Como ser bom em lutas de punho

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora normalmente seja melhor evitar lutar com outra pessoa, pode haver alturas em que não tem outra opção a não ser dar alguns socos. Se te envolveres numa luta de punhos e não conseguires sair dela, há técnicas que podes usar para melhorar as tuas hipóteses de ganhar. Pratica diferentes murros para melhorares a tua capacidade ofensiva e mantém os braços levantados para bloqueares o teu adversário. Com um pouco de conhecimento e prática, você será capaz de se manter firme na maioria das lutas.

Passos

Tomando a ofensiva

  1. Passo 1 Fique em uma posição ativa para que você possa se mover facilmente.1Fique em uma postura ativa para que você possa se mover facilmente. Mantenha a maior parte do seu peso nas pontas dos pés e dobre os joelhos levemente para que você possa se mover rapidamente. Vire o corpo para o lado, de modo a que o seu lado dominante fique mais afastado do adversário. Mantenha as mãos ao nível das bochechas para poder dar murros rapidamente e defender-se.
    • Pode optar por manter as mãos com as palmas abertas ou fazer punhos na sua posição neutra.
    • Evite tensionar o corpo, pois não conseguirá manobrar com a mesma eficácia.
    • Também pode ficar com o seu lado dominante mais próximo do adversário, mas pode não conseguir dar um murro tão bem.
  2. Passo 2 Faça punhos apertados que estejam alinhados com os cotovelos quando dá um murro.2Faça punhos apertados que estejam alinhados com os cotovelos quando dá um soco. Dobre os dedos para que as pontas fiquem no centro da palma da mão. Tente tornar a parte da frente do punho o mais plana possível para não se magoar quando dá um soco. Envolva o polegar na parte inferior do punho e faça pressão para o apertar. Mantenha as costas da mão em linha reta com o antebraço para manter o pulso bloqueado.
    • Não enrole os dedos à volta do polegar, pois pode acabar por se magoar ao dar um murro.
    • Evite dobrar o pulso quando fecha o punho, caso contrário o soco não será tão forte quando aterrar e poderá sofrer uma entorse.
  3. Passo 3 Aponte para as zonas vulneráveis para magoar mais o seu adversário.3Aponte para as zonas vulneráveis para magoar mais o seu adversário. Os locais mais vulneráveis do rosto incluem os olhos, as orelhas e o nariz. Se quiser que a luta termine rapidamente, direccione os seus socos para estas áreas para magoar o seu adversário e torná-lo menos capaz de ripostar eficazmente. Se tiveres dificuldade em atingir o teu adversário na cara, tenta atingir o pescoço ou a garganta para o atordoar.
    • Deves sempre respeitar o teu adversário - não uses truques desonrosos, não lutes sujo e nunca o ataques pelas costas. Certifica-te de que é uma luta justa.
    • Tenta dar pontapés nas virilhas ou nos joelhos do teu adversário para o ajudar a cair mais depressa e poderes fugir.
  4. Passo 4Lançar um golpe...4Lança um jab com o braço que está mais afastado do teu adversário. Comece por levantar os punhos de forma a ficarem ao nível das suas bochechas. Quando der o murro, estenda rapidamente o braço dominante e rode a palma da mão para que fique virada para baixo. À medida que o braço avança, rode o ombro dominante para a frente para obter mais força no soco. Aponte para o nariz, olhos ou maxilar do adversário para o atordoar.
    • Alterne a mão com que dá o soco para desferir vários golpes rápidos.
    • Mantém a outra mão à frente do rosto para poderes bloquear o adversário se este tentar atingir-te.

    Dica: expire rapidamente enquanto dá o soco para ajudar a aumentar a velocidade e a manter-se solto.

  5. Passo 5 Praticar o lançamento de ganchos...5Praticar lançar ganchos para que o adversário não veja o soco. Os ganchos são murros poderosos que se lançam de lado para apanhar o adversário desprevenido. Aponta para a bochecha ou o maxilar do adversário quando dás o murro. Certifica-te de que bloqueias o pulso de modo a que as costas da mão fiquem alinhadas com o cotovelo para obteres o máximo de força.
    • Levante as mãos com as palmas abertas para parecer que não quer mais lutar antes de lançar um gancho com o braço que está na frente. Esta pode ser uma óptima forma de surpreender o adversário e de o atordoar.
  6. Passo 6 Tenta dar uma cabeçada para atordoar o teu adversário.6Tente uma cabeçada para atordoar o adversário. Se estiveres suficientemente perto do teu adversário, poderás dar uma cabeçada para o atordoar. Incline rapidamente o pescoço para trás antes de bater com ele no nariz do oponente ou no espaço entre os olhos dele. Use a parte de cima da testa, pois é o ponto mais forte e que o machucará menos.
    • As cabeçadas são ilegais na maioria das lutas oficiais, como as artes marciais mistas.
    • Dar uma cabeçada em alguém também pode deixá-lo inconsciente.

