Como ser um melhor jogador de voleibol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O voleibol exige velocidade, agilidade e trabalho de equipa. Quer seja um jogador experiente ou inexperiente, os bons jogadores sabem que há sempre espaço para melhorar. Aprender quais as áreas do seu jogo que precisam de um pouco de trabalho pode ajudá-lo a desenvolver-se como jogador, melhorando as suas capacidades, o trabalho de equipa e a forma física geral.

Passos

Melhorar as suas habilidades

  1. 1Aprenda a servir por cima. Embora muitos dos melhores jogadores tenham aperfeiçoado o saque com salto, um simples saque por cima pode ser igualmente eficaz. Fique atrás da linha de saque, jogue a bola a uma altura confortável sobre sua cabeça e acerte-a com a palma da mão sobre a rede o mais forte que puder. A bola tem de ficar dentro dos limites do outro lado da rede. Embora os saques por baixo e por cima coloquem a bola em jogo, não são tão difíceis de devolver como os saques por cima e não são tão desejáveis de aprender.
    • Certifique-se de que fica com os pés afastados à largura dos ombros e com o pé ligeiramente à frente da mão que está a bater.
    • Pratique o seu lançamento de serviço. Para cada tipo de serviço, atire a bola para a mão que bate e aponte para a parte inferior da bola. Tente bater a bola não com a palma da mão mas com a parte em ferradura da mão para um serviço mais preciso. Certifique-se de que se posicionou e apontou corretamente, caso contrário, a bola ficará desordenada.
    • Faça experiências com a força. O que é demasiado? O que é demasiado pequeno? Em breve, os seus músculos lembrar-se-ão do que funciona e será capaz de apontar a bola como uma bala de uma arma.
  1. 1Aprender a passar e a bater com precisão. Uma das primeiras coisas que terá de aprender depois de desenvolver o seu serviço é como passar a bola de forma eficaz a um jogador na posição de definição e dar à sua equipa a melhor hipótese de marcar um ponto. Os melhores passes e passadores conseguem acalmar a bola, eliminando a rotação e colocando a bola suficientemente alta no ar para dar tempo ao jogador de pancada de passar por baixo dela.
    • Desenvolva a forma correcta de passar. Mantenha os braços direitos à sua frente e coloque uma palma dentro da outra, utilizando o espaço entre os cotovelos e os pulsos para guiar a bola. Coloque uma mão em forma de concha e a outra mão em cima da palma da mão em forma de concha. Junte os polegares de modo a que fiquem virados para fora e para longe de si, mas não os cruze.
    • Quando bater, a bola deve atingir a parte interior do antebraço. Isto será mais sensível no início, mas permite-lhe ter uma superfície plana e uniforme para a bola ressaltar. Pratique o passe para a frente e para trás com um parceiro, tentando colocar a bola no mesmo sítio de cada vez que passa. Nem sequer precisa de uma rede.
  2. 2Aprenda a fazer um bom jogo. Um bom lançamento pretende permitir que outros jogadores marquem pontos para a equipa. Um lançamento, tal como uma assistência no basquetebol ou no futebol, é a melhor forma de contribuir para o desenrolar do jogo e dar à sua equipa uma oportunidade de se adiantar. Dependendo da equipa com quem se está a jogar, os sets têm de ser O marcador deve ser alto e bom som quando pede ajuda e, se não o fizer, deve chamar o batedor.
    • Coloque as mãos acima da cabeça de modo a que, quando olha para cima, os dedos indicadores e polegares criem uma forma triangular (sem que as mãos se toquem). Quando estiver a tentar fazer um set, deve tentar centrar a bola neste triângulo e usar apenas as almofadas dos dedos para empurrar a bola de volta para cima.
    • Tente encolher os ombros enquanto dobra os braços numa posição inclinada durante as séries e os bumps. Se estiver a mover-se a partir dos cotovelos, é provável que não consiga obter a máxima potência. Quando faz o set, também ajuda se formar as suas mãos em forma de diamante e olhar através delas enquanto bate na bola.
  3. 3Aprenda a bater com força. A pancada, por vezes designada por 'matar', deve ser idealmente o terceiro toque na bola. Se for executada corretamente, deve terminar com um ponto para a sua equipa. Apesar de ser melhor praticado com uma rede, os jogadores podem treinar eficazmente para conseguir a ação de bater com o pulso.
    • Pratique as pancadas com um colega de equipa, deixando um jogador passar, o parceiro recuar, para que o primeiro possa bater a bola para o parceiro, que a levanta. Repita este processo na rotação oposta. Após algumas rondas, estará a desenvolver as competências fundamentais e a melhorar significativamente.
  4. 4Aprenda a bloquear. O voleibol é muito mais do que o ataque. Aprender a coordenar os seus bloqueios como uma equipa e a impedir que a outra equipa marque pontos irá diferenciá-lo e melhorar a sua posição no campo. É uma habilidade simples, mas aprender a reagir e a saltar rapidamente para o caminho da bola requer prática.
    • O melhor exercício de bloqueio envolve três pessoas e uma rede, permitindo que os outros jogadores pratiquem o remate em simultâneo. Deixe que um colega de equipa defina, outro acerte e outro bloqueie. Deixe que os dois jogadores ofensivos pratiquem a marcação e o remate e que o outro jogador tente saltar o mais alto possível e bloquear.
    • Se não tiveres uma rede, pratica o bloqueio trabalhando o o seu salto vertical. Pratique saltos eficazes e melhore a sua potência e a altura dos seus saltos.

