Como se tornar um contorcionista

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os contorcionistas são hábeis a esticar o seu corpo em diferentes formas, com uma boa capacidade de equilíbrio. A maior parte das vezes devido à flexibilidade e força da coluna vertebral. Poderá pensar que precisa de nascer flexível ou com duas articulações para se tornar um contorcionista, mas, na verdade, com prática e alongamentos suficientes, pode aprender os movimentos básicos de contorção. Aqueça sempre os músculos antes de tentar fazer alongamentos e exercícios de contorção sozinho, pois não quer distender um músculo ou magoar-se. Procurar orientação profissional de um professor ou treinador de contorcionismo também pode ajudá-lo a se tornar mais flexível e a se aprofundar nos movimentos de contorcionismo.

Passos

Fazendo Alongamento de Contorcionismo

  1. Passo 1 Conhecer os dois tipos diferentes de contorcionistas.1Conheça os dois tipos diferentes de contorcionistas. Existem dois tipos diferentes de contorcionistas: os dobradores de frente e os dobradores de costas. Estes dois tipos baseiam-se na capacidade do contorcionista de hiperextender a coluna vertebral. Um contorcionista frontal é geralmente melhor a dobrar para a frente e um contorcionista dorsal é geralmente melhor a dobrar para trás.
    • As mulheres são conhecidas por serem boas dobradoras de costas, mas os homens também podem desenvolver flexibilidade nas posições de dobragem de costas com prática suficiente, por isso não desanimes só por causa do teu sexo. Quanto mais jovem for, mais fácil!
    • Muitos contorcionistas incorporam o seu tipo de contorcionismo numa atuação, passando de postura de contorcionismo para postura de contorcionismo como parte de uma rotina ou de uma dança. Com prática e dedicação suficientes, pode começar a criar a sua própria rotina de contorcionismo, mostrando as suas melhores posturas.
  2. Passo 2 Aqueça-se antes de fazer qualquer alongamento.2Aqueça-se antes de fazer qualquer alongamento. Crie o hábito de aquecer sempre antes de fazer qualquer alongamento de contorcionismo. Isto evitará lesões e permitirá que os seus músculos aqueçam e se tornem mais flexíveis.
    • Comece por torcer e esticar as articulações. Para isso, faça um movimento completo de todas as articulações do corpo, desde rodar o pescoço e a cabeça até torcer os pulsos e os tornozelos. Seja delicado ao fazer isto, uma vez que apenas pretende alongar as articulações, não as stressar.
    • Faça pelo menos trinta minutos de exercício cardiovascular. Pode ser jogging, corrida, polichinelos ou remo. Os seus músculos são mais flexíveis quando a temperatura do seu corpo está um a dois graus mais alta do que o normal. Aumente o seu ritmo cardíaco e transpire um pouco com o exercício cardiovascular, para depois poder fazer os alongamentos.
  3. Passo 3 Pratique os alongamentos das pernas.3Praticar alongamentos das pernas. Os alongamentos das pernas ajudam os músculos a prepararem-se para os movimentos de contorção que exigem uma grande amplitude de movimentos das pernas e das ancas.
    • Comece por colocar peso na perna direita, com os dedos dos pés bem assentes no tapete de exercícios. Levante lentamente a perna esquerda, agarrando o dedo grande do pé com o polegar e o indicador esquerdos.
    • Levante a perna esquerda o mais alto que conseguir, esticando a perna até ao teto. Se possível, tente esticar a perna esquerda até ficar na vertical e envolva a mão esquerda e a mão direita sobre a perna. Isto ajudá-lo-á a desenvolver a flexibilidade dos músculos das pernas.
    • Repita estes passos para a perna direita, esticando a perna direita até ao teto.
  4. Passo 4 Experimente fazer alongamentos da anca.4Experimente os alongamentos da anca. Abra as ancas para que se sintam preparadas para os movimentos de contorção. Estes alongamentos da anca são semelhantes aos alongamentos de abertura da anca do ioga, em que se concentra em respirar profundamente numa pose de abertura da anca durante várias respirações.
