Como se tornar um melhor jogador de rúgbi

Autor do artigo:Gabriel Silva

Depois de aprenderes as bases do râguebi, tudo parece possível em campo. Tudo o que consegue imaginar é ultrapassar uma grande placagem, dar o pontapé que ganha o jogo ou esmagar um adversário no momento em que este apanha a bola, mas as suas capacidades parecem não estar à altura da sua imaginação. No entanto, se você continuar a trabalhar nas habilidades básicas, bem como afiar o seu 'cérebro de rugby', você será um melhor jogador de rugby em pouco tempo.

Passos

Jogando de forma mais inteligente

  1. Passo 1 Mantenha-se na sua posição em vez de mudar frequentemente de posição (a não ser que're new because you need to find the right position first).
    Mantenha-se na sua posição em vez de mudar frequentemente (a menos que seja novo, porque precisa de encontrar a posição certa primeiro). Nunca se tornará um bom jogador se, de repente, passar de adepto a central. Cada posição tem os seus próprios requisitos e necessidades, e não se tornará um melhor jogador se mudar de posição quando estiver a aprender bem uma delas.
    • No entanto, deve ter um conhecimento básico das posições de cada um dos seus colegas de equipa. O râguebi é um jogo fluido e rápido, e pode apoiar melhor os seus colegas de equipa se souber o que eles estão a tentar fazer.
    • Se não se sentir à vontade com o seu papel no campo, consulte os diagramas de cada posição e respetivo papel.
  2. Passo 2 Jogue como uma unidade, não como uma superestrela ou um herói.
    Joga como uma unidade, não como uma superestrela ou um herói. Não tente ser um herói, apenas jogue o jogo e faça o que a sua posição foi concebida para fazer. Há 30 jogadores em campo a qualquer momento num jogo de râguebi - o que torna quase impossível para um jogador tentar ganhar o jogo sozinho. As equipas de râguebi bem sucedidas estão cheias de jogadores que conhecem o seu papel e se mantêm fiéis a ele.
    • Cada posição é concebida para complementar as outras. Se decidir começar a fazer rucking como scrum-half, pode ganhar mais algumas bolas perdidas. O seu fly-half, no entanto, perderá a ligação que lhe dá a bola, destruindo efetivamente o seu ataque.
    • Todos sairão de posição ocasionalmente para um tackle ou uma corrida. A chave é escolher bem o momento - estará a colocar a sua equipa em desvantagem ao sair?
  3. Passo 3 Apoie a sua equipa's runs by staying diagonally behind the ball carrier.
    Apoie as corridas da sua equipa mantendo-se na diagonal atrás do portador da bola. Se o seu colega de equipa estiver a correr, o melhor lugar para estar é alguns metros atrás dele e alguns metros ao seu lado. Isto faz de si um alvo de passe viável e legal em todas as alturas. Se alguém já lá estiver, posicione-se ao lado dele, proporcionando uma saída de passe rápida caso ele receba a bola. As melhores equipas criam estas pequenas linhas de passe diagonais quase instantaneamente.
    • Se já houver uma pequena linha de jogadores, fique logo atrás deles, pronto para fazer um ruck se um deles cair, ou para fazer um passe curto quando estiverem a cair.
  4. Passo 4 Mantenha sempre a cabeça levantada e a observar, mesmo durante as placagens.
    Mantenha sempre a cabeça erguida e a observar, mesmo durante as placagens. A melhor forma de melhorar a sua inteligência em campo é estar atento a tudo. Está alinhado com os seus colegas de equipa? Os adversários estão a sobrecarregar mais pessoas num dos lados do campo para um ataque? Também deve manter a cabeça levantada nas placagens - observando o contacto o tempo todo para colocar a cabeça em segurança e ajustar-se aos defesas.
    • Agarre qualquer bola solta que veja, ou caia sobre ela e coloque-a para um ruck.
    • Está em sintonia com os seus colegas de equipa? Certifique-se de que as suas linhas estão apertadas e que não existem buracos.
  5. Etapa 5 A posse de bola é a sua primeira prioridade.
