Como ser um bom atleta

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ser um bom atleta é muito mais do que apenas ser ótimo em um esporte. Há também um aspecto mental, pois você prepara sua mente e atitude para ser o melhor possível em seu esporte. A combinação de uma boa mentalidade com bons hábitos de prática e um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a continuar melhorando sua capacidade física e a se tornar o seu melhor.

Etapas

Praticando para ser ótimo

  1. Etapa 1 Trabalhar com um técnico.1Trabalhe com um treinador. Você provavelmente conhece seu corpo e suas habilidades físicas muito bem, mas é sempre bom ter uma perspectiva externa. Os treinadores podem ajudá-lo a definir metas alcançáveis, manter o foco para atingi-las e encontrar maneiras de ajudá-lo a melhorar se você não conseguir. Há uma variedade de treinadores que podem trabalhar com condicionamento, técnica e qualquer outro aspecto de seu atletismo e nível de habilidade.
    • Outra grande vantagem dos treinadores é o trabalho deles no planejamento de seus exercícios e treinos. Com um treinador, você só precisa se preocupar em comparecer à sessão no horário, enquanto o treinador terá o equipamento e a programação prontos para você trabalhar.
  2. Etapa 2 Crie um programa individual.2Criar um programa individual. Para melhorar sua capacidade atlética, você deve se concentrar em melhorar seus pontos fracos específicos. Praticar com a equipe é importante, mas você também deve reservar um tempo para aprimorar suas habilidades. Misturar sua rotina também é uma boa maneira de melhorar seu desempenho geral e diminuir o risco de lesões. Converse com seu técnico ou treinador sobre maneiras de trabalhar em seus pontos fracos específicos e desenvolver todas as facetas de seu jogo.
  3. Etapa 3 Chegue no horário.3Compareça no horário. Quando estiver praticando, seja sozinho ou com uma equipe, seu técnico ou treinador tem um horário reservado para trabalhar com você. Maximize seu tempo certificando-se de estar lá quando for a hora de começar. Isso geralmente significa que, se o treino começa em um determinado horário, por exemplo, às 9h00, você deve estar vestido e pronto para começar, e não apenas chegar.
  4. Etapa 4 Mantenha o foco quando estiver praticando.4Mantenha o foco quando estiver praticando. Pode ser fácil deixar sua mente divagar quando estiver fazendo exercícios e treinos. É importante, no entanto, que você se concentre no que está fazendo.
  5. Etapa 5 Esfriar após o exercício.5Refresque-se após o exercício. Depois de terminar um treino ou uma sessão de prática, reserve algum tempo para dar ao seu corpo um período de resfriamento físico. Alguns movimentos e alongamentos de baixa intensidade são bons para ajudar a restaurar seus músculos e processar resíduos metabólicos. Essa também é uma boa maneira de relaxar mentalmente após um treino ou jogo intenso.

Como entrar em forma mentalmente

  1. Etapa 1 Encontre um esporte pelo qual você seja apaixonado.1Encontre um esporte pelo qual seja apaixonado. Se quiser se tornar um grande atleta, a melhor coisa que pode fazer é encontrar algo que realmente seja importante para você. Pode ser um esporte que você goste de jogar e praticar, como futebol ou basquete, algo que o ajudará a superar os dias mais difíceis. Além disso, se você gostar do que está fazendo, ficará menos estressado, o que o ajudará a se recuperar melhor de treinos e lesões.
  2. Etapa 2 Faça do seu esporte uma prioridade.2Torne seu esporte uma prioridade. Se ser um bom atleta é importante para você, então o aperfeiçoamento precisa ocupar muito do seu tempo. Talvez você não seja talentoso ou habilidoso o suficiente para ser um profissional, mas, ao garantir que você tenha tempo reservado regularmente para praticar e jogar, você poderá apresentar melhorias regulares.
  3. Etapa 3 Mantenha uma atitude positiva.3Mantenha uma atitude positiva. Ser um atleta é uma oportunidade de competir com outros e ser bem-sucedido em alguma coisa. Concentre-se nas coisas boas que você pode fazer, o que lhe permitirá buscar a excelência, não a perfeição.
  4. Etapa 4 Estabeleça metas.4Estabeleça metas. Ao iniciar uma prática ou um regime de exercícios, dê a si mesmo algo para trabalhar. Os grandes atletas são capazes de estabelecer metas realistas e alcançáveis, tanto a curto quanto a longo prazo. Parte do aprimoramento como atleta é sua capacidade não só de estabelecer metas, mas também de atingi-las regularmente.
    • Estabelecer metas de desempenho. Essas são metas para atingir marcos específicos durante o jogo. Elas podem envolver a marcação de um determinado número de pontos ou o alcance de outro marcador estatístico, como a redução do tempo que você leva para correr uma determinada distância. Essas metas devem ser facilmente monitoradas para que você possa ver o quanto está próximo de atingi-las.
    • Definir metas de hábitos. Essas são metas destinadas a mudar sua maneira de jogar, concentrando-se no processo e não nos resultados. Podem ser coisas como ter certeza de que sua cabeça está levantada ao fazer um passe ou ir para a cama em um determinado horário.
  5. Etapa 5 Visualize o sucesso.5Preveja o sucesso. Preparar sua mente para o que você quer e como será quando o conseguir é uma parte importante de ser um atleta bem-sucedido. Os atletas de elite passam tempo visualizando o sucesso antes que ele aconteça. Isso pode ajudá-los a se acalmar antes de uma competição, pensando na sensação boa que terão ao atingir suas metas, em vez de ficarem nervosos por não conseguirem alcançá-las.
    • Uma maneira de ajudar é identificar e se concentrar nos sucessos que você já teve. Pense em suas maiores realizações e em como se sentiu ao alcançá-las. Isso ajudará a evitar que você fique pensando em erros e falhas, pois essa é uma maneira segura de repeti-los.
  6. Etapa 6 Seja humilde.6Ser humilde. Os grandes atletas não cuidam apenas de seus corpos e desenvolvem suas habilidades. Eles também respeitam os outros envolvidos em seu esporte, inclusive os adversários. Um bom atleta é capaz de controlar suas emoções, não ficando muito irritado quando as coisas dão errado. Isso não só ajudará a lidar com técnicos e torcedores, mas também a superar adversários difíceis ou outras coisas que possam prejudicar a autoconfiança de um atleta.

