Como ser um bom boxeador

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você quer se tornar um bom boxeador? Os boxeadores devem ter uma combinação de resistência, força, agilidade e velocidade para se destacarem. Para se tornar um bom boxeador, é preciso dedicação e trabalho árduo. Você pode treinar por conta própria, mas entrar em uma academia e treinar com outros boxeadores pode levar suas habilidades para o próximo nível.

Etapas

Praticando seus socos

  1. Etapa 1 Participe de aulas de boxe.1Entre em aulas de boxe. Fazer aulas de boxe pode ajudá-lo a aprimorar sua técnica ao receber instruções de especialistas. Consulte a Internet, o jornal local e as academias locais para encontrar aulas. Você pode treinar por conta própria, mas se tornará um boxeador melhor se estiver sendo treinado formalmente. O treinamento formal também o ajudará a conhecer outros boxeadores com os quais poderá treinar.
    • Faça sua pesquisa sobre as escolas existentes e veja se você pode fazer uma aula em cada estabelecimento de seu interesse. Assim, você poderá determinar se o instrutor, a atmosfera e a estrutura são adequados para você e para sua maneira de fazer as coisas.
    • Por exemplo, algumas pessoas preferem treinar de forma a entrar em um ringue, e há escolas para aqueles que querem ser lutadores profissionais. Outras escolas são mais focadas em ganhar torneios.
  2. Etapa 2 Pratique em um saco de pancadas.2Pratique em um saco de pancadas. Um saco de pancadas pesado pode ser usado para praticar todos os seus golpes. Expire ao dar cada soco e enrijeça o corpo e o punho ao dar o soco. Sempre retorne à sua posição de luta após cada soco. Sempre se proteja com a mão que não está socando.
    • Se não for membro de uma academia de boxe, você pode comprar um saco de pancadas on-line ou em uma loja de artigos esportivos.
  3. Etapa 3 Bata no speed bag.3Bata no speed bag. O speed bag o ajudará com o ritmo, o tempo, a coordenação olho-mão e a resistência. O speed bag irá para frente e para trás 3 vezes para cada vez que você o acertar. Acerte o saco com a mão direita duas vezes e, em seguida, acerte o saco com a mão esquerda duas vezes. Use a parte frontal do punho para o primeiro golpe e a parte inferior do punho para o segundo golpe.
    • Fique em pé diretamente na frente do saco; não em sua postura de boxeador. Você também deve estar no nível dos olhos do saco.
    • Comece praticando um único soco. Complete 3 séries de 10 socos.
  4. Etapa 4 Adote a postura de boxeador.4Fique na posição de boxeador. Na postura ortodoxa de boxe, seu pé esquerdo está na frente. Mantenha o queixo abaixado com a mão traseira (geralmente a mão direita) protegendo o queixo. Sua mão dianteira deve estar a cerca de 15 a 20 cm do queixo e os cotovelos devem estar dobrados para dentro. Fique ligeiramente de lado para que todo o seu peito não fique voltado para o oponente. Seus joelhos devem estar levemente dobrados e os pés devem estar um pouco mais largos do que a largura dos ombros.
    • Se você for canhoto, você conduzirá o golpe com a mão direita. Sua mão traseira será a mão esquerda, e a mão dianteira será a mão direita. Isso é chamado de postura de canhoto.
  5. Etapa 5 Lance um jab.5Atire um jab. O jab é o soco mais importante. Ele ajuda a manter seu oponente longe de você e prepara seus outros socos. Um jab é um soco rápido que você dá com a mão dianteira. Mantenha o queixo abaixado e proteja-o com a mão traseira enquanto dá o soco. Estenda o braço total e rapidamente e, em seguida, leve-o de volta à posição original.
    • Você nunca deve se inclinar ou se lançar para dar um soco em seu oponente. Se sentir a necessidade de fazer isso, você não está em uma boa posição para dar um jab.
  6. Etapa 6 Lance um cruzado.6Atire um cruzado. Um cruzado é um soco desferido com a mão traseira e é mais poderoso do que um jab. Proteja seu queixo com a mão dianteira e, em seguida, estenda totalmente a mão traseira. Ao lançar o cruzado, gire o pé traseiro de modo que o calcanhar fique para cima e os dedos dos pés ainda estejam no chão. Gire o corpo no sentido anti-horário ao estender o braço e incline-se um pouco para frente. Gire o punho ao dar o soco de modo que a palma da mão fique voltada para o chão.
    • Traga a mão para trás para proteger o queixo depois de dar o soco.
    • Lembre-se de manter os joelhos dobrados para não perder o equilíbrio.
  7. Etapa 7 Lance um gancho.7Atire um gancho. O gancho é um soco usado para dar um soco na lateral do oponente. Você pode usar sua mão traseira ou principal para lançar um gancho. Dobre o braço em um ângulo de 90 graus e gire o corpo na direção em que o soco está indo. Gire o pé ao dar o soco e dobre os joelhos. Proteja o queixo com a mão oposta ao lançar o gancho.
    • Se você arremessar com a mão principal, gire o pé principal. Se você arremessar com a mão traseira, gire o pé traseiro.
  8. Etapa 8 Arremesse um uppercut.8Atire um uppercut. Geralmente, você aplicará um uppercut se seu oponente abaixar demais a cabeça. Esse é um soco potente que você dá a partir da cintura. Você pode dar um soco com a mão dianteira ou traseira. Para dar um soco com o braço dianteiro, incline a cabeça para a parte externa do pé dianteiro, gire os quadris e gire o corpo em um movimento para cima ao dar o soco. Um uppercut com a mão traseira geralmente segue um jab com a mão dianteira.
  9. Etapa 9 Dê um soco overhand.9Dê um soco overhand. Use a mão traseira para dar um soco overhand. Arqueie o cotovelo traseiro em um ângulo de 90 a 135 graus e incline-se para o lado de fora do pé dianteiro. Dobre os joelhos durante o arremesso e mire na cabeça do oponente. Gire o pé de trás ao dar esse soco também.
    • Esse soco leva mais tempo para atingir o oponente do que os outros socos. Não se enrole muito ou seu oponente saberá o que está por vir.
  10. Etapa 10 Faça combinações de arremessos.10Combinações de arremessos. Quando você conseguir executar todos os cinco socos, pratique combinações de arremessos. Você deve praticar esses golpes até que eles se tornem uma segunda natureza para você. Quanto mais você os praticar, mais rápido e eficiente se tornará. Você também pode começar a fazer várias combinações. As combinações básicas são:
    • 1-2 (jab - cruzado de direita)
    • 1-1-2 (jab-jab-cruzado)
    • 1-2-3 (jab-cruzado-gancho de esquerda)
    • O 1-2-3-2 (jab-cruzado-gancho-cruzado)
    • O 1-2-5-2 (jab-cruzado-supercruzado de esquerda)
    • O 1-6-3-2 (jab-direito uppercut-gancho esquerdo-mão direita)

