Como ser confiante no ginásio quando se tem excesso de peso

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ir ao ginásio pode ser intimidante, mas pode ser especialmente assustador se tiver excesso de peso. Pode pensar que todos no ginásio estão mais em forma do que você ou que não consegue fazer o que os outros conseguem. No entanto, não importa o seu peso ou nível de condicionamento físico, você pode ganhar confiança para ir à academia não se comparando com outras pessoas, percebendo que as pessoas não estão olhando para você, fazendo o seu treino lentamente e escolhendo exercícios que você gosta.

Passos

Desenvolver a confiança em si mesmo

  1. Passo 1 Perceba que ninguém está olhando para você.1Conscientize-se de que ninguém está olhando para você. Uma das coisas mais assustadoras de ir ao ginásio quando se tem excesso de peso ou não se está tão em forma como se gostaria é ter outras pessoas a olhar para si. No entanto, ninguém vai estar realmente a olhar para si quando estiver no ginásio. A maioria das pessoas no ginásio sente o mesmo que você - estão preocupadas que as pessoas estejam a olhar para elas. Quando entrar no ginásio, sinta-se confiante de que, tal como você está concentrado apenas no seu treino, os outros estão a fazer o mesmo.
    • É muito comum sentir-se inseguro no ginásio. Muitas pessoas que praticam exercício físico sentem que têm excesso de peso, que não estão a fazer o exercício corretamente ou que se comparam a pessoas que pensam estar mais em forma do que elas. Compreender que não é o único que pode sentir-se desconfortável pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável.
    • Se alguém olhar para si como se não pertencesse ao grupo ou disser algo rude, está a ser desrespeitoso e mal-educado. Não importa se tem excesso de peso ou se é musculado, tem tanto direito como qualquer outra pessoa a ir ao ginásio e a esforçar-se por ter um estilo de vida mais saudável.
  2. Passo 2 Lembre-se de que o exercício físico é um processo de aprendizagem.2Lembre-se de que o exercício físico é um processo de aprendizagem. Fazer grandes mudanças no estilo de vida, como comer de forma saudável e fazer exercício regularmente, é um processo de aprendizagem. Ninguém nasce a saber como fazer os exercícios que está a fazer. Tente lembrar-se disto da próxima vez que se sentir desconfortável no ginásio.
    • Toda a gente no ginásio teve de aprender em algum momento. Normalmente, é um pouco intimidante aprender algo novo, mas esta sensação desconfortável de tudo ser novo faz parte da curva de aprendizagem em que se encontra.
    • Mesmo os frequentadores mais avançados do ginásio estão a aprender coisas novas e a aprender como ultrapassar os seus limites com algo novo.
