Como se tornar um agente de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os agentes que representam os jogadores de futebol (conhecido como soccer nos EUA) ajudam os seus clientes gerindo os seus contratos e transferências, tratando das oportunidades de comunicação social e apoiando os jogadores em quaisquer problemas pessoais. Para ser um agente de futebol, é necessário conhecer bem o desporto, bem como as legalidades subjacentes aos contratos. Com uma licença de agente, contactos dentro do desporto e jogadores que estão dispostos a deixá-lo representá-los, pode começar a sua carreira como agente!

Passos

Desenvolvendo habilidades relevantes

  1. Passo 1 Compreender o desporto.
    Compreender o desporto. Antes de mais, é necessário conhecer os regulamentos do futebol a nível local e internacional. Leia os regulamentos actuais da sua associação no que diz respeito às estatísticas dos jogadores, outros agentes e as últimas notícias. Fala com dirigentes que já conheces e passa muito tempo a aprender o funcionamento interno do jogo.
    • Concentra-te em aprender como funcionam as transferências entre clubes de futebol a nível nacional e internacional. Este será um dos principais objectivos de um agente.
  2. Passo 2 Aprende as noções básicas de direito civil e contratual.
    Aprende as bases do direito civil e contratual. Os agentes têm de saber como redigir e negociar um contrato, bem como compreender os direitos pessoais dos seus clientes para os poderem representar corretamente. Considere fazer cursos online ou numa universidade para conhecer todas as leis que tem de seguir quando for um agente.
    • As leis civis e contratuais estão incluídas no exame necessário para obter uma licença de agente. Quanto mais conhecimentos tiver, mais hipóteses tem de se tornar agente.
    • O direito contratual tem a ver com o cumprimento das promessas feitas num contrato. Reconhecer se as estipulações nos contratos podem ser cumpridas tanto pelos clientes como pelo agente.
  3. Passo 3 Começar a desenvolver competências interpessoais...
    Começar a desenvolver competências interpessoais. Seja um ouvinte ativo durante as conversas, deixando os outros falar e estabelecendo contacto visual. Deixe-os saber que compreende o que estão a dizer. Mostre o seu apreço pelos outros, dizendo-lhes quando fazem um bom trabalho. As competências interpessoais ajudam-no a desenvolver um melhor trabalho de equipa e comunicação.
    • Trabalhe na resolução de problemas com os outros e tenha em consideração todas as opções. Isto pode ajudar a desenvolver as suas capacidades de negociação.
    • Pratique a liderança ajudando os outros e dando o exemplo.
  4. Passo 4 Estudar gestão de empresas.
    Estudar gestão de empresas. Comece a trabalhar na compreensão e gestão de dados financeiros e na tomada de decisões com base em orçamentos. A gestão exige pensamento crítico e resolução de problemas, por isso, trabalhe estas competências para melhorar o seu trabalho como agente.
    • Considere a possibilidade de obter um diploma formal de uma universidade para ter mais autoridade.
    • Acompanhe de perto os mercados da sua associação de futebol para ver que acordos e contratos foram feitos, de modo a saber o que esperar da sua área.
  5. Etapa 5 Obter uma licenciatura em gestão desportiva para uma educação formal.
    Obtenha uma licenciatura em gestão desportiva para uma educação formal. Embora não seja necessário ter um diploma para se tornar um agente de futebol, ele o ajudará a entender os meandros do campo em que está entrando. Procure universidades ou oportunidades de pós-graduação que ofereçam estes cursos.
    • Mesmo alguns cursos podem ajudá-lo a ter uma melhor compreensão se você não tiver tempo para obter um diploma completo.

