14 maneiras de se tornar um bom jogador de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol é um desporto divertido para todas as idades. Quer jogue numa equipa da escola ou apenas por diversão, pode sempre trabalhar para melhorar as suas capacidades. Desde definir um horário de treino até ser um grande jogador de equipa, pode tornar-se um melhor jogador. Com a prática, a aprendizagem e a comunicação, ganharás as competências necessárias para progredir.

O que deve saber

  • Estabelece um horário de treino para ti e cumpre-o. Reserve partes do tempo para aperfeiçoar determinados movimentos e técnicas.
  • Pratique exercícios e passes básicos para melhorar as suas capacidades. Depois, mantenha-se em forma fazendo cardio, levantando pesos e comendo uma dieta equilibrada.
  • Concentre-se no seu papel e mantenha-se onde deve estar no campo. Depois, apoie e encoraje os seus colegas de equipa para aumentar a sua moral.

Passos

Dedicar tempo aos treinos e ao treino

  1. Passo 1 Definir um horário de treino.
    Defina um horário de treino. Alguns jogadores têm mais talento natural do que outros. Mas todos precisam de praticar de forma eficiente e de treinar corretamente para se tornarem melhores no futebol. Defina um horário detalhado para os treinos que possa seguir.
    • Planeie o que vai trabalhar antes do treino. Se o treino for desorganizado e se se limitar a atirar a bola ou a passar e driblar, não irá melhorar. Pense no que precisa de melhorar especificamente.
    • Defina um tempo dedicado ao treino. Pode reservar uma hora por dia para treinar. Durante essa hora, reserve um tempo específico para trabalhar numa competência específica. Por exemplo, pode decidir dedicar 20 minutos ao controlo da bola com o pé esquerdo.
    • Ser específico e definir objectivos permitir-lhe-á progredir a um ritmo mais rápido do que quando se limita a brincar.
  2. Passo 2 Realizar exercícios básicos.
    Realize exercícios básicos. Os dribles avançados e os remates finos são divertidos. Mas nunca será capaz de executar estes movimentos avançados se não dominar o básico.
    • O Messi não seria capaz de entrar e sair dos defesas com facilidade se nunca tivesse dominado os dribles e os passes básicos. Ronaldo não seria capaz de fazer uma curva com a bola por baixo da trave se nunca tivesse dominado a técnica de remate correcta.
    • Para ser um melhor jogador de futebol, é preciso primeiro tornar-se um ótimo jogador no que diz respeito às bases. Os blocos de construção podem não ser tão divertidos de aprender ou praticar, mas sem estas ferramentas, nunca desenvolverá a capacidade de executar os movimentos avançados.
    • Pratique passes simples, receção, remate, drible, etc. Muitos jogadores nunca dominam efetivamente estas habilidades básicas e, por isso, nem sequer sabem como se defender do ataque mais simples. Quando conseguir executar as habilidades básicas sem sequer pensar, estará pronto para avançar no seu treino e habilidade. Também ficará surpreendido com a quantidade de outros jogadores que não aprenderam o básico e que não o conseguem acompanhar.
  3. Passo 3 Exercite todo o seu corpo.
    Exercite todo o seu corpo. Observe os jogadores de futebol profissionais e irá reparar na forma incrível em que estes jogadores se encontram. A forma física destes jogadores não se deve apenas ao facto de praticarem, jogarem e correrem para cima e para baixo num campo. Deve-se a uma dieta rigorosa e a exercício físico que beneficia todo o corpo.
    • Enquanto as pernas estão a fazer muito trabalho, é necessário exercitar e treinar todo o corpo para poder apoiar as pernas. O exercício adequado também o ajudará a evitar lesões.
