Como vencer uma pessoa "dura" em uma briga

Autor do artigo:Gabriel Silva

Às vezes, você pode se encontrar em situações em que não pode evitar uma briga física. Em geral, uma pessoa 'durona' é aquela que é maior e/ou mais forte do que você. Muitas pessoas que procuram brigar têm como alvo qualquer pessoa que consideram mais fraca do que elas, portanto, é provável que você enfrente um adversário com uma vantagem física. Felizmente, existem algumas maneiras de equilibrar as chances, quer você tenha sido atacado na rua ou desafiado por um rival.

Passos

Lidando com situações de vida ou morte

  1. Etapa 1 Faça o primeiro movimento.1Faça o primeiro movimento. Nunca espere que alguém ataque primeiro. Se você perceber um ataque iminente, bata primeiro e com força. Isso surpreenderá seu agressor e ajudará a nivelar o campo de jogo.
    • Considere as consequências legais de suas ações. Você deve ter certeza absoluta de que está em perigo e de que não há como escapar antes de atacar um possível agressor. Caso contrário, você não poderá justificar suas ações como legítima defesa e a outra pessoa poderá ganhar um processo civil contra você.
  2. Etapa 2: Aponte para os olhos.2Vá para os olhos. Tente golpear os olhos de seu agressor com seus dedos. Além de ser doloroso, o reflexo de cobrir os olhos costuma ser incrivelmente forte. Isso pode lhe dar uma abertura para desferir um golpe sério ou possivelmente fazer com que o agressor largue a arma.
    • A melhor técnica é agarrar o oponente pela orelha e pressionar o polegar em todo o olho próximo. Empurre para baixo com força. Esse movimento é muito mais doloroso do que uma simples picada no olho e pode lhe dar tempo suficiente para fugir.
  3. Etapa 3 Golpeie o nariz ou as canelas quando for atacado por trás.3Atire no nariz ou nas canelas quando for atacado por trás. Os agressores geralmente atacam suas vítimas por trás para surpreendê-las. Inverta essa desvantagem e use-a para atacar com força as áreas mais fracas de seu oponente. Essas técnicas são especialmente úteis para se livrar do controle de um agressor:
    • Jogue sua cabeça para trás para golpear o nariz com uma cabeçada. Seu crânio é muito mais denso do que a cartilagem do nariz do agressor e pode causar uma quantidade surpreendente de danos. Mire na ponte, pois um golpe nela será o mais doloroso.
    • Bata com o pé com força na canela do agressor. Essa é uma opção especialmente boa se você estiver usando salto alto. Como alternativa, você pode simplesmente tentar chutar para trás contra a canela do agressor. Embora menos doloroso do que um golpe no nariz, um chute na canela é muito mais fácil de acertar.
  4. Etapa 4 Concentre seus golpes em outros pontos de pressão.4Focalize seus golpes em outros pontos de pressão. Ataque as partes especialmente vulneráveis de seu oponente, que incluem os olhos, as orelhas, as têmporas, o nariz, o queixo, a garganta, o pescoço e a virilha. Se você conseguir acertar um golpe sólido, há algumas maneiras de incapacitar um oponente:
    • Um uppercut na mandíbula sob o queixo torcerá a cabeça rapidamente, podendo causar perda de consciência.
    • Um jab na têmpora é a maneira mais certeira de nocautear alguém. Esse ponto é muito vulnerável e pode facilmente causar hemorragia interna. Lembre-se de que esse tipo de golpe pode ferir gravemente ou até matar a outra pessoa.
  5. Etapa 5 Proteja suas próprias áreas vulneráveis.5Proteja suas próprias áreas vulneráveis. Lembre-se de que seu oponente também pode atingir seus próprios pontos de pressão. Preste muita atenção e não permita que as mãos do agressor se aproximem de seu rosto e pescoço.
  6. Etapa 6 Continue se movendo.6Mantenha-se em movimento. Acima de tudo, você não deve permitir que o agressor toque em você. Não fique parado. Mova-se de um lado para o outro da forma mais irregular possível para confundir seu oponente. Evitar os golpes do agressor deve ter prioridade sobre os seus próprios golpes. Toda vez que o agressor der um passo em falso ou não acertar um soco é uma oportunidade em potencial para você correr.
  7. Etapa 7 Use qualquer objeto disponível como arma.7Use qualquer objeto disponível como arma. Se você tiver spray de pimenta, uma faca ou uma palmatória, ataque com eles. Se não tiver, faça o possível para improvisar. Qualquer coisa dura e/ou afiada pode funcionar, desde uma chave de carro até uma pedra próxima.
    • Os saltos altos são uma escolha especialmente boa para uma arma improvisada. Se puder, tire-os dos pés para ter mais capacidade de manobra.
    • Se a luta estiver ocorrendo na areia, no solo ou no cascalho, pegue um punhado e jogue-o no rosto do agressor. Se você conseguir acertar a areia no olho do agressor, ele ficará temporariamente cego. Você terá tempo para fugir enquanto o agressor tenta limpar a visão.
    • Uma lanterna resistente é uma ótima arma improvisada à noite. Aponte-a diretamente para os olhos de seu oponente para cegá-lo e distraí-lo, dando-lhe uma vantagem. Se isso não for suficiente para fugir, vire a lanterna e bata com ela.
  8. Etapa 8 Puxe o cabelo comprido.8Puxe o cabelo comprido. Se o agressor tiver cabelos compridos, tente puxá-los com a maior força possível. Isso pode causar dor por si só, mas também permite que você coloque o agressor em uma posição melhor para desferir um golpe de nocaute. Se o agressor usar o cabelo em um rabo de cavalo ou em uma trança grande, será mais fácil agarrá-lo e segurá-lo.
  9. Etapa 9 Afaste-se quando tiver a oportunidade.9Faça isso quando tiver a oportunidade. Não importa o que aconteça, você deve sempre deixar o local assim que a briga terminar. Se o agressor fugir, ele poderá voltar com uma arma mortal ou com alguns amigos a reboque. Você também precisa ter em mente que a autodefesa só é legalmente justificada quando se usa força razoável em face de um perigo imediato inevitável. Se o seu oponente estiver no chão, você não estará mais em perigo e deverá ter a oportunidade de correr. Se você golpear um inimigo incapacitado, estará sujeito a um processo civil, mesmo que essa pessoa o tenha atacado.