Desenvolver o trabalho de equipa

  1. Passo 1 Praticar em diferentes posições.1Praticar em diferentes posições. Para te tornares um melhor jogador, tens de aprender a jogar em todas as posições. Desde a rede até à linha de fundo, é necessário adquirir experiência em todo o campo, independentemente da sua altura e do seu conjunto de capacidades. Mesmo que sejas particularmente bom numa posição, joga em todas. Tenha bom espírito desportivo.
  2. Etapa 2: Esforça-te.2Actividade. Vai atrás de cada bola, mesmo que aches que não a consegues apanhar. Vai atrás de cada bola como se fosse a tua última tacada, dando tudo de cada vez que estiveres no campo. Se estiveres a 110%, todos os outros também sentirão a pressão. Em breve, toda a sua equipa estará a funcionar em pleno.
  3. Passo 3 Comunique com os seus colegas de equipa.3Comunique com os seus colegas de equipa. O jogo de voleibol assenta numa boa comunicação e a melhor equipa em campo é normalmente a que fala mais. Diga 'tenho' ou 'meu' bem alto para evitar confusão entre si e os seus colegas de equipa. Grite se a bola está dentro ou fora. Se vir uma ponta a aproximar-se, avise a sua equipa. Toda a equipa beneficiará do facto de apenas uma pessoa falar.
  4. Passo 4 Seja treinável.4Ser treinável. Os bons jogadores de voleibol sabem que precisam sempre de melhorar. Aprender a aceitar críticas construtivas e sugestões de melhoria é uma parte importante do aperfeiçoamento do seu jogo, quer esteja numa equipa de voleibol ou a jogar informalmente com amigos. Se alguém, um treinador ou um colega de equipa, fizer uma sugestão, ouça-a abertamente e tente integrar novas ideias na sua rotina de treino. Faça disso um objetivo para melhorar.
  5. Passo 5 Seja um jogador mentalmente tenaz.5Ser um jogador mentalmente tenaz. Se acertar numa bola para fora ou falhar um passe, tente manter-se positivo. Siga em frente e concentre-se no próximo serviço. O voleibol é um desporto mental e, ao ficar em baixo, terá um grande impacto negativo no seu jogo. Mantenha-se concentrado e decidido a ganhar. Encontre a zona de jogo e mantenha-se nela. Quando os seus colegas de equipa o virem a jogar com intensidade e equilíbrio, isso irá contagiar toda a gente e melhorar a equipa como um grupo.
    • Esteja atento, mesmo que esteja a ganhar com uma vantagem de 10 pontos, o jogo pode facilmente virar com um bom servidor. Concentre-se em ver um jogo até ao fim e não mude a sua concentração até que o trabalho esteja concluído.
    • Seja um bom desportista. Saiba que, mesmo que não ganhe, pode sempre jogar outro jogo e bater a bola com o dobro da força da próxima vez. Os seus colegas de equipa apreciarão a sua boa atitude, independentemente do seu desempenho.
  6. Passo 6 Incentive os seus colegas de equipa.6Encoraje os seus colegas de equipa. Os cumprimentos, o encorajamento vocal e as vibrações positivas devem vir sempre dos bons jogadores. Quer esteja no campo ou no banco, esteja sempre a apoiar a sua equipa e concentrado no jogo.

