Como ser bom na capoeira

Autor do artigo:Gabriel Silva

Parte jogo, parte arte marcial e parte dança, a capoeira é uma bela prática com raízes brasileiras que pode melhorar a flexibilidade, a força, os reflexos e a saúde. Iremos guiá-lo através do processo de se tornar hábil na capoeira através de um treino adequado e do domínio de técnicas básicas e intermédias. Com prática, persistência e paciência, você será bom na capoeira mais cedo do que imagina.

Passos

Pratique a 'ginga' para se esquivar ou balançar.

  1. dê um passo para o lado ou finja golpear com a ginga. ginga.Dê um passo para o lado ou finja golpear com a 'ginga'. Para uma ginga de iniciante, dê um passo para trás e cubra o rosto com o braço oposto. Depois, ajuste a sua posição de modo a que ambas as pernas fiquem paralelas. Dê um passo atrás com a perna alternativa e tape novamente a cara.
    • Para executar uma ginga fluida, concentre-se na sua coordenação e no trabalho de pés.
    • Em cada passo da ginga, mantenha-se leve sobre os pés enquanto desloca o seu peso de um lado para o outro ou para a frente e para trás.
    • Balance os braços não só para se esquivar ou fingir um ataque, mas também para manter o equilíbrio durante toda a execução da ginga.

Trabalhe sua 'esquiva lateral' para se esquivar de ataques.

  1. incline-se para o lado com um esquiva lateral to avoid a strike.Incline-se para o lado com uma 'esquiva lateral' para evitar um golpe. Fique de pé de forma a que os seus pés fiquem ligeiramente mais afastados do que a largura da anca e agache-se. Para se bloquear, leve o peito ao joelho esquerdo se for atacado pela direita ou ao joelho direito se alguém o atacar pela esquerda. Para se manter estável e evitar cair, estenda a mão para trás e coloque a palma da mão no chão para apoiar o seu peso.
    • Para voltar a uma posição equilibrada e centrada, use a mão para empurrar o chão enquanto gera força através das pernas - isto ajudá-lo-á a ficar novamente de pé.

Faça uma 'negativa normal' para evitar golpes ou pontapés.

  1. agachar com um negativa normal to protect your upper body.Agache-se com um 'negativo normal' para proteger a parte superior do corpo. Para evitar um ataque dirigido à cara ou ao peito, agache-se rapidamente de forma a que uma das pernas fique dobrada e a outra esticada à frente ou atrás de si. Estabilize-se mantendo uma mão no chão enquanto bloqueia um ataque com o braço oposto.
    • Para fazer a transição de uma ginga para uma negativa normal, mova a perna de trás à sua frente enquanto dobra a perna oposta e, em seguida, coloque-se numa posição agachada.

Concentre-se no seu 'au' para evitar os pontapés do seu atacante.

  1. execute esta roda de carroça especial para se esquivar de um adversário's kicks.Executar esta roda de carroça especial para evitar os pontapés do adversário. Comece por apontar um pé para a frente e rode o outro pé para que fique num ângulo de 45 graus. Incline-se para o pé num ângulo de 45 graus e faça uma roda de carroça enquanto mantém os braços e as pernas totalmente esticados.
    • Depois de praticar e aperfeiçoar o au, você ganhará mais força e estará mais preparado para executar uma 'bananeira', um tipo de parada de mão - use-a para se inclinar para frente e entrar numa luta ou para se inclinar para trás e sair dela.

Aprenda o 'chapa' para dar um chute poderoso.

  1. lance este pontapé de capoeira para afastar o seu atacante.Jogue este chute de capoeira para empurrar seu atacante para longe. Para começar este movimento, traga seu joelho até o peito. Depois, gire para encarar o oponente. Gire a perna levantada e passe o calcanhar para executar o chute lateral. Gerar o máximo de força possível para poder afastar o adversário com o chapa.
    • Uma vez que o atacante pode pensar que está apenas a bloquear um ataque, pode usar o elemento surpresa a seu favor e apanhá-lo desprevenido quando o pontapear com um 'chapa'.

Experimenta uma 'queixada' para atingir a cara do adversário.

  1. aponta para o teu atacante's jawbone with this forceful kick.Com este pontapé vigoroso, o objetivo é atingir o maxilar do atacante. Comece por se agachar com uma ligeira flexão dos joelhos. Levante uma perna e estenda-a para fora e para cima para atingir o rosto do seu adversário. Este movimento destina-se a capoeiristas experientes - lutadores de capoeira - que planeiam causar muitos danos.
    • Quando chutar com a 'queixada', salte com o pé de trás para manter o equilíbrio enquanto leva a perna da frente para cima.

Alongue os seus músculos regularmente.

  1. melhore a sua flexibilidade...Melhore a sua flexibilidade para se preparar para pontapés, esquivas e golpes. Alongamento frequentemente, incluindo antes e depois das sessões de treino de capoeira. Concentre-se em alongar os ombros, costas e pescoço primeiro. Depois, alongue os joelhos e as pernas para poder aperfeiçoar os pontapés básicos.
    • Passe cerca de 10 minutos se aquecendo antes e depois das sessões de treino de capoeira.

Adicione treinamento de força à sua rotina de capoeira.

