Como se tornar um velocista profissional

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um velocista é um atleta que corre distâncias curtas à velocidade máxima, normalmente 100m, 200m ou 400m. Os velocistas profissionais esforçam-se por competir em eventos como os Jogos Olímpicos e os Campeonatos do Mundo, e competem em provas mais pequenas e localizadas para ganhar a vida. É necessário muito trabalho duro e dedicação para entrar no mundo da corrida profissional.

Passos

Começando sua jornada como velocista

  1. Passo 1 Considere a sua genética.1Considere a sua genética. Com dedicação suficiente, qualquer um pode se tornar um velocista forte e decente. Para ser de classe mundial, no entanto, é preciso ter uma certa predisposição genética para a velocidade.
    • Olhe para a sua família. Quão atléticos são os seus pais ou avós? Algum dos membros mais velhos da sua família é um atleta profissional?
    • Pense em si quando era criança. Sempre foi mais rápido do que as outras crianças? Possui um certo atletismo natural não treinado?
  2. Passo 2 Junte-se à equipa de atletismo da sua escola.2Junte-se à equipa de atletismo da sua escola. Se está a pensar em tornar-se um atleta profissional, deve começar cedo.
    • Fazer parte de uma equipa ajuda-o a ter responsabilidade no seu treino. Poderá ter um treino personalizado e criar uma comunidade com a sua equipa. Terá experiência de corrida em pistas diferentes.
    • Numa equipa, também aprenderá a utilizar blocos de partidaque é uma parte importante para ser um velocista competitivo, uma vez que a corrida termina em menos de um minuto, pelo que tem de começar com força.
  3. Passo 3 Crie a sua própria rotina de treino adicional.3Crie a sua própria rotina de treino adicional. Mesmo que pertença a uma equipa, se quiser ser um profissional, terá de treinar o mais possível.
    • É necessário incorporar o treino básico de força no ginásio, como agachamentos, supino e elevações do queixo, no seu treino, pelo menos dia sim, dia não, durante uma hora. Crie uma rotina básica de ginásio e tente aumentar as suas repetições todas as semanas.
    • Este treino de força é importante porque a velocidade de arranque se baseia em grande parte na massa muscular e na força geral da parte superior e inferior do corpo. Como velocista, o treino extra é a única forma de aumentar significativamente a massa da parte superior do corpo.
    • Treinar na pista. Muitas vezes, é possível utilizar a pista de atletismo da escola quando esta não está a ser utilizada. Pratique os seus sprints em intervalos com alguns minutos de descanso pelo meio. Estabeleça objectivos de tempo semanais para si próprio. Tente adicionar sprints curtos em subidas para fortalecer os músculos de contração rápida, que são os músculos da perna que distinguem os velocistas dos corredores de longa distância.
    • A rotina exacta dependerá da sua distância de sprint. Deve planear um treino de sprint nos dias em que não está a fazer treino de força, pelo menos três dias por semana.
    • Um exemplo de um treino de sprint para corridas de 200 m é o seguinte: 5 séries de sprints de 20 metros, 4 séries de 30, 3 séries de 40, 3 séries de 30, 3 séries de 40, 3 séries de 50, 1 série de 60 e, em seguida, 5 séries de 30. Depois de cada série, deve caminhar de volta ao início para respirar. Depois de completar esta rotina, deve fazer uma pausa de dois minutos para caminhar e depois repetir toda a rotina mais uma vez.
    • Se for mais jovem, mostrar aos seus pais que se dedica a treinar sozinho fá-los-á ver que está a falar a sério sobre ser um velocista profissional.
  4. Passo 4 Obter um treinador privado.4Obter um treinador privado. Se quer mesmo tornar-se um profissional e tem os meios para o fazer, deve considerar a possibilidade de contratar um treinador de corrida privado.
    • Os treinadores de corrida certificados têm formação que lhes permite adaptar os seus treinos às suas necessidades específicas e ajudá-lo a definir objectivos realistas.
    • Ter um treinador também aumenta a sua responsabilidade para completar os treinos extra fora dos treinos da equipa.
    • O seu treinador poderá observá-lo de perto e dar-lhe correcções baseadas no desempenho da sua forma.

