Como vencer um adversário mais alto e maior numa briga de rua

Autor do artigo:Gabriel Silva

Sejamos realistas - o tamanho é importante. Por isso, se alguma vez se encontrar numa altercação com um adversário maior, valerá a pena saber como empregar as estratégias ofensivas e defensivas correctas para ultrapassar a sua altura e vantagem de alcance. Partindo do princípio de que não tens outra opção senão ficar de pé e lutar, terás de ser capaz de o desgastar com movimentos superiores e ataques bem posicionados. Esse tipo de situação pode ser bastante intimidante, mas se você mantiver a cabeça fria e fizer os movimentos certos, com certeza sairá por cima.

Passos

Proteger-se

  1. Passo 1 Não't fight unless you have to.1Não lute a menos que seja necessário. Quando confrontado com um adversário maior, você vai estar em desvantagem desde o início. A menos que não haja outra opção, tente desarmar ou evitar a violência física a todo o custo. Faça o seu melhor para fazer as pazes ou simplesmente afaste-se, se puder. Não há vergonha em fugir de uma luta, especialmente se não souber como vai acabar. O seu adversário pode estar a transportar uma arma escondida ou ter amigos à espera para o atacar. O seu principal objetivo deve ser sair de perigo.
    • Afastar-se de uma situação violenta antes que ela rebente deve ser considerado uma vitória.
    • Se a luta for inevitável, mantenha-se descontraído. Quando entra em pânico, a sua capacidade de avaliar o que o rodeia e de empregar estratégias eficazes é reduzida.
  2. Passo 2 Mantenha a guarda alta.2Manter a guarda levantada. Mantenha as mãos levantadas para defender a sua cabeça em todos os momentos. Os seus antebraços devem ser mantidos na vertical e paralelos, com as palmas das mãos viradas para dentro em direção às suas bochechas. Aperte ligeiramente os punhos até estar pronto para lançar um contragolpe. Incline-se ligeiramente para aproximar os cotovelos do seu tronco para proteger as costelas e o abdómen de golpes corporais.
    • Não deixe que a sua guarda caia ou fique frouxa, mesmo quando estiver cansado. Abaixar a guarda deixa-o aberto para um bom golpe que pode significar o fim da luta.
    • Certifique-se de que assume uma guarda a partir da qual pode rápida e confortavelmente desferir murros ou cotoveladas.
  3. Passo 3 Esquivar-se dos golpes em vez de os bloquear.3Desvie-se dos golpes em vez de os bloquear. Um agressor que seja maior do que você é também provavelmente mais forte, por isso não se recomenda que tente parar os seus ataques diretamente. Em vez disso, mantenha-se móvel para escapar rapidamente do alcance do soco. Obrigá-lo a persegui-lo vai cansá-lo e, a cada ataque falhado, ele perderá um pouco mais de força. Se não houver hipótese de te afastares a uma distância segura, desliza a cabeça para o lado de fora do murro, para que este passe inofensivamente, e depois corre imediatamente para o ataque e riposta.
    • A esquiva é sempre preferível ao bloqueio porque não exige que absorvas força com qualquer parte do corpo.
    • Esquivar-se de um soco usando apenas o movimento da cabeça é conhecido no boxe como um 'deslize'. Desviar de socos é uma excelente forma de evitar ser atingido gastando o mínimo de energia.
  4. Passo 4 Don't wrestle with your opponent.4Não lutes com o teu adversário. A pessoa maior e mais forte tem sempre a vantagem num combate de luta livre. Não se coloque em perigo desnecessário ao permitir que o seu adversário o agarre. Mantenha-se fora do alcance dele até chegar a altura de contra-atacar, depois capitalize e afaste-se novamente. Se o combate for para o chão, o cenário é ainda mais difícil de controlar, uma vez que a velocidade, a evasão e a precisão vão desaparecer pela janela.
    • Se um de vocês derrubar o outro, ou se por acaso tropeçarem, voltem a levantar-se o mais rapidamente possível. Tem muito mais hipóteses de vencer um adversário grande numa luta em pé.
  5. Passo 5 Esteja preparado para levar um murro.5Esteja preparado para levar um murro. É pouco provável que saias ileso de um combate com um adversário maior. Poderá ter de levar alguns socos se for apanhado desprevenido ou se estiver a tentar encontrar uma forma de se infiltrar. Tenha isso em mente e prepare-se mentalmente. Ser atingido não é divertido, mas pode acabar por ser muito pior se te deixares apanhar de surpresa.
    • Se tiver de levar um golpe, tente fazê-lo no ombro ou na testa, que é uma superfície mais dura e menos vulnerável do que o maxilar ou o resto do rosto. Deixe o seu corpo balançar na direção do soco para diminuir o seu impacto.
    • Durante uma briga física, seu corpo estará cheio de adrenalina, o que pode evitar que você sinta tanta dor.

