Como se tornar um lutador profissional

Autor do artigo:Gabriel Silva

Tornar-se num lutador profissional requer muitas das mesmas capacidades atléticas e técnicas que as de um lutador tradicional de estilo olímpico, mas também tem muitos aspectos únicos. A luta livre profissional, por exemplo, enfatiza o estilo pessoal e o valor de entretenimento como sendo pelo menos iguais às capacidades de luta livre. Para ser um lutador profissional, é necessário desenvolver uma personalidade ou carácter específico no ringue. Além disso, é necessário passar pelos níveis mais baixos do desporto e, eventualmente, ser aceite em organizações como a WWE (World Wrestling Entertainment). Embora isso possa parecer difícil, com dedicação e muito trabalho duro, você aumentará suas chances de se tornar um lutador profissional.

Passos

Construindo habilidades físicas e técnicas

  1. Passo 1 Entre em um time de luta livre da escola.
    Entre para um time de luta livre da escola. Se você é um estudante do ensino médio ou da faculdade, coloque-se em ótimas condições a tempo para os testes da equipe de luta livre. Mesmo que nunca tenha lutado antes, desenvolva o seu condicionamento e flexibilidade, estude e pratique manobras de luta olímpica e mostre aos treinadores a sua determinação em aprender e melhorar.
    • Na equipa de luta livre, aprenderás técnicas essenciais de luta livre, poderás melhorar as tuas técnicas e terás a oportunidade de lutar com muitas outras pessoas.
    • Para além disso, poderá participar em competições locais, regionais e possivelmente nacionais.
  2. Passo 2 Contratar um personal trainer...
    Contrate um personal trainer para o seu programa de musculação. Os lutadores profissionais são conhecidos pelo seu físico musculado, pelo que é necessário desenvolver um grande tamanho e definição muscular. Você pode fazer isso sozinho se for dedicado e tiver conhecimento, mas contratar um profissional para guiá-lo e motivá-lo é um investimento que vale a pena para a maioria dos aspirantes a lutadores.
    • Faça exercícios de três a cinco vezes por semana.
    • Use pesos livres, treine com máquinas e faça exercícios cardiovasculares intensos.
    • Concentre-se em exercícios como prensas, levantamentos, curls e pulldowns.
  3. Passo 3 Tome suplementos de proteínas para ficar mais musculado.
    Tome suplementos de proteínas para ficar mais musculado. Para construir e manter o músculo, precisa de consumir pelo menos 0,8 gramas (0,03 oz) de proteína por cada libra (0,45 kg) do seu peso corporal. Mesmo que tenha uma dieta rica em proteínas, a suplementação com proteínas em pó e produtos semelhantes pode ajudá-lo a obter melhores resultados nos seus treinos intensos de musculação.
    • Alguns lutadores recorrem a esteróides e outros produtos semelhantes para melhorar o desempenho, mas deve sempre dar prioridade à sua saúde e segurança a longo prazo.
    • Fale com o seu médico sobre suplementos de proteína, bem como sobre a sua dieta ideal e programa de exercício para construir músculo de forma segura.
  4. Passo 4 Ir para uma escola de treino de luta livre profissional.
    Vá para uma escola de treino de luta livre profissional. Numa escola de formação, poderá aprender com pessoas que já lutaram no circuito profissional. Antes de se inscrever, pergunte se a escola já teve graduados que lutaram na WWE ou noutra grande promoção.
    • Uma aula ou programa pode custar entre $1000 e $5000 (USD) por ano para 2 a 4 sessões por semana. Mesmo que eles ofereçam programas de 3 ou 6 meses, planeje ficar por lá por 2 ou 3 anos se quiser chegar ao topo.
    • As aulas para principiantes focam-se em movimentos básicos, cardio e em pô-lo em forma para atuar no ringue. As aulas intermediárias se concentrarão em melhorar seus movimentos, aprender a psicologia do ringue e fazer par com alguém para uma partida.
    • Procure online escolas na sua área.
  5. Passo 5 Encontre um mentor ou treinador com experiência profissional.
    Encontre um mentor ou treinador com experiência profissional. Contacte os treinadores de luta livre da sua área e veja se o aceitam como mentor. Procure alguém que tenha experiência de luta livre profissional na WWE ou noutra grande promoção independente. Se a pessoa não tiver experiência em primeira mão, deves procurar outra pessoa.
  6. Passo 6 Veja os seus colegas lutadores como colegas de equipa, não como adversários.
    Veja os seus colegas lutadores como colegas de equipa, não como adversários. Enquanto outros desportos de grande contacto, como o boxe, são individuais, a luta livre é muito mais orientada para a equipa. Uma vez que a luta livre profissional tem mais a ver com entretenimento do que com vitórias, terá de trabalhar com o seu adversário para entreter o público. Isto não significa que a luta livre profissional seja 'falsa'. Em vez disso, significa que o foco está no desempenho e não na vitória.
    • Na luta livre profissional, vencer significa dar ao público um grande espetáculo. E só se pode fazer isso trabalhando com o adversário no ringue, em vez de lutar contra ele.
    David Shoemaker, o mais importante historiador de luta livre profissional

