Como vencer uma pessoa mais forte numa briga

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora nunca deva agredir fisicamente outra pessoa, pode encontrar-se numa situação em que tem de derrotar alguém que é mais forte do que você. Para algumas pessoas, a ideia de se envolverem numa luta pode ser aterradora. No entanto, se você for forçado a se defender, existem técnicas e estratégias que podem ser usadas para derrotar o agressor.

Passos

Defendendo-se de um ataque

  1. Passo 1 Ataque a garganta dele com golpes e estrangulamentos.1Ataque a garganta dele com golpes e estrangulamentos. A garganta é um ponto fraco no corpo de uma pessoa. Ao defender-se, ataque a garganta dando-lhe um murro ou um golpe. Se conseguir colocar o seu braço completamente à volta do pescoço da pessoa, pode aplicar pressão na artéria carótida para induzir a inconsciência. Essa artéria pode ser encontrada em ambos os lados do pescoço e requer apenas 11 libras de pressão para fechar.
    • A compressão da artéria carótida impede que o sangue oxigenado vá para o cérebro e pode causar danos cerebrais se for mantida durante muito tempo.
    • Pode usar as mãos, os cotovelos, os pés ou os antebraços para atacar a garganta da pessoa forte.
    • Se estiveres por trás da pessoa, o uso de um estrangulamento por trás pode causar inconsciência rapidamente. Ler Fazer um estrangulamento de dorminhoco para aprenderes a fazer isto.
    DICA DO PERITO

    Adrian Tandez

    Treinador de defesa pessoal
    Adrian Tandez é o fundador e instrutor principal da Tandez Academy, um centro de treino de auto-defesa de renome mundial em Mountain View, Califórnia. Formado pelo famoso artista marcial Dan Inosanto, Adrian é um instrutor certificado em Jeet Kune Do de Bruce Lee, Artes Marciais Filipinas e Silat, entre outros. Adrian tem mais de 27 anos de experiência em treino de defesa pessoal.
    Adrian Tandez Instrutor de defesa pessoal

    O nosso especialista concorda: No Jeet Kune Do, os quatro alvos principais para onde atacamos são os olhos, a garganta, as virilhas e os joelhos. Estes alvos são, na verdade, ilegais no desporto, mas é por isso que são tão eficazes para a defesa pessoal - é aí que se causam os maiores danos.

  2. Passo 2: Dê um pontapé na virilha.2Dê-lhe um pontapé na virilha. Embora isso tenda a ser mais eficaz quando se trata de um oponente masculino, chutar qualquer pessoa, independentemente do sexo, na virilha irá incapacitá-la temporariamente, tornando-se uma ótima estratégia para se defender. Certifique-se de que você está perto o suficiente para fazer um contato limpo, e não hesite.
    • Dar um chute de futebol entre as pernas é a melhor maneira de atingir a virilha.
    • Misture ataques à virilha com ataques a outras partes do corpo para o apanhar desprevenido.
  3. Passo 3: furar ou picar os olhos.3Garrotear ou picar os olhos. Os golpes nos olhos podem impedir a capacidade de uma pessoa ver, e os golpes mais graves podem causar cegueira permanente ou morte. Se estiveres a lutar contra um atacante, pressiona os teus polegares com força contra a superfície dos seus globos oculares.
    • Só faças este ataque se estiveres numa situação difícil. Podes potencialmente matar alguém se fizeres um arranco no olho.
  4. Passo 4 Ataque as articulações da pessoa para lhe retirar a mobilidade.4Ataque as articulações para lhes retirar a mobilidade. Locais como o cotovelo, os tornozelos e os joelhos são partes vulneráveis do corpo. Cada articulação tem uma gama de mobilidade e pode partir-se ou torcer-se se for puxada ou empurrada na direção oposta.
    • Ataque a parte macia atrás da rótula ou dê um pontapé de empurrão com a parte inferior do pé na rótula para o incapacitar.
  5. Passo 5 Utilize uma arma para neutralizar o seu adversário.5Utiliza uma arma para neutralizar o teu adversário. Tenta encontrar à tua volta objectos que possas atirar ao teu adversário, como uma vassoura, um tijolo ou uma garrafa. Qualquer objeto nas proximidades que seja suficientemente duro para partir a pele pode ser usado.
    • O uso de uma arma pode implicar penas de prisão mais pesadas se for condenado por agressão.
    • Tenha cuidado quando pegar numa arma. Isso pode agravar a situação e o seu adversário pode também pegar numa arma em retaliação ou tirar-lhe a sua arma.

