5 maneiras de ser menos atraente para os mosquitos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ah, não há nada como desfrutar de uma agradável noite de verão ao ar livre... exceto quando somos os únicos a afastar os mosquitos enquanto os nossos amigos não dão por nada! É evidente que é mais atraente para os mosquitos do que os seus amigos, mas o que é que faz de si um íman? E o que é que pode fazer para se tornar menos atraente para estas pragas? Bem, veio ao sítio certo para o descobrir. Neste artigo, vamos explicar-lhe porque é que os mosquitos são mais atraídos por algumas pessoas e o que pode fazer para os manter afastados. Continue a ler para saber mais!

O que deve saber

  • Use roupas compridas e largas em cores claras como o branco, o creme e o bronzeado para se tornar um alvo menos fácil para os mosquitos.
  • Pulverizar repelentes de insectos como o DEET ou a picaridina na sua pele para manter os mosquitos afastados.
  • Utilize sabonetes e champôs sem perfume para ter um cheiro menos atraente para os mosquitos.
  • Os mosquitos são atraídos por pessoas cuja pele emite mais ácido lático, amoníaco e ácidos carboxílicos. Pessoas que exalam mais CO2 também são mais atraentes.

Passos

Reduzir a sua atratividade para os mosquitos

  1. Passo 1 Usar roupas de cores claras e discretas.1Use roupas de cores claras e discretas. Os mosquitos podem não ter a melhor visão, mas são mais atraídos por certas cores. Os tons escuros, como o azul-marinho e o preto, bem como os laranjas e os vermelhos brilhantes, são como os olhos de boi para os mosquitos. Por isso, opte por cores discretas como o branco, o creme e o bronzeado para manter os mosquitos afastados.
  2. Passo 2 Cobrir-se o mais possível.2Cobrir-se o mais possível. Uma das formas mais fáceis de impedir que os mosquitos o piquem é criar uma barreira entre si e eles. Os mosquitos têm dificuldade em picar através da roupa, por isso, tops e calças compridos e largos são óptimos para usar quando o tempo o permite.
    • Evite usar tops e calças justas, mesmo que sejam compridas, pois os mosquitos podem picar através delas.
    • Pulverize a sua roupa com permetrina para repelir diretamente os mosquitos. A permetrina é um inseticida que mata e mantém os mosquitos afastados. Não se destina à sua pele, por isso use luvas quando o pulverizar na sua roupa e sapatos.
  3. Passo 3 Utilize um gel de banho e um champô sem perfume.3Utilize um gel de banho e um champô sem perfume. Os mosquitos utilizam o seu grande sentido de olfato para encontrar hospedeiros, sendo os aromas frutados e florais alguns dos seus cheiros favoritos. Durante a época alta dos mosquitos, troque o seu sabonete líquido, champô e amaciador perfumados por versões sem perfume. Se estiver a acampar ou a viajar para uma zona com muitos mosquitos, leve também consigo opções de tamanho de viagem sem perfume.
    • Evite também usar loções perfumadas, perfumes e colónias quando estiver ao ar livre. Embora possa não cheirar tão bem, evitará atrair muitos mosquitos.
  4. Passo 4 Pulverize um repelente de mosquitos na sua pele.4Pulverize um repelente de mosquitos na sua pele. Isto pode parecer óbvio, mas os repelentes de insectos são uma forma muito fácil de se tornar menos atraente para os mosquitos. Basta pulverizar um repelente eficaz como o DEET ou a picaridina nos braços, pernas e quaisquer outras partes da pele expostas. Os repelentes com clipes que emitem metoflutrina, como o OFF! Clip-Ons, são óptimas alternativas se não quiser lidar com sprays.
    • Se não quiser utilizar produtos químicos, faça o seu próprio repelente com óleo de citronela, óleo de geraniol e óleos essenciais como hortelã-pimenta, alfazema e eucalipto.
    • Acender uma vela de citronela é outra óptima alternativa ao uso de sprays. Normalmente, funcionam melhor quando estão mesmo ao seu lado e há pouco vento.
    • Ao contrário da crença popular, não há provas científicas de que comer alho, vitamina B ou bananas repele os mosquitos.
  5. Passo 5 Ficar atrás de um ecrã.5Fique atrás de um ecrã. Se vive numa zona propensa a mosquitos mas gosta de desfrutar do ar livre, feche a sua varanda ou alpendre com telas de rede. Se preferir apanhar uma brisa enquanto está dentro de casa, certifique-se de que as suas janelas e portas também estão protegidas com telas. Os mosquitos não o podem picar se estiver escondido atrás de uma tela, por mais atraente que seja.