    Para se ter sucesso como lutador profissional, é preciso atleticismo, carisma e capacidade de contar histórias. Mas, acima de tudo, é preciso resiliência. Este não é um negócio glamoroso. Terás de trabalhar com lesões, viajar sem parar e só alcançarás o sucesso após anos de pagamento de quotas no circuito independente.

Desenvolver um estilo e uma personalidade

  1. Passo 1 Exagere a sua personalidade no ringue.
    Exagera a tua personalidade no ringue. Uma vez que os lutadores estão constantemente a apelar e a reunir o público à sua volta, ajuda abraçar uma personalidade demonstrativa. Considere responder às coisas de uma forma dramática ou exagerada. Dessa forma, você ampliará a personalidade que está desenvolvendo e dará ao público uma personalidade única para apoiar.
    • Ter aulas de representação ou adquirir alguma experiência como artista pode ajudá-lo a desenvolver a sua personalidade e a aprender a 'trabalhar o público'.
  2. Passo 2 Luta livre - e aprende com - muitas pessoas diferentes.
    Luta livre - e aprende com - muitas pessoas diferentes. Pratica ou participa em combates contra muitos lutadores diferentes. Quando lutares contra uma pessoa mais experiente, terás a oportunidade de ver de perto o seu estilo único. Além disso, você poderá observar a personalidade dela no ringue. Isto ajuda-te a aperfeiçoar o teu próprio carácter e a melhorar o teu estilo.
    • Observe e aprenda, mas também faça muitas perguntas. A maior parte dos lutadores experientes estão mais do que dispostos a partilhar dicas e a dar conselhos (para além de body slams!).
  3. Passo 3 Ver a luta livre ao vivo e na televisão.
    Veja luta livre ao vivo e na televisão. Para além de lutar com muitas pessoas, deve ver o máximo de luta livre que puder. Quer vejas na televisão ou pessoalmente, poderás observar como os outros lutam, bem como expressar o seu estilo e personalidade. De muitas formas, ver luta livre é uma educação. Depois de ver muita luta livre, será mais capaz de melhorar a sua própria técnica e desempenho.
  4. Passo 4 Transforme-se numa personagem familiar mas distinta.
    Transforme-se numa personagem familiar mas distinta. Nunca te esqueças que a capacidade de luta livre pouco significa sem o desenvolvimento de uma personalidade única que possa chamar a atenção do público. Podes querer exagerar as qualidades que já possuis para a tua persona no ringue, ou tentar algo completamente oposto - como ser turbulento e atrevido se fores naturalmente de fala mansa e de maneiras suaves.
    • A sua personagem pode ser muito simpática ou muito diferente - o importante é que seja marcante e memorável.
    • Use as personas de vários lutadores conhecidos como ponto de partida e misture-as em um personagem que seja todo seu.

