Como ser um bom atacante de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

No jogo de futebol, o avançado é uma posição extremamente importante. Para te tornares um avançado, precisas de ter velocidade, bom jogo de pés, um remate potente e uma mente futebolística astuta. Embora um avançado só tenha algumas oportunidades por jogo, terá de as transformar em golos! Para ser um bom avançado de futebol, comece por treinar para a posição. Depois, aprenda a ler o jogo para poder ajustar sua jogada.

Passos

Treinar eficazmente como avançado

  1. Passo 1 Aprender a rematar rapidamente, mantendo a precisão.
    Aprenda a rematar rapidamente, mantendo a precisão. Quanto mais rápido você conseguir fazer um chute, mais mortal você será no topo. Deves treinar um remate com dois toques. O primeiro toque cria espaço para balançar a perna, seja para o lado de um defensor ou ao receber a bola. O segundo toque é o remate propriamente dito. Se conseguir fazer estes remates com dois toques, será capaz de empurrar a bola para o lado de um defesa e disparar um remate antes de este conseguir reagir.
    • Quando se sentir bem com estes remates rápidos, criando espaço e rematando rapidamente, trabalhe-os em corrida, driblando em direção à baliza, dando um toque e rematando.
  2. Passo 2 Pratique colocar a bola na baliza imediatamente a partir do ar.
    Pratique colocar a bola na rede imediatamente após sair do ar. Normalmente, trata-se de um cabeceamento à baliza ou de um 'voleio', que é quando se bate na bola antes de ela chegar ao chão. Difícil, mas essencial, um grande avançado consegue redirecionar uma bola aérea para a baliza sem assentar a bola, o que dá tempo à defesa para reagir. Pode praticar isto facilmente com um amigo a bater os seus cruzamentos e pontapés de canto, mas tenha algumas coisas em mente.
    • Siga em direção ao seu alvo. No caso dos remates de cabeça, isto significa que os seus ombros se viram para a baliza. Nos pontapés, o indicador é normalmente as ancas, que se viram com o remate para ficarem viradas para a baliza em remates precisos.
    • Esta habilidade é quase inútil se estiveres parado. Faz sempre jogging, move-te ou ataca a bola em corrida, mesmo nos treinos. É raro ter tempo para ficar parado num jogo com a bola a aproximar-se da área.
  3. Passo 3 Concentre-se em controlar a bola fora do ar com todo o seu corpo.
    Concentre-se em controlar a bola no ar com todo o seu corpo. Terá de ser bom a controlar a bola no ar, o que significa trazer a bola do ar para o chão sem problemas. Isto deve-se ao facto de grande parte do jogo de um avançado vir de bolas longas e cruzamentos aéreos. O seu toque deve terminar com a bola a cerca de 30 cm à sua frente, para que o seu próximo toque possa ser imediatamente um passe, remate ou drible. Boas formas de praticar incluem:
    • O malabarismo é uma excelente forma de praticar o toque de corpo inteiro, mas apenas se se desafiar a si próprio. Veja a que altura consegue colocar a bola e ainda manter o controlo.
    • Bata bolas longas com um amigo. Comece a cerca de 20 metros de distância e, lentamente, afaste-se cada vez mais. À medida que for melhorando, aumente a velocidade entre o controlo e o retorno da bola.
    • Bata contra uma parede, fazendo remates ou cruzamentos numa superfície dura e reagindo rapidamente para apanhar o ressalto.
  4. Passo 4 Praticar o desafio aos defesas um a um.
    Pratique desafiar os defesas um a um. Deve ser capaz de os contornar sem a ajuda dos colegas de equipa. Quando tiver a bola, deve ser capaz de driblar à volta dos defesas e chegar à baliza, utilizando uma variedade de 'movimentos', como o Maradona, o step-over ou a tesoura. Alguns bons movimentos de drible são a finta de ombro e o passo por cima. Nem todos os avançados precisam de jogar um futebol sedoso e técnico como o de Messi, mas é preciso ter algumas formas de contornar um defesa para que ele se aproxime e o respeite, em vez de ficar para trás à espera que passe.
    • Reúna um amigo próximo ou um colega de equipa e desafie-o para exercícios 1v1. Basta criar um retângulo fino e alternar entre o ataque e a defesa. Passar a linha de fundo oposta com o controlo da bola é um 'golo'.
    • Nem sempre é possível bater um defesa a direito - por vezes, também é necessário proteger e controlar a bola de costas para a baliza.
    • Pode trabalhar os movimentos sozinho. Prepare uma caixa e trabalhe os movimentos de drible, corte e lançamento a toda a velocidade, permanecendo dentro da caixa para trabalhar o controlo.
  5. Etapa 5 Desenvolver os dois pés como armas perigosas de golo.
    Desenvolva os dois pés como armas perigosas de golo. Para além do famoso Arjen Robben, são poucos os avançados perigosos que só conseguem utilizar um pé. Sentir-se confortável tanto com o pé esquerdo como com o direito expande muito o seu conjunto de ferramentas, uma vez que os bons defesas o castigarão se só tiver um lado do campo para utilizar. Sempre que fizer exercícios, faça-os com os dois pés e dedique mais tempo a desenvolver as suas capacidades de remate e passe com o pé 'mau'. Nunca será tão bom como o seu pé dominante, mas dará trabalho aos defesas se conseguir cortar para a outra direção e fazer um passe limpo com o seu pé fraco.