Ultrapassar a diferença de tamanho

  1. Passo 1 Utilize tácticas evasivas.1Utiliza tácticas evasivas. Movimenta-se constantemente para evitar que o adversário maior o agarre ou desferir golpes. Mantém-te leve e equilibrado nas pontas dos pés para poderes mudar de direção rapidamente e mantê-lo na dúvida. Uma vez que o alcance do adversário é maior do que o seu, mantenha-se seguro fora dele até estar pronto para avançar e contra-atacar com um golpe ou uma queda.
    • Um método que pode utilizar é 'dançar' ou mover-se num movimento circular à volta do seu adversário, mantendo-se fora do seu alcance de ataque. Quando sentir um soco a aproximar-se, baixe-se, esquive-se e certifique-se de que está demasiado longe para que o soco se concretize.
    • Uma vez que as pernas são mais compridas do que os braços, tornar-se hábil a dar pontapés pode ajudar a ultrapassar a vantagem de alcance do adversário.
    • Faças o que fizeres, não deixes que um adversário maior te ponha as mãos em cima. Um movimento errado pode acabar com a luta a favor dele.
  2. Passo 2 Aproxime-se.2Chegar perto. Quando o seu adversário estiver menos preparado, diminua a distância entre vocês e aproxime-se. Isto irá neutralizar o tamanho e alcance superiores do adversário e colocá-lo no alcance certo para desferir alguns golpes fortes. Encontrar o momento e a abordagem correctos para se aproximar é fundamental para sair vitorioso - não pode ganhar um combate com um atacante maior jogando com os seus pontos fortes.
    • Ao negociar o alcance com um oponente maior, a coisa mais importante a lembrar é ficar fora da 'zona de perigo'. Esta é a distância a que ele pode atingir-te mas tu não o podes atingir de volta devido ao seu alcance adicional.
    • Avance repentinamente depois de se esquivar de um golpe ou de fintar um dos seus, ou siga o braço do soco do seu adversário para trás enquanto ele o retrai.
  3. Passo 3 Cansa-o.3Cansá-los. Uma das desvantagens de ser mais alto e mais pesado é que é necessário mais esforço para se mover e, como resultado, fica sem energia mais depressa. Usa isto a teu favor. Continua a escorregar, a esquivar-te e a mover-te constantemente até o teu adversário começar a abrandar. Nessa altura, pode utilizar a sua velocidade para se aproximar e desferir o seu próprio ataque punitivo.
    • Fazer exercício para melhorar o seu condicionamento cardiovascular pode prepará-lo para o caso de precisar de ser capaz de sobreviver ao ataque de um adversário durante um combate.
    • A estratégia de permitir que um adversário se canse antes de o eliminar ficou conhecida como o princípio 'rope-a-dope'. Muhammad Ali usou este plano de jogo para ganhar um combate de campeonato com o grande George Foreman no Rumble in the Jungle em 1974.

