Como ser um bom defensor de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Como defesa de futebol, a sua principal função é impedir que a outra equipa marque golos - mas um bom defesa faz muito mais do que isso. Fornece informações vitais aos seus colegas de equipa no campo. Pressiona os adversários para que cometam erros que lhe dão a oportunidade de construir uma ligação a partir da retaguarda e eliminar a ameaça. Apoia os seus colegas de equipa e cobre-os para que possam encontrar oportunidades de golo. Um bom defensor de futebol precisa de fortes habilidades técnicas, resistência mental e aptidão física.

Passos

Melhorar as suas capacidades técnicas

  1. Passo 1 Aperfeiçoe a sua postura defensiva.1Perfeccione a sua postura defensiva. Como defesa, um centro de gravidade baixo é crucial. Dobre os joelhos e contraia o tronco, mantendo os braços esticados para os lados. Pode afastar os braços dos jogadores adversários quando estes se aproximam de si.
    • Mantenha-se na ponta dos pés, com os pés afastados à largura dos ombros. Isto melhora o seu equilíbrio e ajuda-o a bloquear mais espaço. Mantém os pés escalonados para evitares ficar 'megulhado'.
    • Mantenha os olhos na bola e não no jogador que está a defender. Quando estiver sem a bola, observe o campo para saber onde estão todos os jogadores e antecipar as oportunidades que a outra equipa pode tentar aproveitar.
  2. Passo 2 Defender ambos os lados de um jogador.2Defender ambos os lados de um jogador. Quando estiveres com a bola, mantém-te alinhado com o jogador que estás a defender, em vez de te deslocares para um lado ou para o outro. Se defender apenas um lado do jogador, dá-lhe uma saída para o contornar ou passar a bola.
    • Peça ajuda aos seus colegas de equipa se estiver a ter dificuldade em acompanhar o jogador e recear que ele o ultrapasse. Concentre-se em atrasá-los o mais possível até que a ajuda chegue.
  3. Passo 3 Aproveitar os erros.3Tire partido dos erros. Um mau toque ou um passo em falso cria uma oportunidade para si como defensor. Se estiver a defender um jogador forte, tem de estar atento ao mais pequeno erro. Coloque o jogador que está a defender sob pressão para aumentar a probabilidade de ele ficar confuso e cometer um erro.
    • Presta atenção aos mais pequenos detalhes e está pronto a agir imediatamente quando sentires que o outro jogador está em apuros. Pode ter apenas um segundo para atuar e fazer uma grande diferença no jogo.
  4. Passo 4 Estude os seus adversários.4Estude os seus adversários. A maioria dos jogadores de futebol tem movimentos e padrões característicos que lhe podem dizer quando estão a preparar-se para um remate ou uma fuga. Se pesquisar as equipas adversárias e assistir a jogos anteriores, será mais capaz de antecipar o seu comportamento.
    • Como defensor, tem de ser capaz de prever o que o seu adversário vai fazer e para onde quer ir, de modo a poder posicionar-se para o impedir.
    • Quando estiveres a ver jogos anteriores, procura também técnicas defensivas que tenham causado problemas a determinados adversários. Podes acrescentar essas técnicas ao teu próprio repertório quando jogares contra eles.
  5. Passo 5 Comunique eficazmente com os seus colegas de equipa.5Comunicar eficazmente com os seus colegas de equipa. Como defesa, tem a capacidade de ver todo o campo e saber onde estão todos os jogadores. Pode informar os seus colegas de equipa quando há pressão na sua direção e quando alguém está livre.
    • Por exemplo, se não houver defesas perto de um jogador, pode dizer 'tempo' para que ele saiba que pode levar o tempo que quiser com a bola.
    • Fale alto e mantenha os outros defesas alerta e atentos. Se outro defesa estiver na bola, dê-lhe o máximo de informação possível sobre a situação à sua volta para que se possa concentrar na bola. Por exemplo, pode dizer 'I got drop' se estiver a apoiar outro defesa e estiver em posição para que ele tente uma placagem.
    • Se estiver a jogar numa equipa com a qual não tem muita experiência, tem de comunicar mais para saber do que gostam e o que querem fazer. Prefira dar mais informações, não menos. Por exemplo, pode ser necessário gritar 'pés' para que um jogador saiba que deve passar a bola diretamente para os seus pés e não para a sua frente. Se esse jogador estiver familiarizado com o seu estilo de jogo, poderá já saber como gosta de fazer os seus passes.
  6. Passo 6 Atacar apenas quando puder limpar a bola.6Ataque apenas quando puder limpar a bola.O desarme é uma das partes mais perigosas do futebol, não só porque se pode lesionar - também corre o risco de fazer falta ao outro jogador. Mantenha esta poderosa técnica defensiva em reserva, a menos que tenha 100% de certeza de que pode recuperar a posse da bola para a sua equipa.
    • A melhor altura para atacar é quando o jogador atacante acabou de cometer um erro, como um mau toque, ou se estiver desequilibrado.
  7. Passo 7 Cabecear a bola em segurança.7Cabeçar a bola com segurança. O cabeceamento defensivo pode ser uma ferramenta importante para um defensor e pode tirar a sua equipa de uma situação difícil. Uma técnica adequada permite-lhe cabecear a bola A técnica correcta permite-lhe cabecear a bola de forma segura e eficaz, com pouco risco de concussão ou outra lesão.
    • Mantenha os olhos na bola durante todo o tempo em que ela estiver no ar e alinhe a testa com a parte da bola que pretende atingir. Se acertar na parte de cima da bola, ela irá para o chão. Se acertar na parte de baixo da bola, ela irá para cima.
    • Muitos jogadores principiantes têm a tendência para fechar os olhos quando a bola se aproxima, principalmente por medo ou antecipação de que a bola lhes doa ao atingir a cabeça. Pratique manter os olhos abertos durante todo o tempo. Os exercícios de cabeceamento irão ajudá-lo a livrar-se dessa antecipação e a perder o medo de cabecear a bola.