    A posse de bola é a sua primeira prioridade. No râguebi, qualquer equipa pode ficar com a posse de bola em quase qualquer altura e o ataque muda para a defesa rapidamente. Isto torna muito mais crucial manter a bola, cansando a outra equipa na defesa até surgir uma boa oportunidade de golo. Embora todas as boas equipas corram riscos ocasionais, a maior parte dos seus esforços são gastos a manter a bola.
    • Se não tiveres qualquer apoio, abranda e espera por ele. Pode manter a bola no ruck durante mais algum tempo, enquanto a sua equipa a recupera, ou saltar uma corrida arriscada até à linha lateral até ter alguém a quem passar ou a quem fazer o ruck.
    • Faça apenas passes que saiba que vão resultar. Se não tiver um bom passe, basta entrar em contacto, deixar que os seus colegas de equipa façam o ruck e recomeçar.
    • Não te preocupes se passares 3-4 jogadas sem ganhares muito terreno. Estar na defesa é muito mais cansativo do que no ataque, e acabará por expor um buraco.
  6. Passo 6 Saiba quando se deve comprometer com um ruck e quando se deve posicionar no exterior.
    Saiba quando se deve comprometer com um ruck e quando se deve posicionar no exterior. Os principiantes muitas vezes não têm a certeza de quando se devem juntar ao ruck, e muitas vezes saltam para todos os ruck que encontram ou nunca se juntam de todo. Saber quando se deve juntar e ajudar a sua equipa pode ser difícil de decidir, mas existem algumas directrizes:
    • Se estiver a ganhar um ruck como equipa, não se junte a ela. Da mesma forma, se já perderam ou quase perderam um ruck, saiam dali e defendam o resto do campo.
    • Se vires um colega de equipa a ser placado e houver mais defesas do que colegas de equipa, passa rapidamente para defender a posse de bola.
    • Se estiveres perto de um ruck bloqueado, atira-te para lá para inverter a maré.
    • Os scrum-halfs e fly-halfs, com algumas excepções (perder um ruck crucial, o único jogador suficientemente próximo para entrar) devem ficar de fora da maioria dos rucks - são demasiado essenciais para organizar o ataque e a defesa para estarem a fazer rucking.
  7. Passo 7 Comprometa-se em cada ruck, tackle e jogo com total confiança.
    Empenhe-se em cada ruck, tackle e jogo com total confiança. O maior obstáculo para a maioria dos jogadores de râguebi principiantes não é uma habilidade, ideia ou truque - é a confiança. Embora a confiança seja um fator importante em todos os desportos, no râguebi o conhecimento de que se pode levar uma pancada (ou bater num adversário) e ficar bem não é algo com que todos nascem. É preciso tempo para nos habituarmos à fisicalidade do râguebi. No entanto, a capacidade de dar tudo por tudo, e de não abrandar ou relaxar antes do contacto, vai torná-lo mais seguro a longo prazo.
    • Ganhe confiança ao fazer tackles nos treinos. Comece com uma velocidade de 50%, ou com uma placagem a partir dos joelhos, e aumente gradualmente até ao contacto total.
    • Pensa em atravessar o adversário, não em atingi-lo. Mantenha os pés sempre em movimento para passar por tackles e rucks com facilidade.
    • Prepare-se mentalmente para os jogos e para os golpes. Lembre-se de que já fez isto antes e que jogar de forma branda ou tentar evitar o contacto apenas conduzirá a mais lesões.
  8. Passo 8 Assista ao Rugby Profissional, concentrando-se na sua posição.
    Observe o Rugby profissional, concentrando-se na sua posição. Veja qualquer equipa que goste, desde as melhores equipas do mundo, como a África do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, até às principais equipas de clubes de Inglaterra, França, Nova Zelândia e Austrália. Presta atenção a várias coisas em particular:
    • Qual é a sua posição na defesa? Onde é que eles estão no ataque?
    • Como é que cada equipa dita o ritmo do jogo? Quando atacam, vão para a frente ou colocam grandes jogadores na linha de fundo?
    • Quando e onde são os momentos apropriados para rematar?
    • Quando é que é melhor tentar um passe de última hora e quando é que é melhor ir para o chão?