Defender-se

  1. Passo 1 Observa o teu adversário para poderes antecipar os seus movimentos.1Observa o teu adversário para poderes antecipar os seus movimentos. Mantém sempre os olhos postos no teu adversário, especialmente os olhos e os braços. Presta atenção aos movimentos do adversário para poderes adivinhar onde ele planeia dar-te um murro. Se precisares de olhar para outro lado, desvia rapidamente o olhar antes de voltares a olhar para o teu adversário.
    • Embora seja importante observar sempre o adversário, esteja atento ao que o rodeia para não ficar encurralado ou tropeçar em algo.
  2. Passo 2 Fique de pé com o corpo virado para o lado, de modo a're harder to hit.2Fica de pé com o corpo virado para o lado para seres mais difícil de atingir. Ponha-se de pé de modo a que o lado não dominante do seu corpo fique virado para o seu adversário, com o ombro para a frente. Mantenha o peito e as ancas virados para o lado, uma vez que isso dá ao adversário menos oportunidades de o esmurrar. Desloque o seu peso para as pontas dos pés para que possa mover-se facilmente e esquivar-se dos golpes, se necessário.
    • Evita ficar de pé com o teu corpo em frente ao do teu adversário, uma vez que ele poderá facilmente dar-te um murro no peito ou no estômago.
    • Agache-se ligeiramente para dificultar o ataque do adversário. No entanto, tenha em atenção que, quando está agachado, o adversário pode ser capaz de lhe dar um pontapé ou uma joelhada na cara mais facilmente.
  3. Passo 3 Proteja o rosto com as mãos e os braços para poder bloquear os murros.3Guarde o rosto com as mãos e os braços para poder bloquear os murros. Mantenha as mãos levantadas junto às bochechas para poder reagir rapidamente quando lhe derem um murro. Quando vir um soco a vir na direção da sua cabeça, levante os antebraços à frente da cara para bloquear mais facilmente o punho. Contraia os braços para se proteger melhor e evitar que ele faça um contacto sólido.
    • Certifique-se de que ainda consegue ver o seu oponente enquanto está a bloquear, ou então ele pode dar um soco que você não está à espera.
    • Baixe a cabeça quando estiver à espera de um soco para ajudar a proteger áreas sensíveis, como os olhos e o nariz.
  4. Passo 4 Empurra o teu adversário para obteres mais distância entre vocês.4Empurre o seu adversário para obter uma maior distância entre si. Quando o adversário estiver entre socos ou depois de ter dado um soco, abra os punhos e empurre-o com toda a força que conseguir. Isto pode ajudá-lo a voltar a uma posição ideal e a preparar-se para o próximo soco enquanto o seu adversário tenta recuperar.
    • Tente empurrar o adversário pelos ombros ou pelo peito para o desequilibrar.
    • Aproveite a oportunidade enquanto o seu adversário está a tentar recuperar para dar outro murro, para que possa ganhar vantagem no combate.
  5. Passo 5 Afastar o corpo de um murro para ajudar a desviá-lo.5Rode o seu corpo para longe de um murro para ajudar a desviá-lo. Não será capaz de bloquear todos os golpes, por isso terá de levar alguns socos. Quando fores atingido, roda o teu corpo na direção em que o teu adversário está a dar o soco para não seres atingido com tanta força e para que o punho dele passe por cima do teu corpo. Vira sempre o teu corpo para longe do golpe e não para ele, ou então magoar-te-ás mais vezes durante o combate.
    • Se não fores capaz de te desviar completamente, podes tentar esquivar-te de um lado para o outro para dificultar o golpe do adversário.

    Dica: se o adversário apontar para a tua cabeça e não conseguires afastá-la, aproxima o queixo do peito para que o adversário dê um murro na parte dura da tua testa. Vai doer na mesma, mas não tanto como se fosse na cara.

  6. Passo 6 Nunca fujas como um cobarde.6Nunca fujas como um cobarde. Em vez disso, convence o teu adversário a desistir da luta e convence-o a mudar de vida - ele pode até tornar-se teu amigo no futuro, por isso sê respeitoso.
    • Não faz mal gritar ou pedir ajuda se precisar. Contacte a polícia ou as autoridades policiais se estiver preocupado com a sua segurança após a luta.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaDeve bater-se primeiro numa luta? Em primeiro lugar, faz o teu melhor para sair da situação e evitar a luta. Corre, foge, simplesmente não estejas lá. Mas se isso não for possível e fores forçado a lutar, então antes que eles se aproximem demasiado para te magoar, tens de os intercetar atacando primeiro.

Dicas

  • Evite correr ou mover-se muito rapidamente, pois você pode ficar sem fôlego e ser menos eficaz em uma luta.
  • Faça o possível para se manter ereto durante a luta. Se for derrubado, proteja a cabeça o máximo possível para não se machucar ainda mais.

Avisos

  • Não comece uma briga a menos que seja absolutamente necessário. As brigas de punho podem causar problemas com a polícia se forem feitas por motivos que não sejam de autodefesa. Sempre tente pedir ajuda ou fugir se for possível.