Lutando contra um oponente maior

  1. Etapa 1 Priorize a evasão.1Priorize a evasão. Na maioria das circunstâncias, evitar os golpes é um aspecto fundamental da luta. A evasão se torna ainda mais importante quando se enfrenta um oponente maior ou mais forte em uma luta limpa. Um lutador forte terá a vantagem da força e poderá atingi-lo com força suficiente para encerrar a luta rapidamente. Certifique-se de ser rápido em seus pés e de se afastar dos golpes recebidos.
  2. Etapa 2 Use o tai sabaki....2Use tai sabaki. Tai sabaki é um conjunto de movimentos encontrados nas artes marciais japonesas. Os lutadores usam o tai sabaki para evitar os golpes recebidos e se colocam na melhor posição para lançar um contra-ataque. Ao lutar contra um oponente maior, os contra-ataques são sua melhor opção para obter vantagem. Dois movimentos básicos do tai sabaki são:
    • Nagashi - Esse movimento simples é melhor usado para contra-atacar um ataque frontal inesperado. A partir de uma postura voltada para a frente, use a perna esquerda como pivô e deslize a esquerda para trás em um arco. Seu corpo deve balançar como uma porta que se abre. Ao colocar o pé em posição, levante o braço para golpear.
    • Hiraki - Esse passo é melhor para um ataque inesperado de curta distância. A partir de uma postura voltada para a frente, deslize o pé mais distante do oponente na mesma direção. Deslize o outro pé para mais perto do primeiro e, em seguida, vire o segundo pé na direção do oponente. Ao mover os pés, gire os quadris na direção do oponente e levante os braços para golpear.
  3. Etapa 3 Incline-se para trás quando for chutado.3Encoste-se para trás quando for chutado. Se estiver lutando com um estilo que envolva chutes, como o muay thai, a técnica mais eficaz que você pode usar contra um lutador mais alto é inclinar-se para trás para se esquivar dos chutes mais altos. Quando o chute de seu oponente passar por cima de sua cabeça, você estará em uma boa posição para contra-atacar, pois ele ficará momentaneamente desequilibrado.
  4. Etapa 4 Neutralize seu oponente's reach advantage.4Neutralize a vantagem de alcance de seu oponente. Outra vantagem de um lutador mais alto é um alcance maior. Haverá uma zona entre vocês dois onde seu oponente poderá acertar golpes enquanto você não pode. É importante ficar fora dessa área. Passe o máximo de tempo possível longe o suficiente para que seu oponente não consiga acertar ou perto o suficiente para que você também consiga. Ao se deslocar entre essas duas zonas, certifique-se de manter suas defesas em alta.

