Como ser um bom jogador de basquete

Autor do artigo:Gabriel Silva

Jogar basquete requer habilidade natural, mas você pode se tornar um bom jogador de basquete se condicionar seu corpo adequadamente, praticar com os exercícios corretos e dominar os aspectos mentais do jogo. Os bons jogadores de basquete se esforçam e treinam o necessário para melhorar na quadra e têm os traços de personalidade que os técnicos apreciam.

Etapas

Dicas de jogadas ofensivas

  1. Etapa 1 Aprimore suas habilidades de manejo da bola.1Melhorar suas habilidades de manuseio da bola. Alguns especialistas acreditam que a capacidade de manejar bem a bola é a habilidade mais importante do jogo. Você não deve ter que pensar muito sobre driblar a bola se você praticar bastante. Uma boa maneira de aprimorar essa habilidade é por meio de exercícios de drible.
    • Pratique com dribles circulares. Nesse exercício, você usa uma mão para driblar a bola em círculos ao redor do pé direito. Em seguida, troque para a outra mão e perna. Pratique dribles entre cones ou cadeiras.
    • Tente fazer dribles em forma de 8, nos quais você dribla a bola para dentro e para fora de suas pernas, usando um movimento em forma de 8. Passe a bola de uma mão para a outra. Pratique seus dribles com as duas mãos para que você possa mudar de direção no chão com mais facilidade.
    • Os exercícios de drible suicida o condicionam enquanto melhoram a capacidade de perfuração. Comece na linha de base. Drible em uma corrida até a linha de lance livre mais próxima e volte. Em seguida, drible até a linha do meio da quadra e volte. Em seguida, drible até a linha de lance livre mais distante e volte. Por fim, drible até o outro lado da quadra e depois volte.
    • Comece em uma extremidade da quadra. Drible por toda a extensão da quadra e faça uma bandeja ou um arremesso de jump. Pegue seu próprio rebote e faça a mesma coisa, indo para o outro lado da quadra. Faça isso três vezes o mais rápido que puder.
  2. Etapa 2 Melhore seus passes...2Melhorar seu passe habilidade. O passe é uma habilidade que os jogadores de basquete devem dominar. Há duas maneiras básicas de passar a bola. Uma é o passe de peito, no qual você lança a bola para o companheiro de equipe sem que ela quique. A segunda é o passe com quique, no qual você quica a bola uma vez ao lançá-la para o companheiro de equipe. Esse é o passe mais difícil de ser interceptado por um defensor.
    • Os jogadores que estão treinando suas habilidades de passe podem querer jogar uma partida de pickup que não use dribles para que possam se concentrar mais no passe. Pratique o passe com as duas mãos. Isso lhe dará mais controle sobre a bola.
    • Coloque seu peso no passe dando um passo para dentro dele. Isso aumentará a velocidade e o controle da bola. Aponte para as mãos dos seus colegas de equipe ao passar para eles. Passe para um membro específico da equipe em vez de jogar a bola na direção da voz dele.
    • Seus polegares devem apontar para baixo ao final de um passe e você deve seguir adiante. Caso contrário, será mais difícil pegar a bola porque ela não terá o giro correto para trás.
