Maneiras fáceis de se tornar bom no futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ninguém nasce com capacidades futebolísticas. São necessários muitos anos para melhorar tanto os pontos fortes como os fracos. Pode ser rápido, mas não muito forte; bom nos pontapés de canto, mas não muito bom no passe. No entanto, depois de praticar muito, o seu nível de competência irá melhorar gradualmente. Com alguns exercícios para praticar todos os dias, pode vir a tornar-se um excelente jogador de futebol.

Coisas que deve saber

  • Praticar a receção de uma bola de futebol, chutando-a contra uma parede e parando-a com o pé quando ela voltar para ti.
  • Faça exercícios de drible, chutando suavemente a bola ao redor do perímetro do seu quintal. Depois, coloque cones e drible a bola à volta deles.
  • Alongue-se durante 10 minutos antes do treino para evitar lesões. Concentre-se em alongamentos para os isquiotibiais e panturrilhas, como afundos e toques nos dedos dos pés.

Passos

Alongamento e preparação para o exercício

  1. 1Para evitar lesões, certifique-se de que faz alongamentos durante cerca de 10 minutos antes de iniciar qualquer exercício, incluindo o futebol.
    • Tente fazer alguns lunges, toe-touches e alongamentos semelhantes. Certifique-se de que se concentra nos alongamentos dos isquiotibiais e da barriga da perna em vez de alongamentos dos braços, uma vez que o futebol é sobretudo um jogo que utiliza os pés e as pernas.
    • Se não fizer alongamentos, corre o risco de lesionar seriamente os músculos, o que o pode impedir de fazer exercício durante dias, semanas ou mesmo meses.
    • Após o exercício, alongue-se para 'arrefecer' os músculos, em vez de se sentar.

