Como se tornar um gerente de futebol profissional (futebol)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Tornar-se diretor de um clube de futebol profissional é difícil, moroso e dispendioso, mas valerá a pena se gostar do jogo. Para começar, precisa de experiência como jogador. Junte-se a uma liga recreativa ou juvenil para ver o jogo da perspetiva de um jogador. Em seguida, obtenha um certificado de treinador de jovens e seja voluntário no seu distrito de parque local ou na liga de jovens como gestor. Suba até um cargo de direção de uma liga secundária para ganhar experiência nos níveis mais elevados de jogo. Com bastante trabalho duro e dedicação, você pode ser capaz de encontrar uma posição de gestão profissional.

Passos

Estudando o jogo

  1. Passo 1 Adquira experiência jogando futebol para aprender o jogo.1Tenha experiência jogando futebol para aprender o jogo. É excecionalmente difícil encontrar até mesmo uma posição de treinador voluntário sem ter experiência como jogador. Mesmo que não tenha jogado no liceu ou na faculdade, pode inscrever-se numa liga semicompetitiva no seu distrito de parque local ou numa casa de campo. Há muito poucos treinadores profissionais que nunca tenham jogado, por isso, adquira alguma experiência para aprender o jogo do ponto de vista de um jogador.
    • Preste atenção às regras, pois elas influenciam o seu jogo. Embora o futebol não seja extremamente complicado, os treinadores principiantes ainda precisam de ter uma boa noção de como os jogadores lidam com lançamentos, penalidades e pontapés livres.
    • Não é necessário tornar-se um jogador profissional para adquirir a experiência necessária para aprender o jogo. Há muitos treinadores profissionais que só jogaram futebol amador.

    Dica: obter alguma experiência numa liga recreativa é um bom substituto para o jogo competitivo. Reúna alguns amigos e crie uma equipa para uma liga interior ou exterior.

  2. Passo 2 Leia as regras profissionais para compreender completamente o jogo.2Leia as regras profissionais para compreender completamente o jogo. Embora haja pequenas alterações no livro de regras consoante o local onde o futebol é jogado, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) gere as regras internacionais do futebol. Consulte o livro de regras oficial online e leia-o atentamente para compreender o jogo na íntegra.
    • Existem apenas 17 regras no livro de regras internacional. A sua aprendizagem e memorização não deve demorar mais de 1 a 2 semanas.
    • Podes encontrar o livro de regras da FIFA online em https://img.fifa.com/image/upload/datdz0pms85gbnqy4j3k.pdf.
    • Embora algumas ligas tenham os seus próprios livros de regras, quase todas as ligas utilizam o livro de regras da FIFA como base para as suas regras. Se tiver um bom conhecimento das regras da FIFA, pode facilmente aprender as diferenças entre os manuais quando chegar a altura de treinar em diferentes ligas.
  3. Passo 3 Ver muito futebol e estudar os treinadores.3Veja muito futebol e estude os treinadores. Para se imergir na mentalidade de um treinador, veja muito futebol profissional e estude a forma como os treinadores tomam decisões durante o jogo. Preste especial atenção à forma como os treinadores substituem os jogadores quando estes estão cansados e aplicam estratégias no ataque e na defesa, uma vez que estas são as duas principais responsabilidades de um treinador durante um jogo.
    • Ao contrário de outros desportos importantes, como o basquetebol ou o futebol americano, as principais responsabilidades de um treinador de futebol ocorrem fora do jogo. Os treinadores planeiam estratégias, criam listas de jogadores, delegam funções e treinam os jogadores. Tudo isto acontece fora do jogo propriamente dito.
    • Pode parecer um disparate, mas jogar os jogos de vídeo Football Manager pode dar-te uma grande ideia de como os treinadores criam jogadas, desenvolvem esquemas e gerem plantéis.
    • Um gestor e um treinador são a mesma coisa. O termo 'manager' é utilizado principalmente no futebol europeu, enquanto 'treinador' é o termo preferido no futebol americano e asiático.
  4. Passo 4 Obter um diploma universitário em gestão desportiva se're in school.4Tire um diploma universitário em gestão desportiva se estiver a estudar. Se ainda não terminou a faculdade, obtenha uma licenciatura em gestão desportiva para ter uma vantagem no processo de certificação. Dependendo do local onde vive, uma licenciatura em gestão desportiva permitir-lhe-á avançar para um nível de certificação mais elevado. Durante a licenciatura, aprenderá a gerir uma equipa, a economia do desporto e a comercializar-se com sucesso numa área desportiva.
    • Informe-se sobre o processo de certificação do seu país para determinar se um curso de gestão desportiva o ajudará a avançar. Mesmo que não o faça, aprenderá muito material que o ajudará a atingir o seu objetivo de gerir uma equipa de futebol.