    • Você não precisa passar a bola com grande velocidade. Não se esqueça do passe fácil. Se você for muito complicado, poderá provocar mais turnovers.
    • Não pule quando estiver passando. Se fizer isso, não conseguirá aterrissar com a bola, o que torna o passe mais difícil. Mova-se em direção à bola quando ela estiver sendo passada para você. Isso torna mais difícil para o defensor interceptá-la. Tente pegar a bola com as duas mãos.
    • Depois que você aprender os passes básicos, tente aprender passes mais avançados, como o passe por cima e o passe de saída.
  3. Etapa 3 Melhore seu chute....3Melhorar seu arremesso. Os arremessadores recebem grande parte da glória e, obviamente, eles são fundamentais para o jogo. Mas você não quer estar em uma situação em que as pessoas estejam bloqueando seus arremessos ou em que você erre muitos deles. Isso o levará para o banco de reservas.
    • Use as pontas dos dedos. Isso o ajuda a manter o controle adequado da bola ao arremessar.
    • Dobre as pernas e fique pequeno ao iniciar o chute. Em seguida, levante-se e termine alto, com o corpo reto e as mãos no ar. Quando os jogadores começam a arremessar com a postura ereta, eles podem reduzir a porcentagem de arremessos. As pernas são fundamentais no chute. Na verdade, você deve jogar o jogo inteiro com os joelhos quase sempre dobrados.
    • Tente fazer os chutes de maior porcentagem. Não tente sempre dar os chutes mais difíceis. Descubra quais tiros são difíceis de fazer e concentre-se nos tiros mais fáceis. Isso fará com que você pareça um atirador melhor da noite para o dia.
    • Aponte o cotovelo em direção ao meio do aro e mantenha-o para dentro, assim como o dedo médio quando você o seguir. Finalize o arremesso como se estivesse mergulhando a mão no aro. O acompanhamento adequado também significa que seus dedos devem ficar pendurados, não juntos ou apontados.
    • Estenda totalmente o braço no final do arremesso, com o cotovelo voltando para trás. E mantenha o cotovelo no nível acima de seus olhos quando soltar a bola.
  4. Etapa 4 Condicione seu corpo.4Condicione seu corpo. O atleticismo faz a diferença entre um bom conjunto de habilidades e um conjunto de habilidades imbatível. A velocidade, a rapidez, a verticalidade, a força e a resistência podem transformar qualquer habilidade em algo mortal, simplesmente dando a você uma vantagem física sobre o adversário. Você precisa realizar exercícios de prática que condicionem seu corpo de uma forma projetada para o jogo ofensivo de basquete, e não apenas exercícios como os que você pode fazer por diversão. Os treinadores procuram jogadores que queiram se esforçar para obter um bom condicionamento, como quem tem um primeiro passo explosivo ou quem consegue saltar 0,61 m no ar.
    • Use um treino pré-planejado. Há muitos planos de condicionamento para o basquete que o ajudarão a entrar em forma e melhorar sua resistência. Até mesmo 45 minutos três vezes por semana podem fazer uma grande diferença.
    • Alguns treinos de condicionamento sugerem exercícios como pular corda, correr da linha de lance livre até a rede e bater na rede com as mãos, arremessar por um minuto de diferentes pontos da quadra e executar movimentos de deslizamento defensivo.