  1. aumente a força e melhore suas artes marciais levantando pesos.Aumente a força e melhore suas artes marciais levantando pesos. Experimente fazer flexões de bíceps com um haltere para aumentar a força da parte superior do corpo. Tente fazer uma série de 14-22 flexões com o haltere mais pesado que conseguir levantar. No final do exercício, deverá sentir uma ligeira queimadura nos braços.
    • À medida que for ficando mais forte, aumente o peso do haltere em incrementos de 2,27 kg.
    • Tente levantar pesos com um supino para poder levantar cargas mais pesadas e trabalhar mais músculos de uma só vez.
    • Faça exercício numa barra de pull-up. Tente fazer pelo menos 5 flexões quando começar. À medida que for ficando mais forte, tente adicionar 1 barra de elevação à sua rotina todas as semanas.

Treine com um amigo.

  1. trabalhe com um parceiro para melhorar os seus reflexos.Trabalhe com um parceiro para melhorar os seus reflexos. Organize uma sessão de treino em que o seu parceiro lançará ataques amigáveis com paus de espuma. Tente desviar ou esquivar-se dos golpes. Em seguida, peça ao seu parceiro para fazer 'trabalho de almofada' consigo, colocando almofadas grandes e planas sobre as mãos e batendo-lhe. Quando ele o atingir, golpeie as almofadas. Para golpear corretamente o tapete, aja com rapidez e adapte-se rapidamente aos movimentos aleatórios do seu parceiro.
    • Também pode desenvolver os seus reflexos por si próprio. Por exemplo, pode dar um murro num saco de boxe com duas pontas. Como ele balança para frente e para trás quando você bate nele, você poderá praticar suas esquivas e seus golpes.

Encontre uma academia de capoeira para ter aulas.

  1. lembre-se de que a capoeira é feita para ser compartilhada e praticada com outras pessoas.Lembre-se, a capoeira é feita para ser compartilhada e praticada com outras pessoas. Procure online por academias de capoeira locais. Se não houver nenhuma perto de si, procure clubes ou associações universitárias que organizem torneios amigáveis, oportunidades de treino em grupo ou jogos.
    • Observe os jogadores mais experientes. Preste muita atenção não só aos movimentos e instruções do seu mestre, mas também aos movimentos dos capoeiristas mais experientes para ter ideias de como ligar seus movimentos de forma fluida.

Participe de alguns jogos de capoeira.

  1. quando você've trained enough and feel ready, participate in the Quando já tiver treinado o suficiente e se sentir preparado, participe da 'roda'. A 'roda' é onde acontecem os jogos de capoeira. Enfrente outros que estejam num nível de habilidade semelhante ao seu. Para 'interagir' totalmente na roda e empolgar o público, use o elemento surpresa contra seu oponente e faça movimentos fluidos que estejam no ritmo de qualquer música tocada ao vivo.
    • Não olhes para o chão quando lutares. Em vez disso, mantém os olhos para cima e para o teu adversário.
    • Observa os movimentos do teu adversário e adapta-os adequadamente. Por exemplo, se o teu adversário te atacar com um golpe de perna, salta para trás. Avance com a sua 'ginga', ou passo de dança, para um ataque rápido.
    • Não fiques parado na roda. Reage com movimentos que conheces bem, quer seja uma simples ginga, uma negativa - um agachamento - ou um pontapé.
    • Se puderes, grava os teus jogos. Podes fazer pausa e câmara lenta nestes vídeos para veres o que precisas de melhorar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaÉ mais seguro se uma mestra de capoeira assistir meu au? Esta é uma idéia maravilhosa! Como o 'au', ou roda de carroça, requer habilidades ginásticas intermediárias, é melhor tentar esse movimento sob a supervisão cuidadosa de um mestra, um praticante avançado de capoeira.
  • Pergunta: Sempre que utilizo o haltere de 1 kg para fazer flexões de bíceps e aquecer, continuo a ter dificuldades com os pontapés de salto. Em que mais me devo concentrar? Os bíceps são óptimos para golpes e ataques ofensivos! No entanto, se planeia usar pontapés de salto contra o seu adversário, é melhor concentrar-se no desenvolvimento da força no seu núcleo e na parte inferior do corpo. Para conseguir saltos mais altos, experimente fazer agachamentos, agachamentos com salto e saltos com passo. Não se esqueça também que um pontapé de salto requer um treino de artes marciais mais avançado! Não faz mal se demorar algum tempo a aperfeiçoar esta técnica.
  • PerguntaComo é que eu aprendo os pontapés na capoeira? Primeiro, concentre-se nos alongamentos antes e depois de cada treino para aquecer todos os seus grupos musculares. Depois, concentre-se em exercícios para a parte inferior do corpo, como lunges e balanços de pernas, para preparar o seu corpo para chutar com eficiência. Peça a um amigo para fazer 'pad work' consigo e pratique pontapés com as almofadas das mãos dele. À medida que se vai familiarizando com os pontapés básicos, passe para movimentos intermédios como o pontapé de chapa ou o pontapé de queixada para cima. Boa sorte com os seus pontapés!

Dicas

Avisos

  • Para evitar se machucar, evite acrobacias ou movimentos que estejam além do seu nível de habilidade. Seja paciente e concentre-se em técnicas que pareçam realistas e alcançáveis.