  3. Passo 3 Não se compare com os outros.3Não se compare com os outros. Uma das piores armadilhas em que se pode cair no ginásio é comparar-se com os outros. Ir para o ginásio deve ser uma atividade completamente absorvida, onde só se preocupa consigo próprio. A maioria das pessoas no ginásio são estranhos, e o que eles pensam não importa de qualquer forma. Cada vez que entra no ginásio e completa um treino, está a dar mais um passo em direção ao seu objetivo.
    • É claro que vai inevitavelmente olhar à sua volta para as pessoas que estão a fazer exercício. Lembre-se de que toda a gente começou num lugar diferente daquele em que se encontra.
    • Em vez de olhar para as pessoas em forma, procure as pessoas 'normais'. Os ginásios estão cheios de todo o tipo de pessoas, incluindo pessoas com excesso de peso, pessoas mais velhas e pessoas que não estão em forma e nunca fizeram exercício na vida. Lembre-se, não está sozinho.
  4. Passo 4 Faça o que o deixa confortável.4Faça o que o deixa confortável. Não existe uma única forma de fazer exercício no ginásio e ficar em forma. Se se sentir desconfortável nas máquinas de exercício porque não cabe nelas, não use as máquinas de exercício. Os pesos livres oferecem melhor exercício do que as máquinas, de acordo com a maioria dos especialistas em fitness. Escolha apenas exercícios que o façam sentir-se bem.
    • Lembre-se apenas de não desleixar ou não se esforçar. Encontre movimentos de que goste e que lhe dêem vontade de se esforçar.
  5. Passo 5 Use roupas que a façam sentir-se confiante.5Use roupas que o façam sentir-se confiante. Algumas pessoas tratam o ginásio como um desfile de moda. No entanto, é necessário usar roupas que o façam sentir-se confortável e confiante. Pode comprar um novo par de calções, uns ténis novos ou uma nova camisa para se sentir melhor, ou pode usar roupas que o façam sentir-se sempre bem consigo próprio.
    • Pode não se sentir confortável a usar tops ou spandex, mas não tem de o fazer. Em vez disso, use uma t-shirt e uns calções de basquetebol ou uma camisola larga e collants.
    • As t-shirts com slogans motivacionais ou relacionados com o exercício físico estão a tornar-se mais populares. Compre uma t-shirt motivacional para que, sempre que se olhe ao espelho, se sinta inspirado a trabalhar mais.
  6. Passo 6 Comece devagar.6Comece devagar. Não faz mal que não seja a pessoa mais em forma no ginásio. Está no ginásio a trabalhar para ter um estilo de vida mais saudável. Quando experimentar coisas novas, comece devagar. Não tem de levantar tanto peso ou ir tão depressa como qualquer outra pessoa. O objetivo é trabalhar a sua forma e aumentar a sua força e resistência lentamente. Não se trata de uma corrida ou de uma competição.
    • Ir demasiado depressa ou tentar levantar demasiado peso no início pode levar a lesões.
    • Lembre-se de que ninguém começou a levantar toneladas de peso ou a correr rapidamente. Toda a gente trabalhou até chegar ao nível em que se encontra.

