Como rebater contra lançadores rápidos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Enfrentar um lançador rápido é intimidante, mas o primeiro passo para o sucesso é transmitir que está no comando. Mantenha-se confiante e não deixe que o lançador pense que tem medo. Relaxe e mantenha as suas mãos suaves, pois terá de fazer ajustes rápidos para dar tacadas estratégicas. Poderá não ser capaz de fazer lançamentos longos contra um lançador rápido, por isso concentre-se em defender os cepos e acertar nos espaços. Confiar nos seus instintos é fundamental, por isso afie-os praticando a sua técnica de batida tanto quanto possível.

Passos

Preparar-se para a sua posição

  1. Passo 1 Mostre ao lançador que você're not afraid of speed.
    Mostre ao lançador que não tem medo da velocidade. Antes de se aproximar, mantenha uma mentalidade positiva e diga a si próprio que consegue lidar com velocidades elevadas. Aproxime-se com confiança e olhe para o lançador para dar a impressão de que está no comando.
    • Um jogo mental forte é o primeiro passo para bater. Prepare-se para o sucesso descansando e fazendo uma boa refeição antes do jogo.
  2. Passo 2 Mantenha a sua postura confortável e descontraída.
    Mantenha a sua postura confortável e descontraída. Coloque-se em frente aos wickets com os joelhos ligeiramente dobrados, os pés afastados à largura dos ombros e o ombro não dominante virado para o lançador. Vire a cabeça para o lançador, incline-se ligeiramente para a frente a partir das ancas e mantenha o tronco direito.
    • Coloque o seu peso nas pontas dos pés para poder reagir rapidamente à bola. Mantenha os ombros direitos e não os deixe cair enquanto balança.
    • Para um lançador rápido, pode querer abrir um pouco a sua posição, virando ligeiramente o corpo na direção do lançador. Isto pode dar-lhe uma visão mais clara da bola.
  3. Passo 3 Segurar o taco...
    Segure o taco com uma pega suave. Agarre o taco com a sua mão não dominante posicionada perto do topo da pega. A sua mão dominante deve estar mais próxima da raquete e as suas mãos devem estar bastante juntas.
    • Não mantenha a sua pega forte ou rígida, como se quisesse lançar a bola com força. Mantenha as suas mãos suaves e esteja pronto para as abrir para fazer um balanço defensivo rápido.
    • Quando enfrenta um lançador duro e rápido, atingir o limite é menos prioritário do que fazer contacto defensivo e atingir os espaços.
  4. Passo 4 Mantenha a cabeça quieta e observe a bola em todos os momentos.
    Mantenha a cabeça quieta e observe a bola em todos os momentos. Não tenhas medo da bola. Se mantiver os olhos na bola, antecipar a sua trajetória e estiver pronto a reagir, é menos provável que seja atingido. Observe a linha e o comprimento do lançamento do lançador e os seus instintos ajudá-lo-ão a decidir qual a tacada a dar. tacada a dar.
    • É preciso prática mas, com a experiência, aprenderá quais os lançamentos com que pode fazer um contacto forte, quais os que requerem um swing defensivo e quais os que não são jogáveis.

Fazer a sua pancada

  1. Passo 1 Trabalhe no acionamento para se manter em movimento antes do lançamento.
    Trabalhe no acionamento para ficar em movimento antes do arremesso. Se ficar parado na dobra, não terá tanto tempo para reagir contra um lançador rápido. Após o lançamento, dê um passo para trás ligeiramente para que possa posicionar-se rapidamente para a tacada certa. Ao dar um passo para trás, certifique-se de que mantém 75% do seu peso no pé da frente para que o pé de trás não fique preso.
    • Se transferir demasiado peso para o pé de trás, demorará mais tempo a fazer uma tacada com um passo em frente. Com mais peso no pé da frente, será capaz de avançar ou recuar rapidamente, dependendo da tacada que precisa de dar.
    • Lembre-se de manter o seu peso nas pontas dos pés para acelerar o seu trabalho de pés.
  2. Passo 2 Defender os cepos se o lançador estiver a apontar baixo e rápido.
    Defender os cepos se o lançador estiver a apontar baixo e rápido. Se estiver a enfrentar um lançador rápido, é provável que ele esteja a tentar derrubar o wicket. Dê um passo em frente com a perna da frente e faça uma tacada direta, balançando o taco para cima com a face inteira do taco virada para a bola.
    • Lembre-se de se concentrar em fazer contacto em vez de tentar conduzir a bola.
  3. Passo 3 Balançar o taco para o lado se a bola saltar curta.
    Balance o taco para o lado se a bola saltar curta. Se a bola saltar cedo, dê um passo para trás com o pé de trás e prepare-se para fazer um remate defensivo alto. Em vez de bater a direito, balance o taco para o lado para conduzir a bola em direção a um espaço.
    • Este movimento é designado por 'pull shot' e é utilizado para conduzir a bola para o lado da perna.
    • Com um lançador rápido, é mais provável que marque runs fazendo remates estratégicos em direção a buracos em vez de os conduzir até ao limite.
  4. Passo 4 Procure oportunidades para remates com o pé de trás.
    Procure oportunidades para remates com o pé de trás. Embora seja provável que tenha de fazer muitas pancadas defensivas contra um lançador rápido, esteja preparado para reagir a uma pancada que salte a um comprimento favorável no meio ou fora do cepo. Quando surgir a oportunidade de uma tacada com o pé de trás, mantenha a maior parte do seu peso para a frente, puxe o pé da frente para trás e alinhe o taco com a trajetória da bola.
    • Guie a tacada com a mão de cima e potencie-a dando um murro com a mão de baixo. Siga com o taco e as suas mãos numa posição elevada em linha com a tacada.