Melhorar a sua condição física

  1. 1Desenvolver a velocidade. É um equívoco comum pensar que o voleibol é um desporto que requer força nos braços. Na realidade, os bons jogadores de voleibol aprenderam a estar no sítio certo à hora certa e a utilizar as técnicas adequadas. Embora a força seja importante, os melhores jogadores nem sempre são os mais fortes, mas são capazes de se movimentar de forma eficiente e fluida no campo.
    • Pratique sprints de vento e corridas de lado a lado para melhorar a sua capacidade de se deslocar no campo de forma rápida e eficaz. Aprenda a estar no sítio certo à hora certa.
  2. 2Incorpore a pliometria no seu treino. A pliometria envolve a utilização do seu corpo como resistência, o que significa que pode fazê-lo em qualquer lugar, a qualquer momento, sozinho. Trabalhar os saltos e utilizar o seu peso como resistência ajudá-lo-á a entrar e a manter-se em forma para o voleibol.
  3. 3Melhore o seu salto vertical. Um salto vertical elevado dá a um batedor ou a um bloqueador inúmeras vantagens no campo de voleibol. Treine arduamente, saltando à corda, fazendo agachamentos e praticando saltos em arco, e a sua vertical aumentará drasticamente. O segredo é manter o ritmo.
    • Pratique com uma corda de saltar. Essa é uma das ferramentas mais incríveis para o condicionamento físico geral, pois aumenta a resistência e ajuda os músculos a saltar. Procure algumas boas rotinas de saltos à corda.
  4. 4Treine com exercícios de agilidade. No voleibol, é necessário ser suficientemente rápido para reagir e passar a bola, o que significa que o treino deve concentrar-se em melhorar a agilidade geral e os tempos de reação dos músculos de contração rápida.
  5. 5Fortalecer a parte inferior do corpo e os músculos centrais. Os jogadores de voleibol passam muito tempo na posição de prontidão, um agachamento parcial que permite aos jogadores reagir rápida e poderosamente à aproximação da bola. Para os jogadores principiantes, ficar nesta posição durante longos períodos de tempo pode ser rapidamente cansativo, pelo que desenvolver a força da parte inferior do corpo e do núcleo irá ajudá-lo a ser o melhor jogador possível durante todo o jogo. Melhore a sua resistência melhorando a força do seu núcleo.
    • Experimente sentar-se na parede. Se se 'sentar numa parede', os músculos das coxas ficarão mais fortes. É preciso ter coxas fortes no voleibol porque é preciso agachar-se um pouco para mostrar que se está no chão e pronto.
    • Experimente um regime de treino em circuitoSe estiver à procura de um bom exercício físico geral que beneficie as suas capacidades no voleibol. Esta pode ser uma boa maneira de incorporar exercício aeróbico, treino de força e treino de resistência, melhorando-o como jogador.

Jogue voleibol como um profissional com esta série de especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo posso diminuir o meu medo da bola? Só tens de deixar o medo de lado. A bola não te vai magoar a não ser que deixes que ela te magoe. Se a bola estiver a vir diretamente para a tua cara, afasta-te um pouco, mas não evites a bola quando podes fazer uma jogada - vai em frente.
  • PerguntaComo posso melhorar no voleibol se já sei fazer as coisas que estão neste artigo? PRATIQUE. Não existe tal coisa como saber fazer tudo na perfeição! Sai com um amigo e pratica algo novo! Experimente um serviço de salto com rotação superior ou pratique o bloqueio e o salto mais alto. Se souberes fazer tudo o que está aqui descrito, basta praticares vezes sem conta para te tornares um melhor jogador. Sem dúvida!
  • PerguntaNão consigo servir de todo. Quais são algumas dicas? Comece por servir a meio do campo para desenvolver potência. Depois de o fazer e de se sentir confortável com os movimentos do serviço, dê alguns passos para trás e sirva novamente. Faça-o até atingir a linha final.

Vídeo

Dicas

  • Anime sempre os seus colegas de equipa quando eles também desviam uma bola, para que toda a equipa não fique em baixo.
  • Tenta praticar contra uma parede para melhorares as tuas capacidades de bater, colocar e receber.
  • Trabalhe como uma equipa, não como vários indivíduos. Sem um bom passe, como é que o levantador vai conseguir fazer um set e matar uma bola?

Avisos

  • Não se estresse muito se suas habilidades não aumentarem imediatamente, tornar-se bom em um esporte leva tempo e muita paciência.
  • Ao rebater a bola de vôlei, nunca cruze os polegares. Se os polegares estiverem cruzados e baterem num serviço forte, pode torcer ou mesmo partir o(s) polegar(es).
  • Use sempre joelheiras e, se já tiver tido problemas no tornozelo no passado, talvez seja melhor usar algum tipo de proteção para o tornozelo.