4 dicas e truques de treinamento para jogadores de asa de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Rápido. Ágil. Confiável. É o que é preciso para ser um extremo de futebol. A posição de ala tem a ver com a realização de ataques largos. Estes jogadores encontram-se em ambos os lados do campo, jogando perto das linhas laterais. A sua função é atacar, cruzar e passar a bola para as zonas mais activas. Por isso, os extremos têm de ter uma resistência e uma capacidade incríveis. Os seus companheiros de equipa dependem deles! Então, tem o que é preciso para ser um bom extremo? Siga estas técnicas de treinamento para ficar no topo do seu jogo.

Passos

Melhorando a velocidade

  1. Passo 1 Melhore a sua velocidade.1Melhorar sua velocidade. O atributo físico mais básico que um bom ponta de lança deve ter é a velocidade. Com velocidade, serás capaz de bombardear pelas alas como Ronaldo ou Messi. Para melhorar a sua velocidade, siga os passos descritos nesta secção.
  2. Passo 2 Peça a um amigo para colocar as duas mãos nos seus ombros.2Peça a um amigo que coloque as duas mãos nos seus ombros.
  3. Passo 3 Tente correr...3Tente correr o mais que puder na direção do seu amigo enquanto ele tenta impedi-lo de o fazer com as mãos nos seus ombros.
  4. Passo 4 Peça ao seu amigo que o largue e se afaste após cerca de 10 segundos.4Peça ao seu amigo que o largue e se afaste após cerca de 10 segundos. Isto deve fazer com que corra a toda a velocidade num movimento para a frente.
  5. Passo 5 Repita este método pelo menos 10 vezes por semana.5Repetir este método pelo menos 10 vezes por semana. A sua velocidade aumentará em cerca de um mês. Este método é amplamente utilizado por muitos atletas para aumentar a sua velocidade.

Aumentar a resistência

  1. Passo 1 Trabalhe a sua resistência.1Trabalhe a sua resistência. Outro atributo físico que um bom extremo deve possuir é a resistência. Uma forma de a aumentar é através da natação e de corridas frequentes de longa distância em altitudes elevadas. O primeiro aumenta a capacidade pulmonar, enquanto o segundo aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos que o corpo produz. Estes tipos de exercício aumentam a quantidade de oxigénio que consegue absorver nos pulmões com uma única respiração.

Drible e agilidade

  1. Passo 1 Aumente a sua agilidade.1Aumentar a agilidade. Nenhum ponta de lança estaria completo sem um bom drible e uma boa agilidade. Como as desenvolver? É simples: siga as sugestões desta secção.
  2. Passo 2Desenvolver-se diariamente em dribles e movimentos com a bola em espaços reduzidos.2Faça dribles e movimentos diários com a bola em espaços confinados. Um bom sítio para o fazer é a sua própria casa. Mas, por favor, evite danificar qualquer coisa ou pessoa.
  3. Passo 3 Faça muitas voltas com a bola e habitue-se aos movimentos das pernas.3Dê muitas voltas com a bola e habitua-te aos movimentos das pernas. Quanto mais o fizer, melhor será o seu controlo de bola. O controlo da bola é essencial para o drible.
  4. Passo 4 Correr.4Run. Quanto à agilidade, pode fazer corridas de vaivém semanalmente. Tenta cronometrar-te sempre que o fizeres e faz um esforço para superar o teu tempo em cada tentativa.
    • Além disso, pode aprender alguns movimentos de drible através da visualização de vídeos tutoriais no YouTube.
  5. Passo 5 Trabalhar para melhorar o seu pé fraco.5Trabalhe para melhorar o seu pé fraco. Tem de ser capaz de cruzar, passar e rematar com ambos os pés. Muitos dos melhores laterais do mundo têm dois pés e são tão perigosos porque são capazes de cortar para dentro e rematar ou desviar para fora e cruzar. Trabalhe a utilização do seu pé fraco para controlar, passar e rematar a bola. Pode parecer estranho no início, mas acabará por se habituar e parecerá natural.

Posicionamento

  1. Passo 1 Procure espaço quando a sua equipa tem a posse da bola.1Procure espaço quando a sua equipa tem a posse de bola. Corra para o espaço e faça-o com muita frequência.
  2. Passo 2 Utilize a sua visão para ajudar a encontrar espaços que não sejam't offside.2Utilize a sua visão para ajudar a encontrar espaços que não estejam fora de jogo. Coloque-se aí regularmente nos momentos certos.
  3. Passo 3 Pedir a alguém que passe para si nesse espaço.3Peça a alguém que passe para si nesse espaço. Se estiver em posição de ala, cruze ou drible e remate ou passe.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo posso melhorar a força do meu pé de pontapé? Suba e desça degraus ou qualquer escada; faça-o com intensidade suficiente para fortalecer os pés. Ao rematar, certifique-se de que desloca o peso do corpo na direção do remate.
  • PerguntaComo posso controlar melhor a bola? Pratica o teu drible com a bola para trabalhares o teu controlo de proximidade. Pode também lançar a bola diretamente para o ar e avaliar onde ela vai parar para a derrubar e prender a bola.
  • PerguntaDurante os treinos, sou um bom jogador, mas durante um jogo fico nervoso. Porquê? É o instinto natural do ser humano. Aprenda a ter confiança na bola e a protegê-la. O nervosismo deve diminuir à medida que se torna mais confiante.

Vídeo

Dicas

  • Pratique durante várias horas todos os dias e verá como o seu toque melhora.
  • Drible para dentro e para fora dos cones para ter mais controlo sobre a bola.
  • Toque a bola todos os dias. Essa é a chave para se tornar um bom jogador de futebol. Quanto mais se habituar à bola, melhor será.

Dicas dos nossos leitores

  • O posicionamento é fundamental. Observe os profissionais que jogam nessa posição e estude o que fazem quando não têm a bola, ou quando a outra equipa tem a bola
  • Vai ao ginásio para fortalecer as pernas e experimenta técnicas que outros grandes extremos usam/usaram, por exemplo, o elástico, o corte do Ronaldo e o movimento do arco-íris.
  • Treina os cruzamentos, pois são uma das principais funções dos extremos, e treina o tempo das tuas corridas para não estares em fora de jogo.
  • Pratica a execução de pontapés livres. Tenta experimentar várias técnicas de corrida e de colocação do remate à medida que avanças.