Melhorar as suas reacções

  1. Passo 1 Peça a um parceiro para lhe bater bolas de ténis enquanto bate.
    Peça a um parceiro para lhe bater bolas de ténis enquanto bate. Em vez de lançar como um lançador normal, o seu parceiro pode bater bolas de ténis com uma raquete na sua direção para simular lançamentos a alta velocidade. Trabalhe para manter os olhos na bola, traçar a sua trajetória a partir da raquete e fazer contacto com o alvo.
    • As bolas de ténis são mais macias do que as bolas de críquete. Praticar com elas pode ajudá-lo a adaptar-se a lançamentos a alta velocidade se tiver medo de se magoar com uma bola de críquete rápida e dura.
  2. Passo 2 Trabalhar na avaliação da bola's line of delivery.
    Trabalhar no sentido de avaliar a linha de lançamento da bola. Prepare os cepos e peça a um parceiro para lançar os lançamentos num cepo específico. Fique na sua prega e diga qual o cepo que a bola vai atingir. Em cada lançamento, verifique com o seu parceiro se está a avaliar corretamente a trajetória da bola.
    • Em vez das etiquetas normais 'fora', 'meio' e 'perna', pode dizer '1', '2' ou '3'.
    • Para melhorar o seu julgamento de lançamentos fora do postigo, coloque outro conjunto de cepos ao lado dos postes padrão no lado oposto ao que vai bater. Rotule este conjunto como '4', '5' e '6'.
    • Se estiver a ser consistentemente atordoado ou lançado, trabalhe para aperfeiçoar a sua capacidade de prever a trajetória da bola. Este exercício pode ajudá-lo a decidir se precisa de atacar, afastar ou defender os cepos.
  3. Passo 3 Observe o seu parceiro's grip as they bowl.
    Observe a aderência do seu parceiro enquanto ele joga. Pratique a antecipação da rotação e da trajetória da bola chamando a atenção para a aderência depois de o seu parceiro lançar. Por exemplo, se vir 1 dedo, diga '1' e depois verifique a sua precisão com o seu parceiro.
    • Se vir 2 dedos e antecipar uma rotação complicada, saberá que deve afastar-se ou sair do caminho.
  4. Passo 4 Coloque cones de alvo para praticar as suas tacadas.
    Coloque cones de alvo para praticar as suas tacadas. Coloque pares de cones à frente, à esquerda e à direita. Peça ao seu parceiro que atire para si e pratique abrir e fechar as mãos para ajustar a face do taco. Ajuste o seu balanço e o ângulo do taco para apontar a bola para os espaços entre os cones.
    • Dê um passo atrás, vire o ombro da frente para cima, faça um swing de dentro para fora para enquadrar o seu swing e mandar a bola para longe de si.
    • Feche e balance de fora para dentro para puxar o seu swing.
  5. Passo 5 Pratique bater com bolas de golfe ou de squash.
    Pratique bater com bolas de golfe ou de squash. Peça ao seu parceiro para lançar bolas mais pequenas, como bolas de golfe ou de squash, para melhorar a sua coordenação mão-olho. Concentre-se em observar a bola a sair da mão do lançador e a fazer contacto com o alvo mais pequeno.
    • A bola mais pequena pode simular a dificuldade de bater contra um lançador rápido. Se possível, encontre um taco de críquete mais fino para aumentar o nível de dificuldade.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Porque é que sou eliminado quando faço lançamentos defensivos?
    Poderá não estar a defender corretamente. Certifique-se sempre de que a bola está na sua linha de visão quando a bola entra em contacto com o seu taco. Certifique-se de que está a olhar para a bola. Além disso, tente deixar as bolas que estão longe do cepo e com bom comprimento.
  • Questão
    Como posso acalmar a minha mente antes de ir bater?
    Pense no seu desempenho. Lembre-se de todas as coisas boas que fez no passado e diga a si próprio que pode voltar a fazê-las.
  • Pergunta
    O que devo fazer se a bola de um lançador rápido for demasiado rápida para eu a ver?
    Comece a praticar com um lançador rápido, o que o ajudará a sentir-se confortável com a velocidade de lançamento. Ou mantenha a cabeça firme e continue a observar a bola desde o ponto de lançamento da mão do lançador até a bola entrar em contacto com o taco.

Dicas

  • A prática e uma atitude positiva são as melhores formas de melhorar o seu batting contra lançadores rápidos.
  • Brinque com a sua postura e aderência. Manter-se confortável na prega é tão importante como a técnica correcta.
  • Não é preciso usar muita força para bater na bola quando ela é lançada rapidamente.

Avisos

  • Embora deva trabalhar a sua confiança, esteja ciente de que ser atingido por um lançador rápido pode magoar. Use equipamentos adequados, incluindo protetores bem ajustados, luvas e capacete.