    • Um jogador de futebol de elite corre, normalmente, entre 6 a 10 quilómetros durante um jogo. Por isso, é preciso ser capaz de correr sem ficar sem fôlego. No entanto, irá reparar que grande parte da sua corrida é feita em rajadas e sprints mais curtos. Não se treina para o futebol da mesma forma que se treina para uma maratona. Em vez de correr apenas longas distâncias, faça treinos intervalados.
    • Faça exercícios de sprint que habituem o seu corpo a trabalhar arduamente durante períodos de tempo mais curtos. Pode ser capaz de correr 16 quilómetros a um ritmo constante, mas durante um jogo, sente-se cansado após alguns minutos de rajadas e sprints. Isso acontece porque o seu corpo não está habituado a este tipo de corrida.
    • Também precisa de fortalecer os seus músculos. Levantar pesos para desenvolver os músculos das pernas, das costas e da região abdominal é benéfico para si e permite-lhe melhorar. Comece com repetições mais elevadas com pesos mais baixos para construir massa muscular magra. Os agachamentos, deadlifts e exercícios abdominais vão ajudá-lo no campo.
    • O treino intervalado de alta intensidade ajuda-o a desenvolver a força, a resistência e a agilidade. Este tipo de treino envolve trabalhar arduamente o corpo durante períodos de tempo mais curtos, fazer pequenos descansos e depois trabalhar outra área do corpo.
    • Por exemplo, para melhorar a velocidade explosiva e a resistência, pode treinar em intervalos durante 17 minutos. Alternar entre sprinting durante 15 segundos e depois caminhar durante 45 segundos. Este tipo de treino ajudará o seu corpo a ter um bom desempenho durante um jogo sem ficar tão fatigado.
  4. Passo 4 Manter uma dieta saudável.
    Mantenha uma dieta saudável. Os jogadores de elite podem queimar entre 1500 e 3000 calorias num jogo de 90 minutos. Isto significa que não precisa apenas de uma dieta adequada para se manter energizado para um jogo. Também precisa dela para ajudar o seu treino de força e resistência.
    • Não se tornará um melhor jogador se não cuidar do seu corpo e mente. Uma dieta adequada permitir-lhe-á manter-se energizado, concentrado e reduzirá o risco de lesões.
    • Algumas dicas básicas para uma dieta de jogador de futebol incluem comer os alimentos menos processados que conseguir. Alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e hidratos de carbono ricos em fibras fornecerão os nutrientes adequados para se manter em boa forma.
    • Coma frutas e legumes coloridos. Os alimentos com cores naturais fornecem muitos nutrientes. As proteínas magras, como o peixe, o frango e até um pouco de carne de porco, ajudam a construir músculos magros. As gorduras saudáveis presentes no azeite, nozes, peixe e abacate são óptimas para restaurar o corpo após uma atividade intensa.
    • Além disso, tomar o pequeno-almoço e fazer refeições mais pequenas ao longo do dia fará com que o seu metabolismo funcione e o manterá com energia e concentrado. Depois de treinar ou fazer exercício, coma uma refeição de recuperação pós-treino cheia de hidratos de carbono e proteínas saudáveis.
    • Depois de um jogo ou de um treino intenso, coma uma refeição pós-jogo saudável para garantir que o seu corpo recupera corretamente. Experimente comer três chávenas de massa integral com uma chávena de molho de tomate com cogumelos. Também pode adicionar um pouco de queijo parmesão para dar sabor. O iogurte grego com morangos ou outras frutas também pode ser uma óptima sobremesa.
    • Mantenha-se hidratado. Toda a corrida e treino fazem-nos suar muito. Quanto mais desidratado estiver, pior será o seu desempenho. Beba muita água. Finalmente, descanse o suficiente. A mente e o corpo precisam de tempo para relaxar e recuperar. Se não estiver a dormir uma média de oito horas por noite, o seu corpo não se regenerará e não terá um bom desempenho.

