Como ser gracioso

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ser gracioso é mais do que apenas não tropeçar em si próprio. Não é apenas uma forma de transportar o seu corpo, mas também de manter o controlo sobre as suas acções e pensamentos. As pessoas graciosas são naturalmente elegantes sem serem indiferentes, e preocupam-se com os outros e tratam-nos com respeito. Mesmo que você seja famoso por bater em portas, você também pode ser gracioso com um pouco de trabalho duro.

Passos

Como ser gracioso

  1. Passo 1: Sinta-se confortável na sua própria pele.1Sinta-se confortável em sua própria pele. As pessoas que são graciosas são conhecidas por estarem no controle de seus corpos. Não tendem a tropeçar nos seus próprios pés ou a deixar os seus membros agitarem-se descontroladamente, derrubando vasos ou chávenas de café. Têm uma boa postura e sentem-se confortáveis na sua própria pele. Se quer ser gracioso, então tem de trabalhar para estar sempre consciente do que o seu corpo está a fazer e para onde vai. Isto pode parecer fácil de fazer, mas ficaria surpreendido com a frequência com que as pessoas se distraem e não se apercebem de que estão a invadir o espaço de outra pessoa ou a sentar-se numa posição estranha.
    • Não é preciso ser um culturista para controlar o seu próprio corpo ou para se sentir confortável na sua própria pele. No entanto, fazer exercício físico, quer seja correr ou escalar, ajuda a melhorar a sua força e resistência e permite-lhe entrar em contacto com o seu próprio corpo.
  2. Passo 2 Manter uma postura correcta.2Mantenha uma postura correcta. Se quer ser gracioso, então tem de se manter de pé e orgulhoso e manter as costas direitas mesmo quando está sentado. Pode ser tentador desleixar-se quando se está cansado ou apenas se quer relaxar um pouco, mas se adquirir o hábito de ter as costas direitas, ao fim de algum tempo nem sequer se incomodará com uma postura correcta. Mesmo que as pessoas com quem está a falar tendam a desleixar-se, não deve seguir o exemplo só para as imitar. Tente manter uma postura erecta e manter os olhos em frente, em vez de olhar para o chão, quando estiver a caminhar, e ficará instantaneamente mais gracioso.
    • Ter uma postura correcta também o ajuda a ter uma linguagem corporal confiante. As pessoas graciosas também são conhecidas por serem confiantes porque têm orgulho no que têm para oferecer ao mundo. A postura desleixada ou curvada faz com que pareça que se está a tentar esconder, mesmo que não seja esse o caso.
  3. Passo 3 Respire profunda e completamente.3Respire profunda e completamente. Não só parece e se sente melhor, como também melhora as suas funções cognitivas. Tenha em atenção a sua respiração e tome consciência do seu corpo ao inspirar e expirar. Se sentir que está a ficar stressado ou sobrecarregado, faça questão de respirar fundo até se sentir mais calmo.
    • Como deve saber do ioga, inspirar e expirar, e concentrar-se na respiração, ajuda-o a estar em contacto com o seu corpo e pode torná-lo uma pessoa mais centrada. Isto é essencial se quiser ser graciosa.
  4. Passo 4 Melhore a sua flexibilidade.4Melhorar a sua flexibilidade. Ter uma flexibilidade forte faz parte do controlo sobre o seu corpo. Deve reservar tempo para alongamentos diários, de modo a sentir-se relaxado e não demasiado tenso ao longo do dia. Isto é especialmente importante depois de fazer exercício, ou se estiver sentado à secretária durante todo o dia e precisar de relaxar um pouco as costas e o pescoço. Arranje tempo para fazer alongamentos, mesmo que os faça em frente à televisão, e ficará surpreendido com o facto de se sentir muito mais gracioso.