Obter a certificação de gestor

  1. Passo 1 Procure o processo de certificação no local onde vive.1Verifique o processo de certificação no local onde vive. O processo de certificação para treinadores e gestores é diferente consoante o local onde vive. Cada liga de futebol profissional tem o seu próprio processo de certificação e é quase impossível tornar-se um treinador profissional sem obter uma certificação. Consulte a Internet para saber qual é o processo de certificação no seu país de residência.

    Sugestão: obtenha primeiro a certificação no país onde vai adquirir experiência antes de obter a certificação no país onde pretende trabalhar como gestor de um clube profissional.

  2. Passo 2 Inscreva-se num curso de nível 1 para iniciar o processo de certificação.2Inscreva-se num curso de nível 1 para iniciar o processo de certificação. As certificações são obtidas através da frequência de cursos numa escola de coaching. Procure online para encontrar um programa de coaching perto de si. Inscreva-se no curso de nível de entrada para obter a sua certificação inicial. Normalmente, isso levará de 6 a 12 horas numa sala de aula. A certificação inicial vai permitir-lhe gerir ligas juvenis, treinar clubes recreativos ou trabalhar como treinador assistente, dependendo do local onde vive.
    • Os termos para 'nível 1' são diferentes consoante o local onde vive. Por exemplo, nos Estados Unidos, a National Youth License A é a certificação inicial, enquanto em Inglaterra, a mesma certificação é designada por FA coaching certificate.
    • Cada certificação a que se candidata implica o pagamento de uma taxa. No entanto, assim que obtiver uma posição de baixo nível num clube amador, o clube pode pagar as certificações adicionais.
  3. Passo 3Conclua os requisitos do curso e obtenha a sua experiência no terreno.3Conclua os requisitos do curso e obtenha a sua experiência no terreno. Para obter a sua certificação inicial, compareça nas aulas, tome notas e passe nos exames necessários. A certificação inicial centrar-se-á sobretudo na gestão da equipa, no trabalho com os jogadores e no domínio das regras. Depois de obter a certificação inicial, pode gerir equipas de jovens.
    • Comece a ganhar experiência como treinador assim que obtiver esta certificação.
  4. Etapa 4 Oferecer-se para gerir equipas de jovens depois de obter a certificação de nível 1.4Voluntário para gerir equipas de jovens depois de obter a sua certificação de nível 1. Assim que tiver obtido a sua certificação inicial, inscreva-se num parque local, numa liga AYSO ou num campo de férias para ser voluntário como treinador. Dirigir jogadores jovens é a melhor forma de aprender os fundamentos do treino, uma vez que aprenderá a organizar um plantel, a gerir jogadores e a incentivar a sua equipa a ter um bom desempenho.
    • AYSO é a sigla de American Youth Soccer Organization (Organização Americana de Futebol Juvenil). A AYSO é a liga de futebol juvenil mais popular dos Estados Unidos.
    • Obtenha pelo menos um ano de experiência a dirigir uma equipa de jovens antes de tentar passar para um clube amador.
    • Terá de passar por uma verificação de antecedentes antes de ser autorizado a trabalhar com crianças.
    • No início, ninguém vai julgar as suas capacidades de treinador pelo seu registo de vitórias. Não leve o futebol juvenil tão a sério que acabe por estragar o jogo aos seus jogadores.
  5. Passo 5 Continue a obter certificações adicionais durante 2 a 5 anos para melhorar.5Continue a obter certificações adicionais durante 2 a 5 anos para melhorar. Demorará muito tempo a obter todas as certificações necessárias para ser treinador profissional. Pode demorar 2 a 5 anos até ter todas as licenças necessárias e poder dirigir a sua própria equipa. Depois de concluir a sua certificação inicial, discuta os seus objectivos para gerir uma equipa profissional com o instrutor da certificação para determinar os seus próximos passos. Inscreva-se no próximo nível de aulas para obter a sua próxima certificação.
    • Alguns países têm certificações opcionais que se especializam em aspectos específicos do jogo, como estratégias de pontapés livres ou como conceber um alinhamento. Obtenha o maior número possível destas certificações opcionais para se tornar mais comercializável no futuro.
    • A maioria das certificações de nível médio exige experiência de campo. Deve completar estas horas de experiência de campo através de voluntariado numa liga juvenil. Algumas das certificações de nível superior requerem centenas de horas de aulas.
    • O caminho para a certificação profissional é diferente consoante o país e a liga.
    • Nos Estados Unidos, as certificações estão divididas em certificações 'de base' e 'profissionais'. É necessário ter todas as certificações de base antes de poder iniciar o percurso profissional. Muitos outros países utilizam um modelo semelhante.

