Como se tornar um melhor atirador

Autor do artigo:Gabriel Silva

Disparar uma arma de fogo é uma das coisas mais excitantes que se pode fazer e pode facilmente tornar-se um passatempo para toda a vida. Embora disparar uma arma seja fácil, tornar-se proficiente em termos de precisão, velocidade e tempo são competências que demoram anos a desenvolver. Quer seja um caçador, um atirador de competição ou esteja a usá-la para auto-defesa, a precisão é um dos aspectos mais importantes do disparo de uma arma. Felizmente, existem métodos e técnicas que você pode empregar para garantir que você está continuamente melhorando e se tornando um melhor atirador.

Passos

Melhorar as habilidades com o rifle

  1. Passo 1 Regular a sua respiração.
    Regule a sua respiração. Quando respira, o seu corpo e a arma movem-se para cima e para baixo e afectam o local onde o seu tiro cai. Para minimizar estes efeitos, utilize a pausa respiratória natural para se estabilizar quando dispara o tiro. Faça isso inspirando e expirando e, em seguida, prendendo a respiração enquanto puxa o gatilho. Quanto menos forçada for a respiração, mais natural será a sensação de disparar com a espingarda.
    • Não sustenha a respiração durante muito tempo ou a sua visão pode começar a ficar desfocada. A imagem da mira é o que vê quando olha através das miras frontal e traseira da sua arma.
    • Quando disparar vários tiros numa sucessão rápida, respire mais curto para poder utilizar a pausa respiratória natural sempre que disparar a arma.
    • Durante a pausa, os seus músculos respiratórios estão mais relaxados, o que facilita a manutenção do alvo.
  2. Passo 2 Dominar a posição de bruços.
    Dominar a posição de bruços. A posição de bruços é quando o atirador está deitado de barriga para baixo enquanto mira seu tiro. Esta posição é a posição de tiro mais natural e precisa para aprender se estiver a disparar uma espingarda. Outras posições não são tão eficazes. Isto inclui disparar de pé, que é a forma mais difícil de disparar uma espingarda e é imprecisa a longas distâncias. Se estiver a tentar melhorar a sua precisão a longa distância, domine o tiro na posição de bruços antes de passar para posições de tiro mais difíceis.
    • Outras posições incluem sentar-se ou ajoelhar-se.
    • Não se levante com a espingarda. Coloque a arma no chão, levante-se e, em seguida, pegue nela enquanto está de pé.
  3. Etapa 3: Continue a disparar quando premir o gatilho.
    Siga até ao fim quando premir o gatilho. O seguimento implica manter a arma imóvel enquanto a bala sai do cano. Para melhorar o seu seguimento, mantenha os olhos no alvo durante toda a duração do tiro. Não mexa a cabeça depois de premir o gatilho e mantenha a pressão no gatilho mesmo depois de ter disparado.
    • Permitir que o seu dedo salte para a frente pode afetar o ponto de mira natural da arma.
    • Não mantenha o gatilho premido se estiver a utilizar uma espingarda totalmente automática.
    • Ao desenvolver um bom acompanhamento, será capaz de identificar onde os seus tiros caíram e como ajustar a sua pontaria para o próximo tiro.
  4. Passo 4 Utilize uma funda quando're shooting.
    Use uma funda quando estiver a disparar. As fundas de tiro podem ajudá-lo a manter a arma perto do ombro e na posição correcta, especialmente se não tiver um bipé para manter a espingarda estável. As fundas de tiro podem funcionar como correias de transporte, mas também como apoio da arma ao ombro. Para alterar a sua funda para funcionar como uma funda de tiro, separe-a da parte de trás da espingarda e crie um laço na extremidade da funda. Este laço será fixado ao seu braço de apoio e ajudá-lo-á a manter a pontaria. Isto ajudará a manter a espingarda estável enquanto dispara.

