Como bater no críquete

Autor do artigo:Gabriel Silva

Como batedor no críquete, a sua função é usar o taco para defender o postigo de ser atingido pela bola. O wicket é constituído por 3 estacas verticais, chamadas cepos, encimadas por 2 blocos horizontais de madeira, ou fardos. Terá também a oportunidade de trocar de lugar com o outro batedor (o não-atacante) para marcar runs!

Passos

Preparação para a tacada

  1. Passo 1 Agarrar corretamente o taco de críquete.1Segure o taco de críquete corretamente. Se for destro, coloque a mão esquerda em cima do cabo em direção ao dedo do pé (a ponta arredondada do taco de críquete) com a mão direita por baixo; os esquerdinos colocam as mãos no sentido oposto. Os polegares e os indicadores devem formar um 'V' entre a extremidade exterior e o centro do taco que aponta para a ponta do taco.
    • Devem ser usadas luvas de taco para proteger os dedos se forem atingidos pela bola.
  2. Passo 2 Assumir a postura correcta.2Assuma a postura correcta. Se for destro, coloque-se de lado na prega (a área 'segura' em frente ao postigo) com o ombro esquerdo virado para o lançador (que 'lança' a bola); os batedores esquerdinos fazem o contrário. Olhe diretamente por cima do ombro na direção do lançador; não incline a cabeça. Afaste os pés cerca de 30,5 cm (12 polegadas) e dobre ligeiramente os joelhos com o peso distribuído uniformemente por ambas as pernas. Apoie a ponta do taco no chão atrás dos seus pés, perto do postigo; a sua mão de cima apoiar-se-á na parte interior da coxa mais próxima do lançador.

Dar a tacada

  1. 1Mudar o peso para o pé de trás para lançamentos mais longos. Afastar o seu peso do lançador permite-lhe ajustar-se a uma bola que salta mais alto do campo e demora mais tempo a chegar até si.
  2. 2Mudar o peso para o pé mais próximo do lançador para um lançamento completo (que salta perto de si). Mova-se para ir ao encontro da bola.
  3. 3Tente atingir a bola antes de ela rodar. Se o lançador estiver a lançar em rotação, pode avançar para a frente e acertar na bola antes de ela rodar. Pode fazer uma tacada com o pé da frente para um lançador de spin; isto dá-lhe a vantagem de um lançamento de arremesso total e a oportunidade de enfrentar a bola antes de ela saltar e rodar.
  4. 4Bater o taco corretamente. Quando a bola é lançada, vire o ombro virado para o lançador ligeiramente para baixo e balance o taco para trás em linha reta. Utilize a mão de cima para controlar o taco à medida que o leva para a frente para ir ao encontro da bola.
    • O balanço para trás fornece a força para a tacada; um bom balanço limpa a parte superior do postigo.
  5. 5Decida se deve tentar marcar uma corrida ou continuar a bater. Um batedor bem sucedido sabe quando deve tentar marcar e quando deve permanecer em posição e defender o postigo. Se não houver tempo para trocar de lugar com o não-atacante e marcar uma corrida, fique parado e prepare-se para a próxima tacada.

Escolher e preparar o taco de críquete

  1. 1Selecione o taco de críquete correto. Os tacos diferem em comprimento, peso e tipo de pega; o taco certo para si depende em parte da sua altura e em parte da sua preferência pessoal. Existem diferentes tacos consoante o tipo de bola que está a utilizar
    • O comprimento adequado depende da sua altura. Coloque-se na sua posição de batedor e segure o taco de críquete junto à sua perna da frente. A parte superior do taco de críquete deve estar situada na parte superior da pélvis do jogador (a parte superior da anca).
    • O peso correto depende da preferência pessoal. Os tacos mais pesados proporcionam mais potência, mas os tacos mais leves proporcionam um swing mais rápido. Pratique com tacos de cricket de pesos diferentes até se sentir confortável e controlável.
    • O cabo adequado depende da preferência pessoal. Os tacos com pegas ovais são mais fortes, mas as pegas redondas são mais fáceis de agarrar, especialmente com a mão de baixo. As pegas redondas também proporcionam uma elevação adicional quando se bate na bola.
  2. 2Prepare o taco de críquete, mandando-o bater. Os tacos são feitos de salgueiro, uma madeira macia que é inicialmente endurecida por uma prensa mecânica. O endurecimento adicional melhora o seu desempenho e protege contra as fissuras. Embora possa bater num taco por si próprio, recomenda-se que o processo de reforço da superfície, amolgando-a e nivelando-a, seja feito por um profissional.
    • Esfregue 1 colher de chá (5 g) de óleo de linhaça cru no taco, cobrindo a superfície uniformemente para promover a elasticidade e proteger contra rachaduras. Aplique o óleo com os dedos ou com um pano, usando um pano limpo de cada vez (o óleo é combustível, por isso deite fora os panos imediatamente). Deixe o óleo atuar durante a noite e, em seguida, lubrifique o taco mais 2 vezes antes de iniciar o processo de bater.
    • Amassar o centro do taco de críquete. Utilize um martelo de madeira dura concebido para o efeito (também pode ser utilizada uma bola de críquete). Continue a bater na superfície até esta ficar nivelada e a mossa desaparecer. Isto demorará cerca de 10 minutos utilizando um taco de madeira, e são necessárias cerca de 10 a 15 sessões para completar o processo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo posso bater a bola com força? Para bater a bola com força, aperte a mão esquerda (se for destro). Quanto mais apertar a mão esquerda, mais conseguirá bater com força (faça o contrário se for canhoto).
  • PerguntaComo é que me posso concentrar na bola? Sente-se num local tranquilo. Segure firmemente uma bola de ténis na sua mão e movimente-a continuamente em diferentes direcções enquanto olha para a bola. Mantenha-se concentrado na bola e comece a mover a mão mais depressa. Isto fará com que os seus olhos vejam a bola mais depressa e mais facilmente. Os seus reflexos oculares irão melhorar e a sua concentração na bola irá aumentar, resultando em melhores tacadas a partir do meio do taco.
  • PerguntaComo é que eu jogo bolas curtas? Para jogar uma bola curta, comece por deslocar o seu peso para a perna direita, caso seja destro, ou vice-versa. Em seguida, tente jogar uma tacada de puxão ou de gancho. Se a bola for demasiado alta, não tente. Pode tornar-se um apanhado. Deixa-o e olha para o árbitro para ver se é um no-ball ou um wide.

Dicas