Manusear uma bola de futebol

  1. Passo 1 Praticar a receção da bola de futebol.1Praticar a receção da bola de futebol. Encontre um muro grande e isolado de tijolo ou betão. Basta pontapear a bola de modo a que esta bata na parede a cerca de 1 metro do chão. Quando a bola voltar a saltar, levante o pé no ar. Deixe a bola bater no seu pé e cair no chão. Faça isto repetidamente durante 10 minutos por dia.
    • É importante não chutar a bola. Está apenas a levantar o pé para onde pensa que a bola vai bater. Deixe a bola chegar ao seu pé.
    • Quando a bola estiver no chão, coloque o pé em cima dela para a impedir de rolar.
    • Comece cada exercício perto da parede. À medida que se sentir mais confortável, recue gradualmente para trás. No final de cada exercício, deve estar a pelo menos 30 pés de distância da parede.
  2. Passo 2 Fazer malabarismos com a bola de futebol.2Faça malabarismos com a bola de futebol. Até os melhores jogadores de futebol demoram anos a dominar o malabarismo com uma bola. No entanto, é uma boa forma de se sentir confortável com o manuseamento de uma bola de futebol e de melhorar a sua coordenação mão-olho. Coloque a bola na parte superior do seu pé para que ela não caia. Levante o pé no ar, deixando a bola voar para cima. Quando a bola cair, chute-a de volta para o ar com o outro pé.
    • Certifique-se de que acerta na bola no meio do pé. Se não o fizer, a bola pode acabar por lhe bater na cara ou voar na direção oposta. O objetivo é manter a bola perto do seu corpo, a cerca de um pé de distância.
    • Para evitar que a bola vá muito longe, dobre os joelhos para cima quando chutar a bola. Se estender a perna, a bola será chutada para longe do seu corpo.
    • Faça este exercício durante pelo menos 10 minutos por dia. Não faz mal se só conseguir 1 ou 2 malabarismos no início. Continue a tentar e, eventualmente, as suas capacidades melhorarão. Tente chegar a pelo menos 10 toques antes de parar o exercício.
  3. Passo 3 Começar a driblar a bola.3Comece a driblar a bola. Utilize o seu quintal e, se não tiver um quintal, vá para o jardim da frente. Percorra o perímetro do seu quintal ou do jardim da frente chutando a bola suavemente. Certifique-se de que está a plantar as bolas (parte superior, não o calcanhar) dos seus pés antes de chutar a bola de futebol. Cada vez que chutar a bola, ela deve percorrer apenas cerca de 1 a 2 metros. Faça este exercício durante 10 minutos, ou até ter percorrido o campo algumas vezes.
    • Embora os jogadores de futebol utilizem ambos os pés para chutar a bola, também escolhem um como o seu pé principal de chuto. Este é normalmente o pé dominante, ou seja, o pé que corresponde à mão que utiliza principalmente (dextro, utiliza o pé direito, etc.) Este exercício irá ajudá-lo a descobrir qual o pé que irá utilizar principalmente para chutar.
    • O seu pé não dominante será utilizado para plantar e equilibrar o seu corpo. Quando estiver a driblar, é importante que o pé não dominante se mantenha relativamente perto do corpo; caso contrário, pode acabar por chutar a bola para mais longe do que pretende.
    • À medida que se vai sentindo mais à vontade com o drible, tente levantar os olhos para cima. Os seus olhos tendem a olhar para a bola quando está a driblar, mas num jogo, precisa de ter os olhos para cima e olhar à sua volta. Não faz mal se tropeçar acidentalmente na bola durante um exercício, mas habituar-se-á gradualmente a não olhar para a bola.
  4. Passo 4 Girar a bola em diferentes direcções.4Vire a bola em diferentes direcções. Embora possa driblar para a esquerda ou para a direita, não pode fazer uma viragem brusca na direção utilizando apenas a parte superior do pé. É aqui que os lados do pé entram em ação. Primeiro, drible regularmente cerca de 2,5 metros. À medida que ganha velocidade, coloque-se ligeiramente à frente da bola e coloque o seu pé de remate dominante. À medida que a bola continua a rolar, irá embater no pé plantado e fazer ricochete na direção em que pretende que ela vá.
    • A direção que escolher para rodar a bola depende da posição do seu pé. Por exemplo, partindo do princípio de que utiliza um pé de remate direito, pretende que a bola bata na parte interior do seu pé para que a bola vá para a esquerda e na parte exterior do seu pé para ir para a direita. Se utilizar um pé de pontapé esquerdo, a bola deve bater no lado exterior do pé para que a bola vá para a esquerda e no lado interior do pé para ir para a direita.
    • Se quiser simplesmente alterar a direção da bola, coloque o pé e mantenha-o firme. Se pretender alterar significativamente a direção da bola, mova o pé contra a bola, dando-lhe um pontapé extra na direção em que pretende que ela vá.
  5. Passo 5 Driblar a bola à volta dos obstáculos.5Driblar a bola à volta de obstáculos. Encontre um conjunto de cones e coloque-os em linha reta, a uma distância mínima de 1 metro um do outro. Comece a driblar à volta dos obstáculos. Se o cone estiver à sua esquerda e usar o pé direito para chutar, bata suavemente na bola com a parte interior do pé direito. Chute-a com força suficiente para que ela caia no lado esquerdo do próximo cone. Se o obstáculo estiver à sua direita e utilizar um pé de remate direito, toque na bola com a parte exterior do pé direito. Certifique-se de que a bola cai do lado direito do cone seguinte.
    • Estas instruções são semelhantes às das pessoas que utilizam o pé esquerdo de remate, exceto que utilizarão lados diferentes dos pés. Por exemplo, se o obstáculo estiver à sua esquerda, bata na bola com a parte exterior do seu pé esquerdo. Se o obstáculo estiver à sua direita, bata na bola com a parte interior do pé esquerdo.
    • Pratique também com o seu pé não dominante. Isto ajudá-lo-á a manter o controlo da bola com ambos os pés.
    • Depois de passar por um obstáculo em linha reta, pode mudar os cones. Coloque-os numa formação em ziguezague ou coloque-os aleatoriamente no campo.