Melhorar as competências com a arma de mão

  1. Passo 1 Segurar a arma firmemente com o punho correto.
    Segure a arma firmemente com o punho correto. Para uma empunhadura adequada, a mão dominante deve repousar na parte superior da alça traseira da arma. A sua outra mão deve cobrir a parte inferior da arma no espaço que a sua mão dominante não está a cobrir e o polegar da sua mão forte deve estar mesmo por cima do seu polegar não dominante. Ambos os polegares devem estar a apontar para o alvo. Descanse o dedo do gatilho no lado do guarda-mato até estar pronto para disparar.
    • Não segure a parte superior da arma nem o fecho da corrediça, pois isso pode causar ferimentos graves nas suas mãos.
    • Segurar a arma com o punho correto ajudá-lo-á a minimizar os efeitos do recuo.
  2. Passo 2 Utilize a postura correcta.
    Utilize a postura correcta. Coloque-se de pé com o pé dominante atrás do pé não dominante, a uma distância de um quadril do outro. Incline ligeiramente o tronco para a frente e equilibre-se nas pontas dos pés para contrariar o coice que é gerado pela pistola.
    • Não se incline para trás. Os seus ombros devem estar à frente das suas ancas.
  3. Passo 3 Desenvolver um melhor controlo do gatilho.
    Desenvolva um melhor controlo do gatilho. A almofada do seu dedo indicador deve estar no centro direto do gatilho da pistola. Ao disparar, pressione firmemente o dedo num movimento para trás. Deve haver um nível de folga no gatilho antes de atingir a resistência. Uma vez disparado o tiro, deixe que o gatilho se mova novamente para a frente e reponha a pressão antes de disparar o próximo tiro.
    • A pressão deve ser exercida apenas pelo dedo do gatilho. Não puxe o gatilho apertando o punho da sua mão.
  4. Passo 4 Verifique se a mira está corretamente alinhada.
    Verifique se o alinhamento da mira está correto. A parte da frente e a parte de trás da mira devem estar alinhadas na parte superior e na vertical. Quando alinhadas corretamente, deve existir uma distância igual entre a mira frontal e qualquer um dos lados da mira traseira. O alinhamento correto da mira é necessário para que os seus disparos sejam precisos.
    • Se os seus disparos a curta distância forem precisos, mas a longa distância se desviarem para um lado, há uma boa hipótese de ter de reajustar o alinhamento da mira.

Praticar no campo de tiro

  1. Passo 1 Pratique o disparo em seco da sua arma.
    Pratique o disparo a seco da sua arma. Disparar a arma em seco é uma boa técnica de prática que poupa dinheiro na compra de munições de treino. Antes de praticar com munição seca, certifique-se de escolher um local seguro e verifique se a arma está descarregada. Pratique a pontaria e o disparo para um ponto na parede. Tenha em conta a sua pega e a sua postura. Olhar para um espelho pode ajudá-lo.
    • O disparo em seco também é benéfico porque elimina outras distracções, como o som da arma ou o recuo que ocorre quando se disparam balas reais.
    • Também pode utilizar munições fictícias ao disparar em seco, que são munições de plástico que permitem que a corrediça da arma se mova para a frente.
  2. Passo 2 Pratique regularmente.
    Pratique regularmente. Tal como muitas outras competências, a repetição da ação de disparar a sua arma ajudá-lo-á a criar memória muscular e fará com que disparar a sua arma pareça mais instintivo do que processual. Vá à carreira de tiro sempre que puder e pratique tiro seco nas suas horas livres ou se não tiver dinheiro para comprar munições reais.
    • Ter memória muscular também o ajudará em situações de auto-defesa ou de fogo real.
  3. Passo 3 Mantenha-se sempre em segurança.
    Mantenha-se seguro em todos os momentos. Manter-se seguro significa manter a arma descarregada e o dedo fora do gatilho até estar pronto para a disparar. Verifique se não há balas no carregador ou na câmara. Nunca aponte a sua arma para algo que não quer disparar. Quando a arma estiver inativa, certifique-se de que está apontada para baixo. Utilize também auscultadores e óculos de proteção.
    • Todos os campos têm regras diferentes. Peça a um funcionário uma cópia das regras.
    • Retire o carregador da arma até estar pronto para disparar.
    • Se estiver a utilizar um revólver, certifique-se de que o cilindro não tem balas.
    • Nunca ultrapasse a linha de tiro a não ser que um membro do pessoal cesse todos os disparos na carreira de tiro.
  4. Passo 4: Peça ajuda a um instrutor numa carreira de tiro.
    Peça ajuda a um instrutor numa carreira de tiro. Um instrutor poderá ajudá-lo com a sua forma. Se não tiver a certeza do motivo pelo qual os seus tiros não atingem o alvo, peça-lhe para avaliar o seu tiro e ele poderá ajudá-lo a ajustar-se. Ouça sempre o instrutor e preste muita atenção aos passos que ele dá.
    • Procure online por campos de tiro na sua área.
    • Pergunte na receção do campo de tiro por um instrutor que o possa ajudar a melhorar.
  5. Passo 5 Domine o seu ponto de mira natural.
    Domine o seu ponto natural de pontaria. O ponto natural de pontaria é a posição natural da arma e do seu corpo, enquanto está atrás dela. Para encontrar o seu ponto natural de pontaria, centre-se no alvo que pretende atingir. Saque a arma e coloque a mira no centro do alvo. Feche os olhos e balance a arma 45 graus para a frente e para trás, rodando as ancas três vezes. Volte para o centro do alvo e abra os olhos. Este é o seu ponto de mira natural. Se estiver à esquerda ou à direita do alvo, certifique-se de que ajusta os pés de modo a ficar centrado no alvo.
    • A ponta da mira frontal designará o ponto de mira natural.
    • Certifique-se sempre de que a sua arma está descarregada quando testar o seu ponto de mira natural.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É correto disparar uma arma durante a gravidez?
    Na verdade, não. Não é recomendado disparar uma arma durante a gravidez porque não só o ruído da explosão da arma de fogo pode ser prejudicial para o feto, como também o choque pode causar alguns danos, dependendo do tipo de arma que estiver a disparar.

Dicas