Cuidando de seu corpo

  1. Etapa 1 Mantenha-se hidratado.1Conserve-se hidratado. Seja qual for o nível de trabalho que esteja fazendo, é importante que você tome a quantidade certa de água antes, durante e depois da atividade física. Se você não estiver adequadamente hidratado, seu corpo não conseguirá ter um desempenho adequado e você sentirá fadiga, cãibras e tontura, se não algo pior, como exaustão pelo calor ou insolação.
    • O American Council on Exercise tem recomendações para beber água antes, durante e depois do exercício. Beba 500 a 590 mL (17 a 20 onças fluidas) de água 2 a 3 horas antes de começar, depois 240 mL (8 onças fluidas) 20 a 30 minutos antes ou durante o aquecimento. Enquanto estiver se exercitando, beba de 7 a 10 onças fluidas (210 a 300 ml) a cada 10 a 20 minutos. Depois de terminar, certifique-se de beber 240 ml (8 onças fluidas) no máximo 30 minutos depois.
    • Se o clima estiver particularmente quente ou o exercício for especialmente intenso, sinta-se à vontade para aumentar um pouco a quantidade de água.
    • Ao se exercitar, as bebidas esportivas podem ser úteis para manter a hidratação e a energia. Procure bebidas com alto teor de carboidratos e eletrólitos, pois elas o ajudarão a manter a energia.
  2. Etapa 2 Obtenha uma nutrição adequada.2Obtenha uma nutrição adequada. A alimentação correta o ajudará a obter os nutrientes necessários para desenvolver os músculos e manter a energia durante os treinos ou jogos. Um bom atleta também é capaz de variar sua dieta antes e depois do exercício para obter os melhores benefícios dos alimentos. As especificidades da sua dieta mudarão dependendo do tipo de esporte que você pratica e da quantidade de treinamento que faz, portanto, não tenha medo de consultar um técnico, nutricionista ou médico para obter a melhor dieta para você.
    • Antes de se exercitar, você precisa consumir alimentos que o ajudarão a ter energia para continuar. Essas podem ser refeições simples com proteínas magras, como frango, legumes e arroz integral. Se precisar de algo rápido, procure carboidratos de fácil digestão, como meia banana ou uma barra energética rica em carboidratos.
    • Após o exercício, sua meta deve ser a recuperação. Você deve consumir mais alimentos com proteínas e carboidratos para ajudar a restaurar sua energia. Alimentos como o leite, que contêm ambos, são particularmente bons. Você também pode consumir alimentos como mistura para trilha com nozes ou iogurte e granola para ajudar no processo de recuperação.
  3. Etapa 3 Durma o suficiente.3Dormir o suficiente. O sono pode desempenhar um papel importante no desempenho atlético consistente e forte. Dormir ajuda a regenerar a energia e a força após o exercício, o que permite que você esteja em sua melhor forma no dia seguinte para o próximo treino ou jogo. O sono regular também manterá os níveis de estresse mais baixos. Isso o ajudará a manter a calma e a concentração durante a competição.
    • Em geral, 8 horas de sono é o ideal, mas você sempre pode dormir um pouco mais ou menos, dependendo de suas necessidades e hábitos pessoais.
    • Se estiver passando por um período de treinamento intenso ou por um período difícil em sua agenda, não tenha medo de acrescentar um pouco mais de sono à sua rotina. Um cochilo extra durante o dia pode lhe dar um pouco mais de energia à medida que avança.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuais são as qualidades de um bom atleta? Para ser um grande atleta, você precisa ter paixão e um profundo desejo de melhorar a cada dia. Isso é algo inerente aos melhores jogadores, como Michael Jordan, Tom Brady e Mike Trout. Eles vão para a cama e acordam pensando no que podem fazer para melhorar.
  • PerguntaQue esporte devo praticar para ficar mais em forma para o verão? Qualquer esporte que o mantenha em movimento e trabalhe a parte superior e inferior do corpo em conjunto seria bom. Isso incluiria tênis individual, badminton, vôlei, natação, polo aquático e esqui cross-country.
  • PerguntaComo faço para obter músculos em minhas pernas naturalmente? Saltos de todos os tipos. Salto em distância, salto em altura, saltos em slalom, lunges com salto, polichinelos, agachamentos com salto.

Dicas

  • Embora você queira se concentrar no treinamento para melhorar seu desempenho no esporte escolhido, não tenha medo de considerar o treinamento cruzado, ou seja, fazer exercícios que não estejam relacionados ao seu esporte. Isso pode permitir que você trabalhe outros grupos musculares para manter uma melhor forma geral ou fortalecer músculos que não são muito usados durante a prática.

Advertências

  • Embora muitos esportes celebrem os atletas que conseguem 'jogar com dor', não negligencie ou ignore as lesões. Às vezes, você está machucado e precisa descansar e se recuperar. Continuar a praticar ou jogar pode deixá-lo suscetível a lesões mais graves.