    • Praticar ioga pode melhorar imenso a sua flexibilidade. Faça uma aula para principiantes e veja a diferença que apenas algumas horas por semana podem fazer.
  5. Passo 5 Vista-se de forma elegante.5Vestir-se de forma elegante. As suas roupas não o definem, mas podem ajudá-lo a parecer mais gracioso. O mais importante é que use roupas limpas, com estilo e que lhe sirvam bem e que lhe dêem um aspeto elegante e bem arrumado. As suas roupas não têm de ser caras; em vez disso, devem ser de bom gosto, não demasiado berrantes ou brilhantes, e lisonjeiras.
    • Não use roupa que restrinja os seus movimentos de forma estranha. Os saltos altos podem parecer graciosos, por exemplo, mas não devem ser usados durante muito tempo. Calças largas e largas demais dão-lhe um arrastamento estranho que não é muito gracioso. Use sempre roupas que o façam sentir-se confiante e atraente e penteie o seu cabelo em conformidade.
    • Certifique-se de que as suas roupas não têm rugas e verifique se têm nódoas depois de comer.
    • Também não é elegante ter um botão aberto ou ter a camisa meio aberta, por isso, verifique a roupa de vez em quando.
    • Se quiser optar por um estilo mais elegante, um vestido preto simples pode ser suficiente. Também as roupas em cores subtis, como castanhos, rosas pálidos ou cinzentos, podem ajudá-la a parecer mais graciosa.
    • Para os acessórios, basta um colar de pérolas, uns brincos simples ou uma pulseira de prata. Não deve exagerar com acessórios volumosos, que podem impedir que pareça graciosa.
  6. Passo 6 Use maquilhagem, se lhe convier.6Use maquilhagem, se lhe convier. Nem todas as pessoas gostam de usar maquilhagem. Se não gosta, então não se sinta pressionada a mudar. Mas se usa maquilhagem, deve certificar-se de que a maquilhagem é equilibrada, de modo a realçar uma ou duas características-chave do seu rosto que quer que sobressaiam. Por exemplo, pode usar um eyeliner arrojado, mas não deve usar uma sombra muito espessa e um rímel pesado. Basta um pouco de batom, blush e sombra de olhos e está pronta para começar.
    • Certifique-se de que a sua base combina com a cor da sua pele.
    • Lembre-se que é sempre melhor não ter maquilhagem suficiente do que ter demasiada.
    • Se usar corretor ou blush, certifique-se de que estão bem misturados.
  7. Passo 7 Caminhe com determinação.7Caminhe com determinação. Mantenha a cabeça erguida, os olhos virados para a frente e caminhe com um passo rápido e natural. As pessoas que são graciosas não se curvam nem baralham os pés; sabem para onde estão a ir. Se olhar para o chão, vai parecer que está perdido ou que não está confiante. Olhar em frente também aumenta a probabilidade de estabelecer contacto visual com as pessoas, o que também o fará parecer e sentir-se mais confiante e gracioso. Levante os pés, dê passos decididos e caminhe com confiança.
    • Claro que, se estiver a caminhar ao lado de alguém com um ritmo mais lento, deve abrandar o seu ritmo por respeito.
    • O jogging ou a corrida podem ajudá-lo a melhorar a sua forma e resistência ao caminhar.
  8. Passo 8 Sente-se com elegância.8Sente-se com elegância. Quando se sentar, não se atire para uma cadeira. Puxe a cadeira para fora e sente-se cuidadosamente. Embora não tenha de se parecer com a realeza sentada num trono, deve evitar desleixar-se e continuar a sentar-se com uma postura direita. Não se incline para trás com as pernas abertas e sente-se com as pernas juntas ou cruzadas nos tornozelos. Quando se sentar, certifique-se de que o faz com cuidado, por mais cansado que esteja.
    • Se estiver sentado num autocarro ou num comboio, tente não ocupar muito espaço. Ser um ocupador de espaço não é muito gracioso.