Chegar a diretor principal

  1. Passo 1 Candidatar-se a treinador do ensino secundário, universitário ou amador.1 Candidatar-se a treinador do ensino secundário, universitário ou amador. Depois de ter alguma experiência na gestão de uma equipa de jovens, candidate-se a escolas secundárias, colégios ou ligas amadoras da sua área para ver se há vagas disponíveis. Certifique-se de que possui as certificações necessárias antes de se candidatar a estes cargos, contactando a escola ou a liga e verificando o que é exigido.
    • Alguns destes cargos não são remunerados, mas gerir uma equipa de nível médio é muitas vezes um trabalho a tempo parcial.
    • Trabalhe com uma equipa de nível médio durante 1 a 2 anos antes de tentar passar para uma liga menor ou profissional.

    Dica: é provável que tenha de começar como treinador adjunto se se candidatar a uma escola secundária, uma vez que as escolas secundárias colocam frequentemente um professor que os jogadores conhecem como responsável pelas suas equipas.

  2. Passo 2 Contactar equipas de ligas menores para passar para um clube profissional.2Contactar equipas de ligas menores para passar para um clube profissional. A maioria das grandes ligas de futebol, como a Premier League inglesa, a Serie A e a Major Soccer League, tem ligas menores onde os jogadores adquirem experiência e se preparam para jogar profissionalmente. Envie um currículo, um portfólio de certificações e uma carta de apresentação para todos os clubes em que você estaria disposto a trabalhar. Muitos destes clubes não publicam as vagas, por isso é uma boa ideia manter a sua informação disponível para estes clubes, mesmo que não estejam à procura de treinadores neste momento.
    • Seja resiliente e não leve a rejeição muito a peito. Este é o passo mais difícil na sua jornada para se tornar um treinador profissional, por isso não fique chateado se isto demorar um pouco.
    • Personalize a sua carta de apresentação para cada posição individual.
    • Na sua carta de apresentação, manifeste interesse em quaisquer cargos de direção que estejam disponíveis. A não ser que tenha muita experiência, é improvável que lhe seja oferecido um emprego como diretor principal imediatamente.
  3. Etapa 3 Aceite qualquer cargo de direção de baixo nível em clubes profissionais.3Aceite quaisquer cargos de direção de baixo nível em clubes profissionais. A maioria das vagas iniciais para as quais recebe ofertas de emprego serão para cargos de assistente de baixo nível. É melhor colocar o pé na porta de um clube profissional do que esperar por uma posição mais alta na gerência. Assim que for contratado, estabeleça-se como fiável, inteligente e de confiança, aparecendo a horas e cumprindo as suas responsabilidades.
    • Pode demorar anos até chegar a um cargo de diretor.
    • É mais fácil encontrar trabalho de gestão em equipas que tiveram dificuldades nos últimos anos. Pense em candidatar-se às equipas com menor desempenho em último lugar para testar o mercado e ver se consegue entrar num clube melhor.
  4. Passo 4 Obtenha 1-5 anos de experiência a trabalhar numa liga secundária.4Obtenha 1-5 anos de experiência a trabalhar numa liga secundária. Depois de ter conseguido entrar num clube de uma liga secundária, trabalhe arduamente e estabeleça-se como uma componente fiável da equipa de gestão do clube. Compareça a todas as oportunidades opcionais de desenvolvimento profissional e construa relações positivas com os jogadores e outros membros da equipa técnica.
    • Pode demorar 5 a 10 anos até que lhe seja oferecido um lugar de treinador principal.
    • Será mais fácil obter uma oferta profissional se conseguir um cargo de treinador principal no seu clube da liga secundária.
  5. Etapa 5 Candidatar-se a cargos de treinador principal ou adjunto em equipas profissionais.5 Candidatar-se a cargos de treinador principal ou adjunto em equipas profissionais. Enquanto estiver a trabalhar com a sua equipa da liga secundária, candidate-se a quaisquer cargos de treinador principal em equipas profissionais de que tenha conhecimento. Continue a enviar o seu currículo, portefólio e carta de apresentação a clubes profissionais para divulgar o seu nome. À medida que continua a trabalhar nas ligas secundárias, faça contactos, apresentando-se ao pessoal de gestão de primeira linha que encontrar.