Melhorar o seu conjunto de habilidades

  1. Passo 1 Passe a bola aos seus colegas de equipa.1Passe a bola aos seus colegas de equipa. Existem dois tipos principais de passes no futebol: o passe terrestre e o passe aéreo. O passe terrestre é utilizado com mais frequência e para distâncias mais curtas. Peça a um amigo ou colega de equipa que se coloque a cerca de 6 metros de distância, de frente para si. Um bom passe terrestre utiliza a parte interior ou exterior do seu pé dominante, não a ponta do pé.
    • Coloque o seu pé não dominante na direção do passe, mesmo ao lado da bola. De seguida, balance a perna dominante para trás a meio da força. À medida que a perna dominante se aproxima da bola para a pontapear, certifique-se de que o seu pé dominante bate na bola com a parte interior do pé e de que a acompanha para manter a precisão.
    • O objetivo é passar a bola ao seu colega de equipa sem que a bola salte. A bola deve permanecer no chão até ao seu colega de equipa.
    • Passe a bola para a frente e para trás. Faça isto durante 10 a 15 minutos por dia. Certifique-se de que aponta a bola diretamente para o seu colega de equipa, pois terá de ser preciso durante um jogo. À medida que avança, pode aumentar a distância do seu passe, de 6 metros para 6 metros.
  2. Passo 2 Mandar a bola para mais longe.2Mandar a bola para mais longe. O outro grande tipo de passe de futebol é a bola longa. Este é para quando o seu colega de equipa está a 15 metros ou mais de distância. Em vez de utilizar a parte interior do pé, utiliza a parte superior do pé. Peça a um colega de equipa que esteja a pelo menos 15 metros de distância, virado para si. Recue alguns metros para trás da bola, de modo a obter mais força no passe.
    • À medida que se desloca em direção à bola, coloque o seu pé não dominante junto à bola, tal como num passe terrestre. Balance a perna dominante para trás com toda a força.
    • À medida que a perna desce, certifique-se de que o seu pé dominante atinge a bola mesmo acima dos dedos dos pés. Isto dará à bola o ângulo máximo e o impulso de que necessita para sair do chão e viajar para longe.
    • Continue a adaptar a força do passe. Pode não ser necessária a força total da perna para que o passe longo seja bem sucedido. Tente ser o mais preciso possível. Continue a fazer passes aéreos com o seu colega de equipa durante, pelo menos, 10 minutos por dia.
  3. Passo 3 Manter a bola afastada de um defesa.3Mantenha a bola afastada de um defesa. Quando estiver a jogar um jogo de futebol, o defesa tentará aproximar-se, pressioná-lo e tirar-lhe a bola. Para se preparar para isso, encontre um colega de equipa com quem fazer um exercício. Primeiro, começa por driblar normalmente num campo aberto. Em seguida, o seu colega de equipa sobe e corre ao seu lado. O objetivo do seu colega de equipa será roubar a bola, enquanto o seu objetivo será proteger a bola a todo o custo.
    • A melhor forma de o fazer é posicionar o corpo corretamente. Se o defesa vier pelo teu lado esquerdo, desloca o teu corpo para bloquear o defesa. Se o defesa vier para o teu lado esquerdo, move o teu corpo para a esquerda para bloquear o defesa.
    • Também podes usar os braços para empurrar o adversário para fora do caminho. No entanto, não estenda totalmente os braços nem seja demasiado agressivo; caso contrário, pode acabar por receber um cartão amarelo.
    • Faça este exercício durante 20 a 30 metros. Depois, pode alternar entre o ataque e a defesa.
  4. Passo 4 Chutar a bola a partir do canto.4Chutar a bola do canto. Quando a bola de futebol sai dos limites da linha de fundo onde se encontra a baliza, a equipa adversária obtém um pontapé de canto. O objetivo do pontapé de canto é fazer com que a bola se curve para a baliza. Coloque a bola no canto mais próximo do local onde a bola saiu. Se estiver simplesmente a praticar, pode fazê-lo em qualquer canto. Dê pelo menos três passos para trás, de modo a ter espaço suficiente para correr.
    • Comece a correr em direção à bola. À medida que aumenta o seu ímpeto, coloque o pé esquerdo no lado esquerdo da bola. Balance a perna direita para trás com toda a força.
    • Quando chutar a bola, certifique-se de que ela atinge o canto superior esquerdo do seu pé direito. Isto criará um arco na trajetória da bola para que esta se curve em direção à rede.
    • Repita este processo vezes sem conta até ter a distância e a potência certas. Peça a um colega de equipa para tentar cabecear a bola para a baliza, ou para a receber e chutar para a baliza.
  5. Passo 5 Marque um golo.5Marque um golo. Embora não haja substituto para um verdadeiro jogo de treino para o ajudar a praticar a marcação de golos, pode fazer alguns exercícios sozinho ou com um colega de equipa. Coloque-se a cerca de 12 metros de distância da baliza, a distância de um penálti. Utilize a técnica do passe aéreo, exceto que estará a 'passar' para a baliza. Recue alguns metros para obter o máximo de velocidade e potência.
    • Corre em direção à bola. Coloca o teu pé não dominante do lado da bola. Levante a perna dominante para trás com toda a força. Ao baixar a perna dominante, certifique-se de que bate na bola mesmo acima dos dedos dos pés.
    • Escolha determinados pontos da baliza que deseja atingir. Tente fazer com que três remates consecutivos entrem nesse ponto específico antes de tentar noutro ponto. Também pode pedir ao seu colega de equipa para fingir que é o guarda-redes, para uma situação ainda mais realista.
    • Desloque a bola para diferentes locais do campo. Varia a força dos teus remates em função das diferentes distâncias que escolheres.