Ser um jogador de equipa

  1. Passo 1 Jogar corretamente na sua posição.
    Jogue corretamente na sua posição. Muitas vezes, nos níveis inferiores, os jogadores juntam-se e não jogam nas posições correctas. Mas se quiser ser um melhor jogador, terá de aprender a jogar melhor na posição que lhe foi atribuída.
    • Aprende os papéis da tua posição, onde estão os teus limites imaginários no campo. Por exemplo, se fores um avançado direito, a tua zona é o lado direito do terço atacante. Tens de te manter nesta zona do campo para poderes receber passes e bolas soltas. Quando estiveres no ataque, serás responsável por utilizar a tua posição para fazer avançar a bola e possivelmente marcar. Na defesa, deve recuar para o círculo central ou perto da linha central.
  2. Passo 2 Desenvolver a visão de campo.
    Desenvolver a visão de campo. Ter uma grande noção de onde a ação está a decorrer no campo e para onde a bola irá a seguir é uma competência necessária.
    • Quando joga e pratica, deve aprender não só a saber onde está cada jogador, mas também o caminho mais provável da bola. Mesmo quando não se está perto da bola.
    • Quando não se tem a bola, é preciso estar ativo. Não te limites a ver o jogo como se fosses um espetador. Pratica a previsão do tipo de passes que vão acontecer, dos jogadores que vão receber a bola a seguir e da forma como esses jogadores se vão deslocar para uma nova posição.
    • Ser capaz de prever a ação seguinte e a colocação da bola e dos jogadores dar-lhe-á uma excelente visão do jogo. Permitir-lhe-á posicionar-se no local certo para receber a bola, bloquear um atacante e apoiar. Ser um grande jogador de futebol não é apenas marcar golos. Trata-se de estar sempre pronto para ajudar a sua equipa.
  3. Passo 3 Apoie os seus colegas de equipa.
    Apoie os seus colegas de equipa. Apoiar os seus colegas de equipa significa mais do que apenas dar encorajamento. Também é necessário apoiar fisicamente a equipa.
    • À medida que fores progredindo, descobrirás que te destacas mais em determinadas competências do que noutras. Reconheça onde é mais valioso e utilize as suas capacidades para ajudar a equipa e não a si próprio.
    • Se fores hábil a driblar e a mover a bola pelo campo, mas não tiveres capacidade de remate, podes facilmente apoiar a tua equipa. A melhor forma de apoiar a sua equipa é colocar a bola perto da baliza e passá-la a um avançado.
    • Fale com os seus colegas de equipa dentro e fora do campo para criar uma relação. Durante um jogo, deve ajudar os seus colegas de equipa encorajando-os e alertando-os para passes ou remates abertos, mesmo que não esteja a enviar a bola para si. Chame a bola em voz alta e use as mãos para sinalizar.
    • Não fique com a bola. Os seus colegas de equipa não lhe passarão a bola se você nunca a passar de volta. Os seus colegas de equipa também não lhe darão a bola se falhar sempre um remate ou a perder numa corrida. Lembra-te que não és uma estrela e que não podes ganhar sozinho. Faz passes inteligentes e aprende a livrar-te da bola quando for necessário. Se não se agarrar à bola e, em vez disso, aprender a passar, provavelmente acabará por recuperá-la mais vezes.
  4. Passo 4 Aprender a desempenhar qualquer papel.
    Aprenda a desempenhar qualquer papel. Dependendo do seu nível, pode jogar em várias posições ou apenas em algumas. Mas deve ser capaz de jogar eficazmente em qualquer posição. Saber o que fazer em qualquer posição irá informá-lo sobre o funcionamento do jogo e ajudá-lo na sua posição principal.
    • É necessário ser capaz de reagir rapidamente e mudar de mentalidade durante um jogo. Por exemplo, se fores um atacante e perderes a bola, passas a ser o primeiro defensor. A tua função é agora defender e recuperar a bola.
    • O desempenho de qualquer papel vai para além da tua posição. Terás também de ser um líder, um apoiante, um líder de claque e um treinador durante os jogos. Por vezes, o teu papel será o de animar a tua equipa enquanto a bola avança para a baliza adversária. Outras vezes, a tua função será ditar um conjunto de movimentos e orientar os jogadores e a bola para as melhores posições para avançar.