    • Comece numa posição de lunge, com a perna esquerda esticada atrás de si. Certifique-se de que o joelho direito não ultrapassa o tornozelo e de que a perna esquerda está equilibrada na planta do pé esquerdo. Balance lentamente para a frente e para trás, sentindo o alongamento na anca direita e esquerda. Coloque as mãos no interior do pé direito e baixe a perna esquerda até o joelho, a canela e o pé ficarem apoiados no tapete.
    • Inspire e baixe lentamente as mãos até onde conseguir, quer seja na vertical sobre as palmas das mãos, dobradas nos cotovelos ou sobre os antebraços. Inspire e expire quando sentir o alongamento das ancas, mantendo esta postura durante seis a oito respirações.
    • Saia da posição da mesma forma que entrou, voltando para as mãos e dobrando a perna de trás. Depois, traga a perna esquerda de trás para se encontrar com a perna direita e termine numa posição de dobra para a frente.
    • Repita este alongamento do lado esquerdo, com a perna direita esticada atrás de si.
  5. Etapa 5 Praticar a abertura total...5Praticar a abertura total. Os espargatas ajudam-no a alongar os músculos das pernas e das ancas. Dependendo do seu nível de flexibilidade, pode ser capaz de ir apenas até meio nas aberturas ou pode ser capaz de tocar no chão nas aberturas. Se ainda estiver a tentar chegar ao chão, deve continuar a trabalhar os espacates como parte da sua rotina diária de alongamentos.
    • Para fazer os espacates completos, deve começar com a perna direita virada para a frente, com a perna esquerda três a quatro pés atrás da perna direita. Lentamente, mova as pernas em direcções opostas até conseguir colocar as mãos de cada lado da perna direita, com as palmas das mãos apoiadas no tapete.
    • Utilize as mãos como apoio enquanto continua a mover as pernas em direcções opostas até que a pélvis alcance o tapete e esteja na posição de abertura total. Estenda as mãos e vire-se para a frente. Respire nesta posição durante seis a oito respirações.
    • Depois, saia da posição de abertura colocando as mãos de cada lado da pélvis. Use os braços para o ajudar a juntar as pernas e a dobrá-las atrás de si. Volte para o centro do tapete e levante-se lentamente até ficar de pé.
    • Repita estes movimentos do outro lado, com a perna esquerda virada para a frente e a perna direita atrás de si.
  6. Passo 6 Faça flexões para trás...6Fazer flexões para trás. Os backbends são uma óptima forma de fortalecer os músculos das costas e melhorar a sua flexibilidade. Muitas poses de contorção requerem músculos das costas flexíveis e as curvas para trás são uma boa forma de o fazer de forma segura.
    • Comece de costas, com as pernas dobradas e a um braço de distância de si. Pode medir esta distância esticando as mãos para se certificar de que consegue tocar na parte de trás dos pés.
    • Coloque as mãos de cada lado da cabeça, com as palmas das mãos apoiadas no tapete. Inspire enquanto coloca peso nas pernas e nos braços, levantando a cabeça do chão. Descanse durante uma respiração no topo da cabeça, sem peso na cabeça, e depois use os braços e as pernas para se empurrar para cima e fazer uma flexão de costas.
    • Mantenha a posição de espaldar durante seis a oito respirações, certificando-se de que a cabeça está relaxada e de que coloca o mesmo peso nos braços e nas pernas. Deve sentir um alongamento nos músculos das costas.
    • Quando estiver pronto para sair da posição, encoste o queixo ao peito e baixe lentamente as costas até ao tapete. Balance as pernas de um lado para o outro para respirar e tente outra flexão de costas. No entanto, tente não esticar demasiado os músculos das costas e só faça outra postura se o seu corpo parecer aberto à ideia.
  7. Passo 7 Pratique os alongamentos de contorção pelo menos uma hora por dia.7Praticar alongamentos de contorcionismo pelo menos uma hora por dia. Muitos contorcionistas fazem alongamentos de contorcionismo pelo menos uma a três horas por dia para garantir que os seus corpos se mantêm flexíveis. Pode começar por se comprometer a fazer uma hora de alongamentos por dia e depois aumentar lentamente essa quantidade para três horas por dia, dividindo-a de forma a alongar uma hora de manhã, uma hora à tarde e uma hora à noite.
    • Saltar ou falhar um dia de alongamentos pode reduzir a sua flexibilidade e aumentar o tempo que demora a fazer certas poses de contorcionismo.