Promover-se

  1. Passo 1 Use as redes sociais para se promover.
    Utilize as redes sociais para se promover. Crie uma presença nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram. Compartilhe fotos suas lutando, comente sobre as coisas boas que outros lutadores estão fazendo e faça o máximo de amigos possível.
    • Actualize as suas contas nas redes sociais diariamente ou semanalmente.
    • Seja sempre positivo, a não ser que a sua personalidade seja negativa e agressiva com os outros.
    • Mantenha a sua personalidade ou personagem no ringue.
  2. Passo 2 Criar um sítio Web.
    Criar um sítio Web. Uma das chaves para a auto-promoção é estabelecer uma boa presença online. Para o fazer, compre um nome de domínio com o seu nome de lutador. Depois, utilize um editor Web ou contrate um web designer para criar um sítio Web. O teu site deve incluir:
    • Fotografias suas a lutar
    • Uma pequena biografia
    • Informação de contacto
    • Um currículo da sua experiência no ringue e realizações relacionadas
    • Links para as suas contas nas redes sociais
  3. Passo 3 Distribua panfletos em locais de luta livre, convenções e eventos relacionados.
    Distribua panfletos em locais de luta livre, convenções e eventos relacionados. Imprima panfletos com a sua foto e o nome da luta livre. Tente que as fotografias sejam o mais coloridas e apelativas possível. O seu panfleto deve refletir a personagem ou persona que tem vindo a desenvolver no ringue. Para além de refletir a sua personalidade, o panfleto deve indicar as datas, as horas e os locais onde irá lutar num futuro próximo.
  4. Passo 4 Contrate um agente.
    Contrata um agente. Um agente poderá promovê-lo e talvez conseguir alguns trabalhos de luta livre. Um bom agente usará os seus contactos para te colocar na melhor promoção possível. Sem um agente, você pode perder oportunidades importantes.
    • Peça recomendações de agentes aos seus treinadores e colegas lutadores, mas certifique-se também de que escolhe um agente com quem se sinta à vontade para trabalhar.
  5. Etapa 5 Trabalhe em rede em combates, espectáculos e convenções.
    Faça networking em combates, espectáculos e convenções. Participe no maior número possível de eventos relacionados com a luta livre. Os melhores eventos para assistir são os combates e os espectáculos de luta livre. Nestes eventos, poderás conhecer lutadores profissionais, agentes, promotores e outros que poderão ajudar-te ou dar-te conselhos sobre como entrar no circuito profissional.
    • Concentre-se em memorizar os nomes das pessoas.
    • Saiba quem procurar. Passe algum tempo pesquisando promotores influentes e outros que possam ajudá-lo a avançar na sua carreira.

