Como rebater de forma agressiva

Autor do artigo:Gabriel Silva

Bater de forma agressiva no críquete não significa apenas bater de forma selvagem na esperança de atingir a bola a grande distância. Em vez disso, bater de forma agressiva requer uma preparação adequada, um swing tecnicamente sólido mas assertivo, e a mentalidade confiante que advém de muita prática. Trabalhe para bater com agressividade controlada quando for a altura certa e terá mais probabilidades de marcar alguns 6 e 4!

Passos

Posicionando suas mãos, cabeça e corpo

  1. Passo 1 Utilize o power grip que se sente melhor para si.1Use o power grip que se sente melhor para si. Alguns batedores potentes bem conhecidos (como Virender Sehwag) seguram o taco perto da parte inferior da pega, enquanto outros (como Adam Gilchrist) seguram-no perto da parte superior da pega. O importante é encontrar e utilizar a pega que lhe pareça correcta e que lhe permita fazer confortavelmente um swing completo e um follow-through.
    • Algumas pessoas dizem que segurar o taco perto da base dá mais controlo, enquanto que segurar perto do topo dá mais potência. No entanto, o seu nível de conforto e a sua capacidade de balançar livre e completamente devem ser a sua principal consideração ao escolher a pega de potência correcta.
  2. Passo 2 Coloque as pernas numa posição larga e quadrada.2Coloque as pernas numa posição larga e quadrada. Abra as pernas pelo menos à largura dos ombros ou até um pouco mais. Posicione o corpo e os pés de forma a ficar de frente para o lançador - a perna da frente pode estar apenas ligeiramente para a frente. A partir desta posição, será mais capaz de localizar a bola, rodar as ancas e conduzir o corpo na direção da bola para fazer um contacto poderoso.
    • No entanto, tal como as pegas, as posições de batedor são muito personalizadas. Se se sentir mais confiante e confortável numa posição mais fechada, essa é provavelmente a melhor opção para si - desde que consiga rodar e avançar com força.
  3. Etapa 3 Mantenha a cabeça nivelada e em posição vertical em relação ao lançador.3Mantenha a sua cabeça nivelada e direita em relação ao lançador. O seu rosto deve estar apontado diretamente para o lançador para que possa olhar para ele (e para a bola) com ambos os olhos. Não incline a cabeça para a esquerda ou para a direita - o bico do seu capacete ou boné deve estar ao nível do chão.
    • Se a sua cabeça estiver um pouco virada para dentro, estará a seguir a bola principalmente com um olho. Mas não pode ser bem sucedido a bater agressivamente se não conseguir ver a bola claramente!
  4. Passo 4 Seguir o lançador e a bola com ambos os olhos.4Seguir o lançador e a bola com ambos os olhos. Mantenha-se concentrado no lançador até este estar prestes a lançar a bola. Depois, utilize ambos os olhos para seguir a bola à medida que esta se aproxima de si. Para bater de forma agressiva, tem de ser capaz de determinar imediatamente para onde a bola se dirige e como ajustar o seu posicionamento e swing para fazer um contacto limpo.
    • Algumas pessoas poderão pensar que um acompanhamento cuidadoso como este é mais adequado para o batedor defensivo, enquanto o batedor agressivo se deve basear em bater o mais forte possível e esperar que faça contacto. No entanto, deve pensar no batedor agressivo como uma utilização mais assertiva dos princípios do batedor defensivo.

Fazer uma pancada controlada mas potente

  1. Passo 1 Dê um passo em frente, mas não diretamente na direção da bola.1Passo para a frente mas não diretamente para a bola. Bater de forma agressiva significa atacar a bola em vez de esperar que ela venha até si. Dê um passo em frente quando a bola se aproxima, mas também 'limpe a sua perna da frente' dando um passo para fora da bola. Isto abrirá as suas ancas para que possam rodar durante o swing.
    • No entanto, não deve lançar-se sobre a bola, caso contrário, irá perder muita da sua força antes de fazer contacto. Pratique o seu timing e a sua capacidade de seguir a bola para poder conduzi-la ao fazer o contacto.
    • A localização da bola terá impacto na possibilidade de dar um passo com a perna da frente e abrir o corpo. Se o lançador colocou a bola numa posição que não se adequa a um swing agressivo, recorra aos seus princípios de swing defensivo.
  2. Passo 2 Gire as ancas enquanto se prepara para fazer o contacto.2Rotacione as ancas enquanto se prepara para o contacto. Ao dar um passo em frente, mas para fora, com a perna da frente, começará naturalmente a rodar as ancas para fora. Este movimento de rotação, juntamente com o impulso para a frente proporcionado pela perna de trás e pelos braços esticados, fornece a força durante uma remada agressiva.
  3. Passo 3 Transfira o seu peso para a frente a partir da perna de trás.3Transfira o seu peso para a frente a partir da perna de trás. À medida que abre a perna da frente e as ancas começam a rodar, o joelho de trás deve avançar em direção à bola. Levante o calcanhar de trás e leve o joelho de trás para a frente quando estiver prestes a fazer contacto com a bola.
    • Pratique esta transferência de peso de forma controlada. Deve ser capaz de manter os olhos focados na bola durante todo o tempo, o que não conseguirá fazer se o seu corpo estiver a balançar.
  4. Passo 4Estenda os braços ao fazer o contacto.4Estenda os braços ao fazer o contacto. Enquanto as suas ancas rodam e o seu peso se desloca da perna de trás, estenda totalmente os dois braços ao fazer contacto com a bola. Durante uma pancada agressiva, o braço e a mão de baixo fornecerão mais força e o braço e a mão de cima mais controlo.
    • Se o seu timing e alinhamento estiverem correctos, deverá ser capaz de estender os braços e fazer contacto no 'ponto ideal' do taco. A maioria dos batedores diz que este ponto se situa a cerca de dois terços da lâmina plana do taco, mas também aprenderá a identificá-lo pela 'sensação' sólida de fazer contacto nesse local.
  5. Passo 5Continue a sua rotação e extensão no seu follow-through.5Continue a sua rotação e extensão no seu follow-through. Os follow-throughs são, em grande parte, uma questão de preferência pessoal, com alguns batedores a preferirem varrer o taco por cima do ombro e outros a torcerem o taco para o manterem à sua frente. O importante é conduzir a bola em vez de parar o seu corpo assim que fizer o contacto.
    • Cortar o seu seguimento irá privá-lo de grande parte da potência da sua pancada agressiva.