Criar uma rotina de prática de contorcionismo

  1. Passo 1 Experimente a pose do escorpião.1Experimente a pose do escorpião. Esta é uma pose de contorção básica que requer o alongamento das pernas e das costas. Faça sempre alongamentos das pernas e das costas antes de experimentar esta pose.
    • Comece com o pé esquerdo bem assente no tapete de exercícios e levante o braço esquerdo até ao nível dos ombros. Utilizará o braço esquerdo para o ajudar a manter-se equilibrado e concentrado nesta pose.
    • Levante o pé direito e dobre-o ao nível do joelho. Segure os dedos do pé direito com a mão direita e estenda lentamente o pé direito para fora e para cima. Mantenha o equilíbrio olhando para as pontas da mão esquerda enquanto estende o pé direito.
    • Continue a estender o pé direito até este atingir o ponto mais alto. Levante a mão esquerda e leve-a por cima da cabeça para encontrar a mão direita e o pé direito. Está agora numa postura básica de escorpião.
    • Para prolongar ainda mais a pose do escorpião, passe lentamente a mão direita e a mão esquerda pelo pé direito até agarrarem a canela direita. Estenda a perna direita até ficar completamente direita. Está agora numa pose de escorpião completa, uma pose comum de contorcionismo.
    • Repita os mesmos passos do lado esquerdo com a perna esquerda levantada e esticada atrás de si.
  2. Passo 2 Faça flexões para trás, para cima e para baixo.2Faça as flexões para trás com subida e descida. Esta é uma variação de um backbend normal que o ajudará a desenvolver a flexibilidade dos músculos das costas e a fortalecer os músculos abdominais.
    • Comece com as pernas afastadas à largura das ancas no tapete e os braços estendidos sobre a cabeça. Certifique-se de que os seus braços estão rígidos e fortes, pois isso evitará que caia sobre a sua cabeça quando cair no backbend.
    • Olhe para a ponta dos dedos e mantenha os braços direitos e fortes enquanto deixa os braços e o olhar moverem-se para trás. Continue a olhar para as pontas dos dedos enquanto as suas mãos alcançam o tapete atrás de si.
    • Quando estiver em backbend, coloque o mesmo peso nos calcanhares e levante lentamente os braços do tapete. Tente encontrar um centro de equilíbrio para que ambos os braços possam ficar pendurados ao lado do corpo enquanto está de cabeça para baixo. Envolva a mão direita à volta do joelho direito e a mão esquerda à volta do joelho esquerdo para um bom alongamento das costas.
    • Para fazer uma flexão ascendente das costas, volte a colocar as mãos no tapete e utilize os músculos abdominais para puxar lentamente a parte superior do corpo para uma posição de pé.
  3. Passo 3 Experimente fazer uma abertura com as pernas dobradas.3Experimente os espacates de pernas dobradas. Esta é uma variação dos espacates completos que lhe permite mostrar a sua flexibilidade e adicionar um movimento de contorcionismo ao seu repertório.
    • Comece por fazer o espacate completo do seu lado direito, com a perna direita estendida para a frente e a perna esquerda estendida para trás.
    • Levante o braço direito e estenda-o para trás. Inspire enquanto dobra lentamente a perna esquerda e envolve o braço direito à volta do pé esquerdo. Coloque o pé esquerdo na testa, estendendo também o pescoço para trás. Mantenha esta postura durante uma a duas respirações e depois saia da posição de abertura.
    • Repita estes movimentos do lado esquerdo, com a perna esquerda estendida para a frente e a perna direita estendida para trás. Em seguida, levante o braço esquerdo e envolva-o à volta do pé direito dobrado.
  4. Passo 4 Pratique a posição de apoio do queixo.4Pratique a postura do queixo em pé. Esta posição é uma das posições mais avançadas de contorção de costas e um verdadeiro espetáculo. Deve trabalhar muito lentamente através desta pose e aquecer sempre os músculos das costas antes de a tentar.
    • Comece por fazer um backbend em queda. Depois, passe os braços para a frente, entre as pernas, até conseguir colocar o queixo no tapete. Mantenha os braços dobrados junto à cabeça e certifique-se de que o peso do queixo é muito pequeno.
    • Deixe que os músculos do peito e das costas o apoiem enquanto levanta as mãos do chão. Se se sentir confortável nesta posição, pode voltar a colocar os braços no chão e trabalhar para levantar as pernas do chão. Com o tempo, deve esforçar-se por dobrar as pernas e colocar os dedos dos pés no topo da cabeça.
    • Para sair desta posição, coloque os braços ao lado do corpo e levante as pernas do chão até ficarem atrás de si. Levante-se sobre os cotovelos e volte lentamente a sentar-se ou fique de barriga para baixo e descanse por um momento.
    • É preferível fazer a postura do queixo com um instrutor ou alguém que o possa apoiar quando cair. Prepare o seu corpo fazendo saudações ao sol ou poses de cão para baixo e para cima.
    • Coloque dois blocos de ioga junto à parede e coloque os ombros sobre eles para aliviar a pressão do queixo no chão. Leve o cóccix até ao teto numa posição de cão descendente e caminhe para a frente até as costas ficarem direitas.
    • Pontapeie uma perna para cima até atingir a parede e, em seguida, faça o mesmo com a outra perna. Depois de ganhar equilíbrio suficiente, tente manter as pernas fora da parede.
  5. Passo 5 Trabalhe em poses de contorção pelo menos uma a três horas por dia.5Trabalhe em poses de contorção pelo menos uma a três horas por dia. Tal como os alongamentos, as poses de contorção requerem muita prática numa base consistente. Fazer uma a três horas por dia de poses de contorção pode ajudá-lo a desenvolver a sua flexibilidade e força.
    • Também pode começar a ligar cada movimento para criar uma rotina de contorcionismo. Tente passar de uma flexão para trás para uma abertura total ou de uma flexão para trás para uma elevação do queixo, por exemplo, e sincronize estas posturas com música. Com o tempo, pode tentar associar quatro ou cinco poses e colocá-las ao som de música, permitindo-lhe criar a sua própria rotina de contorcionismo.