Concentrar-se no seu treino

  1. Passo 1 Escolha um exercício para se concentrar.1Escolha um exercício em que se concentrar. Não precisa de conquistar tudo de uma vez. Não precisa de trabalhar todos os grupos musculares ao mesmo tempo. Embora queira fazer um treino equilibrado, talvez seja melhor escolher um ou dois exercícios para começar, para o ajudar a sentir-se confortável no ginásio. Pense em algo com que já esteja familiarizado ou em algo que sempre quis aprender.
    • Por exemplo, pode decidir que pretende concentrar-se nos agachamentos com barra. Vá para a secção de peso livre e escolha o seu peso. Pode ser que só consiga fazer 35 ou 45 libras, o que é ótimo. Passe algumas semanas a trabalhar o seu agachamento. Esperemos que, ao fim de algumas semanas, se sinta mais confortável no ginásio e queira experimentar outros exercícios novos.
    • Também pode decidir concentrar-se na passadeira e na máquina de ombros, ou fazer roscas bíceps e pressões de ombros com pesos de mão.
    • Não se preocupe com o tipo ao seu lado que consegue fazer agachamentos ou levantar centenas de quilos. Está no ginásio, a trabalhar para o seu objetivo. Isso é impressionante e é um progresso para si.
  2. Passo 2 Leve os pesos de mão para uma sala diferente.2Leve os pesos de mão para uma sala diferente. Se não se sentir confiante em usar os pesos de mão no peso livre, pegue no que precisa e vá para uma sala diferente. Não importa se usa os pesos na sala de pesos livres ou noutra sala. Ir para um local onde se sinta mais confortável pode dar-lhe a confiança necessária para fazer o exercício.
    • Lembre-se apenas de devolver os pesos quando terminar.
  3. Passo 3 Marcar sessões com o treinador pessoal.3Marcar sessões com o treinador pessoal. Se não tem a certeza de por onde começar no ginásio, pode marcar sessões de treino pessoal com os treinadores do ginásio. Durante as sessões, você e o treinador elaborarão um plano de treino adaptado ao seu nível de condição física e aos seus objectivos. Isto pode ajudá-lo a sentir-se confiante de que está a utilizar um plano que lhe trará resultados.
    • Durante as sessões de treino, os treinadores estarão presentes para o orientar e encorajar. Podem ajudá-lo a aprender movimentos difíceis e motivá-lo quando quiser desistir.
    • As sessões de treino pessoal podem ser dispendiosas, pelo que esta pode não ser uma opção para todos.
  4. Passo 4 Inscreva-se numa aula de grupo.4Junte-se a uma aula de grupo. As aulas de grupo são uma excelente forma de experimentar coisas novas e trabalhar para atingir os seus objectivos de fitness. As aulas de grupo são dadas em alturas diferentes ao longo da semana e abrangem uma grande variedade de exercícios. Durante as aulas de grupo, estará a exercitar-se ao lado de outras pessoas, com um instrutor a guiá-lo através da rotina.
    • Os instrutores são geralmente encorajadores durante as aulas ou ficam na frente da sala de exercício enquanto fazem o exercício consigo. Os instrutores não ficam a olhar para si nem a gritar consigo se tiver de parar para descansar ou modificar o exercício.
    • Uma aula de exercício em grupo é uma boa forma de experimentar um novo exercício num ambiente inclusivo e de baixo stress.
  5. Passo 5 Desenvolver um plano de treino.5Desenvolver um plano de treino. Quando chegar ao ginásio, deve ter um plano de treino pronto. Isto pode ajudá-lo a sentir-se mais confiante. Saber quais as máquinas que quer utilizar, quais os exercícios que quer fazer e quantas séries e repetições quer fazer pode ajudá-lo a não se sentir intimidado ou desconfortável durante o treino.
    • Ter um plano permite-lhe concentrar-se no seu treino. Também terá objectivos e, de cada vez que atingir um dos seus objectivos de exercício, sentir-se-á mais confiante.
  6. Passo 6 Faça exercício com um amigo.6Faça exercício com um amigo. Levar um amigo ao ginásio pode ajudá-lo a sentir-se mais confiante. O seu amigo pode dar-lhe apoio emocional e motivação, para que possa fazer exercício com mais confiança. É sempre mais fácil fazer algo que é intimidante quando não se está sozinho.
    • Certifique-se de que o seu amigo tem o mesmo objetivo em mente que você, para que acabem por fazer exercício em vez de falar.