Desenvolver as suas capacidades

  1. Passo 1 Manter a coluna vertebral direita em rucks, tackles e scrums.
    Mantenha a coluna vertebral direita em rucks, tackles e scrums. Uma das maiores melhorias que pode fazer ao jogar râguebi é a sua técnica. Os melhores jogadores utilizam o corpo de forma eficiente, gastando cada grama de energia para ganhar vantagem sobre o adversário. Uma das melhores coisas que se pode fazer, em quase todas as situações, é achatar as costas. Uma coluna vertebral curvada não só é perigosa, como reduz significativamente a sua potência. Existem várias formas de trabalhar a técnica correcta das costas:
    • Mantenha o rabo para baixo, dobrando os joelhos e a cintura, e não as costas.
    • Nunca deixe a cabeça e os ombros descerem abaixo das ancas.
    • Faça um exercício discreto de rucking ou scrumming e, em seguida, coloque-se na posição de 'condução'. Mantenha-se no lugar e peça a um colega de equipa para colocar uma bola horizontalmente na parte inferior das suas costas. A bola não deve rolar.
  2. Passo 2 Aprenda a correr eficazmente com a bola em qualquer parte do campo.
    Aprenda a correr eficazmente com a bola em qualquer parte do campo. O râguebi é muito mais fluido do que o futebol, pelo que não deve manter a bola presa debaixo do braço como um running back. Em vez disso, é necessário adaptar a sua pega consoante a situação:
    • Jogada geral: Segure a bola com as pontas dos dedos junto ao centro do peito, com a ponta virada para cima. Isto permite-lhe passar, fintar ou chutar rapidamente em qualquer direção.
    • Sob Pressão / A ser Atacado: Agarra a bola horizontalmente com ambas as mãos e antebraços. O antebraço esquerdo fica na parte superior da bola, com a mão esquerda a agarrar a ponta direita, e o antebraço direito fica na parte inferior da bola, com a mão direita a agarrar a ponta esquerda. Isto é para o momento em que se sabe que se vai ser placado ou que alguém tenta roubar a bola, e é normalmente utilizado pelos avançados.
    • Campo aberto: Coloca a bola na dobra do cotovelo, agarrando-a com uma mão. Isto dá-lhe muita velocidade e mobilidade para uma corrida individual ou em campo aberto. Ao ser placado, coloca a outra mão sobre a bola para a proteger, virando-se para longe do placador.
  3. Passo 3 Aprender a ser placado.
    Aprenda a ser placado. Com toda a atenção centrada nas 'grandes pancadas' e na melhor forma de desarme, muitos jogadores esquecem-se de que, muitas vezes, são eles que são desarmados. Aprender a receber bem uma placagem ajuda a sua equipa a ganhar mais rucks, ajuda-o a ganhar terreno sobre um defensor e protege-o de lesões.
    • Vire a bola para longe do defensor. Ao aproximar-se, escolha um lado para correr e vire a bola para longe, baixando ligeiramente o ombro em direção ao adversário.
    • Continua a mover os teus pés para a frente. Isto pode parecer assustador, mas quer que o seu ímpeto passe por ele, e não o contrário. O jogador que se acalma ou abranda é quase sempre o que se magoa.
    • Caia 'por ordem'. Deves bater no chão primeiro com os joelhos, depois com as ancas e depois com os ombros para distribuir o teu peso quando caíres.
    • Coloque a bola de volta na direção da sua equipa. Tens 1-2 segundos depois de caíres para colocares a bola, por isso faz um favor à tua equipa e estende a mão para trás. Lembre-se de que qualquer defesa vai ter de passar por cima de si para apanhar a bola, por isso, colocá-la bem atrás dá à sua equipa um tempo crucial para correr.
  4. Passo 4 Certifique-se de que consegue lançar com precisão para ambos os lados.