Obter uma licença

  1. Passo 1 Enviar uma candidatura à associação nacional de futebol.
    Envie uma candidatura à sua associação nacional de futebol. Procure o formulário de candidatura em linha para a associação com base na sua nacionalidade e preencha-o completamente. A candidatura pede informações padrão sobre os antecedentes, pelo que deve ser preenchida de forma completa e honesta. Envie a candidatura juntamente com a taxa de candidatura exigida para ser tomada em consideração.
    • Os futuros agentes não podem ter registo criminal por crimes financeiros ou violentos.
    • Os candidatos à licença não podem ter trabalhado como funcionário ou empregado em qualquer clube de futebol, incluindo a FIFA.
  2. Passo 2 Fazer o exame escrito em março ou setembro.
    Faça o exame escrito em março ou setembro. Se a sua candidatura preencher os critérios para ser um agente, a associação convidá-lo-á a fazer o exame exigido. O exame escrito é composto por 20 perguntas de escolha múltipla que incidem sobre os regulamentos do futebol relativos às transferências, bem como sobre o direito civil e contratual. O exame deve durar cerca de 90 minutos.
    • As datas exactas do teste são normalmente anunciadas pela FIFA em janeiro e junho, pelo que tem tempo para se preparar.
    • Estude as leis civis e contratuais e certifique-se de que está familiarizado com os regulamentos actuais do seu clube de futebol.
  3. Passo 3 Obter um seguro de responsabilidade profissional.
    Obter um seguro de responsabilidade profissional. Depois de passar no exame, a última coisa de que precisa é de um seguro numa empresa de renome. Este seguro ajuda a cobrir quaisquer riscos associados à sua atividade ou à sua cessação. Contacte o seu atual fornecedor de seguros para ver se pode ser adicionado à sua apólice existente. Caso contrário, contacte as companhias de seguros nacionais e peça um orçamento.
    • O custo médio anual de um seguro de responsabilidade profissional é de cerca de 767 USD.
    • Certifique-se de que o seguro é feito em seu nome, caso contrário não será aceite.
    • Como alternativa, pode também fornecer uma garantia bancária de um banco suíço com o montante mínimo de 100.805 USD.

Estabelecer contactos no desporto

  1. Passo 1 Verificar se há agências que oferecem estágios.
    Verificar se há agências que oferecem estágios. Fale com os responsáveis da sua agência desportiva local ou envie um e-mail de consulta. Pergunte-lhes se têm posições de voluntariado ou estágios disponíveis para que possa ganhar experiência na área. Quando estiveres estabelecido, podes trabalhar por conta própria como agente freelancer de jogadores.
    • Trabalhar para uma agência estabelecida pode ser mais fácil no início do que tentar ser um agente freelance. Desta forma, é possível obter um rendimento fixo e trabalhar com um nome conhecido.
  2. Passo 2 Reúna-se com antigos treinadores ou jogadores para obter recomendações de clientes.
    Reúna-se com antigos treinadores ou jogadores para obter recomendações de clientes. Se jogou futebol anteriormente, mantenha-se em contacto com os seus antigos colegas e treinadores. Eles podem ainda conhecer outras pessoas no sector e ajudá-lo a estabelecer uma rede de contactos. Pergunte-lhes se notam algum jogador que se destaque ou algum em que estejam interessados.
    • Não queime as pontes entre antigos colegas de equipa com quem não se tenha dado bem. Eles podem ser a oportunidade de contacto que precisa para conhecer mais jogadores.
    • Os treinadores são peritos em ver quais os jogadores que se destacam no jogo. Contacte-os sempre para ver quem é que eles notaram.
  3. Passo 3 Fale com os dirigentes do clube para se manter ligado.
    Fale com os dirigentes do clube para se manter ligado. Os dirigentes podem ajudá-lo a encontrar novos talentos que talvez não tenha considerado antes. Podem também precisar dos seus serviços se pretenderem comprar um jogador em final de contrato. Não se esqueça de os contactar com frequência para ver se conhecem jogadores que precisam de representação.
  4. Passo 4 Pergunte a amigos que vêem futebol se eles've seen any interesting players.
    Pergunte a amigos que vejam futebol se viram algum jogador interessante. Mesmo que os seus amigos não sejam profissionais, veja se eles viram alguém que os surpreendeu. Embora possam não estar na indústria do desporto, podem ver pormenores ou pessoas únicas que todos os outros não viram.
    • Procure pessoas que assistam frequentemente a jogos de futebol e pergunte-lhes por quem se interessaram. Elas podem ter opiniões sobre jogadores que você talvez não tenha considerado.