Melhorar as suas capacidades e conhecimentos

  1. Passo 1 Observar os profissionais e tomar notas.
    Observe os profissionais e tome notas. Assistir a jogos de futebol é uma óptima forma de melhorar. É como estudar para um teste escolar. Precisa de aprender como o jogo funciona no seu todo para que, quando estiver em campo, saiba o que fazer.
    • Observe como os jogadores se movimentam e tome notas. Repare como os profissionais nem sempre conduzem a bola para a frente, em direção à baliza adversária, mas demoram a passar a bola. Muitas vezes, os jogadores passam a bola lateralmente e para trás para encontrar um jogador livre antes de avançarem.
    • Preste atenção à forma como os jogadores se movimentam à volta uns dos outros e onde estão os limites imaginários de cada posição. Se observar com atenção suficiente, começará a ver padrões de passes e movimentos.
    • Muitas vezes, os jogadores deslocam-se em formação de triângulo, passando a bola como uma unidade para a frente e para trás. Quando a bola chega a uma área perto da baliza, os jogadores das alas normalmente cruzam a bola para o centro para um cabeceamento. Tome nota da forma como os jogadores chegam às posições de golo.
  2. Passo 2 Praticar exercícios e controlo de bola com os dois pés.
    Pratique exercícios e controlo de bola com ambos os pés. O mais provável é ter um pé dominante com o qual passa e remata. Mas para melhorar as suas capacidades, terá de ser capaz de controlar a bola com ambos os pés.
    • Ser capaz de manusear a bola com ambos os pés aumentará muito a sua capacidade de passe, movimento e golo. Muitos jogadores têm o pé direito, pelo que a capacidade de utilizar bem o pé oposto irá confundir o adversário.
    • Pode também encontrar-se numa posição em que utilizar o pé contrário é a única forma de manter a bola, passar ou mesmo rematar e marcar. Sentir-se confortável com ambos os pés dar-lhe-á confiança e permitir-lhe-á ter sucesso em qualquer situação.
  3. Passo 3 Trate o jogo como se fosse xadrez.
    Trate o jogo como se fosse xadrez. O futebol não é muito diferente de um jogo de xadrez. As peças deslocam-se no tabuleiro de várias formas diferentes. Pense sempre três passos à frente.
    • Quando assiste a jogos, repare nos padrões dos movimentos e das formações. Aprenda os diferentes tipos de formações e saiba em qual delas o seu treinador costuma colocar a sua equipa.
    • Ser capaz de prever as jogadas seguintes é importante para ter visão de campo e ser um grande jogador. Se vir que o seu colega de equipa vai ter de passar a bola, pode colocar-se em posição para a receber. Ao mesmo tempo, saber onde pode passar a bola ajuda-o a ser um grande jogador de equipa.
    • Observe os padrões e coloque-se na posição correcta. Por exemplo, se vir um jogador a mover a bola para cima e perto de um canto, sabe que o jogador irá provavelmente cruzar a bola para o centro. Se for um avançado, a sua função é estar presente quando a bola for passada.
  4. Passo 4 Praticar as fintas e aprender as tácticas de passe.
    Pratique as fintas e aprenda as tácticas de passe. O passe eficaz é a melhor forma de fazer avançar a bola. Mas passar para a frente nem sempre é a melhor forma de se aproximar da baliza do adversário. Além disso, quando feitos corretamente, os passes finos permitem-lhe vencer o seu adversário e pressionar.
    • Aprenda os diferentes tipos de passes e quando usar cada um deles. Também é preciso aprender a receber cada tipo de passe de forma eficaz.
    • Faça exercícios em que pratique o passe e a receção. Preste atenção à colocação do seu pé e às partes do seu pé que tocam na bola. Regra geral, deve passar e receber com a parte interior do pé e não com os dedos. O interior dá-lhe um maior controlo.
    • Aprenda a utilizar os passes correctos para obter o melhor resultado. Pode fazer um passe curto para que o seu colega de equipa corra para a bola e crie espaço. Ou então, terá de fazer um passe longo para que o seu colega de equipa que está a correr para a frente possa receber a bola sem parar.