Aperfeiçoar o seu jogo

  1. Passo 1 Remate a bola com a cabeça.1Atirar a bola com a cabeça. Os remates de cabeça são normalmente utilizados quando um colega de equipa está a rematar de canto. Para praticar este remate, peça a um colega de equipa que se coloque à sua frente a cerca de três metros de distância. Ele lançará as bolas de baixo para cima em direção à sua cabeça. Comece por fazer uma cabeçada de pé. Isto significa que os seus pés ficam no chão. Incline-se para trás quando a bola vier na sua direção. À medida que a bola se aproxima mais, volta a inclinar a cabeça para a frente.
    • Bata com a bola diretamente na testa. Faça-o quando a sua cabeça estiver alinhada com o seu corpo. Por exemplo, não bata a bola se estiver muito inclinado para trás ou muito para a frente. Faça-o quando a sua cabeça estiver na posição normal e direita.
    • Para efetuar uma cabeçada de salto, faça o mesmo que anteriormente, mas desta vez salte primeiro. Quando estiver a saltar, incline o corpo para trás. Leve a cabeça para a frente para ir ao encontro da bola. Bata na bola com a testa quando a sua cabeça estiver na posição normal e quando estiver no ponto mais alto do seu salto.
    • Faça os exercícios de cabeceamento em pé e de salto dez vezes cada um. É importante não exagerar nas cabeçadas, pois podem causar uma concussão ao longo do tempo.
  2. Passo 2 Finta de ombros durante um jogo.2Fingimento de ombros durante um jogo. Este é provavelmente o movimento mais simples que pode efetuar, mas o efeito é tremendo. Drible a bola para a frente cerca de 10 a 20 pés. Ao aproximar-se de um defensor, incline o ombro para a esquerda, como se estivesse a ir nessa direção. De seguida, mova a bola 45 graus para a direita, com a extremidade exterior do seu pé direito.
    • Pode fazer o mesmo na direção oposta. Desviar o ombro para a direita. Depois, move a bola 45 graus para a esquerda, com o bordo exterior do pé esquerdo.
    • O defesa pensará que está a ir numa direção e será mal orientado. Depois de ter completado o movimento, continue a driblar passando por ele ou ela.
    • Peça a um colega de equipa que finja ser um defensor. Pratique até ter completado o truque pelo menos 10 vezes.
  3. Passo 3 Efetuar uma viragem Cruyff.3Faça um giro Cruyff. O objetivo desta jogada é apanhar o jogador adversário desprevenido. Para praticar, drible com a bola por uns 10-20 pés para ganhar impulso. Em seguida, você vai querer fingir que vai passar a bola. Pegue no seu pé não dominante e coloque-o alguns centímetros à frente da bola. Depois, puxe a perna dominante para trás, como se fosse chutar a bola.
    • Em vez de pontapear a bola de cabeça, deve bater na bola com o bordo interior do seu pé dominante. Chute a bola para o lado, atrás do seu pé não dominante já plantado.
    • Rode o seu corpo no sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido contrário, dependendo do pé que utilizar para chutar. Encontre a bola e continue a driblar na nova direção.
    • Para praticar, peça a um colega de equipa para o tentar defender. Mantém o truque em segredo e vê se consegues enganá-los. Lembre-se de que este movimento só funciona quando o defensor está à sua frente. Caso contrário, a bola irá diretamente para os pés do adversário.
  4. Passo 4 Domine a jogada da tesoura.4Mestre a jogada da tesoura. Tal como o Cruyff Turn, esta jogada foi concebida para apanhar o adversário desprevenido. Para praticar, drible a bola cerca de 10 a 20 metros para ganhar velocidade e impulso. Coloque o pé esquerdo no lado esquerdo da bola, cerca de um pé para o lado. Puxe a perna direita para trás como se fosse chutar a bola. Quando baixar a perna direita, rodear o pé direito à volta da bola, no sentido dos ponteiros do relógio, sem nunca tocar na bola.
    • Depois de ter completado o rodopio, coloque o pé direito no lado direito da bola. Trazer o pé esquerdo para trás e pontapear a bola para a esquerda.
    • Para que o adversário se finja para o seu lado direito, faça um rodopio com o pé direito e pontapeie com o esquerdo. Para que o adversário se finja para o seu lado esquerdo, faça um rodopio com o pé esquerdo e pontapeie com o direito.
    • Também é possível efetuar um movimento de tesoura dupla rodando primeiro com o pé direito e depois rodando novamente com o pé esquerdo. Depois de ter efectuado os dois rodopios, coloque o pé esquerdo no chão e pontapeie na direção certa com o pé direito.
  5. Passo 5 Utilizar o corte Zico durante um jogo.5Utilize o Corte Zico durante um jogo. Este movimento permite-lhe enganar o defesa e passar por ele. Drible a bola cerca de 10-20 pés para criar impulso. Coloque o pé direito à direita da bola, cerca de um pé para o lado. Depois, pegue na extremidade esquerda do pé esquerdo e toque no lado direito da bola (ambos os pés estão agora no lado direito da bola).
    • Mantenha o controlo da bola com o pé esquerdo enquanto roda o corpo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, movendo o pé direito com o corpo.
    • Depois de ter feito uma volta de 360 graus com o corpo, mantendo o controlo da bola com o pé esquerdo, comece a driblar novamente. O seu adversário será apanhado desprevenido e será enganado na direção oposta.
    • Também pode efetuar este movimento no sentido inverso. Basta plantar com o pé esquerdo, mantendo o controlo com o direito. Gire o corpo e o pé esquerdo no sentido dos ponteiros do relógio até fazer uma volta de 360 graus. Depois disso, continue a driblar.