O que é que atrai os mosquitos?

  1. Passo 1 Os mosquitos detectam e voam em direção ao dióxido de carbono, ou CO2.1Os mosquitos detectam e voam em direção ao dióxido de carbono, ou CO2. Os mosquitos têm sensores especiais que detectam CO2, o que lhes indica que há um hospedeiro por perto. Quando se respira, inspira-se oxigénio e exala-se CO2. Os mosquitos que zumbem no seu quintal apercebem-se da sua expiração e seguem o rasto diretamente até si. Assim, o simples facto de respirar ao ar livre atrai os mosquitos até si.
  2. Passo 2 Os mosquitos são atraídos por certos odores da sua pele, como o ácido lático.2Os mosquitos são atraídos por certos odores da sua pele, como o ácido lático. Cheirar o CO2 atrai o mosquito para si. Ele vai querer pousar em si e picá-lo se também sentir o cheiro de uma mistura de ácido lático, amoníaco e ácidos carboxílicos que se desprende da sua pele.
    • Os mosquitos são frequentemente mais atraídos pelas pessoas quando estas estão a suar e a fazer exercício. O suor contém ácido lático, que o corpo produz quando se faz exercício.
    • As bactérias da pele são responsáveis pelos odores que atraem os mosquitos. As bactérias da sua pele interagem com as secreções das glândulas da sua pele, produzindo ácidos gordos voláteis como o ácido lático, amoníaco e ácidos carboxílicos.
  3. Passo 3 Os mosquitos podem ter uma preferência de tipo de sangue.3Os mosquitos podem ter uma preferência de tipo de sangue. Provavelmente já ouviu alguém dizer que os mosquitos gostam tanto de si porque o seu sangue é doce. Isso não é inteiramente verdade, mas os mosquitos podem preferir alguns tipos de sangue a outros. Embora os investigadores estejam a estudar quais os tipos de sangue que os mosquitos preferem, os resultados ainda são bastante inconclusivos.
    • Por exemplo, alguns investigadores descobriram que os mosquitos se aproximam mais de pessoas com sangue do tipo O do que de A, B e AB. Outros estudos indicam que os mosquitos preferem sangue do tipo B.
    • Os mosquitos não são particularmente atraídos por pessoas com anemia ou deficiência de ferro no sangue. No entanto, em locais onde a febre do dengue é comum, ter sangue anémico pode aumentar a sua propagação.

Algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos?

  1. As pessoas que emitem mais ácido lático e CO2 atraem mais mosquitos.As pessoas que emitem mais ácido lático e CO2 atraem mais mosquitos. Algumas pessoas têm naturalmente níveis mais elevados de ácido lático, amoníaco e ácidos carboxílicos na pele, o que lhes confere um cheiro mais intoxicante para os mosquitos. Além disso, as pessoas que exalam mais CO2, como as grávidas ou as pessoas com excesso de peso, atraem frequentemente mais mosquitos.
    • A quantidade de ácido lático e de outros químicos na pele depende da genética e da composição corporal. Por isso, infelizmente, não pode ser alterada.
    • Praticar exercício físico e beber álcool tende a torná-lo mais atrativo para os mosquitos a curto prazo, porque emite mais CO2.
    • Se formos muito atraentes para os mosquitos, eles podem continuar a picar-nos mesmo que usemos repelente.
    • Algumas pessoas podem ganhar tolerância às picadas de mosquito. À medida que vão sendo picadas, o seu corpo produz menos anticorpos para lidar com cada nova picada. Normalmente, isto faz com que as picadas façam menos comichão.

Porque é que os mosquitos picam?

  1. Os mosquitos picam-nos e sugam o nosso sangue para se reproduzirem.Os mosquitos picam-nos e sugam o nosso sangue para se reproduzirem. Embora tanto os mosquitos machos como as fêmeas bebam néctar para sobreviver, só as fêmeas sugam o sangue. Elas precisam de proteínas específicas que só se encontram no sangue humano e animal para desenvolver os seus ovos, o que o néctar não fornece.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Avisos

  • Leia as instruções do seu repelente de insectos antes de o utilizar. Não borrife repelentes diretamente no seu rosto e mantenha o spray longe de alimentos.