Como ser destemido como guarda-redes de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Como guarda-redes de futebol, és a última defesa da tua equipa. Quanto mais destemido e agressivo for, melhores serão as suas hipóteses de impedir a outra equipa de marcar. A boa notícia é que qualquer guarda-redes pode tornar-se mais destemido com a prática, e reunimos algumas dicas para o ajudar a começar. Utilize os passos abaixo para levar o seu guarda-redes para o próximo nível esta época!

Passos

Estar em controlo da bola

  1. Passo 1 Tenha uma mentalidade forte e resiliente sobre sua posição.1Tenha uma mentalidade forte e resiliente sobre a sua posição. Ser guarda-redes é uma tarefa difícil, por isso, mantenha-se confiante com a cabeça erguida e os ombros para trás. Mantém-te sempre calmo e lembra-te de que não há problema em seres atingido pela bola, por isso, tenta sempre! É fácil desanimar quando se perde um remate, por isso não se preocupe com isso. Lembre-se da importância do seu trabalho e de que tudo o que pode fazer é dar o seu melhor
    • Compreenda que a posição de guarda-redes é uma posição muito difícil. Aceite o facto de que vai ser atingido, pontapeado e talvez até pisado, mas que tudo isso faz parte do jogo. Preparar-se mentalmente para a probabilidade de lesões físicas ajudá-lo-á a sentir-se preparado para tudo o que o jogo lhe possa oferecer, para que não perca tempo a pensar na possibilidade de se magoar e possa concentrar-se no jogo.
  2. Passo 2 Abordar os adversários de forma agressiva.2Aproximar-se dos adversários de forma agressiva. Não te assustes e fiques à espera que o teu adversário faça um remate. Se possível, ataca e assume o controlo da bola, o que pode ajudar a assustá-lo! Podes assustar o adversário fazendo com que o teu corpo pareça maior ao aproximares-te dele. Ou podes fazer um rugido enquanto o adversário vem na tua direção. O adversário terá menos hipóteses de acertar no alvo. Mas não desanimes se o fizeres. Mostrará a sua fraqueza e a sua falta de confiança afectará ainda mais o seu jogo, por isso, mantenha a cabeça fria
  3. Passo 3 Utilize todo o seu corpo.3Utilize todo o seu corpo. Ser guarda-redes significa que tem a vantagem de utilizar as mãos e os braços. Não tenha medo de dar o seu melhor. Mergulha, lança-te e salta para bloquear a bola, se for necessário.
    • Se o teu adversário conseguir passar a bola à tua volta, corre e desliza na diagonal para o lado direito dele. Se ele tentar chutar a bola para a direita, os teus pés vão bloqueá-la. Se ele chutar para a esquerda, estica as mãos para a apanhar. Tenta manter as pernas mais perto do adversário do que o rosto para evitar lesões. Ser destemido não significa pôr propositadamente em risco a sua própria segurança para o bem do jogo.
  4. Passo 4 Chutar a bola para longe do adversário.4Chute a bola para longe do seu adversário. Nunca tente chutar a bola para além de um adversário que se aproxima, pois isso deixa a sua baliza mais vulnerável. Se possível, pontapeia sempre para longe do adversário.
    • Certifique-se de que tem um colega de equipa capaz de receber a bola antes de a chutar ou atirar de volta para o jogo.
  5. Passo 5 Tornar-se um mestre dos penáltis.5Torne-se um mestre dos penáltis. Os penáltis podem ser um dos aspectos mais intimidantes da defesa de balizas, dominá-los fará com que tenha menos medo deles.
    • Nunca espere pelo penalti nos calcanhares; mantenha-se sempre no meio da baliza em bicos de pés para poder reagir mais rapidamente. Lembre-se de que o jogador terá a oportunidade de correr para a bola, por isso há uma boa hipótese de a bola não ficar no chão.
  6. Passo 6 Mergulhar para os penáltis.6Dive para os penáltis. Quando mergulhar para bloquear a bola, tente manter os braços esticados o mais possível e continue pronto para receber a bola.
    • Nunca feche os olhos enquanto se lança ou mergulha para apanhar a bola.
    • Se não conseguir apanhar a bola, agarre-a. Seja agressivo e agarre rapidamente a bola antes que a equipa adversária se aproxime e tente outro remate à baliza.
    • Se também não conseguires agarrar a bola, podes desviá-la fazendo um punho e esmurrando-a para fora da baliza, ou podes usar as palmas das mãos para a desviar. Mas se achas que não tens alcance para bater a bola com a palma da mão, então usa as pontas dos dedos.
    • Embora as pontas dos dedos tenham pequenas deflexões e se os dedos não estiverem bloqueados, pode entalar os dedos, por isso, use os ganchos de mão para fortalecer as mãos e os dedos. Isto tornará os seus desvios mais eficazes durante o jogo.
  7. 7Tornar o mergulho mais seguro. É importante ser cauteloso durante o mergulho. O mergulho leva algum tempo a habituar-se, mas não há que ter medo.
    • Nunca aterre sobre os joelhos. Os seus joelhos vão começar a doer e a ficar doridos e isso vai afectá-lo durante o tempo de jogo
    • Quando estiveres a descer de um mergulho, rola para o lado para quebrar o mergulho em mergulhos altos e baixos
    • Para mergulhar mais longe, levanta a perna de onde estás a mergulhar e lança-te do chão.