Sentir-se confortável no espaço do ginásio

  1. Passo 1 Familiarize-se com o ginásio.1Familiarize-se com o ginásio. Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis num ginásio porque são novas e sentem que não pertencem a ele. Isso significa apenas que tem de se habituar ao espaço do ginásio. Depois de obter a sua inscrição, passe algum tempo a passear. Quanto mais familiarizado estiver com um local e quanto mais tempo passar nele, mais confortável se sentirá.
    • Comece por andar à volta das máquinas de cardio. Observe as passadeiras, bicicletas fixas e elípticas.
    • Percorra os aparelhos de musculação. Veja o que cada uma delas faz e quais as que está interessado em utilizar.
    • Vá para a sala ou secção de pesos livres. Esta secção pode ser a mais assustadora para as pessoas. Talvez não esteja preparado para usar halteres, mas veja os pesos de mão. A maioria dos ginásios tem pesos que variam entre 5 ou 10 libras e 50.
    • Veja a piscina, a sala de spin, a sala de exercícios de grupo, a sauna e os balneários. Continue a andar pelo ginásio durante as visitas seguintes, à medida que se vai habituando a este novo espaço de exercício, potencialmente enervante.
  2. Passo 2 Apresente-se às pessoas no ginásio.2Apresentar-se às pessoas do ginásio. Conhecer as pessoas do seu ginásio pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável quando o visita. Também pode receber algum encorajamento das pessoas que o frequentam regularmente.
    • Tente começar por dizer 'olá' às pessoas que vê frequentemente no ginásio.
    • Depois de algumas vezes, pode tentar apresentar-se para quebrar o gelo. Por exemplo, pode dizer: 'Olá. O meu nome é ____. Estou a começar agora aqui. Há quanto tempo é membro?'
    • Com o tempo, pode desenvolver amizades com as pessoas do seu ginásio e obter algum apoio extra à medida que continua a sua jornada de fitness.
  3. Passo 3 Pedir ajuda aos treinadores do ginásio.3Peça ajuda aos treinadores do ginásio. As pessoas que trabalham no ginásio estão lá para ajudar. Se não tiver a certeza de como fazer algo, peça-lhes que o ajudem. Ganhará confiança quando aprender a fazer corretamente movimentos como agachamentos, deadlifts ou presses. Também pode pedir ajuda com as máquinas se não souber como funcionam. Elas estão lá para o ajudar, por isso deixe-as!
    • Muitos treinadores de ginásio guiam-no através das máquinas ou da sala de pesos livres se for principiante no exercício físico. Ajudam-no a aprender a utilizar corretamente as máquinas ou a fazer movimentos para evitar lesões.
    • Muitas subscrições de ginásio incluem uma sessão gratuita de treino pessoal. Estas sessões podem ser uma boa altura para fazer perguntas ou pedir a um treinador que o ajude a iniciar um plano de treino à sua medida.
  4. Passo 4 Utilize os seus auscultadores.4Utilize os seus auscultadores. Uma boa maneira de se sentir confiante no ginásio é ouvir a sua música favorita. Nada é mais motivador do que algumas músicas que o fazem sentir-se bem e que o fazem sentir-se bem. Faça uma lista de reprodução cheia de músicas que o façam sentir-se bem consigo próprio e com vontade de se mexer.
    • Os auscultadores são uma boa forma de bloquear a entrada de outras pessoas se se sentir desconfortável.
  5. Passo 5 Experimente um ginásio especializado.5Tentar um ginásio especializado. Se estiver interessado apenas em determinados tipos de exercício, pode considerar inscrever-se num ginásio especializado. Estes ginásios só oferecem aulas numa determinada área em vez de oferecerem uma variedade de tudo. Poderá sentir-se melhor e mais confiante rodeado de pessoas que se interessam pela mesma atividade que você.
    • Por exemplo, pode inscrever-se em ginásios de yoga, barre, spin, kickboxing ou CrossFit.
  6. Passo 6 Exercitar-se durante os horários mais lentos do ginásio.6Faça exercício durante os horários mais calmos do ginásio. Se ainda não se sente confiante no ginásio, pode ir a horas mais calmas, quando o ginásio não está tão cheio. Nessas alturas, não haverá tantas pessoas à sua volta que o façam sentir-se menos confiante. Poderá fazer exercício em salas quase vazias, o que significa que pode experimentar coisas sem sentir que as pessoas o estão a observar.
    • A maioria dos ginásios é mais movimentada à noite, logo após o trabalho. Durante o dia e ao fim da tarde são geralmente menos movimentados.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo é que deixo de ser tímido no ginásio? Pode não sentir que se 'encaixa' no ginásio devido a pontos de vista externos, tais como a forma como o mundo está programado para ver as pessoas em determinados ambientes. Não é da sua responsabilidade integrar-se; tem a responsabilidade de aparecer como você, exatamente como é, sem pedir desculpa.
  • PerguntaComo posso vencer a ansiedade no ginásio? Compreenda que toda a gente, a dada altura, já se sentiu deslocada, e que esse é um sentimento normal. Todas as pessoas naquele ginásio têm algo sobre si próprias de que não gostam, mas mesmo assim vestiram o seu equipamento de ginástica e apareceram por si próprias.

Dicas