Construir a Confiança para Bater Agressivamente

  1. Passo 1 Domine a sua postura defensiva e bata primeiro.1Mestre a sua postura defensiva e bata primeiro. A maioria dos instrutores de batida parecem concordar que uma abordagem agressiva deve ser construída a partir da base de uma abordagem defensiva sólida. O bater defensivo permite-lhe concentrar-se em seguir a bola, posicionar o seu corpo e fazer um contacto controlado.
    • Alguns instrutores dizem, no entanto, que deve fazer o inverso e começar por desenvolver o seu swing agressivo, uma vez que esta abordagem é normalmente a inclinação natural de um batedor principiante. Terá de decidir qual a melhor abordagem para si.
  2. Passo 2 Adapte o seu estilo agressivo a partir da sua base defensiva.2Adapte o seu estilo agressivo a partir da sua base defensiva. Partindo do princípio de que optou por desenvolver confiança na sua abordagem de batida defensiva em primeiro lugar, utilize-a como base para a sua pancada agressiva. Em muitos aspectos, o seu swing agressivo envolverá simplesmente fazer mais do que já está a fazer - mais abertura da perna da frente, mais rotação da anca, mais extensão do braço.
    • Se estiver a praticar numa gaiola de batedura ou num campo aberto, peça ao seu parceiro que atire bolas de ténis a uma curta distância. Passe algum tempo a utilizar a pancada defensiva para fazer um contacto controlado e colocar a bola, depois passe para a pancada de força. Depois, peça-lhe que volte à posição normal de lançamento e repita o processo.
  3. Passo 3 Pratique com afinco e visualize o sucesso.3Pratique bastante e visualize o sucesso. O batimento agressivo não é só físico - há uma componente mental crítica envolvida. Tem de acreditar que pode fazer um contacto limpo e poderoso com a oferta do lançador. Tal como acontece com a maioria dos aspectos do críquete, a prática e a repetição aumentam a confiança, e a confiança é uma necessidade para o sucesso do batimento agressivo.
    • Antes do jogo, e mesmo antes de ir para o postigo, tire um momento para visualizar o seu golpe de força ideal e o resultado. Visualize o sucesso, não o fracasso!
  4. Passo 4 Mostre ao lançador que pode defender os seus melhores esforços.4Mostre ao lançador que pode defender os seus melhores esforços. Bater de forma agressiva não significa apenas tentar obter 6 corridas em cada tacada. Quando o lançador adversário faz um grande esforço, basta rebater a bola em segurança e mostrar-lhe que consegue lidar com o seu 'melhor material'. Deixe-o cometer um erro e depois aproveite-o.
    • Quando feito com sucesso, o bater agressivo é uma óptima maneira de acumular corridas. Também pode desmoralizar o lançador e toda a equipa adversária, o que pode abrir a porta a erros do lado deles e mais sucesso para o seu.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo é que eu jogo o pull shot e faço in swing ou out swing numa bola? Se a bola for curta, dê um passo para trás e atravesse, depois balance para o lado esquerdo. Escolha a linha da bola, o que lhe permitirá mover-se o suficiente para fazer o pull.
  • PerguntaComo é que me concentro numa bola rápida enquanto bato? Isto requer prática. Quanto mais praticar a concentração na bola rápida, melhor ficará. Continue a praticar!
  • PerguntaQuando vou bater, tenho muita confiança, mas perco-a depois de falhar algumas bolas. O que é que posso fazer? Quando a sua confiança estiver em baixo, faça uma pausa rápida e ganhe mais tempo para compreender as bolas, para que, quando estiver na crease, possa bater a bola corretamente. Também pode fazer uma pausa para beber água e relaxar novamente.

Sugestões

  • Antes de dar grandes tacadas em cada lançamento, defenda 4-6 lançamentos para ter a sensação do campo e do ressalto.