Como posso ser um grande defesa de futebol?

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo é que se consegue ser realmente bom no futebol? Para ser bom no futebol, é preciso aprender a amar o jogo. Quando eu treinava no liceu, havia um miúdo que tentou entrar para uma equipa do liceu e não tinha muita experiência. Trabalhávamos com ele vários dias por semana, mas quase todos os dias o víamos com uma bola de futebol. No ano seguinte, conseguiu entrar para a equipa principal graças ao seu trabalho árduo.
  • PerguntaComo é que posso ser bom sem praticar? Não há realmente uma maneira de ser bom sem praticar. Mesmo alguém que pareça estar bem sem praticar muito nunca poderá estar ao mesmo nível das pessoas que praticam e trabalham arduamente.
  • PerguntaA utilização de uma bola maior durante o treino irá melhorar as minhas capacidades de jogo de futebol? Provavelmente não. É mais provável que se habitue a jogar com uma bola maior, o que o obrigará a adaptar-se a uma bola de tamanho normal quando jogar. É melhor treinar com a bola do mesmo tamanho que vai usar nos jogos.

Vídeo

Dicas

  • Deve fazer alongamentos antes dos treinos e dos jogos.
  • Antes do jogo, coma uma banana 30 minutos antes do jogo para não ter cãibras. Durante o jogo, mantenha o ritmo para não ter cãibras e ficar sem ar rapidamente.
  • Pratique com amigos e jogue pequenas partidas com eles.

Avisos

  • Mantenha-se sempre hidratado. Você não quer desmaiar. Se tiveres alguma emergência, chama uma ambulância imediatamente.
  • Presta atenção ao que te rodeia. Não deves atingir acidentalmente outro jogador com a bola de futebol.
  • Quando fizeres cabeceamentos, certifica-te de que a bola bate na tua testa e não no topo da cabeça. Fazer cabeceamentos consecutivos, durante longos períodos de tempo, pode causar danos à química do seu cérebro.

Material necessário

  • Caneleiras
  • Chuteiras de interior e/ou exterior
  • Água
  • Protetor de cabeça (opcional)