    • As jogadas de finesse são divertidas, mas difíceis de executar. No entanto, aprender algumas delas depois de se ter tornado bom a driblar e a passar pode colocá-lo a léguas de distância dos outros jogadores. Tens de aprender a vender a jogada. Não basta mover os pés, é preciso também usar o corpo para enganar o defensor. Pratica o corte e a picagem, mantendo o teu corpo erguido e direito, para não denunciares a tua jogada.
  5. Passo 5 Jogue contra adversários que sejam melhores do que você.
    Jogue contra adversários que sejam melhores do que você. Jogar contra pessoas mais habilidosas do que tu vai fazer com que te esforces mais para ganhar. Também poderá ver como os movimentos, passes, remates, etc., são feitos corretamente.
    • Se jogar apenas contra pessoas do seu nível de competência ou de um nível inferior, terá dificuldade em progredir e melhorar. Quando jogas contra jogadores de nível superior, não tens qualquer oportunidade de te tornares preguiçoso.
    • Os melhores adversários também poderão mostrar-lhe como alcançar os resultados que pretende. Trate os melhores jogadores como um professor ou treinador e aproveite a oportunidade para aprender.
  6. Passo 6 Seja sempre cortês e tenha uma boa atitude.
    Seja sempre cortês e tenha uma boa atitude. Ser um excelente jogador de equipa não só é a forma correcta de agir, como também o tornará valioso para a equipa.
    • Mesmo que esteja a perder, seja sempre encorajador e solidário. Não desistas só porque achas que o jogo acabou. Ofereça apoio e continue a tentar até ao final do jogo. Seja um perdedor cortês e um vencedor gracioso.
    • Quanto mais apoio oferecer dentro e fora do campo, mais as pessoas o quererão por perto. Se não for o melhor jogador, mas der sempre o seu melhor e oferecer apoio, terá mais oportunidades de jogar e praticar.
    • Por último, diverte-te! Não se preocupe demasiado com a vitória. O futebol deve ser um desporto divertido. Joga-se porque se gosta do jogo. Por isso, lembre-se de que é suposto divertir-se. E que, mesmo que perca, está a melhorar porque prestou atenção e aprendeu com o jogo.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como posso melhorar as minhas capacidades futebolísticas?
    O melhor instrutor é jogar o jogo. É definitivamente ótimo conhecer os conceitos, mas é preciso jogar. Certifica-te de que tens horas e horas de prática e de toques na bola. Outra coisa que recomendo é ver vídeos do seu jogo de futebol para ter uma perspetiva diferente. Quando vês o teu jogo em vídeo, podes fazer uma pausa e dissecar os movimentos ou o jogo. Isto pode ajudar-te muito a compreender o jogo.
  • Questão
    Quais são os melhores exercícios de resistência?
    Vá para uma passadeira ou para o exterior e faça jogging durante 30 segundos, corra durante 30 segundos e faça sprint durante 30 segundos. Isto ajuda porque, durante um jogo de futebol, nunca se está a uma só velocidade durante todo o jogo.
  • Questão
    Que tipo de exercício é melhor para o futebol?
    O exercício cardiovascular é o melhor. O futebol é um desporto ininterrupto, pelo que é necessário melhorar a resistência.

Vídeo

Dicas

  • Veja futebol ou até jogue jogos como o FIFA. Podes ver como te deves movimentar em campo e quando certas tácticas te podem ser úteis.
  • Pratica todos os dias, mesmo que seja por dez minutos. A consistência vai ajudá-lo a melhorar.
  • Seja sempre um jogador de equipa. É mais provável que melhore se gostar de si. As pessoas vão querer tê-lo por perto e valorizar suas habilidades.

Avisos

  • Deixe a conversa fiada em casa. Falar mal é uma má prática e, se um árbitro o vir, pode dar-lhe um cartão amarelo.
  • Nunca discuta com o árbitro. Isso fará com que ele tenha menos chances de ficar do seu lado. E você pode até ser expulso da partida.
  • Não cometa faltas propositadamente. Isto pode resultar em pontapés livres e pontapés de penalti, que podem resultar em golos da outra equipa.