Comportar-se de forma graciosa

  1. Passo 1 Manter a compostura.1Mantenha a sua compostura. As pessoas graciosas não costumam ser vistas a explodir com os outros, a dizer coisas de que se arrependem ou a atirar móveis pelas janelas. São calmas e não deixam que os outros as afectem e sabem quando devem fazer uma pausa se sentirem que estão a ficar zangadas. Também não são vistas a fazer birras ou a lançar insultos às pessoas. Tendem a manter-se calmas e a ser um bastião de força quando os outros precisam delas.
    • Dito isto, as pessoas graciosas não são perfeitas. Se explodir com alguém, tem de apresentar um pedido de desculpas sincero.
  2. Passo 2 Falar bem.2Fale bem. As pessoas graciosas tendem a ser articuladas, a falar no volume certo e a não falar demasiado depressa ou demasiado devagar. São claras e directas na sua linguagem, têm um vocabulário variado e tornam os seus pensamentos claros. Também tendem a evitar dizer palavrões ou usar demasiado calão. Apesar de não haver problema em fazer pausas quando se está a reunir os pensamentos, as pessoas graciosas não tendem a gaguejar ou a dizer 'uh' ou 'um' ou 'tipo' a cada duas palavras. Têm controlo sobre as suas palavras e acreditam no que dizem.
    • Parte de falar bem significa pensar antes de falar. Se planear o que vai dizer antes de o dizer, é mais provável que não tenha de voltar atrás e que seja claro nas suas palavras.
    • Para falar bem, deve também dominar a gramática correcta. Por exemplo, não deve dizer 'Ele e eu fomos ao cinema' quando na realidade é 'Ele e eu fomos ao cinema', etc.
  3. Passo 3 Frequentar um curso de representação.3Tome uma aula de representação. As pessoas graciosas são equilibradas e confiantes, tanto verbalmente como não verbalmente. Aprenda alguns bons gestos e movimentos e use-os. Não precisa de ser o próximo Jack Nicholson para ter aulas de representação. Pode apenas usá-las para aprender a comportar-se com mais equilíbrio e graça. Também o pode ajudar a ganhar confiança e a aprender a falar em frente a um público, que é algo em que as pessoas com graça são naturalmente excelentes.
    • Aprenderá também a interagir com uma maior variedade de pessoas, o que também é algo que as pessoas graciosas sabem fazer.
    • Se uma aula de representação não for a sua praia, pode tentar fazer uma aula de dança ou de ballet. Isso também pode ajudar a melhorar a sua postura, coordenação e compostura.
  4. Passo 4 Seja educado.4Ser educado. As pessoas graciosas são educadas. Não falam fora de tempo, não ofendem as pessoas e não fazem comentários de mau gosto, especialmente em frente de pessoas que não conhecem muito bem. Fazem questão de perguntar às pessoas como estão, de oferecer os seus lugares às pessoas que estão de pé ou, de um modo geral, evitam qualquer vulgaridade ou comportamento inaceitável. Também têm consideração pelos outros e certificam-se de que não fazem perguntas demasiado pessoais ou que deixem as pessoas pouco à vontade.
    • As boas maneiras também são uma parte importante do ato de ser educado. Se quiser ser gracioso, não deve mastigar com a boca aberta, segurar as portas para as pessoas, levantar-se quando é apresentado a uma pessoa nova, olhar as pessoas nos olhos quando fala com elas, esperar pelo seu lugar na fila e, de um modo geral, demonstrar boas intenções.
  5. Passo 5 Evite gabar-se.5Evite gabar-se. Não é muito gracioso falar sobre o quanto é bonito, elegante ou bem sucedido. De facto, as pessoas graciosas são muito modestas e orgulham-se de quem são, sem sentirem a necessidade de divulgar os seus feitos. Pode falar sobre as coisas que gosta de fazer sem dar a entender que é o melhor nisso, e pode mencionar os seus passatempos ou interesses sem mencionar as suas medalhas, prémios ou recordes mundiais. As pessoas graciosas não procuram a validação dos outros e não precisam de se exibir para se sentirem felizes e realizadas.
    • Se se gabar muito, é menos provável que as pessoas saiam consigo. Deves sentir-te grato por todas as vantagens que tens na vida em vez de te gabares de tudo o que conseguiste. É claro que pode ter feito muito, mas não há necessidade de o divulgar se quiser lidar com a sua boa sorte e as suas conquistas com elegância.
  6. Passo 6 Ter equilíbrio.6Tenha equilíbrio. As pessoas graciosas são conhecidas pelo seu equilíbrio. Elas comportam-se com dignidade e fazem um esforço para se manterem de pé, para não tropeçarem, e para terem confiança e objetivo na sua postura. As pessoas com equilíbrio não se perdem frequentemente, não discutem com outras pessoas, nem perdem o sentido de concentração. Se quisermos ser graciosos, temos de ter equilíbrio tanto fisicamente como no nosso temperamento. Ter equilíbrio significa ser equilibrado em todos os aspectos da palavra.
    • As pessoas que têm equilíbrio também mantêm o equilíbrio em situações difíceis. Não se enervam nem ripostam a pessoas que são rudes, vulgares ou más.