    Dica: Pode ter muita sorte em conseguir um cargo de gestão de primeira linha se mudar para uma liga menos popular. Por exemplo, se for assistente de direção de um clube de uma liga secundária inglesa, será um candidato atrativo se se candidatar a cargos de direção na Major Soccer League nos Estados Unidos, uma vez que a Premier League inglesa é considerada uma liga mais difícil.

  6. Etapa 6 Seja resiliente e positivo até conseguir um lugar de diretor.6Resistir e ser positivo até conseguir um lugar de diretor. É extremamente difícil encontrar um cargo de direção num clube de futebol profissional e podem passar décadas até que um clube lhe dê uma oportunidade. Aproveite o seu tempo a trabalhar em cargos de gestão de nível inferior para se manter positivo e nunca desista das suas aspirações de gestão. Com trabalho árduo e um pouco de sorte, podes vir a ser um gestor profissional!

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQue habilitações são necessárias para ser treinador de futebol profissional? É provável que necessite de uma licenciatura em Educação Física, Fisiologia, Ciências do Desporto ou numa área relacionada. As suas hipóteses de encontrar emprego são ainda maiores se tiver um mestrado numa destas áreas.
  • QuestãoUm treinador pode jogar no futebol? Sim, por vezes os jogadores adquirem o estatuto de treinador a tempo inteiro depois de terem passado algum tempo como jogadores-treinadores. No entanto, isto não é muito comum nas equipas desportivas profissionais. Pode acontecer se o treinador ou dirigente habitual da equipa sair repentinamente e um jogador tiver de intervir e assumir o comando.
  • PerguntaUm treinador é um dirigente? Não, não são a mesma coisa. O treinador supervisiona todos os aspectos da equipa, como a contratação de pessoal de apoio e as alterações ao pessoal da equipa, enquanto que o treinador se limita a trabalhar com a equipa para garantir o seu bom desempenho em campo.

Dicas

  • Estar disposto a viajar pode realmente ajudá-lo a tornar-se um treinador profissional. Muitos países pequenos, com uma reserva de talentos menor, estarão dispostos a aceitar uma oportunidade se você tiver uma boa experiência.

Avisos

  • Tornar-se um treinador de futebol profissional leva anos de trabalho duro. Também não ganharás muito dinheiro enquanto estiveres a tentar obter uma posição de treinador profissional. Se não conseguir manter a paciência e lidar com as adversidades, esta é uma carreira muito difícil.