Usar a força deles contra eles

  1. Passo 1 Utilize as tácticas do jiu-jitsu brasileiro.1Utilizar as tácticas do jiu-jitsu brasileiro. O jiu-jitsu brasileiro é uma arte marcial que foi desenvolvida pela família Gracie no Brasil. Incorpora aspectos do jiu-jitsu japonês e do judo. É uma arte marcial de luta que se concentra em estrangulamentos e bloqueios de articulações. Foi inicialmente desenvolvida como um método para lutadores mais pequenos derrotarem adversários maiores e pode ajudá-lo a vencer alguém mais forte do que você.
    • O jiu-jitsu brasileiro também reduz o stress.
    • Para além de ser uma tática de autodefesa, o jiu-jitsu brasileiro aumenta a sua mobilidade, agilidade e flexibilidade.
    • Helio Gracie desenvolveu o jiu-jitsu brasileiro como uma forma de derrotar seus irmãos mais velhos e maiores no tatame.
  2. Passo 2 Use o impulso e o tamanho deles contra eles.2Utilize o impulso e o tamanho dos seus adversários contra eles. A arte do Judo utiliza o impulso e o tamanho dos adversários contra eles sob a forma de lançamentos. Mesmo que o adversário seja maior, isso não significa que seja imune a ser atirado. Pense em maneiras de usar o tamanho dele a seu favor. Por exemplo, em vez de o enfrentar de frente, tente tropeçar nos pés dele enquanto ele avança para si.
    • O judo utiliza o equilíbrio e a alavanca em vez da força bruta para atirar o adversário para o chão.
    • É possível incapacitar uma pessoa forte com um único lançamento. Em competição, isto é conhecido como um ippon.
  3. Passo 3 Desgaste o seu cardio mantendo-se esquivo.3Desgastar o seu cardio mantendo-se esquivo. A resistência e a mobilidade de uma pessoa forte podem ser afectadas negativamente pela sua massa muscular. Por isso, pode manter-se móvel e esquivo enquanto ela se cansa. Quando ela estiver cansada, podes tirar partido dela.
    • Fintar ou fingir socos pode fazer com que o adversário reaja. Continue se movendo lateralmente ao redor dele e tente ficar fora do caminho de seus golpes. Faça-o balançar e errar o máximo possível.
    • Não te envolvas numa luta com alguém mais forte do que tu. Um único soco pode deixá-lo inconsciente, por isso certifique-se de continuar a apimentar os golpes com jabs e nunca tente ficar soco a soco com ele.

Desenvolver a força física

  1. Passo 1 Vai ao ginásio e fica em boa forma física.1Vá para o ginásio e fique em boa forma física. Embora uma técnica superior possa dar-lhe a capacidade de vencer um adversário maior, ter uma boa forma física também é fundamental. Não te esqueças de fazer musculação para aumentar os teus músculos. Trabalhe o seu cardio e resistência fazendo exercícios, correndo, nadando ou andando de bicicleta. Se estiveres num combate prolongado, é importante que tenhas a resistência necessária para vencer o teu adversário.
    • Construir músculo e construir força são duas coisas diferentes. Concentre-se em aumentar a força fazendo uma quantidade maior de repetições com um peso menor.
    • 10-15 repetições por série é um bom ponto de partida para quem está a tentar ganhar força.
    • Leia como Supino, Fazer roscas bícepse Agachamento para aprender os exercícios de fortalecimento mais comuns.
  2. Passo 2 Fazer exercícios calisténicos nos tempos livres.2Faça exercícios calisténicos no seu tempo livre. O exercício calisténico é um exercício realizado sem qualquer equipamento de ginásio e que utiliza o peso do próprio corpo como resistência. Esta é uma óptima alternativa para quem não pode ir ao ginásio ou quer ficar mais forte enquanto está em casa. Tente fazer exercícios calisténicos em cadeia, de modo a trabalhar simultaneamente a sua resistência e cardio.
    • Os exercícios calisténicos aumentam a massa muscular magra e melhoram a mobilidade, a flexibilidade e a força.
    • Alguns dos exercícios mais comuns incluem pull ups, agachamentos, push ups, lunges e crunches.
  3. Passo 3 Mantenha-se fisicamente ativo ou junte-se a uma equipa desportiva.3Mantenha-se fisicamente ativo ou junte-se a uma equipa desportiva. Manter-se fisicamente ativo ou juntar-se a uma equipa desportiva irá garantir que mantém uma boa saúde, equipando-o assim com as ferramentas para derrotar um homem forte. Fazer isso em conjunto com exercícios físicos permitirá que você esteja fisicamente apto o suficiente para derrotar uma pessoa forte.
    • Praticar uma atividade física ou participar numa equipa desportiva pode trazer uma série de outros benefícios para a saúde, como a melhoria do sistema cardiovascular e a prevenção de doenças crónicas como o cancro, a diabetes e a hipertensão.
    • Fazer parte de uma equipa pode motivá-lo ainda mais do que se estivesse a treinar sozinho.
    • Algumas actividades físicas incluem escalada, dança ou caminhadas.
    • Pode juntar-se a uma equipa comunitária de basebol ou de flag football para se manter ativo.
  4. Passo 4 Consultar um treinador pessoal.4Consulte um treinador pessoal. Se é totalmente novo na prática de exercício físico, um treinador pessoal pode ajudá-lo a desenvolver um programa de treino significativo. Muitos treinadores pessoais treinaram durante anos e têm conhecimentos sobre uma variedade de diferentes tipos de exercícios.
    • Um instrutor físico pode também ajudá-lo a melhorar o seu regime alimentar para que possa ganhar força e aumentar a sua energia durante o exercício.