    Certifique-se de que consegue lançar com precisão para ambos os lados. Pretende, no mínimo, fazer um passe de 10 jardas para qualquer um dos seus lados, atingindo sempre o seu colega de equipa no peito. A única maneira de chegar lá é praticar, por isso certifique-se de que passa algum tempo todos os dias a lançar uma bola de râguebi para ambos os lados.
    • Os passes em espiral ou giratórios são óptimos, mas se não fores preciso, a beleza da tua rotação não interessa.
  5. Passo 5 Executar offloads perfeitos ao fazer tackles.
    Executa transferências perfeitas ao receberes tackles. O offload é quando a bola é lançada para um colega de equipa quando está a cair, permitindo-lhe desviar-se do seu tackler e continuar a correr. A maior parte dos principiantes é aconselhada a não fazer um offload, e por uma boa razão: é muito fácil fazer um péssimo passe quando se está a ser puxado violentamente para o chão. No entanto, à medida que fores melhorando, vais reparar na frequência com que os profissionais descarregam, mantendo a corrida viva e passando lentamente pela defesa. Para aperfeiçoar a descarga...
    • Certifique-se de que o seu colega de equipa está pronto para receber a bola, estabelecendo contacto visual com ele.
    • Não gire a bola, pois é demasiado difícil sob pressão. Em vez disso, use um 'pop' curto e rápido de 1-3 jardas para atirar a bola para ele.
    • Se tiver dúvidas, entre em contacto. Se achar que não consegue fazer o passe, ou se um segundo defesa estiver a chegar, faça a placagem. Lembre-se: a posse de bola é mais importante do que uma boa corrida.
  6. Passo 6 Sempre que possível, receba e lance a bola enquanto se desloca para a frente.
    Sempre que possível, recebe e atira a bola enquanto te moves para a frente. Não deve ser apanhado parado no râguebi, pois esta é a forma mais fácil de ser atingido por uma grande pancada. Os passes devem conduzir os colegas de equipa, para que estes possam manter o ímpeto enquanto apanham a bola, e o jogador deve estar a toda a velocidade quando a apanha. Isto faz com que a defesa adivinhe o teu movimento, torna-te mais difícil de atacar e ajuda a tua equipa a ganhar terreno rapidamente. Depois de conseguires passar a bola com precisão, tens de aprender a passar a bola com precisão em corrida. Uma linha de 4 jogadores, a correr e a passar simultaneamente, é muito difícil de conter, especialmente se conseguires 'balançar' a bola de um passe para o outro.
    • Ajuste a forma como agarra a bola quando a apanha.
    • Deixar cair a bola à altura normal das ancas para um lançamento.
    • Abra as ancas para cima na direção em que está a passar.
    • Balance a bola ao longo do corpo, apontando com as ancas.
    • Siga com as duas mãos a apontar para o alvo.
  7. Passo 7 Pratique as competências específicas da sua posição no seu tempo livre após o treino.
    Pratique as competências específicas da sua posição no seu tempo livre após o treino. Cada posição é diferente e os melhores jogadores de râguebi dedicam tempo extra para melhorarem a sua especialidade. Passe 10-15 minutos depois do treino a trabalhar nas suas capacidades. Se não souberes em que trabalhar, pergunta ao teu treinador.
    • Os pontapés de baliza devem bater penaltis durante pelo menos 10 minutos todos os dias, de todos os pontos do campo.
    • Os avançados podem utilizar o trenó de scrum, concentrando-se na sua técnica de scrum, ruck e tackling.
    • Os fly-halfs e os backs devem trabalhar o pontapé de saída e a recolha de bolas.