Trabalhando em suas habilidades defensivas

  1. Etapa 1 Pratique ser atingido.1Pratique ser atingido. Receber golpes durante uma luta vai consumir muita energia de você e causar fadiga. Quando você se cansar, será mais difícil manter as mãos levantadas. Para preparar seu corpo para isso, treine com pesos de 3 ou 5 libras ao redor dos braços e tornozelos. Para se preparar para os golpes no corpo, peça a alguém que jogue uma bola medicinal em seu estômago enquanto você faz abdominais. A bola deve cair entre cada repetição.
  2. Etapa 2 Mova sua cabeça.2Mova sua cabeça. Além de proteger a cabeça com os punhos, você deve aprender a movimentar a cabeça para evitar ser atingido. Uma boa maneira de se movimentar é praticar a criação de letras com sua cabeça. Experimente as seguintes letras:
    • 'T' - mova a cabeça de um lado para o outro e depois se abaixe
    • 'V' - mova a cabeça para baixo e depois escorregue
    • 'C' - mova a cabeça para trás e depois para trás
  3. Etapa 3 Faça um Spar com outro boxeador.3Faça Sparring com outro boxeador. O sparring é um momento para você praticar suas habilidades e testar seu condicionamento. Sacos de pancadas são bons, mas não podem prepará-lo para lutar com um oponente no ringue. Treine com pessoas de tamanho diferente do seu e que tenham habilidades diferentes (por exemplo, mais rápidas, mais avançadas, com jab melhor, mais lentas do que você etc.) Lembre-se de que o sparring é para praticar e melhorar, não para bater em seu parceiro.
  4. Etapa 4 Interromper seu oponente's punches.4Interrompa os socos de seu oponente. Quando seu oponente dá um soco, seu primeiro instinto será o de se proteger. No entanto, não é necessário esperar que o oponente termine de dar os socos antes de começar a revidar. Contra-ataque os socos de seu oponente em vez de se concentrar no bloqueio.
    • Sempre mantenha os olhos no oponente ao receber um soco e tente não se inclinar para trás.
  5. Etapa 5: Caixa de sombra para praticar suas habilidades.5Faça uma caixa de sombra para praticar suas habilidades. O boxe de sombra permite que você visualize diferentes oponentes e cenários. Pratique o arremesso de socos, o movimento da cabeça e o movimento dos pés. Pratique diferentes combinações. Concentre-se também em sua técnica e rapidez ao dar os socos.
    • Não use luvas nem pesos quando estiver praticando boxe sombra.
    • É útil praticar o boxe sombra na frente de um espelho ou na frente de um treinador para que você possa receber feedback sobre seus movimentos.
    • Você pode praticar o boxe sombra por um período de tempo determinado. Tente se concentrar em uma habilidade específica (por exemplo, uppercut, girar o pé) durante cada rodada.

