um profissional.
  2. Passo 2 Conhecer os atributos dos melhores jogadores.
    Aprenda sobre os atributos que os melhores jogadores possuem. Os melhores jogadores de ténis profissionais do mundo partilham frequentemente uma série de atributos semelhantes. Estes atributos são tanto naturais como adquiridos. Em última análise, estes atributos e práticas importantes ajudaram a distingui-los da concorrência.
    • Os melhores jogadores são frequentemente mais rápidos e mais ágeis do que os seus concorrentes.
    • Os jogadores de topo treinam menos, em média.
    • Os jogadores de topo fazem mais treino físico do que os outros jogadores.
    • Os jogadores de topo são frequentemente mais magros do que os seus concorrentes.
  3. Passo 3 Conheça os sacrifícios que terá de fazer'll have to make.
    Conheça os sacrifícios que terá de fazer. Ser um jogador de ténis profissional implica muitos sacrifícios. Terá de abdicar de muito tempo para praticar o que precisa para ter sucesso. Perderá muita coisa quando estiver na estrada a competir em torneios. Por conseguinte, deve ter em conta todos os sacrifícios que irá fazer se optar por se tornar profissional.
    • A sua carreira académica na escola secundária e na universidade será provavelmente prejudicada.
    • Muitos tenistas profissionais são seguidos como profissionais no ensino básico ou no início do ensino secundário e não podem frequentar a universidade até mais tarde.
    • A sua vida familiar, social e amorosa será afetada, uma vez que muito do seu tempo será dedicado aos treinos e às viagens.
  4. Passo 4 Compreender o custo monetário.
    Compreender o custo monetário. Tornar-se um jogador de ténis profissional não é uma tarefa barata. Se optar por se tornar profissional, estará a colocar-se num caminho que custa muito dinheiro. Esse é um custo que a maioria das pessoas não pode pagar.
    • Precisará de dinheiro para pagar aos treinadores no início da sua carreira.
    • Terá de pagar as viagens e outros custos associados à competição em torneios longe de casa.
    • A maioria dos jogadores profissionais não ganha dinheiro a jogar.
    • Estima-se que custa $160.000 para competir profissionalmente no circuito todos os anos.
    • Procure ajuda financeira de organizações como a United States Tennis Association. A ajuda financeira, se for elegível, ajudará a pagar as despesas de deslocação e outras despesas relacionadas com a competição.
  5. Passo 5 Inscreva-se na Associação de Ténis dos Estados Unidos (USTA).
    Inscreva-se na Associação de Ténis dos Estados Unidos (USTA). Para competir nos EUA, tem de se inscrever na USTA. Depois de se tornar membro da USTA, terá a oportunidade de se inscrever e competir em ligas e torneios da USTA. A participação em torneios, ligas, equipas de ténis e outras actividades permite-lhe acumular pontos para atingir uma classificação. À medida que a sua classificação aumenta, fica mais perto de se tornar o jogador profissional de sucesso com que sempre sonhou.
    • A USTA é verdadeiramente uma das mais importantes portas de entrada para uma carreira profissional.
    • A USTA tem um excelente sítio Web onde pode procurar torneios na sua área. Ver: https://tennislink.usta.com/Tournaments/Common/Default.aspx
    • Se não vive nos EUA, procure na Internet a organização de ténis de competição do seu país.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Existe um limite de idade para jogar ténis?
    Não, no entanto estudos recentes mostram que os jogadores de ténis profissionais atingem o auge por volta dos 26-28 anos. Se ainda consegue ganhar torneios, então pode continuar a jogar - mesmo até aos 100 anos!
  • Questão
    Como posso tornar-me um melhor jogador de ténis?
    Jogue contra melhores jogadores. Se for um tenista júnior, peça a um jogador universitário ou a um profissional local para bater consigo. Se não o fizerem, peça-lhes uma aula. Se for um jogador mais velho, desafie um jogador melhor para um jogo. Existem também bons vídeos de instruções no YouTube.
  • Questão
    Tenho de ser um júnior bem sucedido antes de me tornar profissional?
    Tecnicamente, sim, mas há sempre excepções. Muitos jogadores juniores esgotam-se antes de poderem tornar-se profissionais. Além disso, qualquer pessoa pode tornar-se profissional, mas isso não significa que será bem sucedida. O ténis júnior é também muito diferente do ténis profissional, pelo que um jogador júnior de sucesso pode não ser necessariamente um jogador profissional de sucesso.

Dicas

  • Cuide do seu corpo. Você só tem um. Se estiveres lesionado, descansa até estares completamente curado.
  • Lembre-se que ser competitivo é bom, mas tornar-se demasiado competitivo e stressado é contraproducente. Acalme-se e faça uma pausa quando estiver a perder muito ou a ter uma má época.
  • Adquira um bom equipamento.