Dicas de jogadas defensivas

  1. 1Mantenha seus pés em movimento. Um bom defensor deve ser rápido e estar sempre em movimento. Se você ficar parado por muito tempo na quadra, não será bom nessa posição.
    • Imagine mentalmente que você está pisando no paint. Pergunte a si mesmo: quantas de suas pegadas você verá na quadra? Você quer 'pintar o chão' movendo-se bastante e estando em todos os lugares. Aumente sua atividade na defesa e você será mais eficiente.
    • Tente agarrar todas as bolas.
    • Não fique de olho na bola - fique de olho no outro jogador. Caso contrário, você poderá ser enganado por fintas de bola. Mantenha contato visual com o jogador que está protegendo. Mantenha o jogador longe da linha de base e force-o a ficar na frente do aro.
  2. 2Fique abaixado. Os bons defensores dobram os joelhos. Eles passam a maior parte do jogo em movimento e agachados. Eles também devem manter a cabeça mais baixa do que a cabeça da pessoa que estão protegendo.
    • Mantenha os pés bem afastados e as pernas flexionadas quando estiver defendendo. Movimente seus pés constantemente. Será mais fácil para um jogador ofensivo passar por você se suas pernas estiverem juntas ou seus pés cruzados.
    • Mantenha o nariz mais baixo do que o nariz da pessoa que está defendendo. Dessa forma, você poderá reagir rapidamente aos movimentos de seu oponente.
    • A postura ereta pode fazer com que o defensor perca o equilíbrio. Seus pés devem estar separados na altura dos ombros, com os joelhos ligeiramente dobrados.
  3. 3Coloque sua mão na bola. Se for cuidadoso, você pode usar essa técnica para ser um defensor melhor sem fazer falta no jogador que está defendendo.
    • Se o adversário estiver segurando a bola em posição de arremesso, coloque a mão sobre a bola. Isso dificultará o chute da bola.
    • Se o adversário estiver com a bola abaixo do meio da quadra, coloque a mão em cima da bola. Isso dificultará o chute do adversário.
  4. 4Torne-se um melhor reboteiro. Lembre-se de que não importa o quanto você seja bom, você é apenas um jogador entre cinco. O rebote da bola pode determinar o resultado dos jogos. Sua equipe não pode pontuar se não tiver a posse de bola.
    • Mova-se para a posição interna para ter uma chance melhor de pegar a bola.
    • Não fique reto. Se você se agachar, terá mais força no salto e uma chance melhor de alcançar a bola. Quando você pular para a bola, mantenha as duas mãos o mais estendidas possível.
  5. 5Melhorar seu condicionamento defensivo. Os defensores precisam correr muito e devem permanecer abaixados para proteger adequadamente outro jogador. O treinamento de resistência defensiva melhorará o jogo.
    • Fazer um sentar na parede é uma boa maneira de melhorar seu condicionamento defensivo. Tudo o que você precisa fazer é encontrar uma parede e sentar-se, como se estivesse sentado em uma cadeira (mas sem uma). Fique de costas para a parede. Deslize pela parede até que seus joelhos estejam em um ângulo de 90 graus com o chão. Mantenha a posição por cerca de 60 segundos quando estiver começando.
    • Tente pular corda com as duas pernas e vá o mais rápido que puder. Cronometre e conte seus saltos para poder acompanhar o progresso. Parece simples, mas pular corda é uma ótima maneira de melhorar seu condicionamento para o basquete. Isso porque melhora a resistência e também a agilidade.
    • Tente exercícios de agilidade. Comece na linha de base, do lado direito. Corra para o canto superior direito da linha de lance livre, vá para o canto esquerdo, volte para a linha de base e volte para onde começou. Em seguida, vá para o canto direito e faça a mesma coisa. Os meninos devem ser capazes de fazer isso em 10 a 14 segundos e as meninas em 11 a 15 segundos.
  6. 6Experimente o treinamento de força da parte inferior do corpo. Levantar pesos aumentará a força geral do seu corpo, o que é bom na defesa quando você precisa pegar rebotes ou bloquear chutes. No entanto, você deve variar os exercícios.
    • Faça agachamentos. Pegue um haltere, mantenha os pés apoiados no chão e abaixe o máximo que puder, mantendo as coxas paralelas ao chão.
    • Tente fazer lunges e step ups. Usando uma barra ou um haltere, mantenha o pé da frente apoiado no chão e o tronco ereto. Suba em uma caixa e desça novamente ou faça um lunge para frente com cada perna.
  7. 7Experimente exercícios de força para a parte superior do corpo. Esses exercícios são divididos em empurrar e puxar. Você pode usar faixas para ajudá-lo, colocando um pé ou um joelho em uma faixa ao fazer exercícios como barras ou flexões, se eles forem difíceis para você no início.
    • Use uma barra ou um haltere para fazer supino ou pressões nos ombros. Para fazer supino, deite-se em um banco de pesos com os pés no chão. Desbloqueie a barra e levante-a com os braços retos. Abaixe-a até a metade do peito e, em seguida, pressione-a para cima, travando os cotovelos. Não tire o bumbum do banco. Tente fazer isso em séries de cinco repetições.
    • Use uma barra ou um haltere para executar rosca bíceps. Ao fazer uma rosca bíceps, você deve ficar em pé com um haltere em cada mão. Mantenha os cotovelos próximos ao corpo. Certifique-se de que as palmas das mãos estejam voltadas para a frente. Em seguida, enrole o haltere até que o bíceps se contraia totalmente e os halteres parem no ombro. Agora, abaixe os halteres até a posição inicial e repita. .