Treinar para um jogo de Rugby

  1. Passo 1 Esforce-se o mais possível em exercícios, scrimmages e treinos.
    Esforce-se tanto quanto possível em exercícios, scrimmages e treinos. O râguebi requer força de corpo inteiro e a melhor forma de desenvolver a sua força é simplesmente jogando râguebi. Isto ativa os músculos da forma que eles precisam de ser activados num jogo, mas não obterá os benefícios se apenas der 50% nos treinos. O treino de râguebi deve ser a sua forma física todos os dias e deve estar preparado para dar tudo em cada exercício para ficar mais forte.
  2. Passo 2 Saiba como treinar para a sua posição.
    Saiba como treinar para a sua posição. Cada jogador em campo precisa de um conjunto de ferramentas ligeiramente diferente para ter sucesso. Embora todos os jogadores devam ser capazes de correr durante pelo menos 80 minutos e ter uma boa massa muscular geral, treinar para jogar a defesa é muito diferente de treinar para jogar a extremo. Embora cada posição tenha as suas próprias necessidades, em geral, pode agrupar os programas de treino por defesas e avançados:
    • Todos os jogadores: Exercícios para o núcleo, treino de resistência, fortalecimento dos quadris, do rabo e das costas.
    • Costas: Devem concentrar-se no treino de sprint, sendo capazes de correr perto da velocidade máxima mesmo nos finais dos jogos. O treino de força é imperativo, mas não tanto que se perca velocidade e mobilidade.
    • Avançados: É preciso concentrar-se na força e na massa. Pessoas maiores causam um impacto maior no scrum e nos rucks, e são mais difíceis de derrubar ou passar. Um avançado passa mais tempo na sala de musculação do que um defesa.
  3. Passo 3 Concentre-se no treino intervalado...
    Concentre-se no treino intervalado para aumentar a resistência. Um jogo de râguebi é um fluxo e refluxo constante - sprint, jogging, ruck, descanso, jogging, caminhada, recuperação (chamada de penálti!), scrum, etc. Embora as corridas longas de 3 a 5 quilómetros sejam boas para a resistência geral, os jogadores de râguebi tiram mais partido do treino intervalado. Os intervalos consistem em alternar sprints curtos e de alta energia com jogging e caminhadas. Algumas boas rotinas para começar podem ser:
    • Correr a linha de ensaio, depois correr pela linha lateral até à outra extremidade. Corra também nessa linha de ensaio e repita 5x. Descanse e faça-o mais uma vez. Acrescente uma volta extra em cada dia de treino, ou adicione as linhas de meio campo ou de 22 metros à mistura.
    • Corra a 80% da velocidade máxima durante 30 segundos e depois faça jogging durante um minuto. Repita 10 vezes. À medida que for melhorando, diminua o tempo de corrida até atingir apenas 30 segundos.
    • Suba um conjunto de escadas e depois faça uma corrida ligeira. Descanse durante 10 segundos no fundo e repita.
    • Misture flexões, abdominais, polichinelos e burpees (uma flexão seguida imediatamente de um polichinelo) durante as suas corridas. Pare, efectue o exercício durante 30 segundos e, em seguida, continue imediatamente a correr.
  4. Passo 4 Desenvolva um programa de levantamento de pesos para todo o corpo.
    Desenvolver um programa de levantamento de pesos para todo o corpo. Correr, atacar, conduzir, saltar, lançar, mergulhar - um jogador de râguebi tem de ser suficientemente forte para quase todas as actividades físicas imagináveis. Isto faz com que o treino de força seja uma parte importante do programa de qualquer jogador de râguebi sério. Embora deva trabalhar com um treinador ou preparador físico para desenvolver uma rotina para si e para a sua posição (um scrum-half, afinal de contas, não deve ser tão volumoso como um prop), existem alguns exercícios que todos os jogadores de râguebi devem fazer. Todos estes exercícios activam vários músculos, o que significa que pode até fazê-los 1 a 2 vezes por semana durante a época para se manter forte.
  5. Passo 5 Adicione pliometria e exercícios de peso corporal aos seus treinos para obter velocidade e potência explosivas.
    Adicione pliometria e exercícios de peso corporal aos seus treinos para obter velocidade e potência explosivas. Os pliométricos são exercícios de saltos, saltitos e outros exercícios explosivos. Normalmente, são feitos com repetições elevadas, habituando o corpo aos tipos de movimentos que faria num jogo. Além disso, muitas vezes é possível fazer estes exercícios sem a ajuda de um ginásio. Concentre-se em fazer repetições suficientes para que as últimas 5 de cada série sejam difíceis - é nessa altura que obtém mais ganhos.
  6. Passo 6 Utilize as pranchas e as fixações corporais para fortalecer o seu núcleo.
    Utilize pranchas e imobilizações corporais para fortalecer o seu núcleo. O seu núcleo é o local onde transfere energia da parte superior para a parte inferior do corpo, e este tipo de força é essencial para transformar o impulso das suas pernas numa abordagem bem sucedida com os seus braços. Experimente:
  7. Passo 7 Treino cruzado com outros desportos para desenvolver a musculatura total do corpo.
    Faça treinos cruzados com outros desportos para desenvolver a musculatura total do corpo. A equipa nacional de râguebi inglesa tem treinadores de luta livre e judo na equipa, uma vez que o desporto ajuda a desenvolver com segurança a força de agarrar necessária em mauls, rucks e tackles. Experimentar:
    • Desportos de natação, como o pólo aquático. A natação utiliza todo o corpo com o mínimo de pressão sobre as articulações.
    • Andar de bicicleta e correr. São essenciais para a resistência total e as subidas de montanha desenvolvem os valiosos músculos dos glúteos e dos quadris, necessários para afastar os adversários.
    • Escalada em rocha. Subir uma parede de forma eficaz requer coordenação, controlo motor fino e muita força nas pernas e antebraços, o que o tornará mais eficaz em corridas e placagens.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como posso motivar uma equipa de râguebi para que se encha de espírito?
    Quando perderem, motive-os salientando que aprenderam mais truques para derrotar o adversário no futuro. Ouça sempre a opinião de cada um dos membros da sua equipa - isso faz com que se sintam valorizados e respeitados, o que, por sua vez, pode aumentar a motivação e o espírito de equipa.
  • Questão
    O que é que os observadores/treinadores gostam de ver num jogador?
    Os treinadores gostam de o ver trabalhar arduamente e aceitar bem as instruções. Gostam de o ver encorajar os seus colegas de equipa.
  • Questão
    Como é que defendo melhor quando jogo râguebi?
    O posicionamento e a técnica são fundamentais. Pratique estes dois elementos do jogo.

Vídeo

Dicas

  • Não te gabes do teu sucesso, as pessoas detestam isso.
  • Mantém-te em forma e o teu jogo irá melhorar automaticamente. Não te fies apenas no treino físico do teu clube, fazer uma corrida todos os dias, pelo menos, vai ajudar.
  • Não te preocupes com o facto de não receberes a bola com frequência se fores um avançado. Se mantiveres a posse da bola em jogo, és tão importante como os portadores da bola.

Avisos

  • Proteja-se de lesões, especialmente na cabeça, retirando-se e procurando atendimento médico.