Como vencer uma luta justa

  1. Etapa 1 Estabeleça um conjunto claro de regras antes de começar.1Estabeleça um conjunto claro de regras antes de começar. Se seu oponente usar truques sujos, não há motivo para você se conter. Em uma luta planejada, você e seu oponente devem chegar a um acordo mútuo sobre o que é e o que não é permitido na luta. Você também pode pedir a um terceiro imparcial para ajudar a estabelecer as regras e agir como uma espécie de árbitro da luta.
  2. Etapa 2 Feche o punho...2Feche o punho corretamente. Antes mesmo de pensar em dar seu primeiro soco, você precisa ter um punho perfeito. Dobre os dedos para dentro da palma da mão e certifique-se de que o polegar esteja do lado de fora, dobrado sobre as articulações inferiores dos primeiros dedos. Se o polegar estiver na parte interna do punho, é provável que ele se quebre.
  3. Etapa 3 Evite que seu oponente acerte golpes.3Evite que seu oponente acerte golpes. Diferentemente de uma briga de rua, deixar seu oponente fazer o primeiro movimento é uma estratégia razoável. Certifique-se de evitar todos os golpes que puder e de se recuperar com um contra-ataque. É importante que você mantenha seu corpo em movimento, dificultando o acerto dos socos. Uma postura de luta adequada também tornará mais difícil atingi-lo ao criar um alvo menor. Em vez de encarar o oponente de frente com os ombros paralelos, fique de lado com a metade dominante para frente.
  4. Etapa 4 Minimize o dano dos golpes que puder't avoid.4Minimize o dano dos golpes que você não pode evitar. Você não conseguirá se esquivar de todos os socos. Para os golpes que você tiver que receber, absorva o choque da melhor forma possível para torná-los menos eficazes.
    • Ao receber um golpe no corpo, prepare-se para o impacto contraindo os músculos abdominais. Desloque o tronco de modo que o punho do oponente caia na lateral dos músculos abdominais e não no centro, próximo aos órgãos internos.
    • Para golpes na cabeça, flexione os músculos do pescoço e da mandíbula e incline-se para o soco. Certifique-se de que o golpe caia na testa, que é incrivelmente dura. Acima de tudo, nunca deixe um golpe atingir sua têmpora, mandíbula ou nariz.
  5. Etapa 5 Evite truques sujos e técnicas potencialmente letais.5Evite truques sujos e técnicas potencialmente letais. Embora isso não seja geralmente reconhecido, existe uma regra tácita entre os homens de que os golpes na virilha não são aceitáveis em lutas justas. É considerado um truque sujo, juntamente com outras ações como arrancar os olhos e puxar os cabelos. Se você sair vitorioso com esses métodos, é improvável que seus amigos considerem isso uma vitória legítima.
    • As armas também devem ser proibidas, a menos que sejam acordadas com antecedência.
    • Embora os golpes no rosto, na cabeça e no pescoço sejam legítimos em lutas justas, é melhor evitar usá-los fora das partidas oficialmente sancionadas. Um uppercut na mandíbula ou um jab na têmpora pode ganhar uma luta rapidamente, mas esses golpes também podem causar danos cerebrais permanentes. Sem uma equipe médica pronta para ajudar um lutador caído, você deve reconsiderar o uso dessas técnicas.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaSe a pessoa for maior, devo tentar bloqueá-la? Não recomendo isso. Bloquear não funcionará bem porque a pessoa provavelmente poderá se chocar com seu bloqueio. Em vez disso, tente manter uma distância de alguns metros entre você e o agressor. Mantenha-se móvel e se afaste do agressor até que você esteja pronto para partir para a ofensiva.

Dicas

  • É importante treinar usando situações da vida real. Nenhuma quantidade de treinamento individual o condicionará para o caos de uma luta real. Para praticar, faça uma aula de autodefesa ou participe de um clube de artes marciais.
  • Para vencer qualquer luta, é importante manter-se em forma. Você não precisa de uma tonelada de músculos, mas deve ser capaz de se mover rapidamente e com força suficiente para causar algum dano. Exercite-se algumas vezes por semana, fazendo exercícios aeróbicos e treinamento de força leve.
  • Não acredite no mito de que os lutadores mais baixos são inerentemente mais rápidos do que os mais altos. Os lutadores profissionais menores geralmente são mais rápidos do que a média, mas isso se deve ao fato de terem se treinado para compensar seu tamanho.