Entrar no circuito profissional

  1. Passo 1 Faça uma audição para se juntar a uma promoção de wrestling independente nos Estados Unidos.
    Audição para te juntares a uma promoção de wrestling independente nos Estados Unidos. Promoções de luta livre são organizações privadas que organizam lutas. Dependendo de onde você mora, pode haver uma promoção pequena ou grande na qual você pode entrar. Use seus contatos, participe de testes ou tente ligar ou enviar um e-mail diretamente para as promoções. No entanto, prepare-se para ser rejeitado. Pode ser necessário tentar várias promoções. Algumas das principais promoções nos EUA incluem:
    • Ohio Valley Wrestling
    • All American Wrestling
    • World League Wrestling
    • Texas All-Star Wrestling
    • Women Superstars Uncensored
    • Southern States Wrestling
  2. Etapa 2: Participar numa promoção internacional de luta livre.
    Junte-se a uma promoção internacional de wrestling. Embora os Estados Unidos ofereçam o maior número de oportunidades para lutadores profissionais em potencial, há uma variedade de promoções internacionais de luta livre a serem consideradas também. Algumas promoções internacionais incluem:
    • Pro Wrestling Alliance Australia
    • All Japan Pro Wrestling
    • International Wrestling Revolution Group (México)
    • All-Star Wrestling (Reino Unido)
  3. Passo 3 Trabalha arduamente para conseguires melhores combates e melhores adversários.
    Trabalha arduamente para conseguires melhores combates e melhores adversários. À medida que fores competindo em combates e circuitos, concentra-te sempre em subir para combates de maior visibilidade e circuitos mais conhecidos. Uma maneira de avaliar isso é pela fama ou notoriedade das pessoas contra quem você está lutando. Se tiveres a oportunidade de lutar com alguém com um grande nome, fá-lo.
    • Independentemente do local ou do adversário, dá sempre o teu melhor para proporcionar ao público um grande espetáculo. Mostra as tuas capacidades e diverte-te com a tua personalidade no ringue. Nunca se sabe quem poderá estar a ver.
  4. Passo 4 Candidata-te a membro da World Wrestling Entertainment (WWE).
    Candidata-te a entrar para a World Wrestling Entertainment (WWE). Tornar-se uma 'WWE Superstar' é o sonho de praticamente todos os lutadores profissionais e, claro, apenas alguns conseguem atingir esse objetivo. Quando tiveres vários anos de treino sólido, experiência e desenvolvimento de carácter, cria uma candidatura à WWE. Inicialmente, terás de fornecer uma descrição detalhada do teu passado e várias fotografias.
    • Podes candidatar-te online em https://recruit.wwe.com/.
  5. Passo 5 Mudar para Orlando, Florida.
    Mudar para Orlando, Florida. Quer estejas a construir o teu currículo de pro wrestling ou já tenhas enviado uma candidatura à WWE, Orlando - a casa da WWE - é o local ideal. A WWE tem um centro de treinamento lá, organiza muitas lutas e faz audições para novos talentos. Por isso, há muitos clubes de wrestling, promoções independentes e outros recursos disponíveis para pessoas interessadas em se tornar um wrestler profissional.
    • Outros lugares nos Estados Unidos, como Louisville, Kentucky, e Las Vegas, Nevada, também têm um cenário relativamente grande de luta livre profissional. Se a Flórida não for o seu caso, considere estas outras cidades.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Onde é que posso mostrar as minhas capacidades de wrestling aos olheiros da WWE?
    Não vais começar nas grandes ligas. Começa com a tua empresa indie local e junta-te a empresas melhores à medida que avanças. Se a WWE te vir como um ativo valioso, recrutar-te-á para começares no NXT num instante.
  • Pergunta
    Tenho 13 anos de idade e sou um grande fã de wrestling. Tenho apenas 1,75 m, mas sou muito forte. Podes dar-me algumas dicas para me ajudar a melhorar?
    Se tens 13 anos, ainda vais ficar mais alto. Não comeces já a fazer treinos com pesos pesados, porque isso pode prejudicar-te e atrasar o teu crescimento. Trabalha o teu cardio e constrói algum músculo, mas tem cuidado com isso.
  • Questão
    Que idade tenho de ter para começar a treinar luta livre?
    Isso depende da escola. Muitas só aceitam pessoas com 18 anos ou mais, mas algumas permitem que os adolescentes treinem se demonstrarem que são fisicamente capazes e obtiverem autorização dos pais.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • É ótimo se você quiser alcançar a fama e a fortuna de um astro da WWE, mas nunca se esqueça de que é um caminho difícil de percorrer e que muito poucos chegam ao destino final. Enquanto alguns lutadores famosos da WWE, como Brock Lesnar e Kurt Angle, passaram rapidamente do wrestling tradicional para o profissional, muitos outros, como The Rock e Mick Foley, passaram anos limpando tapetes de luta livre, fazendo trabalhos paralelos como cortar grama e, às vezes, passando por falta de moradia antes de chegar ao topo.