Ler o jogo ofensivamente

  1. Etapa 1: Estar sempre atento ao remate, com vontade de fazer golo.
    Estar sempre atento ao remate, com vontade de marcar um golo. O objetivo número um de um avançado é colocar a bola no alvo. Mesmo que não marquem, os remates à baliza criam cantos, desvios e ressaltos que conduzem a golos e colocam as defesas sob pressão. A sua mentalidade deve ser sempre a de criar o espaço necessário para rematar para si ou para os seus colegas de equipa.
    • Note que quer que a sua equipa remate, não apenas você. Alguns avançados terão muitas oportunidades directas, outros alimentarão os seus colegas avançados com boas oportunidades e aproveitarão apenas algumas.
  2. Passo 2 Dardejar, tecer e correr para o espaço aberto para criar o caos defensivo.
    Dardejar, tecer e correr para o espaço aberto para criar o caos defensivo. Um avançado móvel é o mais perigoso. Mesmo que não tenha sempre a bola, os bons avançados sabem que têm de manter a defesa alerta durante 90 minutos, pois é nessa altura que cometem erros e revelam os tipos de lacunas que criam golos. Quando a sua equipa tiver a bola, procure o espaço aberto e corra.
    • Faça sempre uma corrida ligeira, ou ande na ponta dos pés, para conseguir saltar sobre os defesas quando o espaço se abre. Eles vão tentar fechar o espaço enquanto tu tentas preenchê-lo.
    • Mantenha-se atento ao(s) outro(s) avançado(s). A sincronização das jogadas para se entrelaçarem e cruzarem com eles vai deixar a defesa numa grande confusão.
  3. Passo 3 Cronometre a sua abordagem aos cruzamentos de modo a atingi-los quase a toda a velocidade.
    Cronometre a sua abordagem aos cruzamentos de forma a atingi-los quase a toda a velocidade. Se estiver simplesmente parado na área, à espera que a bola chegue, é incrivelmente fácil de marcar. Em vez disso, cronometre as suas corridas de modo a chegar à bola à medida que esta vai chegando, permitindo-lhe cortá-la antes de a bola chegar a um defesa e começar a correr para qualquer cabeceamento em salto. Mantém os olhos na bola e alcança-a assim que estiver disponível para jogar e ganharás muitos mais cabeceamentos, vóleis e bolas longas.
    • Esta é também a melhor estratégia para evitar as armadilhas do fora de jogo, permitindo-lhe passar da corrida para o sprint assim que a bola é jogada, em vez de tentar atingir a velocidade máxima a partir da posição de pé.
    • As corridas em curva são óptimas para ganhar tempo e espaço. Em vez de correr para a área em linha reta, faça um percurso curvo enquanto a bola desce pelas alas e, em seguida, corte em linha reta quando a bola estiver no ar. A sua corrida em curva permite-lhe aproximar-se da área em corrida, ao mesmo tempo que lhe permite mudar de direção rapidamente.
  4. Etapa 4: Virar-se para a bola em vez de estar sempre a fugir dela.
    Verificar a bola em vez de estar sempre a fugir dela. Verificar significa correr em direção ao colega de equipa com a bola, abrindo espaço e tornando o passe mais curto. Isto é particularmente importante quando se trabalha com outro avançado, uma vez que o espaço de que acabou de fugir fica agora aberto para ele se o seu defesa seguir a sua marcação. Se não receberes a bola e o defesa continuar em cima de ti, continua a andar. Se receberes a bola, tenta virar-te de frente para a baliza - pressionando bastante a defesa.
    • Olha sempre rapidamente por cima do teu ombro quando fazes o check. Se apanhar o seu defesa a dormir, pode ter mais tempo com a bola do que pensa.
  5. Passo 5 Desafie o defesa um a um quando tiver espaço para correr.
    Desafie a defesa um a um quando tiver espaço para correr. Um avançado não pode ser egoísta, mas também não pode ser passivo. Tem de ser capaz de correr para um defesa com a bola, fazendo uma jogada para o vencer, correndo com um grande toque ou sugando a defesa para fazer um passe no último segundo. Os grandes avançados obrigam a defesa a reagir a eles, o que cria espaço para o resto da equipa. As melhores alturas para atacar são quando os defesas estão em movimento, especialmente quando estão a recuar. Ataquem-nos, obrigando-os a tomar uma decisão.
    • As alas são um bom local para desafiar verdadeiramente os defesas. Normalmente têm pouco apoio, e é muito mais fácil recuperar um turnover com a linha lateral a seu favor.
    • Não desafies os defesas se estiveres perto do meio-campo, a não ser que tenhas a certeza de que os podes vencer - um turnover aqui é particularmente perigoso.
    • Mesmo que você perca a bola, nenhum defensor quer ficar sob pressão o jogo todo. Começarão a quebrar e a cometer erros. Basta uma diferença de um golo para ganhar ou perder um jogo, e você quer que esse golo esteja a seu favor!
  6. Passo 6 Siga todos os remates e cruzamentos para a baliza.
    Siga todos os remates e cruzamentos para a baliza. Isto é especialmente importante para os jogadores mais jovens, uma vez que os defesas e guarda-redes inexperientes cometem erros que conduzem a golos fáceis. Quando você ou um colega de equipa rematarem, corra atrás da bola em direção à baliza, pronto para rematar rapidamente quaisquer ressaltos, desvios ou defesas parciais.
    • É muito, muito difícil limpar a bola na defesa quando se está de frente para a própria baliza. Torne esta tarefa ainda mais difícil e conseguirá alguns golos fáceis por época.
  7. Passo 7 Voltar ao meio-campo defensivo, segurando os defesas laterais.
    Regressar ao meio-campo defensivo, segurando os defesas laterais. Esperar para receber a bola de um livre ou de um pontapé de saída. Não és bom para a tua equipa na defesa ou no ataque se te limitares a ficar à espera. Volte para o meio-campo para evitar que os defesas fiquem com a bola e façam cruzamentos fáceis sem pressão. Mais importante ainda, esteja pronto para marcar ou correr nos contra-ataques. Se a bola estiver a ser cruzada ou limpa, a sua função é manter a posse de bola até a sua equipa ficar em posição ofensiva.