Tratar os outros com graciosidade

  1. Passo 1 Ser atencioso.1Ser atencioso. As pessoas graciosas são sempre atenciosas com os outros. Fazem um esforço para ouvir e cuidar realmente das pessoas e para se colocarem no lugar delas. Pensam frequentemente em como as outras pessoas se estão a sentir e fazem um esforço para que se sintam melhor e para que os seus dias sejam mais fáceis. Cedem os seus lugares a pessoas que estão cansadas. Visitam os amigos que sabem que estão a passar por um momento difícil. Não andam por aí a falar alto e a perturbar e certificam-se de que não incomodam as pessoas em público. Se quer ser gracioso, então ser atencioso é fundamental.
    • Para ser atencioso, é necessário praticar a empatia e pensar realmente no que a outra pessoa está a pensar e a passar. Por exemplo, se a sua amiga acabou de levar com os pés do namorado de longa data, pode não ficar muito entusiasmada ao saber do seu novo encontro escaldante.
  2. Passo 2 Seja respeitoso.2Ser respeitoso. As pessoas graciosas também são conhecidas por serem incrivelmente respeitosas para com as pessoas que as rodeiam e são sempre atenciosas nas suas acções. Não fazem comentários ofensivos, não pisam os pés das outras pessoas e respeitam a privacidade dos outros. Dão crédito onde o crédito é devido e não interrompem as pessoas nem as insultam, na cara ou nas costas. Em vez disso, fazem questão de tratar as outras pessoas com o respeito que elas precisam e merecem.
    • As pessoas que são respeitadoras não interrompem as pessoas quando estas estão a falar. Não falam ao telefone quando estão a fazer o check-out num balcão. Também não ocupam uma mesa de quatro pessoas num café só para si.
  3. Passo 3 Ter tato.3Tenha tato. As pessoas graciosas demonstram tato nas suas interacções diárias. Compreendem que é importante escolher o momento e as palavras com cuidado e sabem que é importante dar notícias importantes de uma forma simpática e ponderada, em vez de acumular insultos. Sabem quando devem ser discretos e quando devem transmitir informações em privado. O tato é fundamental quando se trata de ser gracioso.
    • As pessoas com tato não fazem comentários que possam envergonhar as pessoas. Por exemplo, se o seu amigo acabou de passar por uma separação, talvez não queira fazer um comentário sobre isso em frente a um grupo de pessoas.
  4. Passo 4 Ajudar outras pessoas.4Ajudar as outras pessoas. Se quiser ser gracioso, não se pode colocar sempre em primeiro lugar. As pessoas graciosas são muitas vezes altruístas e gostam de dedicar o seu tempo a ajudar os outros, quer estejam a ajudar um amigo a acabar um trabalho ou a fazer voluntariado numa sopa dos pobres aos domingos. Não devemos pensar que o nosso tempo é tão importante que não podemos tirar algumas horas da nossa semana para ouvir os outros, para partilhar as nossas coisas e o nosso tempo, ou simplesmente para tornar o mundo um pouco melhor.
    • Quando ajuda as pessoas, deve fazê-lo pela bondade do seu coração e não porque quer algo em troca.