Aprender a defender-se

  1. Passo 1 Treinar numa disciplina de artes marciais de ataque.1Treinar numa disciplina de artes marciais de ataque. A pancadaria é a arte de dar murros e pontapés no adversário. Para competir cara a cara com uma pessoa forte, terá de desenvolver capacidades de ataque. Encontre uma academia local e converse com o treinador sobre a possibilidade de fazer aulas.
    • As artes de ataque mais populares e eficazes incluem o boxe americano, o Muay Thai Kickboxing e o Karaté.
    • Quando lutares contra uma pessoa forte, usa a tua velocidade a teu favor. Tente esquivar-se dos socos sem ser atingido.
    • Não penses que te podes tornar eficiente no striking ou em qualquer arte marcial, sem ires a um ginásio oficial. O Muay Thai, por exemplo, foi desenvolvido durante várias centenas de anos e requer uma enorme quantidade de habilidade.
  2. Passo 2 Aprende a lutar se o combate for para o chão.2Aprenda a lutar se a luta for para o chão. Muitos combates acabam no chão, ou numa situação de luta livre ou de grappling. Isso pode representar uma desvantagem óbvia se estiver a competir contra alguém que é forte. No entanto, se aprenderes a lutar, terás vantagem sobre alguém que não esteja treinado em qualquer arte de luta.
    • As artes de luta mais populares incluem o wrestling, a luta greco-romana, o judo e o jiu-jitsu brasileiro.
    • Ir para o chão pode até ser uma situação melhor se conseguir obter o controlo superior ou se o seu adversário for eficiente a atacar.
    • A melhor forma de ganhar experiência é praticar o 'Rolling' ou o grappling. Aproveite todas as oportunidades para lutar com alguém maior e melhor do que você quando assistir à sua aula.
    • Depois de ter treinado e aperfeiçoado a sua técnica, o sparring dar-lhe-á uma experiência real se entrar num combate.
  3. Passo 3Veja vídeos de instruções sobre como se defender.3Veja vídeos de instruções sobre como se defender. Embora nunca possam substituir o treino real e o sparring, os vídeos instrutivos podem dar-lhe uma ideia das diferentes formas de se proteger de uma pessoa forte. Se não puder pagar uma aula, ou se não houver uma na sua área, esta pode ser uma alternativa.
    • Não confie em vídeos instrutivos antes de tentar derrotar uma pessoa forte.
    • Certifique-se de que verifica as classificações do vídeo instrutivo antes de o comprar, para saber se outras pessoas o consideraram eficaz.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • A execução de alguns destes movimentos pode ser fatal. Utilize-os apenas se estiver a defender-se de um ataque com risco de vida.
  • Agredir alguém é um crime grave e pode resultar em pena de prisão.
  • A melhor maneira de se manter seguro numa luta é fugir ou evitar a situação.
  • Se estiver em risco de entrar numa altercação física, contacte sempre primeiro as autoridades.

Perguntas e respostas de especialistas