Obter orientação profissional

  1. Passo 1 Veja vídeos de exemplo online.1Veja vídeos de exemplo online. Existem muitos vídeos de contorcionistas online que pode ver para ter uma melhor noção dos movimentos e alongamentos dos contorcionistas. Procure vídeos que mostrem rotinas de contorcionismo por profissionais treinados, pois isso permitir-lhe-á ter uma referência visual para a sua própria rotina de contorcionismo.
  2. Passo 2: Participar numa aula de contorcionismo.2Entre numa aula de contorcionismo. As aulas de contorção podem ser encontradas em escolas de artes performativas, ginásios e estúdios de ioga. Certifique-se de que as aulas são dadas por um contorcionista experiente que utiliza exercícios seguros e acessíveis para aprofundar os seus alongamentos e movimentos.
  3. Passo 3: Treinar individualmente com um treinador de contorcionismo.3Ter um treino individual com um treinador de contorcionismo. Se acha que chegou a um certo ponto no seu treino de contorcionismo e está a tentar movimentos de contorcionismo mais avançados, pode procurar um treinador de contorcionismo, que é geralmente um contorcionista. Um treinador de contorcionismo pode ser encontrado através do boca a boca na comunidade das artes do espetáculo, online ou através de uma aula de contorcionismo presencial. Pergunte ao instrutor da sua aula de contorcionismo se ele tem alguma sugestão de treinadores de contorcionismo que possam trabalhar consigo individualmente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta: Qualquer pessoa pode aprender a fazer contorcionismo? Quase qualquer pessoa pode aprender vários movimentos de contorcionismo, mas parece haver uma componente genética que torna estes movimentos muito mais fáceis para algumas pessoas. Se pode aprender o suficiente para se tornar um contorcionista é algo que provavelmente terá de tentar para ter a certeza.
  • PerguntaQuanto dinheiro ganham os contorcionistas? O salário médio de um contorcionista parece ser de cerca de 14,34 dólares por hora, embora isso signifique que há muitas pessoas que ganham muito mais ou menos do que isso. Se tiver a sorte de se tornar um contorcionista num circo ou noutro trabalho de grande visibilidade, pode ganhar entre 40.000 e 70.000 dólares por ano.
  • PerguntaComo posso ser um contorcionista autodidata? Alonga-te regularmente e pratica muito. Vê alguns tutoriais na Internet ou lê artigos aqui sobre como fazer certas poses e experimenta-as. Não se esqueça de arranjar uma superfície macia e plana para se esticar e de fazer um aquecimento antes de começar a esticar. Esforce-se ao máximo nos seus alongamentos, mas não se estique demasiado (estique-se tanto até sentir dor), pois pode magoar-se. Tente juntar-se a um clube de ginástica, de contorcionismo ou peça ajuda a amigos que sejam flexíveis. Pratique bastante e não desista.

Dicas