Representação de jogadores

  1. Etapa 1 Procurar jogos e partidas de ligas menores para encontrar jogadores em ascensão.
    Procure jogos e partidas de ligas menores para encontrar jogadores em ascensão. Assista a muitos jogos para ter uma ideia da consistência de certos jogadores. Observe os seus movimentos e a forma como se comportam dentro e fora do campo. Quando encontrar um jogador que lhe interesse, pode falar com ele sobre a possibilidade de o representar como agente.
    • Os jogadores locais que não tenham aderido a grandes clubes de futebol serão os mais fáceis de encontrar, uma vez que muitos jogadores mais altos já terão representação.
  2. Passo 2 Chegar a acordo sobre os...
    Chegue a acordo sobre os pormenores de um contrato com o jogador que pretende representar. O contrato deve incluir pormenores sobre quem está envolvido, a duração dos termos, os serviços que inclui para o seu cliente, a forma de rescindir o contrato e a percentagem que receberá como salário. Certifique-se de que o jogador tem conhecimento de tudo o que consta do contrato que redigiu antes de o assinar e responda a quaisquer perguntas que possa ter.
    • O período máximo de validade do contrato é de 2 anos.
    • Utilize um contrato exclusivo para ser o único agente a poder representá-lo.
    • Se o jogador que está a contratar for menor de idade, os seus tutores legais também têm de assinar o contrato.
    • A remuneração normal de um agente de futebol é de cerca de 10% dos lucros que o jogador obtém, mas pode variar consoante as suas necessidades.
  3. Passo 3 Mantenha-se acessível aos seus clientes por telefone.
    Mantenha-se acessível aos seus clientes por telefone. Certifique-se de que o seu cliente o consegue contactar quando lhe são apresentadas oportunidades. Ande sempre com o seu telemóvel ou considere a possibilidade de adquirir um telefone separado para que os seus clientes o possam contactar.
    • Utilize aplicações de comunicação digital como o Skype para que os jogadores possam contactá-lo facilmente com dados de telemóvel ou uma ligação à Internet.
  4. Passo 4 Apoie os seus clientes nas dificuldades pessoais.
    Apoie os seus clientes nas dificuldades pessoais. Se o jogador que representa estiver a passar por um momento difícil, faça o que puder para o ajudar a ultrapassar a situação, para que se possa concentrar no jogo. Trate de quaisquer queixas que possam ter contra o clube de futebol de que fazem parte.
    • Ajude o seu cliente a relaxar nos momentos em que se sinta sob pressão ou stressado.
  5. Passo 5 Atuar como seu cliente's spokesperson for the media.
    Atuar como porta-voz do seu cliente nos meios de comunicação social. Se houver oportunidades de patrocínio ou de apoio dos meios de comunicação social, certifique-se de que o jogador o consulta primeiro ou fala por ele. Discuta quaisquer contratos ou o que o patrocínio implica para saber se é um bom negócio para o jogador.
    • Indique explicitamente o seu plano para patrocínios ou aparições nos meios de comunicação social no seu contrato, para que o jogador saiba como lidar com as situações.
  6. Passo 6 Negociar contratos
    Negoceie os contratos para o seu cliente. Compreenda claramente os interesses do seu cliente para saber o que deve constar do contrato. Tenha em consideração o salário, a localização, a duração do contrato e qualquer indemnização por lesão. Tente trabalhar em conjunto com a pessoa com quem está a negociar, de modo a obter o melhor acordo para o seu jogador.
    • Certifique-se de que o acordo celebrado é escrito, para que seja claro e concreto.
    • Ouça a parte que está a negociar sem interrupções. Tome nota dos principais pontos abordados antes de abordar os seus pontos de discussão.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Questão
    Os agentes são pagos mesmo que não tenham um cliente?
    Depende, se o agente estiver a trabalhar para uma empresa, então sim, será pago. Se o agente trabalhar por conta própria, provavelmente não estará a ganhar dinheiro. Além disso, se o agente estiver a trabalhar para uma empresa e conseguir um cliente desejado, o agente pode receber bónus da empresa para a qual trabalha.
  • Questão
    Tenho uma licenciatura em engenharia. É suficiente para me candidatar ao exame de agente?
    A NFLPA dá preferência a licenciaturas em Direito ou Gestão, mas não as exige. Um diploma de engenharia deve ser suficiente.
  • Questão
    O agente tem de viver no mesmo estado que o jogador?
    Não. Os agentes podem representar atletas que moram em qualquer lugar.

Dicas

  • Os agentes freelance precisam ser auto-motivados para trabalhar com sucesso. Se você tiver problemas para se motivar, considere encontrar uma agência estabelecida para trabalhar.