  5. Passo 5 Não't hold grudges.5Não guarde rancor. As pessoas que são graciosas não perdem o seu tempo a remoer ou a encher-se de amargura e ressentimento. Aprendem a perdoar as pessoas e a seguir em frente, em vez de se deixarem dominar pela raiva. Embora não devamos deixar que as pessoas nos espezinhem, devemos aceitar que as pessoas cometem erros e que devemos perdoá-las se elas estiverem genuinamente arrependidas, dentro do razoável. As pessoas graciosas fazem concessões aos outros e não perdem o seu tempo a serem apanhadas em disputas mesquinhas. Além disso, guardar rancor fará de si uma pessoa mais amarga e menos feliz.
    • Para além de não guardar rancor, também não deve coscuvilhar sobre as pessoas de quem não gosta. Não faz sentido espalhar más vibrações e, provavelmente, isso vai chegar a essas pessoas e causar mais drama.
  6. Passo 6 Aceite as críticas com graciosidade.6Aceite as críticas com graciosidade. Uma das alturas mais difíceis para ser gracioso é quando está a enfrentar críticas. Quer o seu chefe lhe diga para melhorar as suas capacidades de negociação ou um amigo lhe diga que tem de deixar de chegar atrasado a tudo, deve aprender a aceitar as críticas pelo seu valor facial e a utilizá-las para melhorar, se forem realmente construtivas. Não seja um mau desportista ou um mau perdedor e compreenda que as pessoas nem sempre o vão sufocar com elogios. É importante aprender a aceitar as coisas más juntamente com as boas e continuar a ser gracioso, aconteça o que acontecer.
    • É claro que, se as pessoas o criticam apenas para serem más, deve ignorá-las. Mas quando as pessoas estão realmente a tentar ajudar-te, deves ser recetivo para que possas melhorar como pessoa.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaNão percebo muito bem como parecer gracioso. Por exemplo, num livro alguém pode dizer: invejada pela sua graça e beleza. Como é que eu posso ser assim? A graça e a beleza são características poderosas num ser humano. Uma pessoa pode escolher entre duas maneiras de agir perante uma situação: uma maneira é ser agressivo, perdendo a calma e o autocontrolo, e a outra maneira é controlar a situação e ser o seu próprio mestre. A conceção de que a graça é apenas andar com estilo, ser humilde, generoso e bondoso. A graça inclui todas as características que fazem parte da humanidade. É preciso ser delicado perante as situações e optar por enfrentá-las em vez de fugir. A confiança que adquires em ti é o que as pessoas invejarão em ti.
  • PerguntaE se for difícil estabelecer contacto visual, uma vez que sou extremamente alto para a minha idade? Tente não inclinar completamente a cabeça para baixo para os olhar nos olhos. Em vez disso, tente olhar para baixo apenas com os olhos. Se isso for desconfortável ou incómodo, pode olhar para baixo, mas tente não o fazer de forma muito visível.
  • Pergunta: Não gosto de sombra de olhos nem de rímel; gosto apenas de bálsamo labial e blush. O que devo usar? Faça sobressair os seus lábios; por exemplo, adicione um gloss em vez de um bálsamo labial normal. Isso tornará os seus lábios apelativos, mas não demasiado ousados.

Vídeo

Dicas

  • Use roupas limpas. Não precisa de roupas de marca; basta ter um sentido de estilo e roupas e cabelo apresentáveis.
  • Esquece a ideia de que o teu corpo 'devia' ser maior, mais pequeno, mais suave, mais peludo, de uma cor diferente, ou o que quer que seja. Ele é o que é, e a verdade é que é muito fixe. (Os corpos que vês nas revistas normalmente não são reais).
  • Tente não dizer 'gosto' demais, pois isso dá a impressão de ser imaturo.