Aprimoramento do QI do basquete

  1. Etapa 1 Domine as regras.1 Domine as regras. Às vezes, os jogadores de basquete mais jovens esquecem as regras do jogo. Se você não souber as regras de cor, causará problemas para a sua equipe. Uma boa maneira de dominar as regras é ingressar em um time de clube quando você é jovem ou no verão, entre as temporadas.
    • Se a equipe no ataque tiver a bola atrás da linha do meio da quadra, ela terá 5 segundos para passar a bola pela linha do meio da quadra ou perderá a bola. O conhecimento de uma regra como essa ajuda a evitar os turnovers.
    • A equipe ofensiva não pode trazer a bola de volta para além da linha do meio da quadra depois de passar a bola pela linha do meio da quadra, ou perderá a bola. Esses são os tipos de regras que os jogadores de basquete inteligentes conhecem.
  2. Etapa 2: Estude o jogo.2Estude o jogo. Você precisa entender tudo o que puder sobre sua posição e sobre a estratégia da quadra. Você terá mais tempo de jogo se for um jogador estratégico, além de um jogador com fortes habilidades técnicas.
    • Você pode encontrar muitos vídeos de treinamento no YouTube.
    • Estude seus jogos anteriores e os da concorrência. O que funcionou? O que deu errado? Depois de um jogo, sente-se com seu técnico. Juntos, tentem descobrir uma área que você precisa melhorar. Em seguida, trabalhem nessa área na prática.
    • Encontre um mentor. Você pode perguntar a um técnico de basquete ou encontrar um bom jogador de basquete que esteja disposto a ensiná-lo.
    • Diferentes técnicos têm diferentes filosofias e sistemas. Descubra qual é o seu para que você possa se adaptar a ele. Talvez eles não queiram que os armadores cometam mais de três turnovers em um jogo. Sejam quais forem as regras pessoais deles, é útil que você as aprenda.
    • Assista a jogos profissionais e outros jogos de alto nível para ver como os melhores jogam. Use o que aprender em seu próprio jogo.
  3. Etapa 3 Entenda sua função.3Entenda sua função. Não se concentre apenas em marcar gols. Um erro que os jovens jogadores cometem é colocar toda a ênfase na pontuação. Concentre-se em como você pode agregar valor à sua equipe. Talvez você seja um ótimo passador, por exemplo.
    • Se não for bom em arremessar de três pontos, não tente fazer isso. Você deve passar a bola para o colega de equipe que é melhor nessa função.
    • Talvez você seja um ótimo jogador de catch-and-shoot. Então, concentre-se nisso. Se você é um pivô, deve dedicar seu tempo à prática de rebotes e exercícios de poste, não de dribles. Portanto, descobrir sua função também o ajuda a escolher os exercícios de treinamento certos.
  4. Etapa 4 Seja mentalmente forte.4Seja mentalmente forte. O basquete é um jogo mental, não apenas físico. Alguns especialistas dizem que os aspectos mentais do jogo representam 70% dele. Os técnicos procuram jogadores com resistência mental.
    • Esforce-se 100%. O basquete é um jogo de dedicação e persistência. Também não tenha medo de ser criticado. É assim que você aprenderá.
    • Os técnicos querem jogadores apaixonados, determinados, que queiram melhorar e que trabalhem duro para isso, e que tenham vontade de se preparar para vencer, não apenas a vontade de vencer.
    • Seja agressivo. Os técnicos procuram jogadores agressivos e concentrados na quadra e fora dela. Eles querem alguém que mergulhe no chão se houver uma bola solta e que esteja constantemente pressionando os outros jogadores quando atua como defensor.
  5. Etapa 5 Seja um jogador de equipe.5Ser um jogador de equipe. O bom espírito esportivo é um dos aspectos mais importantes do basquete. Você só pode chegar até certo ponto em um esporte sozinho. Você precisará ser humilde e estar pronto para ouvir o técnico e os colegas de equipe se quiser melhorar. Ser um jogador de equipe também significa ganhar com elegância, perder com respeito e fazer o esforço necessário para ser o melhor jogador possível.
    • Grandes jogadores elevam o jogo de seus colegas de equipe quando estão em quadra.
    • Para ser um bom jogador de equipe, passe com mais frequência, corra em busca de um espaço aberto para ajudar o colega de equipe que está cercado pelo time adversário, ajude a bloquear, ajude nos rebotes etc. As pessoas gostarão de você e lhe retribuirão o favor!

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso melhorar como jogador de basquete? Ouça atentamente seus técnicos e colegas de equipe para aprender o máximo que puder. Você também deve priorizar o treinamento de força e o condicionamento físico regularmente. Se você se esforçar muito, isso acabará valendo a pena!
  • PerguntaComo posso ser um armador sólido? Você precisa ter ótimas habilidades de manuseio de bola e ótima visão da quadra ao driblar, para poder encontrar companheiros de equipe abertos.
  • PerguntaQuais são os melhores exercícios para saltar mais alto no basquete? Você pode fazer agachamentos, alongamentos, saltos, sentar-se na parede, correr. Você pode fazer praticamente qualquer exercício com as pernas, o que as tornará mais fortes.

Dicas

  • Você agrega valor ao ser capaz de preparar seus companheiros de equipe para cestas, rebotes e jogar na defesa. Essas outras três coisas farão de você um jogador de basquete verdadeiramente de elite. No entanto, você precisa ser habilidoso na marcação de pontos antes mesmo de olhar para essas outras coisas.
  • O ataque vence jogos; a defesa vence campeonatos.
  • O trabalho árduo é a chave para se tornar um bom jogador de basquete. Ter a mentalidade certa e ser positivo na quadra também ajuda.

Avisos

  • Não se concentre em afundar. Concentre-se em aumentar sua vertical em situações de jogo. É aí que ela é realmente necessária. Se você fizer isso, o afundamento virá por si só.
  • Certifique-se de usar um observador ao fazer exercícios de treinamento de força, como agachamentos ou lunges com barra. O observador o ajudará se você começar a perder o equilíbrio ou tiver dificuldade para executar o exercício.