Condicionar o corpo

  1. Passo 1 Adaptar o treino à posição.1Adapte o seu treino à sua posição. Diferentes posições defensivas requerem um condicionamento diferente para responderem bem às exigências que serão colocadas aos seus corpos durante o jogo. Se for um defesa central, concentre-se na força e na estabilidade. Se for um defesa exterior, faça exercícios de velocidade e mobilidade para competir com os laterais.
    • Durante a época baixa, programe 2 ou 3 dias de força, juntamente com 2 ou 3 dias de cardio. Também pode adicionar um dia que se concentre na velocidade e na potência, incorporando o treino intervalado de alta intensidade.
    • Durante a época, reduza o volume do seu treino para refletir o tempo que passa em campo. Por exemplo, se os seus treinos tinham 2 horas de duração na época baixa, reduza-os para 1 hora na época. Pode querer apenas 1 ou 2 dias de força na época.
  2. Passo 2 Combine corrida de distância com sprints.2Combine corrida de distância com sprints. A corrida de distância melhora a resistência cardiovascular, o que é necessário se estiver a passar 90 minutos em campo num determinado jogo. Mas também precisa de ser capaz de atingir rajadas curtas de velocidade para acompanhar os avançados, os médios e os laterais mais rápidos.
    • Correr em intervalos é uma boa forma de imitar a forma como se corre durante um jogo de futebol. Por exemplo, pode correr durante 10 minutos, depois fazer um sprint durante 2 minutos e depois caminhar durante 3 minutos. Repita o intervalo até ter corrido durante uma hora.
  3. Passo 3 Fortaleça o seu núcleo para melhorar o seu equilíbrio.3Fortalecer o seu núcleo para melhorar o seu equilíbrio. Trabalhar o seu núcleo não é apenas uma questão de ter um pacote de seis como o seu jogador de futebol profissional favorito. A núcleo forte melhora o seu equilíbrio e torna mais difícil para os jogadores de ataque passarem por si e tentarem chegar à baliza.
    • Faça das pranchas uma parte regular do seu regime de exercício. Comece por manter a posição de prancha durante 30 segundos a um minuto. De poucos em poucos dias, acrescente um minuto, até atingir uma duração de 5 minutos.
    • Procure outros exercícios de núcleo que isolem vários músculos abdominais. Certifique-se de que está a exercitar todos os músculos abdominais de forma uniforme. Práticas como o ioga e o pilates também podem ajudar a fortalecer o seu núcleo e a melhorar o seu equilíbrio e flexibilidade.
  4. Passo 4 Utilize a pliometria para aumentar a potência e a força.4Utilize a pliometria para aumentar a potência e a força. Os exercícios pliométricos constroem fibras musculares de contração rápida no seu corpo para lhe dar potência explosiva para aumentar as explosões súbitas de velocidade de que necessita quando persegue um avançado ou um médio rápido.
    • As flexões explosivas são um bom exercício pliométrico para os defesas. Comece numa posição normal de flexão e baixe o peito até ao chão. Empurre-se para cima com força, de modo a que as suas mãos saiam do chão, e volte a descer suavemente, dobrando os cotovelos para ajudar a absorver o impacto. Faça 4 séries de 5 a 10 repetições, descansando 2 minutos entre as séries.