Praticar os seus conhecimentos de futebol

  1. Passo 1 Aperfeiçoe as suas habilidades básicas de futebol.1Aperfeiçoar os conhecimentos básicos de futebol. Tornar-se um guarda-redes destemido começa com a prática e o aperfeiçoamento das capacidades básicas de jogo de futebol para que se sinta mais confortável no campo. Como guarda-redes, é a última linha de defesa da sua equipa. Durante o treino, concentre-se nos seus reflexos, no tempo de reação e na sua agilidade geral.
    • Para treinar os reflexos, peça aos seus colegas de equipa que se alinhem em frente à baliza, cada um com a sua bola. Peça a cada um deles que chute a bola de diferentes distâncias e a diferentes velocidades, para que tenha de lidar com uma variedade de situações. Isto irá habituá-lo a um jogo de alta intensidade, bem como trabalhar os reflexos necessários para ser um guarda-redes destemido.
    • Para treinar o tempo de reação, peça ao seu treinador para alinhar duas filas de bolas em frente à baliza, uma fila mais perto da baliza do que a outra. O treinador chuta as bolas para a baliza (as mais próximas saem um pouco do chão, enquanto as mais afastadas ficam mais baixas, criando um padrão irregular). A sua tarefa é evitar que todas as bolas entrem na baliza.
  2. Passo 2 Concentre-se na coordenação mão-olho.2Foque-se na coordenação mão-olho. Tal como na maioria dos desportos, é fundamental manter os olhos na bola. Quando treinar, utilize uma bola mais pequena do que a bola de futebol normal. Isto ajudá-lo-á a concentrar-se melhor e facilitará a captura, o bloqueio e a manobra da bola de futebol maior quando estiver em jogo.
  3. Passo 3 Pratique o seu jogo de pés.3Praticar o trabalho de pés. Ter pés rápidos é muito importante para o guarda-redes. Tem de ser capaz de se mover para trás e para a frente, saltar e sair do caminho muito rapidamente. Certifique-se de que domina as duas formas mais comuns de trabalho de pés utilizadas pelos guarda-redes, lado a lado e cruzado.
    • Lado a lado. Treine este tipo de trabalho de pés mantendo a bola entre os pés e chutando-a rapidamente para a frente e para trás entre a parte interna dos pés. Quando se sentir confortável com este movimento, comece a praticar o movimento da bola de um lado para o outro entre os pés, enquanto move todo o corpo para a frente e para trás.
    • Cruzamento. Isto envolve cruzar rapidamente um pé à frente do outro para apanhar a bola. Para o praticar, faça saltar a bola do topo das chuteiras à altura do joelho para trás e para a frente, e depois para a altura da cintura. Cruze a perna direita sobre a bola enquanto esta desce da altura da cintura e tente apanhar a bola novamente com o outro pé.
    • Dominar estes exercícios de futebol durante o treino ajudá-lo-á a ganhar confiança nas suas capacidades de jogar futebol, e a confiança leva ao destemor!
  4. Passo 4 Observar os jogadores' stances.4Olhar para as posições dos jogadores. Olhar especificamente para a cabeça do adversário é fundamental para o ajudar a prever para onde a bola pode estar a ir. Se o jogador estiver a olhar para baixo, há 99% de hipóteses de a bola não sair do chão. Se o jogador estiver a olhar para a frente, a bola pode sair um pouco do chão, mas virá direita e com força. Se o jogador estiver a inclinar-se para trás enquanto chuta a bola, a bola vai sair do chão.
    • Presta atenção à posição do corpo e dos pés do teu adversário quando te aproximas dele. A maioria das pessoas tem o pé direito e provavelmente chutará a bola para o seu lado direito. Tente balançar o pé direito, com a parte interna do pé virada para a bola para bloqueá-la. Isto ajudá-lo-á a antecipar o que o seu adversário irá fazer, com menos medo de resultados desconhecidos.
    • Ninguém gosta de ser atingido por uma bola inesperada, mas ter uma boa ideia de onde a bola provavelmente virá ajuda-o a preparar-se para ela e a ter menos medo de ser atingido por ela.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaO que devo fazer se a bola me atingir no estômago? O seu reflexo natural é atirar-se para o chão, por isso olhe para cima o mais rapidamente possível para ver onde está a bola e evitar mais remates.
  • PerguntaQuando a equipa adversária tem um pontapé de canto, como posso ultrapassar o meu receio de que, se sair e tentar apanhar a bola, sofra um golo? Nenhum guarda-redes mantém uma folha perfeitamente limpa e, por vezes, é preciso correr o risco. Se puder, diga ao seu treinador que quer melhorar as suas capacidades de defesa de cantos e veja se ele tem alguns exercícios que o possam ajudar.
  • PerguntaE se eu tiver medo de magoar o jogador adversário? Não tenha medo; os árbitros costumam dar ao guarda-redes o benefício da dúvida e, normalmente, não haverá consequências para si.