Causar os seus próprios danos

  1. Passo 1 Use o elemento surpresa.1Utilize o elemento surpresa. Se suspeitar que as coisas estão prestes a tomar um rumo desagradável, seja o primeiro a dar o primeiro passo. Acabe com um impasse tenso com um golpe súbito e bem colocado no maxilar ou no plexo solar (a extremidade exterior macia e carnuda do diafragma, por baixo do esterno). Coloque tudo o que tem no ataque - tente acabar com a luta numa única manobra. Se fores bem sucedido, o teu adversário ficará incapacitado e a altercação terminará. Se não, pelo menos já estarás preparado para a luta que se seguirá.
    • Avalie a situação o melhor que puder antes de recorrer a um ataque surpresa. Em muitos casos, o agressor pode estar simplesmente exaltado e não ter qualquer intenção de entrar numa disputa física. Certifique-se de que esgotou todas as outras opções primeiro.
    • Tenha cuidado ao tentar dar um murro na cara. Se falhar ou não resultar, não haverá forma de evitar uma luta a sério.
  2. Passo 2 - Agarrar e mover-se.2Pegue e mova-se. Vale a pena repetir que não deve tentar ficar de pé e lutar com uma pessoa maior. O seu alcance e poder serão demasiado grandes para aguentar. Demora o tempo que for necessário para te manteres afastado dos seus golpes, esperando por uma abertura e depois fechando a brecha e desferindo um golpe forte. Alternando entre posturas defensivas e rajadas ofensivas rápidas, acabarás por conseguir desgastá-lo.
    • Não fiques impaciente. Começarás a cometer erros, que podem acabar por te custar muito caro.
    • Ataca o corpo quando não tens um tiro certeiro na cabeça do teu adversário. O plexo solar é um alvo sensível que, quando atingido corretamente, pode tirar todo o ar dos pulmões do oponente e deixá-lo sem fôlego. As costelas também são bastante frágeis e podem ser quebradas com apenas alguns quilos de força por polegada quadrada.
  3. Passo 3 Apontar para alvos sensíveis.3Apontar para alvos sensíveis. Ao contrário de uma luta de boxe, que tem regulamentos sobre onde é permitido atingir um adversário, todas as apostas estão canceladas numa luta real. Aponte para as áreas mais delicadas do corpo do seu atacante para fazer com que cada golpe conte. Um golpe bem colocado é tudo o que precisas para colocar o teu adversário fora de serviço. A maioria das pessoas não está à espera deste tipo de ataques, por isso ficam sem uma defesa pronta.
    • Todos têm a mesma fraqueza anatómica, apesar das diferenças de tamanho.
    • Os golpes que têm como alvo os órgãos sensoriais do oponente deixam-no temporariamente atordoado, permitindo-lhe fugir ou seguir com um golpe forte.
    • Uma bofetada de mão aberta na orelha é tão boa quanto um gancho de esquerda para quebrar o equilíbrio de um oponente, se não melhor. Atingir o nariz pode cegá-lo momentaneamente, fazendo com que os seus olhos se encham de lágrimas, o que lhe dá a oportunidade de dar um murro que termine o combate. Um pontapé na virilha compromete a mobilidade do adversário e retira-lhe instantaneamente a vontade de lutar.
  4. Passo 4: Tente as finalizações no chão.4Vá para as finalizações no chão. Digamos que és derrubado com o teu adversário em cima de ti e não consegues levantar-te. Nesta situação, procure uma técnica de submissão, um golpe ou bloqueio que incapacita o atacante ao neutralizar uma única parte do corpo. Ao aplicar um bloqueio de articulação, um armbar ou um estrangulamento, pode ser capaz de causar danos suficientes para pôr fim à luta. Não importa o quão grande ou resistente alguém seja, ele não será capaz de machucá-lo se estiver inconsciente.
    • Aplique um mata-leão ou um triângulo de estrangulamento, dependendo do seu posicionamento. Os estrangulamentos interrompem a circulação ou a capacidade de respirar do oponente, causando inconsciência. Basta um aperto firme e alguns instantes para adormecer o oponente.
    • As braçadeiras são pegas que aplicam pressão na articulação do cotovelo ou do ombro. São eficazes contra agressores que deixam os braços estendidos momentaneamente depois de darem um murro. Como bónus, incapacitar um braço significa que o adversário já não pode bater-lhe.
  5. Passo 5 Não't be afraid to fight dirty.5Não tenhas medo de lutar sujo. Esquece a honra ou a justiça: não há regras na rua. Não sabe até que ponto pode ficar ferido se sair derrotado de uma luta, por isso não deve ser desencorajado de ser cruel. Morde, arranca os olhos, puxa o cabelo, corta a garganta, dobra os dedos para trás, dá joelhadas na virilha e faz tudo o que for preciso para sobreviver.
    • Transforme objectos à sua volta, como garrafas, cadeiras, pedras, canetas ou até o seu telemóvel em armas improvisadas. Na melhor das hipóteses, o facto de o ver a segurar uma arma pode ser suficiente para fazer o seu agressor recuar.
    • Para evitar que a violência aumente ainda mais, fuja assim que o seu oponente estiver a ser pressionado.
    DICA DO PERITO

    Adrian Tandez

    Treinador de defesa pessoal
    Adrian Tandez é o fundador e instrutor principal da Tandez Academy, um centro de treino de autodefesa de renome mundial em Mountain View, Califórnia. Formado pelo famoso artista marcial Dan Inosanto, Adrian é um instrutor certificado em Jeet Kune Do de Bruce Lee, Artes Marciais Filipinas e Silat, entre outros. Adrian tem mais de 27 anos de experiência em treino de defesa pessoal.
    Adrian Tandez Treinador de Defesa Pessoal

    Lutar sujo parece extremo, mas pode ser a diferença entre a vida e a morte. Numa luta a sério, tem de terminar o combate o mais rapidamente possível - de facto, a regra estabelecida é tentar terminar o combate em 9 segundos ou menos. As probabilidades de sobreviveres pioram a cada segundo que passa depois disso.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Mantém os olhos no teu adversário em todos os momentos. Isso permitir-te-á escolher os teus golpes enquanto evitas os dele.
  • Escolhe sempre os golpes certos para o alcance apropriado. Prefira os pontapés no joelho, virilha ou secção média quando estiver do lado de fora, socos na cabeça e no corpo a meia distância e cabeçadas, joelhadas e cotoveladas de perto.
  • Se tiveres oportunidade, treinar com alguém maior do que tu pode ser uma oportunidade para praticares o ataque e a defesa contra um adversário maior.

Avisos

  • As lutas são imprevisíveis por natureza. Não há garantia de vitória, mesmo com treino e preparação mental.
  • Os encontros violentos devem ser evitados sempre que possível. Luta apenas se sentires que um ataque é iminente e não tiveres outra escolha.
  • Se sofreres algum ferimento durante uma luta, procura imediatamente assistência médica.