Ajustar o seu jogo com base no posicionamento dos avançados

  1. Passo 1 Ajustar a estratégia e as jogadas em função da equipa's offensive system.
    Ajuste a sua estratégia e as suas jogadas em função do sistema ofensivo da sua equipa. Nem todos os avançados podem jogar com o mesmo estilo. A maior variável é o número de avançados com quem está a jogar, pois isso altera muito a forma como se comporta. Se fores o único no topo, vais querer ficar no topo da defesa, espalhando o campo para a tua equipa. Se houver três avançados, terás necessariamente de voltar para a defesa por vezes.
    • O avançado alto, utilizado para manter o meio do campo e criar espaço, é frequentemente designado por avançado centro. São grandes alvos que seguram a bola e criam espaço ofensivo para os outros.
    • Os avançados alas, ou wingers, são basicamente médios exteriores ofensivos. Têm de ser excelentes dribladores um contra um, com grande velocidade e capacidade de cruzamento.
    • Os atacantes costumam estar debaixo de um avançado centro que controla a bola de costas para a baliza. O seu objetivo é fazer com que a bola chegue a um avançado em posição perigosa, tornando-o no seu mais rápido passador de bola e rematador.
  2. Passo 2 Mantenha o espaço no campo até onde a defesa permitir.
    Mantenha o espaço no campo até onde a defesa permitir. Como avançado central, tem de criar espaço para o resto da equipa, por isso, mantenha a linha lateral o mais fundo que a defesa lhe permitir. Quando receberes a bola, tenta virar-te de frente para a baliza, mas sabe que isso não é necessário; apenas queres segurar a bola enquanto os teus colegas de equipa correm para te apoiar. O seu objetivo é sugar a defesa, forçando-a a jogar consigo para que abra muito espaço ao longo das alas.
    • Se houver dois avançados centrais, tentem escalonar-se com um mais alto e outro mais perto do meio-campo. Isto abre espaço para os dois em cada lado, bem como para jogadas de combinação perigosas no meio.
  3. Passo 3 Controlar e dirigir o meio do campo de forma rápida e eficaz.
    Controlar e dirigir o meio do campo de forma rápida e eficaz. Como avançado, tem de procurar remates. Quer façam parte de um sistema de 2 ou 3 jogadores, os avançados querem ter a bola virada para a baliza sempre que possível. Os avançados tentam criar espaço suficiente para rematar, castigando a defesa por lapsos e preguiça. O seu pão e manteiga serão os passes rápidos de um toque e as combinações de um-dois, ou o lançamento rápido em tesoura e o remate com espaço. Não fiques parado com a bola - mantém-na em movimento e procura sempre os remates, fazendo sprints de 10-20 metros através da defesa para passes rápidos e remates.
    • Rematar, mesmo quando não se marca, é útil. À medida que os defesas sentem que os remates vêm de mais longe, vão empurrar para cima para evitar que remates com mais frequência. Isto abre muitas vezes espaço atrás deles para passes e cruzamentos.
  4. Passo 4 Concentre-se em cruzamentos de qualidade e em corridas diagonais perigosas na posição de extremo.