Dicas

  • Se mergulhares para a bola e ela estiver no chão, agarra-a e segura-a com a formação de 'W' à frente da cara. Isso deve proteger seu corpo.
  • Quando mergulhares, se tiveres almofadas, certifica-te de que aterras sobre elas
  • Os pitões podem facilitar o mergulho porque se cravam no chão, dando-lhe mais aderência, o que o ajudará a sair do chão.

Dicas dos nossos leitores

  • Quando mergulhar em direção a jogadores que se aproximam, confie que eles evitarão colidir e magoá-lo. Concentre-se na sua técnica - não deixe que o medo do contacto o impeça de se lançar à bola.
  • Como guarda-redes, raramente sofre lesões graves se utilizar a forma correcta ao agarrar a bola. Confie nas suas capacidades e no seu treino. Pensar demasiado nos danos potenciais provoca hesitação.
  • Para pontapés-livres perto da área, monte uma parede defensiva entre a bola e a baliza para bloquear o remate. Alinhe a parede com o poste da baliza mais próximo e, em seguida, cubra você mesmo o lado aberto.
  • Use equipamento de guarda-redes adequado, como camisolas e luvas almofadadas, para se proteger, permitindo-lhe mergulhar sem medo de se lesionar. O equipamento de proteção dá confiança.
  • Quando distribuir a bola, atire apenas para os colegas de equipa que não estejam marcados para manter a posse de bola. As perdas de bola resultantes de passes apressados ou arriscados conduzem a avanços rápidos.
  • Saia um pouco da sua linha em vez de ficar colado à boca da baliza. Cortar o ângulo do rematador dá-lhe mais hipóteses de defender os remates.

Avisos

  • Não se deixe levar pela raiva, ela pode causar muitos problemas, mas também pode fortalecê-lo. Não faça nada excessivamente violento, você receberá um cartão.
  • O guarda-redes é uma posição muito dolorosa de jogar. Tens de ter muita resistência e vais-te magoar um pouco. Se passares para níveis de jogo mais elevados, vais levar pontapés, pancadas, ser pisado e cortado com chuteiras. Pode parecer que ser guarda-redes não é divertido, mas a adrenalina ajuda a tornar a defesa de uma bola a sangrar uma experiência muito gratificante e fortalecedora.
  • Não se sacrifique inutilmente, é completamente inútil para a sua equipa se se magoar inutilmente, mas se se magoar a defender um golo, mais poder para si.
  • Conheça os seus limites. Se tiveres a cabeça pisada repetidamente durante um jogo (o que pode acontecer), provavelmente precisas de sair do campo.