Continuar a melhorar

  1. Passo 1: Fazer uma dieta saudável.1Consuma uma dieta saudável. A nutrição é uma parte importante de ser um velocista. Deve certificar-se de que mantém um peso magro e consistente com uma massa muscular elevada. A sua dieta deve fornecer-lhe a energia de que necessita para completar o seu treino. .
    • Incorporar proteínas. Por cada quilo que pesa, deve ingerir um grama de proteínas. Isto pode ser feito sob a forma de proteína em pó em batidos ou carnes magras.
    • Coma muita fruta e vegetais de folha verde escura. Como velocista, não precisa de tantos hidratos de carbono simples como os corredores de longa distância. Tente obter os seus hidratos de carbono a partir de frutas, legumes e cereais integrais.
    • Mantenha-se hidratado. Beba muita água e beba bebidas desportivas com electrólitos após os treinos.
    • Mantenha um diário alimentar. Anote tudo o que come. Poderá utilizar esta informação para ver como a sua nutrição está a afetar a sua corrida.
  2. Passo 2 Aperfeiçoe a sua técnica.2Perfeccione a sua técnica. Para se tornar o velocista mais rápido que pode ser, precisa de ter uma técnica impecável, para além da velocidade bruta.
    • O arranque é importante. No início, o peso do corpo deve ser distribuído uniformemente entre os quatro pontos de contacto. Empurre com as duas pernas. À medida que a perna da frente se endireita, a perna de trás avança.
    • Na fase de aceleração, a sua inclinação começa a diminuir. As costas ficam mais direitas. As pernas estendem-se mais. O corpo mantém-se alinhado na vertical.
    • Adicione exercícios de técnica, como elevações de joelho e flicks, à sua rotina diária de treino.
  3. Passo 3 Pedir feedback.3Peça feedback. Quando se está a trabalhar para se tornar um atleta de elite, é importante procurar correcções e críticas.
    • Após as provas de atletismo da escola, pergunte pessoalmente ao seu treinador o que pode melhorar na sua técnica.
    • Aceite este feedback e utilize-o para adaptar os seus exercícios de treino suplementares.
  4. Passo 4 Mantenha um registo do seu progresso.4Mantenha um registo do seu progresso. Num desporto como o sprint, as melhorias são muitas vezes numericamente muito pequenas.
    • Mantenha um caderno ou uma folha de cálculo actualizada com todos os seus tempos e quando os correu. Acrescente objectivos a atingir em determinadas datas.
    • Desta forma, poderá olhar para trás e verificar o seu progresso.

Tornar-se um profissional

  1. Passo 1 Investir em bons sapatos.1Invista em boas sapatilhas. Na corrida de velocidade, os atletas ganham com pequenos incrementos. É importante certificar-se de que está a utilizar calçado adequado para garantir o seu melhor desempenho e não se magoar.
    • Procure calçado concebido para a velocidade. Diferentes tipos de ténis de corrida adequam-se a diferentes tipos de profissionais de corrida.
    • Faça uma prova. A maioria das lojas de corrida locais tem pessoal especializado que o ajudará a encontrar sapatos que lhe assentem bem. Muitas até têm passadeiras e sistemas que lhe permitem encontrar o calçado perfeito para o seu estilo de corrida e pé.
  2. Passo 2: Junte-se a um clube local.2Junte-se a um clube local. Depois de terminar a escola, pode ser benéfico juntar-se a uma equipa local de atletismo. Isto dar-lhe-á apoio e responsabilidade contínuos.
    • Se vive nos EUA, pode usar a pesquisa de clubes do USA Track and Field para encontrar um.
    • Diferentes clubes permitem competir com diferentes idades. Alguns estão abertos a todos os atletas, outros são só para jovens e outros só permitem atletas adultos maiores de 18 anos.
    • Antes de se formar, pode aderir a um clube para além da equipa da sua escola. Depois de se formar, poderá intensificar o seu envolvimento.
  3. Passo 3 Competir com frequência.3Competir com frequência. Como está a tornar-se um profissional, deve competir o mais frequentemente possível. Desta forma, terá provas do seu registo profissional, uma vez que algumas provas ou equipas de prestígio, como os Jogos Olímpicos, têm tempos de elegibilidade específicos que terá de comprovar.
  4. Passo 4 Continue a treinar.4Continuar a treinar. Mesmo que comece a competir mais, deve certificar-se de que mantém o seu horário de treino regular e que se mantém saudável.
  5. Passo 5 Mantenha-se atualizado em relação aos registos.5Mantenha-se atualizado sobre os recordes. Como atleta, quer saber como os outros velocistas estão a competir. Certifique-se de que se mantém atualizado sobre os tempos de quebra de recordes.
    • Acompanhar os melhores atletas ajudá-lo-á a definir objectivos realistas para si próprio.
    • Por exemplo, Usain Bolt estabeleceu o recorde mundial dos 100 metros em 2009 com um tempo de 9,58 segundos.

Corra mais rápido e por mais tempo com esta série de especialistas

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo devo treinar se quiser ser um velocista? Se quiseres aumentar a tua agilidade, pratica exercícios para a barriga das pernas, como agachamentos com salto, saltos em esteira e burpees. Certifique-se de que faz alongamentos sempre que treinar para que os seus músculos não fiquem tensos.
  • PerguntaPosso ser um velocista se conseguir completar 100 m em 12 segundos como principiante? Certamente que sim. De facto, é um ótimo tempo para um principiante, basta praticar e encontrar um bom treinador.
  • PerguntaQual é o tempo para ser considerado profissional nos 100 metros? A maioria dos velocistas de elite masculinos termina em menos de 10 segundos e os femininos em menos de 11 segundos.

Dicas

  • Utilize o treino de resistência e o trabalho pliométrico para aumentar os seus músculos de contração rápida.
  • Não desanime. Melhorar leva tempo.
  • Alongue-se sempre antes e depois de correr para não se magoar.

Coisas de que vai precisar

  • Boas sapatilhas
  • Genes rápidos
  • Dedicação