    Concentrar-se em cruzamentos de qualidade e corridas diagonais perigosas na posição de extremo. Ataque a linha final sem dó nem piedade, empurrando os defesas para baixo e obrigando-os a fazer desarmes que conduzam a cantos e lançamentos em profundidade. O seu objetivo é fazer com que a bola chegue perto da linha final e depois colocá-la na área, de preferência quando os defesas estão a correr para a sua própria baliza. Para além disso, mantenha-se atento ao meio do campo. Se os defesas centrais estiverem a ficar preguiçosos ou parecerem esquecer-se de si, uma corrida diagonal acentuada diretamente para a baliza irá abrir-lhe a possibilidade de cruzamentos, bolas passadas e remates.
    • Assim que a sua equipa ganhar a bola, abra o máximo possível. Isto irá esticar consideravelmente a defesa, criando imenso espaço para ti e para os outros.
    • Dependendo da formação da equipa, um extremo pode ter de jogar muito mais à defesa do que a maioria dos avançados. Não te esqueças de coordenar isto com o teu treinador e com os defesas exteriores.
  5. Passo 5 Observar avançados profissionais.
    Observe os avançados profissionais. Repare no que eles fazem sem a bola. Da próxima vez que assistir a um jogo profissional, preste atenção ao local onde o avançado se encontra quando não está a tocar na bola. Repare como os bons avançados estão sempre em movimento, o que faz com que a defesa olhe constantemente para cima e se reajuste. À medida que for assistindo a mais jogos, preste atenção à forma como os dois ou três avançados trabalham em conjunto, mantendo o seu espaço e cruzando-se para manipular os defesas e criar espaço.
    • Observe os avançados de ambas as equipas. Quais são as diferenças entre os seus movimentos?
    • O que é que os avançados fazem nas diferentes fases do jogo? Se uma equipa está a ganhar, tende a recuar, enquanto que as equipas que estão a perder gostam de subir mais os avançados para criar oportunidades de golo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quais são alguns exercícios para ficar mais rápido?
    Correr a fundo numa subida é uma boa forma de melhorar a força e a velocidade das pernas. Combine isso com treino de força no ginásio (agachamentos, leg press, etc.).
  • Questão
    O que devo comer?
    É tudo uma questão de equilíbrio. Faça uma dieta saudável com muitas frutas, carnes magras, vegetais e cereais integrais. Minimize a comida de plástico.
  • Questão
    Podes enumerar as capacidades naturais básicas que ajudam a ser um extremo ou um avançado?
    Para ser um extremo ou um avançado, é necessário, idealmente: Ritmo, bom remate/cruzamento, controlo, força, posicionamento e instinto para saber para onde vai a bola e quando deve correr. Mesmo que não tenhas estes atributos, podes sempre melhorar com a prática e algumas coisas, como a velocidade, não são essenciais, mas apenas ideais.

Vídeo

Dicas

  • Não fiques calado em campo. Os teus colegas de equipa devem saber constantemente onde estás no campo, para que te possam dar a bola com facilidade.
  • O teu primeiro toque é muito importante, por isso dá-lhe um bom toque.
  • Se não praticares, não vais melhorar. O treino intenso é o único caminho para o sucesso.