Condicionamento do corpo

  1. Etapa 1 Pule corda para melhorar seu trabalho com os pés.1Pule corda para aprimorar seu trabalho com os pés. Pular corda desenvolve a resistência, a coordenação, a agilidade, a rapidez e o trabalho com os pés. Use pequenas rotações do pulso em vez de todo o braço para balançar a corda. Pule alto o suficiente para que a corda deslize sob seus pés. Você não deve pular muito alto. A aterrissagem é uma das partes mais importantes do salto com corda. Fique na ponta dos pés e mantenha os joelhos ligeiramente dobrados ao aterrissar.
    • Depois de dominar o pulo de corda básico, você pode tentar técnicas mais avançadas, como pular de um lado para o outro e cruzar os braços.
    • Adquira uma corda de pular que seja longa o suficiente para seu corpo. Você deve ser capaz de pisar no meio da corda e puxar as alças até o ombro.
    • Comece pulando corda por 20 segundos sem tropeçar. Aumente sua resistência até conseguir pular corda por 1, 2 ou 3 minutos (rodadas) sem parar. Faça um intervalo de 30 a 60 segundos entre cada rodada.
  2. Etapa 2 Jog...2Corrida para aumentar sua resistência. A corrida aumentará sua resistência para que você possa aguentar 12 rodadas de boxe. Corra em um ritmo fácil em que sua frequência cardíaca não ultrapasse 150 batimentos por minuto. Tente correr por pelo menos 60 minutos, 5 vezes por semana. Se não conseguir correr por 60 minutos sem parar, corra por períodos de tempo mais curtos e vá aumentando o ritmo. Se não estiver correndo regularmente, aumente para 5 vezes por semana também.
    • Se você for um iniciante, comece correndo por 10 ou 20 minutos, 3 vezes por semana.
    • Eventualmente, você deve correr por 2 a 3 horas, 5 vezes por semana.
  3. Etapa 3 Seja flexível para...3Ser flexível para melhorar seu desempenho. O alongamento antes e depois dos treinos melhora a flexibilidade, reduz o risco de lesões e aumenta a amplitude de movimento. Alongue todos os principais grupos musculares de seu corpo (por exemplo, pernas, braços, peito, ombros, costas, abdome). Mantenha cada alongamento por 30 segundos. Tente se alongar por pelo menos 15 minutos a cada alongamento.
    • Nunca alongue músculos frios. Você pode se alongar após o aquecimento (por exemplo, pular corda ou fazer uma corrida leve) ou após o treino.
    • Concentre seus alongamento nas áreas que você mais usa quando está lutando boxe. Isso inclui o peito, os flexores do quadril, panturrilhasbíceps e abdominais.
  4. Etapa 4 Levante pesos para aumentar a força.4Levante pesos para aumentar a força. O levantamento de peso pode melhorar sua potência e velocidade. O levantamento de peso no estilo olímpico é particularmente útil em seu treinamento de boxe. Agachamentos para trás, clean and jerks, dead lifts e snatches são ótimos exercícios. O levantamento de peso não deve ser feito nos mesmos dias em que você estiver treinando boxe. Por exemplo, se você estiver no ringue de boxe às segundas, quartas e sextas-feiras, então você deve levantar pesos às terças e quintas-feiras.
    • Se não quiser fazer levantamento de peso no estilo olímpico, você pode fazer exercícios mais tradicionais. Faça exercícios para os quadris e pernas (por exemplo, lunges, agachamentos, mountain climbers), núcleo (por exemplo, pranchas, extensão das costas etc.) e parte superior do corpo (por exemplo, pull ups, push ups, chest press, shoulder press etc.)
    • Evite o treinamento de força na semana anterior à sua luta de boxe.
  5. Etapa 5 Faça corrida intervalada.5Corrida intervalada. O boxe exige muitas paradas e arrancadas. O treinamento intervalado imita as paradas e arrancadas pelas quais seu corpo passará durante uma luta de boxe. Corra 200, 400, 600 ou 800 metros o mais rápido que puder e depois descanse por 1 minuto entre cada intervalo. Faça corridas intervaladas 2 ou 3 dias por semana e nunca em dias consecutivos.
    • Por exemplo, faça intervalos na segunda, quarta e sexta-feira em vez de terça, quarta e quinta-feira.
    • Ajuste a quantidade de intervalos que está fazendo com base na duração da sua luta. Se estiver treinando para uma luta de 5 rounds, faça 6 intervalos para se preparar.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Treine sua mobilidade para poder saltar e receber socos.
  • Durma bastante.
  • Peça a alguém para ajudá-lo a se exercitar.

Avisos

  • Não dê socos ou brigue com pessoas simplesmente. Use-os quando necessário
  • Evite dar socos nas laterais da testa, nariz e queixo das pessoas

O que você precisará

  • Sacos de pancadas e luvas
  • Aulas de boxe, se possível
  • Vídeos e filmes relacionados ao boxe