Desenvolver a sua mente

  1. Passo 1 Adquira alguma experiência no ataque.1Adquira alguma experiência no ataque. Nem todos os jogadores defensivos têm a capacidade de jogar no ataque, mas se tiveres a oportunidade, aproveita. Jogar no ataque dá-lhe uma ideia do que os avançados querem fazer e como o fazem, para que possa antecipar melhor os seus movimentos como defesa.
    • Se não tiveres a oportunidade de jogar no ataque, a melhor opção é falar com amigos teus que sejam médios ou avançados. Através deles, podes aprender como vêem o campo e como criam oportunidades de golo. Saber como funciona a mente deles fará de si um melhor defensor.
  2. Passo 2 Manter a confiança e não ter medo.2Mantém a confiança e não tenhas medo. Se um adversário sentir que tem medo de lutar com ele, passará por si. Não podes ser um bom defensor de futebol se tiveres medo de desafiar um adversário forte pela bola.
    • Também não podes ter medo de cometer uma falta. Embora nunca queira fazer falta a outro jogador, quer que a equipa adversária o veja como alguém que não se detém perante nada para impedir que penetrem no seu lado do campo e encontrem uma oportunidade para marcar.
  3. Passo 3 Mantenha-se calmo e deixe o seu adversário cometer erros.3Mantenha a calma e deixe o seu adversário cometer erros. A paciência é fundamental para um defensor. Correr para a frente e desafiar todos os jogadores que têm a bola é agressivo, mas não é a forma mais inteligente de jogar e pode acabar por acumular faltas.
    • Mantém-te na ponta dos pés e fica de frente para o jogador atacante, apresentando o máximo possível da área de superfície do teu corpo. Espalhe as pernas para poder mudar de direção rapidamente. Mantenha-se alerta e pronto para ir atrás da bola a qualquer momento, mas evite lançar-se (ou mergulhar) para a bola ou ameaçar diretamente o jogador atacante.
    • Quando estiveres pronto para atacar, espera pacientemente que o jogador atacante faça a sua jogada. Exerça pressão e ataque quando sentir fraqueza ou quando vir o jogador atacante cometer um pequeno erro.
  4. Passo 4 Pratique o bom espírito desportivo.4Pratique o bom espírito desportivo. Quando está a defender agressivamente, pode ser fácil deixar-se levar por essa mentalidade. Lembre-se de que os árbitros e a equipa adversária também são pessoas. Se um jogador adversário cair, ajude-o a levantar-se.
    • Evite discutir com os árbitros ou protestar, mesmo que tenham feito uma má decisão. Encolha os ombros e continue a jogar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo é que se defende mais depressa no futebol? Leia a linguagem corporal dos outros jogadores, por exemplo, observe a direção das suas ancas para ver para onde levam a bola. Para ser um bom defesa de futebol, tem de ser capaz de ler o jogo. Tem de antecipar para onde vai a bola e quais as estratégias das outras equipas, mas, ao mesmo tempo, também tem de estar concentrado na defesa 1v1.
  • PerguntaComo posso melhorar a minha defesa no futebol? Os melhores defesas sabem ler o jogo. Isso significa ler as jogadas feitas pela outra equipa, saber onde a bola vai ser jogada a seguir e compreender as estratégias que a outra equipa está a utilizar. Para isso, tente ler a linguagem corporal e os sinais da outra equipa.
  • PerguntaComo é que os defesas ultrapassam o medo e a ansiedade? Praticando. Volte continuamente aos exercícios e pratique as suas capacidades para ajudar a aumentar a sua confiança.

Dicas

  • Evitar o mergulho como defesa.
  • Observe os jogos de elite e escolha um defensor que sirva de modelo para o seu jogo. Estuda a forma como esse jogador actua em diferentes situações e contra diferentes tipos de jogadores.
  • Como defensor, evite seguir outro jogador o tempo todo, não importa o quão perigoso ele seja.